CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

youtube cover

METODOLOGIA

Metodologia EAD Premium
Os livros impressos são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
Metodologia EAD Premium
Com livros impressos, DVD´s e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Metodologia EAD Premium
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD Premium
Você pode estender o tempo de duração do curso e reduzir a mensalidade proporcionalmente, a qualquer momento. Desta forma, você não precisa desistir de estudar, comprometendo o seu futuro.

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O que é Gestão Ambiental?

Para quem deseja saber o que é gestão ambiental, vamos direto ao ponto: a Gestão Ambiental pode ser definida como uma área de atuação que tem o propósito de proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade.

Por isso, ela avalia os impactos ecológicos decorrentes da ação humana e industrial, a fim de propor métodos menos nocivos e impactantes para a utilização dos recursos naturais.

Em outras palavras, a Gestão Ambiental busca fazer o uso inteligente dos recursos naturais e propagar práticas sustentáveis.

Sua aplicação em empresas pode acontecer por meio de criação de políticas ambientais, implantação de sistema de descarte e reciclagem de resíduos, tratamento de água, economia de energia, ações de conscientização pós-consumo e redução da poluição.

Com o conceito de sustentabilidade cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, cabe ressaltar aqui que esta é uma carreira em plena expansão, já que o alto índice de consumo da população gerou a necessidade de se pensar nas consequências ao planeta.

O que se estuda em Gestão Ambiental?

Analisando as relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente, o curso de Gestão Ambiental busca desenvolver a consciência da sociedade sobre a necessidade de preservação e valorização da natureza e seus recursos naturais.

Durante o período de graduação, o acadêmico terá contato com métodos e práticas administrativas que tenham o objetivo de reduzir o impacto ambiental de atividades econômicas sobre os recursos naturais.

Para tanto, a grade curricular do curso abrange diversos conteúdos que vão desde a legislação ambiental até mesmo a avaliação de riscos, proporcionando uma formação ampla e capaz de atender as demandas da sociedade atual.

Além disso, disciplinas como Direito Empresarial, Ecologia, Educação Ambiental, Climatologia, Planejamento Urbano, Poluição do Solo, Saneamento e Saúde Ambiental e Controle da Poluição são bons exemplos e já trazem uma certa noção de como o assunto é abordado em sala de aula.

A carga horária total do curso é de 1720h distribuídas entre disciplinas teóricas e práticas, atividades integradoras e atividades complementares.

Sendo assim, após o período de imersão proporcionado pelo curso tecnólogo em gestão ambiental, o gestor ambiental estará totalmente capacitado a desempenhar as funções de planejamento, execução e acompanhamento de atividades de preservação e recuperação do meio ambiente.

É preciso ter curso superior para trabalhar com Gestão Ambiental?

Atualmente, para atender as altas exigências impostas pelo mercado de trabalho, quem deseja atuar na área de Gestão Ambiental precisa, sim, ter uma formação de nível Superior.

Além disso, se o seu objetivo é conquistar um bom cargo e, consequentemente, uma boa remuneração, é preciso lembrar que, na maioria das vezes, estas são oportunidades destinadas a quem possui um diploma de graduação.

Caso você ainda não saiba, a formação em Gestão Ambiental pode ser de nível bacharelado, com duração de quatro anos, ou tecnológico, com duração de dois anos. A grande diferença entre as duas possibilidades é de que o bacharelado forma profissionais generalistas, voltados principalmente para atuação na área de pesquisa. Já o curso tecnológico, forma profissionais especializados na prática da gestão, com foco no mercado de trabalho.

Existe concurso público na área de Gestão Ambiental?

Se a sua preocupação em ingressar na faculdade de Gestão Ambiental é com relação ao mercado de trabalho. Fique tranquilo! Aqui é bem importante saber que além da iniciativa privada, diversas oportunidades são destinadas aos gestores ambientais que desejam atuar no funcionalismo público.

Órgãos como prefeituras municipais, institutos de desenvolvimento florestais, companhias de saneamento e secretarias do meio ambiente são algumas opções que costumam oferecer um número alto de vagas.

No âmbito nacional é possível conquistar uma vaga em grandes órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente.

Vale lembrar que o ingresso no carreira pública é bastante disputado, uma vez que ela oferece altos salários, carga horária reduzida, plano de carreira e muitos outros benefícios.

Por isso, para conquistar uma das vagas, é preciso garantir uma formação bastante sólida e profunda.

História da área

podcast curso economia

As primeiras manifestações de gestão ambiental foram estimuladas pelo esgotamento de recursos, como a escassez de madeira, cuja exploração havia se tornada intensa desde a era medieval.

Nos anos 50 e 60 a gestão ambiental nas indústrias limitava-se a atender a legislação. Um fato marcante aqui é que a publicação do livro “A primavera silenciosa”, de Rachel Carson, em 1962, acabou trazendo certa mudança de pensamento, já que alertava sobre o uso de agrotóxicos no ambiente natural.

Esta preocupação crescente com a contaminação ambiental resultou em dois eventos de grande relevância no início da década de 70: a divulgação do relatório do clube de Roma e a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972.

Já nos anos 80 as indústrias começaram a ter uma mudança de pensamento e entenderam que era preciso alterar seus processos de produção, buscando minimizar resíduos e implantar a reciclagem.

Nos anos 90, os códigos ISO 14000 eram um diferencial para as empresas. Além da responsabilidade com uma produção mais limpa, a ecoeficiência começava a ser falada com mais intensidade. Sistemas de gestão ambiental ajudavam nos processos das empresas para minimizar os impactos, identificar as falhas e trabalhar através da melhoria contínua.

A partir dos anos 2000 novas práticas e novos conceitos surgiram em uma geração mais atenta para as causas ambientais, não tanto como deveria, mas que vem apresentando uma grande evolução.

Perfil do profissional

podcast curso economia

Após concluir o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, é esperado que este profissional seja capaz de compreender a complexidade envolvida na temática ambiental, com o objetivo de propor soluções aos conflitos socioambientais.

Uma vez que a sua área de atuação é bastante ampla, podendo executar suas funções em diversas frentes de trabalho, é preciso que o gestor ambiental esteja sempre atento a novas relações de trabalho, novos conhecimentos e avanços da tecnologia.

Quanto ao seu perfil, para se tornar um profissional de sucesso, é esperado também que desenvolva habilidades como visão holística, responsabilidade, boa comunicação, capacidade de negociação, relacionamento interpessoal, disciplina, organização, comprometimento e liderança.

Mercado de trabalho para formados em Gestão Ambiental

podcast curso economia

A área de Gestão Ambiental faz parte de uma série de profissões que estão e tendem a continuar em alta nos próximos anos. Assim, o mercado de trabalho para estes profissionais é bastante dinâmico, com diversas possibilidades de atuação.

Para que você possa ter uma ideia, o profissional pode atuar em consultorias, organizações não-governamentais, institutos de pesquisa, propriedades rurais, construção civil e em demais órgãos públicos e privados onde poderá elaborar estudos e relatórios sobre os impactos ambientais, além de desenvolver projetos de preservação, entre outros.

E mesmo com o setor bastante aquecido e em fase de expansão, alguns campos merecem destaque já que podem concentrar a maior parte das vagas em um futuro bem próximo. São eles: energia renovável, produções sustentáveis e diminuição do impacto ambiental.

Conheça agora algumas possibilidades de carreira na área de sustentabilidade:

Gestor ambiental – Por exigir habilidades ligadas ao campo da Administração, este cargo permite atuar com consultoria e planejamento, certificação, educação ambiental, recuperação de áreas já degradadas, geoprocessamento, extração de recursos naturais e até elaboração de políticas públicas.

Especialista em Gestão de Resíduos – Esta função busca elaborar alternativas que minimizem a contaminação dos ecossistemas, garantindo o tratamento adequado do lixo gerado, ao mesmo tempo em que pode criar projetos voltados à utilização e reciclagem.

Curador de Sustentabilidade - A curadoria de sustentabilidade estuda o clima com o objetivo de antecipar os impactos causados por fenômenos naturais como tempestades, furacões, inundações ou secas.

Pós-graduação indicada para Gestores Ambientais

podcast curso economia

Cada vez mais as empresas buscam por profissionais qualificados, e isso quer dizer que os conhecimentos necessários para atuação devem ir além do tradicional curso de graduação.

Um bom exemplo disso são os cursos de pós-graduação que, além de aprofundar o aprendizado, transforma profissionais em especialistas de determinado segmento de trabalho.

Assim, para que você possa garantir um diferencial importante para o currículo, listamos abaixo algumas opções de curso que podem complementar seus conhecimentos na área de educação ambiental e sustentabilidade.

  1. Educação Ambiental
  2. Política e Sociedade
  3. Gestão Pública
  4. Gestão Urbana e Sustentabilidade
  5. Gestão das Águas e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos no Brasil
  6. Sistemas de Gestão Integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade
  7. MBA em Sustentabilidade
  8. Ecologia e Gestão Ambiental
  9. Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos
  10. Manejo Florestal
  11. Direito Ambiental
  12. Arquitetura, Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis
  13. Construções Sustentáveis e Ecourbanismo
  14. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
  15. Gestão Ambiental de Empresas

Quais são as áreas de atuação do Gestor Ambiental?

Após concluir o curso de gestão ambiental ead, o profissional terá a sua disposição diversas oportunidades de atuação. Conheça alguma delas:

Segmentos do curso de Gestão Ambiental

Quanto ganha quem é formado em Gestão Ambiental?

A remuneração inicial para quem acaba de sair da faculdade após cursar Gestão Ambiental fica em torno de R$ 2 mil reais mensais, o que depende, é claro, do porte da empresa.

Porém, como não é novidade para ninguém que, quanto maior o nível de experiência, maior a remuneração a ser oferecida, o salário pode chegar facilmente em R$ 4 mil após cursos de especialização e tempo de vivência na área.

Quanto ganha um Gestor Ambiental

Quanto custa o curso de Gestão Ambiental?

Buscando oferecer sempre o melhor para seus acadêmicos, o EAD Premium Unifacvest trabalha com duas opções de valores. Assim, você pode escolher a alternativa que mais combina com você.

Quanto custa o curdo de Gestão Ambiental

Duração do curso de Gestão Ambiental?

Quanto a duração do seu curso, você também pode escolher:

Qual a duração do curso de gestão ambiental

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
Introdução às Ciências Sociais 60h
Empreendedorismo 60h
Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Módulo 1 B
Sociologia Geral 60h
Economia e Mercado 60h
Gestão de Pessoas 60h
Semestre 2
Módulo 2 A
Direito Empresarial 60h
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais 30h
Fundamentos de Administração 60h
Língua Brasileira de Sinais - Libras 30h
Módulo 2 B
Fundamentos de Contabilidade 60h
Matemática Financeira 60h
Sistemas de Informações Gerenciais 60h
Atividade Integradora I 15h
Semestre 3
Módulo 3 A
Direito e Legislação Ambiental 60h
Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental 60h
Ecologia, Manejo e Conservação 60h
Educação Ambiental 30h
Módulo 3 B
Climatologia 60h
Planejamento Urbano e Meio Ambiente 60h
Recuperação de Áreas Degradadas 60h
Tópicos Especiais 30h
Semestre 4
Módulo 4 A
Poluição de Solo, Atmosfera e Águas Continentais 60h
Saneamento e Saúde Ambiental 75h
Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais 60h
Ética e Responsabilidade Social 45h
Módulo 4 B
Qualidade da Água e do Ar 75h
Fontes de Controle de Poluição Ambiental 75h
Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental 60h
Atividade Integradora II 15h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 100h
Carga horária total do curso: 1720h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

Nenhum depoimento encontrado

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS