Sobre o curso

O Curso de Aperfeiçoamento Educação Transformadora: Metodologias Ativas, Tecnologias e Relações Sociais é um programa completo e atualizado que visa auxiliar educadores no aprimoramento de suas práticas pedagógicas em um contexto educacional em constante mudança.

Na disciplina “Metodologias Ativas de Aprendizagem” , você explorará a relação entre neurociência e práticas pedagógicas ativas, como ensino híbrido, aprendizagem baseada em problemas e projetos, gamificação e sala de aula invertida. O objetivo é que você possa incorporar abordagens cientificamente embasadas em suas práticas de ensino, tornando as aulas mais ricas e engajadoras para seus alunos.

Na disciplina “Tecnologias na Educação” , você se aprofundará em temas como ferramentas digitais, ensino online, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, ética e segurança em tecnologia. O foco é na personalização da aprendizagem, na acessibilidade, na colaboração e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas essenciais para o educador na atualidade.

Por fim, a disciplina “Relações entre Escola, Família e Sociedade” oferece subsídios teóricos, jurídicos e metodológicos para a construção da tão importante interface entre família e escola. Você aprenderá sobre os limites e as possibilidades de intervenção no cotidiano escolar, com o objetivo de fortalecer a parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

S atilde;o três disciplinas interligadas que oferecem uma visão abrangente da educação transformadora, preparando os profissionais para os desafios e oportunidades do século XXI.

O que você irá aprender

Parte 1 – 

Introdução às metodologias ativas e neurociência na educação

Ensino híbrido: integrando tecnologia ao aprendizado e suas implicações

Aprendizagem baseada em problemas: neurociência e pensamento crítico

Aprendizagem baseada em projetos: estimulando a criatividade cerebral

Autonomia na aprendizagem e regulação neural

Gamificação e a neurociência do prazer e recompensa

Sala de aula Invertida: otimizando o potencial cerebral

Aprendizagem colaborativa: o cérebro social em ação

Estudos de caso e aplicação do contexto na aprendizagem

Aprendizagem baseada em inquérito: a arte de perguntas fazer

Aprendizagem contextual: o cérebro em seu ambiente

Rotação por estações: diversificando a aprendizagem e engajando o cérebro

Design Thinking na educação e no cérebro inovador

Aprendizagem baseada em jogos: a neurociência do brincar

Avaliação formativa: o que a neurociência nos diz?

Aprendizagem multimodal: atendendo a diferentes estilos de aprendizagem

Contação de histórias na educação: aprendendo por meio de histórias

Neurociência e metacognição: pensando sobre o pensamento

Brainstorming como ferramenta de aprendizagem ativa

Instrução entre pares: aprendendo com os colegas

Laboratório de aprendizagem: a neurociência por trás da aprendizagem experimental

Aprendizagem baseada em pesquisa: estimulando o pensamento científico

Aprendizagem móvel: aprendizagem ativa em movimento

Neurociência da aprendizagem em espaços virtuais

Rolle-playing: desenvolvendo habilidades por meio da simulação

Aprendizagem por meio de feedback: melhorando o desempenho com o feedback contínuo

Neurociência e aprendizagem ao longo da vida: metodologias ativas para adultos

Aprendizagem baseada em inteligência artificial: o futuro da educação?