BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
14 de fevereiro de 2024

Onde posso trabalhar na área de Educação Física?

A Licenciatura em Educação Física é uma formação que possibilita ao profissional atuar em diversos segmentos, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas. A você, aluno de licenciatura em Educação Física EAD da Unifacvest, preparamos este conteúdo para que conheça as opções disponíveis. Isso serva para que você tome decisões acertadas e direcione sua carreira.

Confira abaixo as principais oportunidades de trabalho para o seu futuro. Continue lendo e descubra como impulsionar sua jornada na área de Licenciatura em Educação Física!

Professor em escolas públicas e privadas

Uma das principais áreas de atuação para quem possui licenciatura em Educação Física é o ensino em escolas públicas e privadas. Sendo profissional dessa área, você será responsável por planejar, desenvolver e avaliar atividades físicas e esportivas, promovendo desenvolvimento integral dos estudantes e contribuindo para uma educação de qualidade.

Docência em instituições de ensino técnico e profissionalizante

Além do ensino regular, como profissional de licenciatura em Educação Física, você poderá atuar como docente em instituições de ensino técnico e profissionalizante. Nesse contexto, seu papel de educador físico fica responsável por ministrar aulas teóricas e práticas, preparando os alunos para o mercado de trabalho e contribuindo para sua formação profissional.

Atuação em projetos sociais e ONGs

A licenciatura em Educação Física também habilita para trabalhar em projetos sociais e organizações não governamentais (ONGs), que promovem a inclusão e o desenvolvimento por meio de atividades físicas e esportivas. Nesse âmbito, seu papel como educador físico será atuar na elaboração e na implementação de programas e ações que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas.

Gestão e coordenação pedagógica

Com experiência e formação complementar em Gestão Escolar, como profissional de licenciatura em Educação Física, você poderá ocupar cargos de gestão e coordenação pedagógica em escolas e instituições de ensino. Nessa função, será responsável por coordenar e supervisionar as atividades dos professores e colaboradores, além de participar do planejamento e da execução de projetos educacionais.

Pesquisa e docência no ensino superior

Caso você continue sua formação com um mestrado e doutorado na área de Educação Física, poderá seguir carreira acadêmica, atuando como pesquisador e docente em universidades e instituições de ensino superior. Você será, portanto, responsável pela formação de novos educadores físicos e pela produção de conhecimento científico na área, contribuindo para o avanço e a disseminação do saber.

Consultoria e assessoria pedagógica

Outra opção interessante na licenciatura em Educação Física é atuar como consultor ou assessor pedagógico em empresas, instituições e órgãos públicos. Nesse contexto, você será o profissional é responsável por auxiliar na elaboração e implementação dos projetos e políticas voltadas para a promoção da saúde, qualidade de vida e atividades físicas. Além disso, ser consultor ou assessor pedagógico é atuar na capacitação de professores e de demais profissionais envolvidos nesses programas.

Educação inclusiva

A atuação em educação inclusiva é uma área de destaque com licenciatura em Educação Física. Neste segmento, você, como educador físico, trabalhará com alunos portadores de deficiência, adaptando as atividades e o ensino para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. O trabalho em educação inclusiva requer sensibilidade, empatia e conhecimento específico sobre as diferentes deficiências e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.

Coordenação e supervisão de atividades extracurriculares

Escolas e instituições de ensino frequentemente oferecem atividades extracurriculares relacionadas à prática de atividades físicas e esportes. Sendo profissional com licenciatura em Educação Física, você poderá atuar na coordenação e supervisão dessas atividades, garantindo o desenvolvimento adequado dos alunos e a qualidade das atividades oferecidas.

Produção de materiais didáticos e recursos pedagógicos

A licenciatura em Educação Física também possibilita atuar na elaboração e produção de materiais didáticos e recursos pedagógicos voltados para a área. Esses materiais podem incluir livros, apostilas, vídeos, jogos e outros recursos que auxiliam no ensino e na aprendizagem da Educação Física, tanto no contexto escolar quanto em outros ambientes educacionais.

Atuação em mídias digitais e produção de conteúdo

Com o avanço das tecnologias e o crescimento das mídias digitais, você poderá ser o profissional com licenciatura em Educação Física que encontra oportunidades na produção e divulgação de conteúdo relacionado à área. Isso pode incluir a criação de blogs, canais no YouTube, podcasts e perfis nas redes sociais, com o objetivo de compartilhar conhecimento, orientações e dicas sobre exercícios, saúde e bem-estar.

Como pôde perceber, a área de licenciatura em Educação Física oferece diversas oportunidades para quem deseja construir uma carreira de sucesso. Por isso é bastante importante que avalie suas habilidades, interesses e objetivos profissionais para escolher o melhor caminho.

Lembre-se que, independentemente da área de atuação, a atualização constante e a busca por especializações são fundamentais para se destacar no mercado e garantir um futuro promissor na área de Educação Física!

Metodologia Unifacvest para o curso de Educação Física EAD

Na Unifacvest, a metodologia pedagógica aplicada no curso de Educação Física EAD é considerada uma das maiores referências em educação nesta modalidade de ensino no Brasil.

Os autores são responsáveis pela criação dos seus materiais de estudo, incluindo livros, videoaulas e exercícios. Isso proporciona você um aprendizado consistente e de alta qualidade em sua formação acadêmica.

Os materiais de ensino são integrados, permitindo que você opte por aprender apenas pelos livros, videoaulas ou ambos. O conteúdo presente nos livros é o mesmo encontrado nas aulas e nos exercícios, evitando inconsistências de informações e promovendo melhor desempenho nas avaliações de cada módulo.

A Unifacvest disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de fácil utilização, com foco no conteúdo. Neste ambiente, você tem acesso a todas as ferramentas necessárias durante o curso, como materiais de estudo, livros digitais, videoaulas e exercícios para avaliar seus conhecimentos, entre outros recursos.

Para conferir mais conteúdos como esses, siga-nos nas redes sociais!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!