OBJETIVOS DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar tecnologias como ferramenta para melhorar os processos e procedimentos comerciais das organizações com foco nas transações comerciais para empresas de qualquer setor. Esse profissional deverá conhecer as condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, de planejamento, da operação, da implementação e da atualização de sistemas de informações comerciais

 

Os objetivos específicos para a formação do profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial são:

  • Capacitar os alunos com formação técnica e científica para atuar como Tecnólogo em Gestão Comercial nos diversos setores (varejo, atacado etc.);
  • instrumentalizar os alunos para o uso dos recursos tecnológicos e informatizados, disponíveis, na área de Gestão Comercial;
  • desenvolver o espírito crítico, integrando o processo formativo com a realidade comercial nacional;
  • despertar nos alunos a vocação na liderança, o senso ético, a responsabilidade social e a cidadania;
  • capacitar o egresso no gerenciamento de departamentos comerciais, contemplando a íntegra do processo gerencial específico para a área comercial nos níveis estratégico, tático e operacional;
  • capacitar o egresso na atuação do desenvolvimento de produto, de redes de distribuição e logística;
  • propiciar a atuação do aluno na elaboração e operacionalização de ações de promoção de produtos e serviços;
  • capacitar o egresso para atuar na gestão de vendas, sabendo negociar promovendo o fechamento de transações comerciais de acordo com política de preços pré-estabelecidos.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
Introdução às Ciências Sociais 60h
Empreendedorismo 60h
Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Módulo 1 B
Sociologia Geral 60h
Economia e Mercado 60h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 60h
Gestão de Pessoas 60h
Semestre 2
Módulo 2 A
Legislação Empresarial 60h
Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais 30h
Fundamentos de Administração 75h
Língua Brasileira de Sinais - Libras 30h
Módulo 2 B
Fundamentos da Contabilidade 75h
Matemática Financeira 75h
Sistemas de Informações Gerenciais 60h
Atividade Integradora I 15h
Semestre 3
Módulo 3 A
Fundamentos de Marketing 75h
Custos e Formação de Preços 60h
Planejamento Estratégico 60h
Educação Ambiental e Cidadania 30h
Módulo 3 B
Liderança e Formação de Equipes 60h
Administração Financeira 60h
Administração de Varejo e Serviços 60h
Tópicos Especiais 30h
Semestre 4
Módulo 4 A
Negociação e Vendas 75h
Direito Comercial e do Consumidor 60h
Marketing Direto, Telemarketing e Prospecção de Clientes 75h
Módulo 4 B
Gestão de Compras e Estoques 75h
Comércio Eletrônico e Negócios na Internet 75h
Logística Empresarial 60h
Atividade Integradora II 15h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 100h
Carga horária total do curso: 1810h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

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Grade curricular do curso de tecnologia em Gestão Comercial

A carga horária total do curso de tecnologia em gestão comercial é de 1.810 horas distribuídas em dois anos. Nos primeiros 2 semestres você terá contato com disciplinas que envolvem Filosofia das Ciências Sociais, Empreendedorismo, Prática Textual em Língua Portuguesa, Sociologia Geral, Fundamentos da Economia, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Gestão de Pessoas, Legislação Empresarial, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, Fundamentos de Administração, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Fundamentos da Contabilidade, Matemática Financeira e Sistemas de Informações Gerenciais.

Já nos dois semestres finais, as disciplinas envolvem Fundamentos de Marketing, Custos e Formação de Preços, Planejamento Estratégico, Educação Ambiental e Cidadania, Liderança e Formação de Equipes, Administração Financeira, Administração de Varejo e Serviços, Tópicos Especiais, Negociação e Vendas, Direito Comercial e do Consumidor, Marketing Direto Telemarketing e Prospecção de Clientes, Gestão de Compras e Estoque, Comércio Eletrônico e Negócios na Internet e Logística Empresarial.

Por fim, além das matérias descritas acima, será necessário fazer Atividades Complementares, que podem ser realizadas já a partir do primeiro período da faculdade. E ainda, existem também as Atividades Integradoras para reflexão sobre as disciplinas estudadas.

Quais são as áreas de atuação de uma pessoa formada em Gestão Comercial?

O profissional formado em um curso de gestão comercial pode atuar em organizações de portes diferentes, desde microempresas até multinacionais. Pode exercer funções como gerente, operador ou empreendedor em qualquer nível.

Entre as principais áreas de atuação podemos citar os setores de:

  • Saúde;
  • Serviços;
  • Bancos;
  • Seguradoras;
  • Atacado;
  • Varejo;
  • Consultoria;
  • Hotelaria.

Existe concurso público para formados em tecnologia em Gestão Comercial?

Para quem possui diploma de um curso de tecnólogo em Gestão Comercial além de atuar na iniciativa privada, também existem oportunidades no serviço público, seja nas esferas municipal, estadual ou federal.Por exemplo, um dos órgãos que costumam abrir vagas em concurso público para o cargo de Tecnólogo em Gestão Comercial são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. É necessário ficar atento ao edital para saber os requisitos exigidos para poder participar.

Por exemplo, um dos órgãos que costumam abrir vagas em concurso público para o cargo de Tecnólogo em Gestão Comercial são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. É necessário ficar atento ao edital para saber os requisitos exigidos para poder participar.

Geralmente as provas costumam cobrar questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação, Informática e Conhecimentos Específicos. Se aprovado, as atribuições envolvem estudo, planejamento e execução de projetos específicos. Bem como assessoria em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O que faz uma pessoa formada em Gestão Comercial?

Se você tem dúvidas sobre o que faz uma pessoa formada em Gestão Comercial, esse texto foi feito para você. As atividades desenvolvidas por esse profissional são variadas, mas, estão ligadas ao processo de comercialização em seus diferentes estágios. O gestor comercial deve realizar estudos e análises do negócio, pesquisar por tendências de consumo, assim como, comportamento de mercado e ações da concorrência. Ou seja, todas as informações que possam afetar a empresa e os negócios.

Respondendo a pergunta: o que faz uma pessoa formada em Gestão Comercial? Podemos dizer que esse é um cargo estratégico. Afinal, com base nas pesquisas, esse profissional ajuda a definir as ações que a empresa deve realizar para aumentar a sua produtividade, assim como, reduzir alguns cursos e garantir a satisfação dos clientes. Sendo assim, o papel do gestor comercial é muito importante no desenvolvimento da empresa. Por isso, sempre há boas oportunidades aguardando profissionais qualificados.

Quais as diferenças entre o técnico e o tecnólogo em Gestão Comercial?

A principal diferença entre um curso técnico e um curso de tecnólogo em Gestão Comercial é o nível de escolaridade. Enquanto o primeiro é voltado para uma formação de nível médio, o segundo oferece uma formação de nível superior.

Além disso, podemos destacar ainda três aspectos principais:

  • A duração de um curso técnico pode ter apenas alguns meses. Já os cursos superiores de tecnologia costumam ter entre 2 e 3 anos.
  • Quando aos requisitos, o curso técnico exige apenas ensino fundamental ou médio incompleto. Já o tecnólogo exige nível médio completo e é necessário ingressar através de um processo seletivo (vestibular, Sisu, Prouni, etc.).
  • Por fim, a formação de um técnico é mais operacional, já o tecnólogo estará preparado para assumir até cargos de gerência na área de Gestão Comercial.

Quais são as melhores faculdades de tecnologia em Gestão Comercial?

Se você está pensando em realizar um curso superior EAD, a tecnologia em Gestão Comercial é uma excelente opção para conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho.

O primeiro passo para você escolher a melhor faculdade para obter seu diploma de tecnólogo em Gestão Comercial é verificar se a instituição é reconhecida junto ao Ministério da Educação (MEC). Também é importante procurar por opiniões de alunos e ex-alunos sobre o atendimento.

Outro ponto a ser considerado são os benefícios oferecidos pela instituição, como por exemplo, a flexibilidade na duração do curso, a oferta de materiais didáticos impressos aliados ao ensino online e ainda o método utilizado no sistema de avaliação.

Por fim, mas não menos importante, as mensalidades devem caber no seu bolso para que você possa finalizar o curso com tranquilidade. Com toda certeza, ao considerar todos estes pontos, você estará optando pela melhor faculdade.

Perfil do profissional formado em Gestão Comercial

podcast curso de gestão comercial

Quem deseja seguir carreira na área de gestão comercial precisa ser dinâmico, gostar de fazer contatos, assumir desafios e também de liderar equipes.

Entre as principais características do perfil do profissional de gestão comercial, podemos citar ainda que durante o curso você irá desenvolver habilidades como a autoconfiança, visão estratégica, organização e negociação.

É possível atuar como gerente, operador ou empreendedor em microempresas ou até mesmo em multinacionais nos setores de saúde, serviços, bancos, seguradoras, atacado, varejo, consultoria, hotelaria, entre outros.

Mercado de trabalho para tecnólogo em Gestão Comercial

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Se você está pensando em iniciar o curso, precisa saber primeiro como é o mercado de trabalho para tecnólogo em Gestão Comercial. Como essa é uma profissão estratégica que auxilia no progresso na empresa, a cada dia aparecem novas vagas aguardando profissionais qualificados. Essas oportunidades são para cargos de nível médio e alto grau dentro das companhias, sem mencionar que os salários são bem atrativos.

Já que o mercado está cada vez mais aquecido e competitivo, as empresas precisam de estratégias para gerar novas oportunidades de negócio, e esse é o trabalho do gestor comercial. A ideia é criar algo que diferencie a empresa das demais concorrentes, como entrega rápida, melhor preço, ou até mesmo, um atendimento impecável.

Esse profissional pode ocupar cargos como assistente comercial, analista comercial, supervisor comercial, diretor comercial ou coordenador comercial. O gestor comercial pode trabalhar em empresas dos seguintes segmentos: comercialização de insumos; consultoria na área comercial; varejo e atacado; prestadora de serviço de consumo final; beneficiamento de bens de consumo e industriais; e muitas outras.

Pós-graduação indicada para tecnólogo em Gestão Comercial

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Quem deseja conquistar uma oportunidade mais atrativa na área de gestão comercial pode optar por uma pós-graduação. Com um curso específico é possível se tornar especialista em um setor e consequentemente se colocar em uma posição mais atrativa no mercado de trabalho.

Entre os cursos de pós-graduação indicados para quem se forma em Gestão Comercial podemos destacar: Gestão Pública, Administração, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gestão de Qualidade, Gestão de Projetos, Gestão Comercial, Administração Financeira, Gestão da Informação, Gestão de Projetos Sociais, Gestão Tributária, Gestão Escolar, entre outras opções.

A sua escolha dependerá da área ou setor em que pretende ingressar. Também é importante pesquisar sobre a instituição escolhida, tanto sobre o material didático como também sobre os valores e a satisfação de alunos e ex-alunos com o curso.

O que se estuda em um curso de Gestão Comercial?

podcast curso de gestão comercial

Antes de se matricular na graduação de tecnologia, é interessante saber o que se estuda no curso de Gestão Comercial. Durante os dois anos de duração, o aluno terá acesso ao conteúdo teórico e prático para se transformar em um bom profissional da área. Para você ter uma ideia mais específica do que aprenderá, é interessante conferir a grade curricular da instituição de ensino. As matérias podem mudar um pouco de acordo com cada faculdade, mas a base de ensino é a mesma.

Durante o primeiro ano do curso de Gestão Comercial, o aluno terá acesso a matérias como: Filosofia das Ciências Sociais; Empreendedorismo; Sociologia Geral; Fundamentos da Economia; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Gestão de Pessoas; Legislação Empresarial; Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais; Fundamentos da Administração; Fundamentos da Contabilidade; Matemática Financeira; e Sistemas de Informações Gerenciais.

Já no segundo ano da graduação, a grade trará disciplinas como: Fundamentos de Marketing; Custos e Formação de Preços; Planejamento Estratégico; Educação Ambiental e Cidadania; Liderança e Formação de Equipes; Administração Financeira; Administração de Varejo e Serviços; Tópicos Especiais em Gestão Comercial; Negociação e Vendas; Direito Comercial e do Consumidor; Marketing Direto, Telemarketing e Prospecção de Clientes; Gestão de Compras e Estoques; Comércio Eletrônico e Negócios na Internet; e Logística Empresarial.

É obrigatório fazer estágio no curso de Gestão Comercial?

podcast curso de gestão comercial

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o estágio Gestão Comercial. Na verdade, essa etapa não é obrigatória nos cursos de tecnólogo. Porém, algumas instituições podem cobrar essa prática. Então, para confirmar essa informação é necessário conferir a grade curricular de cada faculdade. Assim, você saberá sobre a presença ou não do estágio e também, sobre as disciplinas que aprenderá durante a graduação.

Mas, mesmo que o curso não conte com estágio Gestão Comercial, ainda assim terá outras etapas avaliativas. Como provas, trabalhos, atividades integradoras e atividades complementares. Sendo assim, o aluno sairá da faculdade pronto para enfrentar os desafios da profissão.

Quanto custa uma faculdade de tecnologia em Gestão Comercial?

O valor de uma faculdade de tecnologia em Gestão Comercial dependerá da quantidade de meses que você optar:

Quanto custa uma faculdade de tecnologia em Gestão Comercial?

Quanto tempo dura a faculdade de Gestão Comercial?

A faculdade de gestão comercial dura 2 anos e o curso é dividido em 4 semestres.

Quanto tempo dura a faculdade de Gestão Comercial?

Quanto ganha um tecnólogo em Gestão Comercial

O salário médio no Brasil para quem possui diploma de gestão comercial, dependerá do porte da empresa:

Quanto ganha um tecnólogo em Gestão Comercial

Faculdade de Gestão Comercial. O que é?

A Gestão Comercial tem como objetivo aumento da qualidade, produtividade e competitividade de empresas dos mais variados setores.

Faculdade de Gestão Comercial. O que é?

Curso de tecnologia em Gestão Comercial EAD é reconhecido pelo MEC?

Sim, o Ministério da Educação (MEC) libera a prática de ensino do curso de Gestão Comercial EAD.

Curso de tecnologia em Gestão Comercial EAD é reconhecido pelo MEC?

Todas as faculdades são credenciadas pelo MEC?

Não, tanto no curso de Gestão Comercial EAD quanto no presencial há faculdades que possuem esse credenciamento e outras que não possuem. Sendo assim, é preciso verificar essa informação diretamente no portal do MEC.

Existem cursos de bacharelado e tecnologia em Gestão Comercial?

O curso de Gestão Comercial é um daqueles cursos de nível superior que possuem apenas o tecnólogo como opção de graduação. Isso mesmo, não existe bacharelado em Gestão Comercial.

A Tecnologia em Gestão Comercial EAD tem dois anos de duração, divididos em quatro semestres, onde a grade curricular é mais focadas em preparar o aluno para o mercado de trabalho, tendo como prioridade mais disciplinas práticas e menos disciplinas teóricas.

E se sua preocupação for o diploma, pode ficar tranquilo, o curso de Tecnologia em Gestão Comercial é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação como sendo um curso de nível superior, conferindo a quem o conclui o grau de tecnólogo.

Por que fazer faculdade de Gestão Comercial?

Você tem boa capacidade de organização e administração do tempo? Tem entre suas habilidades a facilidade em lidar com matemática? É craque em criar ótimas estratégias de venda? Gosta de marketing, logística e economia? Mas principalmente, quer atuar na área de Gestão Comercial? Então você precisa fazer uma faculdade!

Somente tendo um diploma superior de Tecnólogo em Gestão Comercial será possível abrir as portas do mercado de trabalho para atuar como Analista Comercial, Gestor Comercial, Assistente Comercial de Vendas, Gerente Comercial, Relacionamento com o Cliente, entre outras tantas funções que a área oferece.

Portanto, se esse é o seu sonho, matricule-se agora mesmo no curso de Tecnologia em Gestão Comercial EAD.

É preciso ter curso superior para trabalhar na área comercial?

A pergunta que dá título a esse tópico tem uma resposta simples: Sim! Se você pretende atuar como um Gestor Comercial, sendo responsável pelo gerenciamento e administração das vendas de uma empresa, contribuindo com o desenvolvimento de campanhas comerciais, cuidando da manutenção da satisfação dos clientes, e claro, recebendo os excelentes salários que o cargo oferece, precisa sim ter um curso superior em Tecnologia em Gestão Comercial.

E o mesmo vale para o caso de você querer trabalhar como Analista Comercial ou Assistente de Vendas, seja em pequenas, médias ou grande empresas físicas ou na parte de comércio eletrônico. Enfim, para ter as portas do mercado de trabalho abertas você precisa ter um diploma de tecnólogo em Gestão Comercial EAD.

No curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso costuma dar um certo medo em boa parte dos alunos de nível superior. Porém, se você pretende se tornar aluno de Tecnologia em Gestão Comercial EAD não terá com o que se preocupar, pois no curso não há necessidade de produzir um TCC.

Suas únicas obrigações no decorrer dos quatro semestres serão conquistar boas notas e, consequentemente, a aprovação em todas as disciplinas, e participar das atividades complementares e das atividades integradoras.

Conquistar seu diploma na faculdade de Gestão Comercial a distância será simples assim!

Experimente e comprove!

CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

Metodologia EAD Premium
O material didático é elaborado por autores. Isso significa que eles têm domínio completo sobre aquilo que escrevem. O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas explicando o que escreveu e elabora as questões da prova. Por isso você estuda sem ter dúvidas.
Metodologia EAD Premium
Cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas. E todo o conteúdo também está disponível no formato online.

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

BASE LEGAL

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial forma o profissional com competências para compreender a Gestão Comercial.

 O egresso estará apto a:

  • Reconhecer o processo de planejamento financeiro;
  • compreender, definir e avaliar negócios e seus reflexos nas finanças organizacionais;
  • desenvolver conhecimentos práticos de finanças integrada trabalhando com o trinômio: qualidade, produtividade, custos;
  • desenvolver e aplicar política global de negócios;
  • gerenciar solução de problemas financeiros em ambientes com constantes mudanças;
  • elaborar e propor novas tecnologias para gestão Comercial;
  • propor, estabelecer e gerenciar estratégias de investimento, de custos, de compras e de estoques;
  • desenvolver capacidade de reflexão, análise e síntese dos processos financeiros, por meio do entendimento global da cadeia de valor;
  • desenvolver a habilidade de pensar e planejar estrategicamente sobre as operações que envolvem finanças visando a aplicação e concretização no dia a dia dos negócios;

guiar o pensamento e a habilidade para criar a estrutura necessária de métodos, procedimentos e técnicas, que resultem em valores para clientes, fornecedores, acionistas, parceiros estratégicos e comunidade, desenvolvendo atitudes que privilegiem a visão estratégica para o gerenciamento de negócios.