Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação Especial tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para atuar no Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio, com foco na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. A proposta pedagógica do curso busca desenvolver competências críticas e éticas nos futuros educadores, estimulando o uso de novas tecnologias, o trabalho colaborativo e a pesquisa científica. Os alunos serão preparados para se posicionar de forma consciente em diversos contextos educativos, proporcionando uma educação humanística, inclusiva e transformadora.

Para quem é o Curso

Este curso é ideal para quem deseja atuar na área da educação, com foco especial na inclusão de alunos com deficiência. É voltado para aqueles que têm interesse em trabalhar com a diversidade no ambiente escolar, respeitando as especificidades de cada estudante. Profissionais que desejam contribuir para uma educação mais inclusiva, seja em escolas especiais, escolas convencionais ou em espaços não escolares, encontrarão neste curso uma excelente formação para transformar a realidade educacional, com uma visão crítica e comprometida com o desenvolvimento humano e social.

Áreas de Atuação

O profissional formado em um curso de Educação Especial de licenciatura pode atuar em escolas públicas, privadas ou destinadas às pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Ele será o responsável por identificar e avaliar as capacidades intelectuais e cognitivas de alunos que apresentam dificuldades para aprender, relacionar-se com as pessoas ou algum outro déficit que interfira, direta ou indiretamente, na educação acadêmica. E ainda promoverá ações e atividades que fomentem o desenvolvimento destes alunos no ambiente escolar.

É possível atuar também em centros de pesquisas, desenvolvendo novas metodologias que analisam as dificuldade, desafios e limitações da área na atualidade. E seguir carreira em hospitais de pequeno, médio e grande porte, clínicas de reabilitação e centros comunitários.

Média Salarial

A média salarial de um profissional formado em Educação Especial pode variar conforme a experiência e a área de atuação. Inicialmente, o salário de um professor da educação especial em escolas públicas ou privadas gira em torno de R$ 2.500 a R$ 3.500 por mês. Profissionais com mais experiência ou que atuam em cargos de coordenação ou em centros de reabilitação e pesquisa podem alcançar rendimentos superiores, chegando a R$ 5.000 ou mais. Além disso, a área oferece boas possibilidades de crescimento, com especializações e concursos públicos que ampliam a atuação e as remunerações.

Grade Curricular

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR 45h
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 30h
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 45h
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 60h
PSICOLOGIA GERAL E DO DESENVOLVIMENTO 45h
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS 30h
ATIVIDADE FORMATIVA I 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – I 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – I 20h
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA 60h
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60h
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 45h
PSICOMOTRICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR 60h
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h
DIDÁTICA 60h
ATIVIDADE FORMATIVA II 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA I 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – II 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – II 20h
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60h
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL 45h
CURRÍCULO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60h
CURRÍCULO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA 60h
TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  45h
OPTATIVA I 20h
ATIVIDADE FORMATIVA III 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – III 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – III 20h
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E APRENDIZAGEM 45h
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h
TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO 30h
DEFICIÊNCIA VISUAL E PRÁTICAS INCLUSIVAS 45h
DEFICIÊNCIA FÍSICA E DIFICULDADES PSICOMOTORAS 45h
ATIVIDADE FORMATIVA IV 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA II 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – IV 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – IV 20h
DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ 45h
EDUCAÇÃO E LUDICIDADE 60h
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E SURDOCEGUEIRA 45h
TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO 45h
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 45h
OPTATIVA II 20h
ATIVIDADE FORMATIVA V 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – V 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – V 20h
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO 45h
DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 30h
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 60h
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 45h
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 60h
COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA 45h
ATIVIDADE FORMATIVA VI 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA III 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VI 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VI 20h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR I 200h
TECNOLOGIA EDUCACIONAL 45h
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA 60h
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 45h
TÓPICOS ESPECIAIS 30h
OPTATIVA III 20h
ATIVIDADE FORMATIVA VII 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VII 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VII 20h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR II 200h
GESTÃO EDUCACIONAL 45h
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC 40h
ATIVIDADE FORMATIVA VIII 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VIII 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VIII 20h
SOCIEDADE E ACESSIBILIDADE 45h