Sobre o curso

Este curso visa formar profissionais para atuar na docência, na participação da gestão e da avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas. Deste modo, propõe formar o docente participante na organização e na gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação, de projetos e experiências educativas não escolares e na produção e difusão do conhecimento cientifico-tecnológicas do campo educacional.

A proposta pedagógica foi construída de acordo com as diretrizes curriculares do curso de Licenciatura em Geografia instituídas pelas diretrizes do Parecer CNE/CP n.º 2/2015 que trata da formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica.

A Licenciatura em Geografia, na modalidade a distância, pretende formar profissionais para atuar no Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio com senso crítico e consciente da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos. Além de fomentar o desenvolvimento pesquisa e produção de conhecimento.

Para quem é o Curso

Além de formar professores, o curso também é indicado para aqueles que buscam uma formação mais ampla, com a possibilidade de atuar em áreas relacionadas ao planejamento, coordenação e gestão educacional, e até mesmo em ambientes não escolares, como em projetos de educação ambiental, políticas públicas ou consultorias educacionais. É uma boa opção para quem deseja trabalhar como educador e também se envolver em atividades de pesquisa, produção de conhecimento e análise do espaço, seja no contexto escolar ou em outras instâncias educacionais e sociais.

O curso é ideal para quem possui interesse em promover a educação crítica e transformadora, e deseja atuar como agente de mudança na formação de cidadãos conscientes e preparados para compreender e atuar sobre os problemas e as realidades do mundo. Além disso, é uma excelente escolha para aqueles que se interessam pelas ciências sociais, culturais e ambientais, e desejam aplicá-las no ensino e no desenvolvimento de soluções práticas para os desafios da sociedade.

Áreas de Atuação

O profissional formado em um curso de geografia de licenciatura pode atuar como professor no ensino fundamental, médio e superior. Se cursar uma graduação, pode seguir carreira como geógrafo, realizando estudos nas cidades ou na natureza. Entre as principais áreas podemos citar:

  • Geoprocessamento e Cartografia Digital – trabalha com mapas, imagens de satélite, fotografias aéreas, sistemas de informações geográficas e banco de dados.
  • Ecoturismo – organiza excursões em parques ecológicos e áreas de preservação. Atua como guia oferece informações técnicas.
  • Ensino – ministra aulas em todos os níveis de ensino ou elabora material didático (livros, mapas, videoaulas, etc).
  • Geografia Humana – estuda assuntos relacionados a desigualdade social, concentração populacional e os efeitos da atividade humana no planeta.
  • Geopolítica – estuda a parte política, os acordos entre nações, os conflitos, entre outros.
  • Planejamento Agrícola – planeja a ocupação de um lugar, com objetivo de minimizar os impactos na natureza.
  • Planejamento Ambiental – planeja a gestão territorial junto de arquitetos, biólogos e antropólogos com o objetivo de organizar o uso do solo, mobilidade, estruturação urbana, etc.
  • Sensoriamento Remoto – analisa imagens enviadas por satélites para levantar informações sobre solo, relevo e realiza elaboração de mapas.

Média Salarial

A média salarial de um licenciado em Geografia pode variar conforme a área de atuação e a experiência do profissional. Para professores da Educação Básica, especialmente em escolas públicas, a remuneração inicial pode variar entre R$ 2.000 e R$ 4.000, dependendo da região e da rede de ensino. Em escolas particulares, esse valor pode ser um pouco menor, começando em torno de R$ 1.800 a R$ 3.500 mensais. Profissionais que atuam como gestores educacionais, coordenadores pedagógicos ou em projetos e programas educacionais em instituições públicas podem alcançar salários entre R$ 3.000 e R$ 6.000, dependendo da posição e do porte da instituição.

Grade Curricular

Leitura e Escrita no Ensino Superior 45h
Educação Ambiental 30h
Metodologia da Pesquisa Científica 45h
História Da Educação 60h
Fundamentos E História Da Geografia 60h
Direitos Humanos E Relações Sociais 30h
Atividade Formativa I 50h
Atividade Curricular De Extensão (Ace) I 20h
Atividade Prática E Complementar (Apc) I 20h
BIOGEOGRAFIA E IMPACTOS AMBIENTAIS 45h
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60h
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 45h
INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA 45h
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h
DIDÁTICA 60h
ATIVIDADE FORMATIVA II 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA I 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – II 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – II 20h
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60h
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL 60h
CURRÍCULO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60h
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA 60h
ANTROPOLOGIA CULTURAL 45h
OPTATIVA I 20h
ATIVIDADE FORMATIVA III 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – III 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – III 20h
FUNDAMENTOS DA GEOLOGIA 45h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h
GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL 60h
TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO 30h
FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA FÍSICA 45h
CARTOGRAFIA TEMÁTICA 45h
ATIVIDADE FORMATIVA IV 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA II 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – IV 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – IV 20h
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 60h
EDUCAÇÃO E LUDICIDADE 60h
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO 45h
GEOGRAFIA URBANA 45h
GEOGRAFIA RURAL 45h
OPTATIVA II 20h
ATIVIDADE FORMATIVA V 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – V 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – V 20h
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO 60h
DIREITOS EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 30h
GEOGRAFIA POLÍTICA, ECONÔMICA E INDUSTRIAL 45h
GEOMORFOLOGIA GERAL 60h
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 60h
CLIMATOLOGIA 60h
ATIVIDADE FORMATIVA VI 50h
ATIVIDADE INTEGRADORA III 15h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VI 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VI 20h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR I 200h
TECNOLOGIA EDUCACIONAL 45h
INTRODUÇÃO ÀS GEOTECNOLOGIAS 45h
TÓPICOS ESPECIAIS 30h
OPTATIVA III 20h
ATIVIDADE FORMATIVA VII 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VII 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VII 20h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR II 200h
GESTÃO EDUCACIONAL 45h
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC 40h
ATIVIDADE FORMATIVA VIII 50h
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) – VIII 20h
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) – VIII 20h
ANÁLISE ESPACIAL 45h