Certificado
Confira o certificado que será disponibilizado para você no seu ambiente de estudos após a conclusão do curso. Você poderá armazená-lo digitalmente ou, então, imprimi-lo.
O Curso de Aperfeiçoamento Educação Transformadora: Metodologias Ativas, Tecnologias e Relações Sociais é um programa completo e atualizado que visa auxiliar educadores no aprimoramento de suas práticas pedagógicas em um contexto educacional em constante mudança.
Na disciplina "Metodologias Ativas de Aprendizagem", você explorará a relação entre neurociência e práticas pedagógicas ativas, como ensino híbrido, aprendizagem baseada em problemas e projetos, gamificação e sala de aula invertida. O objetivo é que você possa incorporar abordagens cientificamente embasadas em suas práticas de ensino, tornando as aulas mais ricas e engajadoras para seus alunos.
Na disciplina "Tecnologias na Educação", você se aprofundará em temas como ferramentas digitais, ensino online, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, ética e segurança em tecnologia. O foco é na personalização da aprendizagem, na acessibilidade, na colaboração e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas essenciais para o educador na atualidade.
Por fim, a disciplina "Relações entre Escola, Família e Sociedade" oferece subsídios teóricos, jurídicos e metodológicos para a construção da tão importante interface entre família e escola. Você aprenderá sobre os limites e as possibilidades de intervenção no cotidiano escolar, com o objetivo de fortalecer a parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
São três disciplinas interligadas que oferecem uma visão abrangente da educação transformadora, preparando os profissionais para os desafios e oportunidades do século XXI.
Introdução às metodologias ativas e neurociência na educação
Ensino híbrido: integrando tecnologia ao aprendizado e suas implicações cerebrais
Aprendizagem baseada em problemas: neurociência e pensamento crítico
Aprendizagem baseada em projetos: estimulando a criatividade cerebral
Autonomia na aprendizagem e regulação neural
Gamificação e a neurociência do prazer e recompensa
Sala de aula Invertida: otimizando o potencial cerebral
Aprendizagem colaborativa: o cérebro social em ação
Estudos de caso e a aplicação do contexto na aprendizagem
Aprendizagem baseada em inquérito: a arte de fazer perguntas
Aprendizagem contextual: o cérebro em seu ambiente
Rotação por estações: diversificando a aprendizagem e engajando o cérebro
Design Thinking na educação e o cérebro inovador
Aprendizagem baseada em jogos: a neurociência do brincar
Avaliação formativa: o que a neurociência nos diz?
Aprendizagem multimodal: atendendo aos diferentes estilos de aprendizagem
Storytelling na educação: aprendendo por meio de histórias
Neurociência e metacognição: pensando sobre o pensamento
Brainstorming como ferramenta de aprendizagem ativa
Peer Instruction: aprendendo com os colegas
Laboratório de aprendizagem: a neurociência por trás da aprendizagem experimental
Aprendizagem baseada em pesquisa: estimulando o pensamento científico
Aprendizagem móvel (Mobile Learning): aprendizagem ativa em movimento
Neurociência da aprendizagem em espaços virtuais
Rolle-playing: desenvolvendo habilidades por meio da simulação
Aprendizagem por meio de feedback: melhorando o desempenho com o feedback contínuo
Neurociência e aprendizagem ao longo da vida: metodologias ativas para adultos
Aprendizagem baseada em inteligência artificial: o futuro da educação?
Introdução às novas tecnologias educacionais A educação na Era Digital Ferramentas digitais para o ensino online Ensino híbrido: integrando tecnologia e sala de aula Inteligência artificial na educação Uso de Big Data na educação Aprendizagem adaptativa: personalização com tecnologia Realidade virtual e realidade aumentada na educação Tecnologias imersivas para o aprendizado Gamificação: aprendendo por meio de jogos digitais Ensino baseado em jogos e simulações Tecnologias de comunicação: ferramentas para colaboração e discussão Aprendizagem móvel (Mobile Learning) Microlearning: aprendizagem em pequenas doses Recursos educacionais abertos (REA): acesso livre ao conhecimento Ferramentas de avaliação online Plataformas de aprendizagem e sistemas de gestão da aprendizagem (LMS) Tecnologias para aprendizagem invertida (Flipped Classroom) Aplicações de blockchain na educação Internet das coisas (IoT) na educação Ferramentas de feedback e acompanhamento de desempenho Aprendizagem socioemocional por meio da tecnologia Tecnologia e acessibilidade na educação Estratégias de segurança digital na educação Importância do pensamento crítico na Era Digital Ética no uso de tecnologia na educação Preparando os alunos para o futuro: habilidades digitais essenciais Futuro da tecnologia na educação Desafios e oportunidades das novas tecnologias educacionais
Infância, adolescência e sociedade - I Infância, adolescência e sociedade - II Desafios da família na atualidade Desafios da escola na atualidade Tipos e arranjos de família Para entender a família e a escola A influência da família no desempenho escolar Dificuldades de aprendizagem e a parceria escola e família A família, a criança e o direito ao aprendizado Direitos e deveres da escola e da família na LDB Conselho Escolar e APMFs - Como estimular a participação? ECA e a relação entre escola e família - I ECA e a relação entre escola e família - II Como lidar com pais em conflito Alienação parental e o papel da escola. Práticas restaurativas na escola Comunicação não violenta entre escola e família - I Comunicação não violenta entre escola e família - II O trabalho em rede e o papel da família O trabalho em rede e o papel da escola Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - I Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - II Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - III Quando acionar o Conselho Tutelar? Escuta do relato espontâneo de vítimas de violência Saber ouvir é saber cuidar e educar Instrumentos e protocolos de escuta Professor vítima de violência. O que fazer? - I Professor vítima de violência. O que fazer? - II Organização de reuniões com as famílias Boas práticas de colaboração - I Boas práticas de colaboração - II