Sobre o curso

O curso de extensão em Inova ccedil;ão, ludicidade e inclusão nas aulas de Educa ccedil;ão Física é direcionado a professores que buscam se atualizar e que entendem o valor das aulas de Educação Física e o papel social do esporte para a formação integral dos alunos. Compreendendo o lúdico como uma ferramenta importante de motivação e inclusão dos alunos, este curso possibilita ao professor associar aspectos relacionados ao desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social dos alunos, por meio de práticas lúdicas e da aplicação de metodologias ativas variadas e inovadoras às suas aulas.

O que você irá aprender

Parte 1 –

Entendendo as metodologias ativas – Parte I

Entendendo as metodologias ativas – Parte II

Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas

Metodologias Ativas no Ensino Superior

As metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem

Aprendizagem baseada em problemas

Aprendizagem baseada em projetos

Aprendizagem baseada em “tempos” TBL

Aprendizagem baseada em gamificação

Sala de aula invertida e ensino híbrido

Aprendizado maker e instrução por pares

Utilização de metodologias ativas na Educação Física

Principais diferenças entre metodologias ativas e tradicionais – Parte I

Principais diferenças entre metodologias ativas e tradicionais – Parte II

Preparação do aluno para o mercado futuro e maior conhecimento sobre o conteúdo

A dança e as ginásticas como metodologias ativas

O esporte e os jogos como metodologias ativas

Metodologias ativas e de inclusão

Como incluir metodologias ativas na escola e na Educação Física

Como desenvolver um plano de aula com metodologia ativa

 

Parte 2 – 

A escola e o ensino lúdico

Relação da Educação Física com o Lúdico

Considerações sobre a Infância – ontem e hoje

A história e a evolução da educação lúdica

O papel do professor de Educação Física

O movimento e as práticas pedagógicas na Educação Física

A importância das práticas lúdicas na Educação Física

O lúdico e o professor – a relação do brincar

Formação lúdica dos professores

Educação Física e psicomotricidade por meio da ludicidade

As influências do jogo na Educação Física

A percepção do lúdico no processo ensino-aprendizagem

O lúdico e o processo de inclusão

O lúdico e a cooperação nas aulas de Educação Física

O esporte por meio da ludicidade

O lúdico e a interdisciplinaridade

Propostas de atividades lúdicas na Educação Física no ensino infantil

Propostas de atividades lúdicas na Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental

Propostas de atividades lúdicas na Educação Física nos anos finais do ensino fundamental

Propostas de atividades lúdicas na Educação Física no ensino médio

 

Parte 3 – 

Aspectos históricos-sociais do esporte

História do esporte no Brasil

O esporte na construção de valores

O papel do esporte na sociedade

Mitos e verdades da Educação Física e do esporte

Possibilidades pedagógicas da Educação Física e do esporte

O esporte como uma ferramenta de inclusão

Esporte inclusivo na Educação Física escolar

Programas de incentivos: estrutura e programas

Esporte e lazer na cidade

Vencendo as barreiras sociais

Vencendo as barreiras físicas

Possibilidades da Educação Física adaptada e inclusiva

O papel social da Educação Física adaptado e inclusivo

Padrões e consumo no esporte

Abordagem na escola sobre o esporte e a mídia