METODOLOGIA
-
Os livros são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial. -
Com livros , videoaula e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado. -
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Conheça o material didático
Com o livro você acessa as videoaulas de maneira prática e rápida, via QR code
AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.
CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST
O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?
Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
Cópia simples do CPF;
-
Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
encontros presenciais
Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.
Sistema de Avaliações EAD Premium
O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares.
OBJETIVO
O projeto de Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNIFACVEST considera e está em conformidade com a Resolução CNE/CP N°3,18/12/2002 (DCN) e o Catalogo Nacional do Curso Superior de Tecnologia de 2016, bem como de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96).
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing - da UNIFACVEST tem por objetivo formar profissionais capazes de contribuir com a melhoria das ações de marketing no mercado, transformando conhecimentos na gestão de produtos, marcas e serviços, observando os valores éticos as questões de sustentabilidade econômica, ambiental e social.
Os objetivos específicos de formação do profissional em Marketing são:
- Identificar as necessidades do mercado e fatores a serem considerados no marketing;
- Criar um plano de marketing;
- Gerenciar projetos em marketing;
- Gerenciar mudanças;
- Elaborar o composto mercadológico de um produto ou serviço;
- Prospectar clientes e gerenciar as vendas no mercado;
- Gerenciar ações de comunicação;
- inovar nas propostas de canais de distribuição;
- Aplicar novas tecnologias para o marketing eletrônico;
- Atuar na cadeia logística como orientador e ou implementador de ações de mercado;
- Atuar como um líder motivador na implantação de ações de marketing.
- Formar Profissionais com capacidade criativa e empreendedora frente às mudanças na economia, no cenário das novas tecnologias;
- Desenvolver os alunos para atuação eficaz no mundo produtivo, no que diz respeito a tomada de decisão, planejamento empresarial, estudos de viabilidade dos negócios e implantação de marketing;
- Preparar profissionais com capacidade de assimilação do processo das organizações em relação aos incrementos de normatização da qualidade, objetivando a elevação dos níveis de produtividade;
- Capacitar os alunos com uma formação profissional que os permita gerenciar sua própria empresa ou de terceiros, atendendo à demanda e à tendência de mercado.
GRADE CURRICULAR
LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR | 45h |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 30h |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 45h |
FUNDAMENTOS DE MARKETING | 60h |
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS | 30h |
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO | 60h |
OPTATIVA I | 30h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - I | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - I | 20h |
ECONOMIA E MERCADO | 60h |
ANÁLISE DE MERCADO | 60h |
FUNDAMENTOS DE FINANÇAS | 60h |
ATIVIDADE INTEGRADORA I | 15h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - II | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - II | 20h |
CONTABILIDADE GERAL | 60h |
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARKETING DE RELACIONAMENTO | 45h |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 30h |
GESTÃO DE MARKETING | 60h |
ESTATÍSTICA APLICADA | 60h |
ESTRATÉGIA DE MARKETING | 60h |
GESTÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 60h |
GESTÃO DE PESSOAS | 60h |
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE MARKETING | 60h |
EMPREENDEDORISMO | 60h |
OPTATIVA II | 30h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - III | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - III | 20h |
MARKETING DIGITAL | 45h |
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING | 60h |
MARKETING DE SERVIÇOS | 45h |
TÓPICOS ESPECIAIS | 30h |
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING | 45h |
ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIOAL | 60h |
GESTÃO DE MARCAS | 60h |
ATIVIDADE INTEGRADORA II | 15h |
ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE) - IV | 20h |
ATIVIDADE PRÁTICA E COMPLEMENTAR (APC) - IV | 20h |
Carga horária total do curso: | 1600h |
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing forma o profissional apto a atuar na gerência de empresas e no seu próprio empreendimento, desenvolvendo estratégias mercadológicas iniciadas com a interpretação das necessidades e desejos dos consumidores, passando pela elaboração de processos de todas as ações que envolvem a análise, pesquisa, planejamento e controle dos produtos e serviços da organização. Também estará apto a elaborar estratégias de comunicação com os consumidores e o mercado, analisando as tendências de mercado.
As competências e habilidades a serem desenvolvidas no egresso, como perfil profissional, são:
- Liderança: ser capaz de estimular, orientar, conduzir e delegar poderes a pessoas, para o alcance de objetivos e para dispor e otimizar recursos;
- Relacionamento: ser capaz de estabelecer e gerir relacionamentos entre pessoas das diferentes áreas de conhecimento, e de trabalhar com equipes na busca de resultados organizacionais;
- Iniciativa e postura proativa: ser capaz de propor soluções ou empreender ações em prol da qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho;
- Postura ética: ser capaz de respeitar os valores definidos pelas empresas e os princípios éticos legais;
- Responsabilidade social e de justiça: ter consciência do impacto das ações individuais e das empresas junto ao mercado e acerca da qualidade de vida das pessoas;
- Qualidade e resultados: ser capaz de gerar resultados para as empresas tanto de forma qualitativa como quantitativa;
- Empreendedorismo: ser capaz de identificar novas oportunidades de produtos, serviços e negócios e também formular e implementar ações competitivas para as empresas;
- Tomada de decisão: ser capaz de avaliar riscos e escolher soluções adequadas, observando sua implementação, assumindo responsabilidade pelas consequências e pelos resultados;
- Negociação: capacidade de interagir com as partes envolvidas no processo, na busca de compromissos entre ideias, propósitos ou interesses, visando ao alcance dos melhores resultados possíveis para as organizações em que atuam;
- Comunicação: capacidade de expressar-se, no próprio idioma e em outros, na forma oral, escrita e não-verbal, com clareza e objetividade, utilizando-se dos diversos meios disponíveis, eliminando as distorções ou ruídos no processo;
- Educação Permanente: compreender a importância de ampliar e atualizar o conhecimento e a prática da vida, do mundo e da profissão, de forma permanente;
- Elaborar políticas com vistas à implementação eficaz de estratégicas de Marketing nas organizações;
- Analisar o ambiente externo e interno da organização, objetivando a formulação de propostas;
- Empregar métodos, técnicas, táticas e instrumentos que aperfeiçoem as atividades mercadológicas das empresas;
- Capacitar para integrar harmoniosamente os conhecimentos teóricos com os conhecimentos práticos, visando uma aprendizagem significativa;
- Aprimorar a capacidade criativa e a iniciativa profissional;
- Definir os objetivos das organizações diante do mercado;
- Abordar conceitos e práticas relacionadas às atividades de marketing;
- Desenvolver todas as etapas de um processo de pesquisa de marketing;
- Minimizar o impacto das dificuldades operacionais da organização e reduzir as ameaças das turbulências no ambiente organizacional, a partir da implementação de instrumentos do marketing;
- Identificar os elementos ou fatores que influenciem a demanda para um produto ou serviço;
- Avaliar e controlar os processos mercadológicos;
- Exercitar a utilização de estratégias de marketing a partir da análise e aplicação em situações reais do mercado local;
- Ampliar o conhecimento do mercado local, com vistas à intervenção positiva dos egressos no desenvolvimento da região metropolitana e da Grande São Paulo;
- Compreender o processo mercadológico, o ambiente externo e o administrativo em que o Gestor de Marketing está inserido;
- Compreender o que é uma empresa, sua estrutura e organização;
- Agir de acordo com os princípios da ética e da cidadania;
- Compreender as influências do marketing nas operações da organização;
- Entender as relações humanas, sociais e empresariais num contexto socioeconômico cultural;
- Compreender os aspectos legais na gestão de um negócio, bem como nas relações com o consumidor;
- Desenvolver a criatividade e a percepção na identificação de oportunidades;
- Compreender e analisar o comportamento do consumidor;
- Saber estruturar e implementar uma pesquisa de mercado;
- Compreender e analisar os resultados de uma pesquisa de mercado;
- Compreender as forças do macro e do micro ambiente que interferem na estruturação de um negócio e quais as principais estratégias a serem adotadas;
- Compreender a correlação entre mercado, produção e logística;
- Saber elaborar um planejamento de marketing;
- Compreender os mecanismos de comunicação e de divulgação do seu negócio no mercado em que está inserido;
- Desenvolver táticas e ações referentes a lançamentos de produtos e serviços;
- Saber como analisar a viabilidade de um produto ou serviço, através da elaboração de um Plano de Marketing;
- Compreender o impacto da gestão de pessoas na fidelização de clientes;
- Compreender o impacto da gestão da informação na implantação do Plano de Marketing.
As funções que podem ser ocupadas por um Tecnólogo em Gestão em Marketing:
- Analista de Mercado e Estratégias de Negócios;
- Analista de Produtos e Serviços;
- Assistente de Logística;
- Assistente de Marketing;
- Assistente de Telemarketing;
- Assistente Técnico de Mercado;
- Auxiliar de Marketing;
- Gerente de Distribuição e Logística;
- Gerente de Marca(s);
- Gerente de Marketing,
- Gerente de Marketing, Relacionamento e Comunicação;
- Gerente de Pesquisa de Marketing;
- Gerente de Produto;
- Gestor de Segmentação de Mercado;
- Gestor de E-commerce;
- Supervisor de Compras e Serviços de Varejo;
- Supervisor de Marketing;
- Supervisor de Merchandising;
- Supervisor de Operações;
- Supervisor de Planejamento Estratégico de Marketing;
- Supervisor de Marketing Digital;
- Gerente de Marketing Digital.
o que eu preciso para acessar o curso no computador?
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;
Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);
Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;
Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;
Processador 2.33GHz ou superior;
Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;
Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;
HD com 30Gb livres;
Monitor com resolução 1024x768 pixels.
Existe concurso público para formados em tecnologia em Marketing?
Sim. Existe oferta de vagas em concurso público para o profissional tecnólogo em marketing.
Atualmente, as oportunidades estão presentes em grandes companhias estatais, como a Petrobrás. No entanto, é sempre bom ficar atento pois as nomenclaturas para os cargos podem variar. Porém, o requisito para participação é um só: possuir o diploma de curso de tecnologia em marketing, desde que cursado em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
É obrigatório fazer estágio no curso de Marketing?
Se você está preocupado com o estágio no curso de Marketing, precisa entender alguns pontos. Há dois formatos de cursos de graduação nessa área: o tecnológico e o bacharelado. No curso de tecnologia não é cobrado estágio, porém, no bacharelado, as faculdades exigem esta etapa.
Sendo assim, respondendo a pergunta: é obrigatório fazer estágio no curso de Marketing? Depende do formato escolhido. Mas, vale lembrar que essa não é a única etapa avaliativa desse curso, os estudantes também passarão por provas, trabalhos, atividades complementares e outros projetos que os deixarão preparados para enfrentar os desafios da profissão.
Quais são as melhores faculdades de tecnologia em Marketing?
Para escolher com segurança a melhor faculdade de tecnologia em Marketing, você deve se preocupar, em primeiro lugar, com os conceitos e avaliações feitos pelo Ministério da Educação.
A partir daí, o ideal é que você leve em consideração também os benefícios oferecidos pela instituição, como por exemplo, a flexibilidade no prazo de duração do curso, oferta de materiais didáticos aliados ao ensino online e método do sistema de avaliação.
Tudo isso, é claro, deve estar disponível em mensalidades que cabem no seu bolso, proporcionando ainda uma rotina ajustável ao seu dia a dia.
Assim, ao considerar todos estes pontos, destacando os prós e contras de cada um, com certeza você estará optando pela melhor faculdade para você.
Pós-graduação indicada para tecnólogo em Marketing
Depois de se formar, é interessante continuar aprimorando o seu conhecimento na área. Por isso, vamos falar de cursos de pós graduação em Marketing que estão em alta no momento. Assim, você pode conhecer alguns temas e analisar qual deles mais se encaixa com as suas habilidades e objetivos profissionais.
Entre os destaques dos cursos de pós graduação em Marketing estão: Marketing Digital; Negociação e Vendas; Negócios em Mídias Sociais; Marketing e Publicidade; Assessoria e Gestão de Comunicação; Comunicação e Marketing; Empreendedorismo, Marketing e Finanças; e Marketing e Varejo.
Com um curso de pós graduação em Marketing, você fica mais bem preparado para os desafios da profissão, pode conquistar melhores vagas, ou, até mesmo, ter um aumento salarial. Então, continue progredindo na profissão e construa uma carreira de sucesso.
Quais são as áreas de atuação de uma pessoa formada em Marketing?
O profissional formado em um curso de marketing pode atuar em diferentes áreas do mercado de trabalho. Dentre as principais podemos citar:
- Marketing Estratégico – atividades realizadas antes da produção do produto (estudo de mercado e concepção do produto).
- Marketing Operacional – trabalho posterior à produção do produto (elaboração de campanhas e estratégias de venda).
- Marketing Digital – um dos mercados mais promissores, usa internet e mídias sociais para estabelecer relacionamento com o cliente.
- Endomarketing – ações dentro das empresas para melhorar a compreensão e o engajamento dos colaboradores.
- Marketing de Relacionamento – relação entre a empresa, seus clientes, fornecedores e parceiros. Cria e mantém canais de comunicação e pós-venda.
- Marketing Esportivo – patrocínio de equipes e realização de eventos esportivos.
- Marketing Político – adequa a imagem de um político ou candidato junto aos eleitores, tanto no período antes das eleições como durante o mandato.
- Marketing Social – promoção de uma causa, conceito ou comportamento social para conscientizar e educar a população.
- Marketing Cultural – associa marcas, produtos e empresas a projetos culturais através de apoios e patrocínios.
- Neuromarketing – estuda as reações cerebrais dos consumidores quando expostos a imagens, vídeos e anúncios de produtos.
- Marketing Antropológico – investiga o comportamento das pessoas ao fazerem suas escolhas de compra por meio da observação no momento em que escolhem ou usam os produtos.
O que faz uma pessoa formada em marketing?
Se você fica se questionando sobre o que faz uma pessoa formada em marketing, vamos esclarecer suas dúvidas. Esse profissional é responsável por criar estratégias para aumentar as vendas de uma determinado produto ou serviço. E para atingir esse objetivo, há a necessidade de conhecer algumas áreas como análise de dados, marketing digital, comportamento do consumidor, publicidade e vendas.
Sendo assim, esse profissional é essencial para diversos tipos de negócio e por isso há muitas oportunidades abertas no mercado de trabalho. Algumas das áreas de atuação em destaque são: marketing político; marketing digital; marketing esportivo; marketing cultural; marketing de relacionamento; neuromarketing; e Inbound marketing.
Agora, você já sabe o que faz um pessoa formada em marketing e, sabe também, que as possibilidades de atuação são muitas. Afinal, toda empresa necessita vender uma ideia, serviço ou produto e para isso, precisa do trabalho e das estratégias desse profissional.
Perfil do profissional formado em Marketing
Quem deseja seguir carreira na área de marketing deve estar sempre atento, acompanhar as notícias e os acontecimentos tanto no Brasil como no mundo.
Entre as principais características do perfil do profissional de marketing, podemos citar a capacidade de observação, facilidade para tratar com pessoas, boa comunicação, empreendedorismo, habilidade de negociação, espírito inovador, criatividade e pensamento estratégico.
Com as mudanças no comportamento dos clientes nos últimos anos, as empresas precisaram se adequar às novas exigências, preocupando-se não só com preço e agilidade no serviço, mas também em manter um bom relacionamento de marca.
O profissional de marketing pode atuar com pesquisas de mercado para entender o perfil do consumidor, traçando posteriormente estratégias de comunicação e venda. Em grandes empresas é comum a elaboração de projetos de fortalecimento da marca a médio e longo prazos. Já nas organizações de pequeno e médio portes existem ações mais imediatas em geral.
Mercado de trabalho para tecnólogo em Marketing
Quando se fala em possibilidades na área de Marketing, a primeira imagem que nos vem à cabeça são as agências de publicidade e comunicação.
Porém, sendo bastante amplo e repleto de oportunidades, o mercado de trabalho em marketing vai mundo além das agências.
Sendo uma das áreas que mais cresce no Brasil, o mercado de trabalho para tecnólogos em marketing está sempre em busca de profissionais dinâmicos, criativos e com boa capacidade análitica.
Isso porque, uma das competências desta função é entender o perfil do consumidor e poder traçar estratégias de ação.
Desta forma, após o período de graduação, os profissionais estarão habilitados para atuar em departamentos de marketing em grandes e médias empresas de diversos segmentos, institutos de pesquisa e órgãos públicos, além de indústrias e órgãos do terceiro setor.
Quanto tempo dura a faculdade de Marketing?
A faculdade de Marketing dura 2 anos e o curso é dividido em 4 semestres.
Quanto ganha um tecnólogo em Marketing?
Curso de tecnologia em Marketing EAD é reconhecido pelo MEC?
Sim, o Ministério da Educação reconhece e libera o estudo do marketing por essa modalidade.
Faculdade de Marketing. O que é?
Durante a faculdade de Marketing você terá contato com disciplinas das áreas de Administração e Comunicação.
É preciso ter curso superior para trabalhar na área de Marketing?
Sim, é necessário ter curso superior em Marketing para atuar na área.
Qual é o curso superior em Marketing?
Na verdade, há duas opções: bacharelado ou tecnólogo. Ambos são considerados cursos de nível superior.
Por que fazer faculdade de Marketing?
Se seu sonho é trabalhar na área de Marketing, não existe outra forma para iniciar essa caminhada que não seja fazer, obviamente, uma faculdade de Marketing. Somente assim você terá o conhecimento e bagagem necessários para iniciar a carreira no mercado de trabalho, e claro, apenas possuindo o diploma será aceito para qualquer vaga que venha a ser oferecida.
Formando-se em Marketing é possível atuar em diversos segmentos. Entre os mais buscados podemos citar: Marketing Estratégico, Marketing Operacional, Marketing Digital, Endomarketing, Marketing de Relacionamento, Marketing Esportivo, Marketing Político, Marketing Social e Marketing Cultural.
Porém, vale mais uma vez repetir, somente será possível ingressar nessas ou em outras áreas após fazer uma faculdade de Marketing EAD. Então, te esperamos no curso de Tecnologia em Marketing do EAD Premium Unifacvest.
Experimente e comprove!
No curso de Tecnologia em Marketing tem TCC?
Uma dúvida que faz parte do cotidiano de praticamente todos aqueles que pensam em fazer o curso de Tecnologia em Marketing EAD é: existe a necessidade de produzir um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC?
A resposta é simples e objetiva: NÃO!
Sua única preocupação durante o curso tecnólogo em Marketing será conseguir boas notas nas provas para ser aprovado nas disciplinas que compõem os pelo menos quatro semestres, e realizar as chamadas atividades complementares e integradoras.
Feito isso é só comemorar a conquista do seu diploma de Marketing!
Tecnologia em Marketing EAD Premium Unifacvest, experimente e comprove!
Os cursos de bacharelado e tecnologia em Marketing são a mesma coisa?
Apesar de muitos ainda acharem, bacharelado em Marketing e tecnologia em Marketing não são a mesma coisa. Muito dessa confusão se explica pelo fato de ambos serem reconhecidos pelo Ministério da Educação da Educação (MEC), como sendo cursos de nível superior.
A diferença é comprovada através de dois aspectos principais: a carga horária, que no tecnólogo em Marketing pode ter metade da duração de um bacharelado e, consequentemente, a grade curricular, ou conteúdo programático, que também acaba sendo menor.
Quais as diferenças entre o bacharel e o tecnólogo em Marketing?
Mesmo que tanto o bacharelado em Marketing quanto o tecnólogo em Marketing sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) como sendo cursos de nível superior, existem importantes diferenças entre eles. Começando pela duração que, enquanto no bacharelado é de oito semestres, no tecnológico são apenas quatro.
Isso nos leva para a segunda diferença, a grade curricular. No bacharelado, como há mais tempo, ela é maior, contendo disciplinas teóricas e práticas em proporções semelhantes. Já no tecnólogo em Marketing EAD, a grade foca mais na necessidade do mercado de trabalho, tendo mais disciplinas práticas e menos teóricas.
E por fim, mas não menos importante, outra diferença será vista ao receber o diploma, pois enquanto o bacharelado confere o grau de bacharel, o curso de tecnologia em Marketing confere o grau de tecnólogo.