CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

METODOLOGIA

Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.

Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Sistema de Avaliações EAD Premium
O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).


encontros presenciais
Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.


Conheça o material didático





AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.








O que é Gestão Ambiental?
Para quem deseja saber o que é gestão ambiental, vamos direto ao ponto: a Gestão Ambiental pode ser definida como uma área de atuação que tem o propósito de proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade.
Por isso, ela avalia os impactos ecológicos decorrentes da ação humana e industrial, a fim de propor métodos menos nocivos e impactantes para a utilização dos recursos naturais.
Em outras palavras, a Gestão Ambiental busca fazer o uso inteligente dos recursos naturais e propagar práticas sustentáveis.
Sua aplicação em empresas pode acontecer por meio de criação de políticas ambientais, implantação de sistema de descarte e reciclagem de resíduos, tratamento de água, economia de energia, ações de conscientização pós-consumo e redução da poluição.
Com o conceito de sustentabilidade cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, cabe ressaltar aqui que esta é uma carreira em plena expansão, já que o alto índice de consumo da população gerou a necessidade de se pensar nas consequências ao planeta.
O que se estuda em Gestão Ambiental?
Analisando as relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente, o curso de Gestão Ambiental busca desenvolver a consciência da sociedade sobre a necessidade de preservação e valorização da natureza e seus recursos naturais.
Durante o período de graduação, o acadêmico terá contato com métodos e práticas administrativas que tenham o objetivo de reduzir o impacto ambiental de atividades econômicas sobre os recursos naturais.
Para tanto, a grade curricular do curso abrange diversos conteúdos que vão desde a legislação ambiental até mesmo a avaliação de riscos, proporcionando uma formação ampla e capaz de atender as demandas da sociedade atual.
Além disso, disciplinas como Direito Empresarial, Ecologia, Educação Ambiental, Climatologia, Planejamento Urbano, Poluição do Solo, Saneamento e Saúde Ambiental e Controle da Poluição são bons exemplos e já trazem uma certa noção de como o assunto é abordado em sala de aula.
A carga horária total do curso é de 1720h distribuídas entre disciplinas teóricas e práticas, atividades integradoras e atividades complementares.
Sendo assim, após o período de imersão proporcionado pelo curso tecnólogo em gestão ambiental, o gestor ambiental estará totalmente capacitado a desempenhar as funções de planejamento, execução e acompanhamento de atividades de preservação e recuperação do meio ambiente.
É preciso ter curso superior para trabalhar com Gestão Ambiental?
Atualmente, para atender as altas exigências impostas pelo mercado de trabalho, quem deseja atuar na área de Gestão Ambiental precisa, sim, ter uma formação de nível Superior.
Além disso, se o seu objetivo é conquistar um bom cargo e, consequentemente, uma boa remuneração, é preciso lembrar que, na maioria das vezes, estas são oportunidades destinadas a quem possui um diploma de graduação.
Caso você ainda não saiba, a formação em Gestão Ambiental pode ser de nível bacharelado, com duração de quatro anos, ou tecnológico, com duração de dois anos. A grande diferença entre as duas possibilidades é de que o bacharelado forma profissionais generalistas, voltados principalmente para atuação na área de pesquisa. Já o curso tecnológico, forma profissionais especializados na prática da gestão, com foco no mercado de trabalho.
Existe concurso público na área de Gestão Ambiental?
Se a sua preocupação em ingressar na faculdade de Gestão Ambiental é com relação ao mercado de trabalho. Fique tranquilo! Aqui é bem importante saber que além da iniciativa privada, diversas oportunidades são destinadas aos gestores ambientais que desejam atuar no funcionalismo público.
Órgãos como prefeituras municipais, institutos de desenvolvimento florestais, companhias de saneamento e secretarias do meio ambiente são algumas opções que costumam oferecer um número alto de vagas.
No âmbito nacional é possível conquistar uma vaga em grandes órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente.
Vale lembrar que o ingresso no carreira pública é bastante disputado, uma vez que ela oferece altos salários, carga horária reduzida, plano de carreira e muitos outros benefícios.
Por isso, para conquistar uma das vagas, é preciso garantir uma formação bastante sólida e profunda.
História da área

As primeiras manifestações de gestão ambiental foram estimuladas pelo esgotamento de recursos, como a escassez de madeira, cuja exploração havia se tornada intensa desde a era medieval.
Nos anos 50 e 60 a gestão ambiental nas indústrias limitava-se a atender a legislação. Um fato marcante aqui é que a publicação do livro “A primavera silenciosa”, de Rachel Carson, em 1962, acabou trazendo certa mudança de pensamento, já que alertava sobre o uso de agrotóxicos no ambiente natural.
Esta preocupação crescente com a contaminação ambiental resultou em dois eventos de grande relevância no início da década de 70: a divulgação do relatório do clube de Roma e a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972.
Já nos anos 80 as indústrias começaram a ter uma mudança de pensamento e entenderam que era preciso alterar seus processos de produção, buscando minimizar resíduos e implantar a reciclagem.
Nos anos 90, os códigos ISO 14000 eram um diferencial para as empresas. Além da responsabilidade com uma produção mais limpa, a ecoeficiência começava a ser falada com mais intensidade. Sistemas de gestão ambiental ajudavam nos processos das empresas para minimizar os impactos, identificar as falhas e trabalhar através da melhoria contínua.
A partir dos anos 2000 novas práticas e novos conceitos surgiram em uma geração mais atenta para as causas ambientais, não tanto como deveria, mas que vem apresentando uma grande evolução.
Perfil do profissional

Após concluir o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, é esperado que este profissional seja capaz de compreender a complexidade envolvida na temática ambiental, com o objetivo de propor soluções aos conflitos socioambientais.
Uma vez que a sua área de atuação é bastante ampla, podendo executar suas funções em diversas frentes de trabalho, é preciso que o gestor ambiental esteja sempre atento a novas relações de trabalho, novos conhecimentos e avanços da tecnologia.
Quanto ao seu perfil, para se tornar um profissional de sucesso, é esperado também que desenvolva habilidades como visão holística, responsabilidade, boa comunicação, capacidade de negociação, relacionamento interpessoal, disciplina, organização, comprometimento e liderança.
Mercado de trabalho para formados em Gestão Ambiental

A área de Gestão Ambiental faz parte de uma série de profissões que estão e tendem a continuar em alta nos próximos anos. Assim, o mercado de trabalho para estes profissionais é bastante dinâmico, com diversas possibilidades de atuação.
Para que você possa ter uma ideia, o profissional pode atuar em consultorias, organizações não-governamentais, institutos de pesquisa, propriedades rurais, construção civil e em demais órgãos públicos e privados onde poderá elaborar estudos e relatórios sobre os impactos ambientais, além de desenvolver projetos de preservação, entre outros.
E mesmo com o setor bastante aquecido e em fase de expansão, alguns campos merecem destaque já que podem concentrar a maior parte das vagas em um futuro bem próximo. São eles: energia renovável, produções sustentáveis e diminuição do impacto ambiental.
Conheça agora algumas possibilidades de carreira na área de sustentabilidade:
Gestor ambiental – Por exigir habilidades ligadas ao campo da Administração, este cargo permite atuar com consultoria e planejamento, certificação, educação ambiental, recuperação de áreas já degradadas, geoprocessamento, extração de recursos naturais e até elaboração de políticas públicas.
Especialista em Gestão de Resíduos – Esta função busca elaborar alternativas que minimizem a contaminação dos ecossistemas, garantindo o tratamento adequado do lixo gerado, ao mesmo tempo em que pode criar projetos voltados à utilização e reciclagem.
Curador de Sustentabilidade - A curadoria de sustentabilidade estuda o clima com o objetivo de antecipar os impactos causados por fenômenos naturais como tempestades, furacões, inundações ou secas.
Pós-graduação indicada para Gestores Ambientais

Cada vez mais as empresas buscam por profissionais qualificados, e isso quer dizer que os conhecimentos necessários para atuação devem ir além do tradicional curso de graduação.
Um bom exemplo disso são os cursos de pós-graduação que, além de aprofundar o aprendizado, transforma profissionais em especialistas de determinado segmento de trabalho.
Assim, para que você possa garantir um diferencial importante para o currículo, listamos abaixo algumas opções de curso que podem complementar seus conhecimentos na área de educação ambiental e sustentabilidade.
- Educação Ambiental
- Política e Sociedade
- Gestão Pública
- Gestão Urbana e Sustentabilidade
- Gestão das Águas e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos no Brasil
- Sistemas de Gestão Integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade
- MBA em Sustentabilidade
- Ecologia e Gestão Ambiental
- Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos
- Manejo Florestal
- Direito Ambiental
- Arquitetura, Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis
- Construções Sustentáveis e Ecourbanismo
- Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
- Gestão Ambiental de Empresas
Quais são as áreas de atuação do Gestor Ambiental?
Após concluir o curso de gestão ambiental ead, o profissional terá a sua disposição diversas oportunidades de atuação. Conheça alguma delas:

Quanto ganha quem é formado em Gestão Ambiental?
A remuneração inicial para quem acaba de sair da faculdade após cursar Gestão Ambiental fica em torno de R$ 2 mil reais mensais, o que depende, é claro, do porte da empresa.
Porém, como não é novidade para ninguém que, quanto maior o nível de experiência, maior a remuneração a ser oferecida, o salário pode chegar facilmente em R$ 4 mil após cursos de especialização e tempo de vivência na área.

Quanto custa o curso de Gestão Ambiental?
Buscando oferecer sempre o melhor para seus acadêmicos, o EAD Premium Unifacvest trabalha com duas opções de valores. Assim, você pode escolher a alternativa que mais combina com você.

Duração do curso de Gestão Ambiental?
Quanto a duração do seu curso, você também pode escolher:

GRADE CURRICULAR
Introdução às Ciências Sociais | 60h |
Empreendedorismo | 60h |
Prática Textual em Língua Portuguesa | 60h |
Sociologia Geral | 60h |
Economia e Mercado | 60h |
Gestão de Pessoas | 60h |
Direito Empresarial | 60h |
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais | 30h |
Fundamentos de Administração | 60h |
Língua Brasileira de Sinais - Libras | 30h |
Fundamentos de Contabilidade | 60h |
Matemática Financeira | 60h |
Sistemas de Informações Gerenciais | 60h |
Atividade Integradora I | 15h |
Direito e Legislação Ambiental | 60h |
Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental | 60h |
Ecologia, Manejo e Conservação | 60h |
Educação Ambiental | 30h |
Climatologia | 60h |
Planejamento Urbano e Meio Ambiente | 60h |
Recuperação de Áreas Degradadas | 60h |
Tópicos Especiais | 30h |
Poluição de Solo, Atmosfera e Águas Continentais | 60h |
Saneamento e Saúde Ambiental | 75h |
Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais | 60h |
Ética e Responsabilidade Social | 45h |
Qualidade da Água e do Ar | 75h |
Fontes de Controle de Poluição Ambiental | 75h |
Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental | 60h |
Atividade Integradora II | 15h |
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) | 100h |
Carga horária total do curso: | 1720h |
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?
Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
Cópia simples do CPF;
-
Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
o que eu preciso para acessar o curso no computador?
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;
Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);
Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;
Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;
Processador 2.33GHz ou superior;
Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;
Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;
HD com 30Gb livres;
Monitor com resolução 1024x768 pixels.
VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES
Nenhum depoimento encontrado