OBJETIVOS DO CURSO

O projeto de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira proposto pela UNIFACVEST considera e está em conformidade com as Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Tecnologia, a Resolução CNE/CP N°3,18/12/2002 (DCN) e o Catalogo Nacional do Curso Superior de Tecnologia, bem como de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96).

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da UNIFACVEST tem por finalidade a formação de profissionais com competências na gestão dos recursos financeiros empresariais, aplicando métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros, por meio de estudos de viabilidade econômica, objetivando otimizar os investimentos, a captação de recursos, sendo também capazes de analisar demonstrações contábeis e, na gestão empresarial, subsidiar o processo de tomada de decisão.

Os objetivos específicos para a formação do profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira são:

 

  • Capacitar os alunos com formação técnica e científica para atuar como Tecnólogo em Gestão Financeira em organizações públicas e privadas;
  • instrumentalizar os alunos para o uso dos recursos tecnológicos e informatizados, disponíveis, na área de Gestão Financeira;
  • desenvolver o espírito crítico, integrando o processo formativo com a realidade nacional e da empresa;
  • fomentar o comprometimento com a realidade nacional e a promoção do desenvolvimento econômico;
  • despertar nos alunos a vocação na liderança, o senso ético, a responsabilidade social e a cidadania;
  • oportunizar as práticas profissionais de forma que aos alunos possam aplicar as teorias estudadas por meio dos conteúdos das disciplinas do curso, no cotidiano da profissão.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
Introdução às Ciências Sociais 60h
Empreendedorismo 60h
Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Módulo 1 B
Sociologia Geral 60h
Economia e Mercado 60h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 60h
Gestão de Pessoas 60h
Semestre 2
Módulo 2 A
Legislação Empresarial 60h
Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais 30h
Comunicação Empresarial 60h
Língua Brasileira de Sinais - Libras 30h
Módulo 2 B
Introdução à Administração 60h
Fundamentos de Finanças 60h
Estatística Aplicada 60h
Atividade Integradora I 15h
Semestre 3
Módulo 3 A
Fundamentos de Contabilidade 60h
Planejamento e Controle Financeiro 90h
Educação Ambiental 30h
Custos e Formação de Preços 75h
Módulo 3 B
Planejamento e Administração Tributária 75h
Mercado Financeiro e de Capitais 90h
Tópicos Especiais 30h
Semestre 4
Módulo 4 A
Análise das Demonstrações Financeiras 60h
Administração do Capital de Giro 90h
Administração Financeira 90h
Módulo 4 B
Engenharia Econômica: Decisão e Investimentos 60h
Controladoria 60h
Análise de Risco e de Crédito 90h
Atividade Integradora II 15h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 100h
Carga horária total do curso: 1810h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

Universidade excelente, metodologia EAD é a melhor que tem, com livros físicos e dvds já gravados com as aulas, pude assistir até quando estava sem internet, o curso também foi excelente pude aprender com qualidade no ensino. Conclui o curso em agosto e o diploma veio muito rápido também, o atendimento foi muito bom quando precisei, recomendo a todos!

Warley Armondes - Curso de GESTÃO FINANCEIRA - 03/12/2020

Amando a cada dia os aprendizados que a Unifacvest nos proporciona!

Maricleia Pontes Keiber - Curso de GESTÃO FINANCEIRA - 20/06/2019

Estou adorando esta oportunidade de voltar a estudar na Unifacvest, a instituição é ótima.

Vania - Curso de GESTÃO FINANCEIRA - 28/03/2019

Grade curricular do curso de tecnologia em Gestão Financeira

A carga horária total do curso de tecnologia em gestão financeira é de 1.810 horas distribuídas em dois anos. Nos primeiros 2 semestres você terá contato com disciplinas que envolvem Filosofia das Ciências Sociais, Empreendedorismo, Prática Textual em Língua Portuguesa, Sociologia Geral, Fundamentos da Economia, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Gestão de Pessoas, Legislação Empresarial, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, Comunicação Empresarial, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Introdução à Administração, Fundamentos de Finanças e Estatística Aplicada.

Já nos dois semestres finais, as disciplinas envolvem Fundamentos de Contabilidade, Planejamento e Controle Financeiro, Educação Ambiental e Cidadania, Custos e Formação de Preços, Planejamento e Administração Tributária, Mercado Financeiro e de Capitais, Tópicos Especiais em Gestão Financeira, Análise das Demonstrações Financeiras, Administração do Capital de Giro, Administração Financeira, Engenharia Econômica: Decisão e Investimentos, Controladoria e Análise de Risco e Crédito.

Por fim, além da grade curricular acima, será necessário fazer Atividades Complementares, que podem ser realizadas já a partir do primeiro período. E ainda, existem também as Atividades Integradoras para reflexão sobre o conteúdo estudado.

O que faz uma pessoa formada em Gestão Financeira?

Se você está curioso para saber o que faz gestão financeira, veio ao lugar certo!

Quem se forma no curso de Tecnologia em Gestão Financeira tem entre as suas habilidades o planejamento financeiro de uma empresa ou instituição. Desta forma, compete ao tecnólogo em gestão financeira a organização, captação e aplicação de recursos, otimizando investimentos.

Além disso, após a conclusão do curso, o profissional também está habilitado a efetuar a análise de crédito e demonstrativos contábeis, auxiliando a tomada de decisões da empresa.

Quais são as áreas de atuação de uma pessoa formada em Gestão Financeira?

O profissional formado em um curso de gestão financeirapode atuar em indústrias, comércios, prestadoras de serviço, agências financeiras, consultorias, empresas públicas ou privadas de porte pequeno, médio ou grande.

Com o diploma em gestão financeira, o profissional será capaz de utilizar técnicas, métodos, tecnologias e conceitos financeiros para realizar análise de demonstrações contábeis, otimização de investimentos, gerenciamento e controle do orçamento e dos custos para apoiar a tomada de decisão nas organizações.

Depois de formado poderá exercer as funções de Assistente Financeiro, Orçamentista, Controller, Analista Financeiro, Analista de Crédito, Analista de Investimentos, Analista de Mercado Financeiro, Analista de Recursos Financeiros, Gerente de Contas, Gerente de Finanças, Supervisor de Operações Financeiras e Consultor Financeiro.

Mercado de trabalho para tecnólogo em Gestão Financeira

Elemento fundamental em qualquer empresa, o profissional tecnólogo em Gestão Financeira tem lugar garantido no mercado de trabalho.

Na iniciativa privada, sua atuação está vinculada a comércios, indústrias, prestadoras de serviço, bancos, agências financeiras e consultorias, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Já na iniciativa pública, muitas vagas são oferecidas por meio de concursos públicos em prefeituras municipais, ou ainda, em órgãos como conselhos federais.

Por fim, o mercado de trabalho gestão financeira é bastante amplo e tem aumentado a cada ano.

Existe concurso público para formados em tecnologia em Gestão Financeira?

Se você está no curso de Gestão Financeira e quer saber se existem concursos públicos nessa área, pode ficar tanquilo, pois a resposta é sim, exstem oportunidades para o profissional na iniciativa pública.

Os concursos para os profissionais formados em tecnologo de Gestão Financeira são de nível superior, e os diplomas só são aceitos se a instituição de ensino for devidamente certificada junto ao Ministério da Educação, o MEC.

As oportunidades podem ser em concursos municipais, estaduais ou federais. As vagas, salários e carga horária são definidas por cada órgão e divulgadas nos editais de abertura de cada certame.

Quais são as melhores faculdades de tecnologia em Gestão Financeira?

Para escolher a melhor faculdade gestão financeira, saiba que alguns aspectos devem ser levados em consideração.

O primeiro deles deve ser referente aos conceitos e avaliações atribuídos pelo Ministério da Educação - MEC à instituição.

Na sequência, você deve prestar atenção aos benefícios oferecidos pela faculdade, como por exemplo flexibilidade no prazo de duração do curso e variedade na oferta de materiais didáticos como livros impressos, DVDs e acesso online.

Por fim, é necessário ainda considerar o valor das mensalidades. Elas devem se ajustar ao seu bolso sem causar qualquer prejuízo financeiro.

Assim, seguindo estas dicas básicas, você escolherá a melhor opção e desfrutará da melhor metodologia de ensino.

O que se estuda em um curso de Gestão Financeira?

podcast curso de Gestão Financeira

O profissional tecnólogo em Gestão Financeira tem sob sua responsabilidade o planejamento orçamentário de uma empresa ou instituição.

E para lidar com tamanha responsabilidade, ele deve ter uma formação sólida e completa. Por isso, durante o período de graduação, as materias de gestão financeira combinam teoria e prática na medida certa.

Desta forma, ao analisar a grade curricular do curso, você encontrará disciplinas como empreendedorismo, fundamentos da economia, legislação empresarial, finanças, estatística, controle financeiro, administração tributária, controladoria, mercado financeiro, análise de risco e crédito, além de atividades integradoras e outros conteúdos diversos que fazem parte do currículo obrigatório.

Quais as diferenças entre o técnico e o tecnólogo em Gestão Financeira?

podcast curso de Gestão Financeira

Se você tem dúvidas entre o tecnologo em gestão financeira ou o curso técnico, precisa entender as principais diferenças entre eles. A mais importante a ser levada em consideração ao fazer a matrícula no curso é em relação ao nível de escolaridade que cada um representa.

O curso técnico é de nível médio, enquanto o tecnólogo em Gestão Financeira é um curso superior.

Além disso, os cursos tem algumas outras diferenças. Como, por exemplo:

  • A duração: o curso técnico de gestão financeira pode durar alguns meses ou mais de 3 anos, enquanto o tecnólogo dura, em média, de 2 a 3 anos;
  • Os requisitos para a matrícula: como já dissemos, o tecnólogo é um curso de nível superior, portanto é obrigatório que o aluno tenha concluído o ensino médio.
  • O mercado de trabalho: as duas modalidades tem foco em uma formação voltada ao mercado de trabalho. Porém, o curso técnico forma profissionais para cargos operacionais, enquanto o tecnólogo gestão financeira forma profissionais habilitados a ocupar cargos de chefia dentro das empresas.

Pós-graduação indicada para tecnólogo em Gestão Financeira

podcast curso de Gestão Financeira

Quem deseja conquistar uma oportunidade mais atrativa na área de gestão financeira pode optar por uma pós-graduação. Complementando a formação com o diploma de curso específico é possível se tornar especialista em um setor e dessa maneira se colocar em uma posição mais atrativa dentro do mercado de trabalho.

Entre os cursos de pós-graduação indicados para quem se forma em Gestão Financeira podemos destacar: Análise de Risco e Gestão; Direito Público e Gestão; gestão Financeira Corporativa; Gestão Financeira e Orçamentária; Gestão Financeira e Controladoria; Marketing e Gestão Financeira; MBA em Gestão Financeira e Auditoria; entre outras opções.

Lembrando que a escolha depende da área ou setor em que se pretende ingressar. Também é muito importante pesquisar sobre a instituição, tanto sobre o material didático como também sobre valor de mensalidade e satisfação dos ex-alunos do curso.

Perfil do profissional formado em Gestão Financeira

podcast curso de Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira é ideal para quem quer uma formação de nível superior focado no mercado de trabalho e com um tempo de duração menor que os cursos de graduação mais tradicionais.

Mas para conquistar um bom cargo no mercado de trabalho, o profissional de Gestão Financeira precisa ter algumas características específicas, que são fundamentais para uma boa execução do trabalho. Por exemplo: perfil de liderança, comunicação e negociação, perfil analítico e conhecimentos em finanças, contabilidade ou economia.

Então, se você se encaixa nesse perfil, o curso de Gestão Financeira é ideal para você. E com essas características, com certeza você irá trilhar uma carreira de sucesso após a conclusão do curso de Gestão Financeira.

É preciso ter curso superior para trabalhar na área financeira?

podcast curso de Gestão Financeira

Se o seu objetivo é trabalhar na área financeira de empresas privadas, ONGs ou até mesmo na Gestão pública, precisa saber que os melhores cargos e salários são para profissionais que tenham um diploma de nível superior.

A boa notícia é que o curso de Gestão financeira é um curso de nível superior com um tempo de duração de apenas dois anos e totalmente voltado aos desafios do mercado de trabalho. Com ele você vai ter uma formação específica para os cargos dentro dos setores financeiros e ainda vai conquistar seu diploma de nível superior, podendo abrir portas para vagas de analista financeiro, gestor e demais cargos dentro dessa área.

Então, se você busca por uma dessas oportunidades, pode começar agora mesmo o curso de gestão financeira para alcançar seus objetivos profissionais.

Quanto ganha um tecnólogo em Gestão Financeira

O salário médio no Brasil para quem possui diploma de gestão financeira, dependerá do porte da empresa:

Quanto ganha um tecnólogo em Gestão Financeira

Quanto custa uma faculdade de tecnologia em Gestão Financeira?

O valor de uma faculdade de tecnologia em Gestão Financeira dependerá da quantidade de meses que você optar:

Quanto custa uma faculdade de tecnologia em Gestão Financeira

Faculdade de Gestão Financeira. O que é?

A Gestão Financeira tem como objetivo guiar as ações de uma empresa para aumentar seus resultados financeiros.

Para isso são utilizadas algumas técnicas:

Faculdade de Gestão Financeira. O que é

Quanto tempo dura a faculdade de Gestão Financeira?

A faculdade de gestão financeira dura 2 anos e o curso é dividido em 4 semestres.

Quanto tempo dura a faculdade de Gestão Financeira

Curso de tecnologia em Gestão Financeira EAD é reconhecido pelo MEC?

Sim, o Ministério da Educação reconhece e libera o estudo de tecnologia em gestão financeira na modalidade a distancia.

Curso de tecnologia em Gestão Financeira EAD é reconhecido pelo MEC

Por que fazer faculdade de Gestão Financeira?

Bom, primeiro e mais importante dos motivos, porque apenas fazendo uma faculdade de Gestão Financeira será possível conquistar o diploma e, consequentemente, a habilitação necessária para conseguir oportunidades no mercado de trabalho, podendo então colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.

Durante a Tecnologia em Gestão Financeira EAD você aprenderá: Fundamentos da Economia; Introdução à Administração; Fundamentos de Finanças; Planejamento e Controle Financeiro; Mercado Financeiro e de Capitais; Administração do Capital de Giro; Administração Financeira; Engenharia Econômica.

Isso para citar apenas algumas disciplinas que te deixarão pronto para, tão logo se forme no curso de Tecnologia em Gestão Financeira a distancia, possa atuar nas melhores e mais conceituadas empresas do ramo.

Existem cursos de bacharelado e tecnologia em Gestão Financeira?

O curso de Gestão Financeira faz parte dos que que possuem apenas o tecnólogo como opção para quem quer se graduar nessa área. Portanto, não há um bacharelado em Gestão Financeira EAD. Mas fique tranquilo, se o que te preocupa é a questão do diploma, saiba que o tecnológico é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação como sendo de nível superior, conferindo ao formando o grau de tecnólogo.

Tecnologia em Gestão Financeira EAD é um curso que tem, obrigatoriamente, pelo menos dois anos de duração, divididos em quatro períodos, e composto por uma grade curricular focada na preparação do aluno para o mercado de trabalho, priorizando disciplinas mais voltadas para a prática do que para a teoria.

É obrigatório fazer estágio no curso de Gestão Financeira?

Uma dúvida muito comum de quem irá começar o curso superior de Gestão Financeira EAD é se existe a obrigação de fazer um estágio. Porém, quando se trata da Tecnologia em Gestão Financeira essa obrigação não existe!

Além de ser aprovado em todas as disciplinas que fazem parte da grade curricular, as outras únicas atividades obrigatórias são as chamadas complementares e integradoras.

Viu como é fácil e rápido se formar no curso Tecnologia em Gestão Financeira a distancia?

Experimente e comprove!

No curso de Tecnologia em Gestão Financeira tem TCC?

Um dos maiores causadores de ansiedade em quem faz uma faculdade é o famoso Trabalho de Conclusão de curso. Porém, quem opta por se matricular em Tecnologia em Gestão Financeira EAD pode deixar de lado essa preocupação, uma vez que trata-se de um curso onde não existe a necessidade de produzir um TCC.

As únicas obrigações do aluno durante os quatro semestres que compõem o curso são, claro, conquistar boas notas e ser aprovado nas disciplinas, além de participar das atividades complementares e atividades integradoras que também estarão presentes no decorrer da caminhada.

Resumindo, com foco, disciplinas e matriculado na melhor instituição EAD, conquistar seu diploma no curso de Gestão Financeira a distancia será muito simples!

Experimente e comprove!

CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

Metodologia EAD Premium
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD Premium
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD Premium
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD Premium
Você pode dedicar mais tempo para as disciplinas que mais gosta e menos para aquelas que não gosta.

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

BASE LEGAL

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia para o Curso de Gestão Financeira, o perfil do egresso que a UNIFACVEST deseja formar o profissional com competências para compreender a gestão financeira como parte integrante da estratégia corporativa, tendo em vista aspectos de racionalização contínua dos processos financeiros e na identificação de oportunidades de negócios, aumento da produtividade e consequentemente redução de custos. O egresso estará apto a:

 

  • reconhecer o processo de planejamento financeiro;
  • compreender, definir e avaliar negócios e seus reflexos nas finanças organizacionais;
  • desenvolver conhecimentos práticos de finanças integrada trabalhando com o trinômio: qualidade, produtividade, custos;
  • desenvolver e aplicar política global de negócios;
  • gerenciar solução de problemas financeiros em ambientes com constantes mudanças;
  • elaborar e propor novas tecnologias para gestão financeira;
  • propor, estabelecer e gerenciar estratégias de investimento, de custos, de compras e de estoques;
  • desenvolver capacidade de reflexão, análise e síntese dos processos financeiros, por meio do entendimento global da cadeia de valor;
  • desenvolver a habilidade de pensar e planejar estrategicamente sobre as operações que envolvem finanças visando a aplicação e concretização no dia a dia dos negócios;
  • guiar o pensamento e a habilidade para criar a estrutura necessária de métodos, procedimentos e técnicas, que resultem em valores para clientes, fornecedores, acionistas, parceiros estratégicos e comunidade, desenvolvendo atitudes que privilegiem a visão estratégica para o gerenciamento de negócios.

No mercado de trabalho, os tecnólogos em Gestão de Gestão Financeira poderão atuar em organizações públicas ou privadas. Poderá exercer assessorias e consultorias; prestar atendimento em corretoras de investimentos, bolsa de valores, nas seguintes funções: analista financeiro; analista de crédito; analista de investimentos; contas a pagar/receber; consultor de finanças corporativas.

Com esta formação poderá ser autônomo, cuidando de seu próprio negócio com mais e melhores competências financeira e, ainda, nas empresas onde desejar trabalhar poderá conquistar posições gerenciais como de controller (informação, custos e orçamentos), gerente financeiro e tesoureiro. O segmento terciário também vem fazendo uso dessa área, o que se traduz na abertura de mais e novas frentes de trabalho.