OBJETIVO

O curso Superior de Tecnologia em Secretariado Executivo a distância do Centro Universitário Unifacvest visa contribuir para a habilitação do profissional dessa área para atuar no planejamento e organização de serviços de secretarias de centros decisórios das instituições. O curso tem por objetivo também, promover o desenvolvimento de cidadãos com consistentes conceitos e conhecimentos humanos, científicos e tecnológicos relacionados com o campo de atuação do Secretário Executivo, com competência para assessorar e capacidade para contribuir na gestão eficaz de organizações, públicas ou privadas, nacionais e internacionais, desenvolvendo postura reflexiva e crítica que fomente a capacidade de gerir e administrar processos e pessoas.

Ademais, o curso Superior de Tecnologia em Secretariado Executivo na modalidade EaD está em consonância com a Resolução CNE/CP nº3, de 18 de dezembro de 2002, conforme seu art. 2º, onde reforça que os cursos de nível tecnológico têm por objetivo:

I - Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;

II - Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;

III - Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;

IV - Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;

V - Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;

VI - Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;

VII - garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
Introdução às Ciências Sociais 60h
Empreendedorismo 60h
Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Módulo 1 B
Sociologia Geral 60h
Economia e Mercado 60h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 60h
Gestão de Pessoas 60h
Semestre 2
Módulo 2 A
Direito Empresarial 60h
Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais 30h
Comunicação Empresarial 60h
Língua Brasileira de Sinais - Libras 30h
Módulo 2 B
Introdução à Administração 60h
Teoria Geral do Secretariado 90h
Assessoria Executiva e Relações Públicas 90h
Atividade Integradora I 15h
Semestre 3
Módulo 3 A
Gestão Secretarial 90h
Gestão de Processos e Serviços 90h
Educação Ambiental 30h
Módulo 3 B
Ética e Responsabilidade Profissional 60h
Planejamento e Organização de Eventos 90h
Tópicos Especiais em Secretariado 30h
Semestre 4
Módulo 4 A
Marketing Pessoal e Etiqueta 90h
Redação Empresarial 90h
Negociação e Gestão de Conflitos 90h
Módulo 4 B
Tecnologias Aplicadas e Inovação 90h
Gestão de Projetos 60h
Atividade Integradora II 15h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 100h
Carga horária total do curso: 1780h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

Nenhum depoimento encontrado

Grade curricular do curso de tecnologia em Secretariado

A carga horária total do curso de tecnologia em secretariado é de 1.810 horas distribuídas em dois anos. Nos primeiros 2 semestres você terá contato com disciplinas que envolvem Filosofia das Ciências Sociais, Empreendedorismo, Prática Textual em Língua Portuguesa, Sociologia Geral, Fundamentos da Economia, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Gestão de Pessoas, Legislação Empresarial, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Introdução à Administração, Teoria Geral do Secretariado, Assessoria Executiva e Relações Públicas.

Já nos dois semestres finais, as disciplinas envolvem Gestão Secretarial, Gestão de Processos e Serviços, Educação Ambiental e Cidadania, Ética e Responsabilidade Social, Tópicos Especiais em Secretariado, Marketing Pessoal e Etiqueta, Redação Empresarial, Negociação e Gestão de Conflitos, Tecnologias Aplicadas e Inovação, e Gestão de Projetos.

Por fim, além das matérias acima descritas, será necessário fazer Atividades Complementares que podem ser realizadas já a partir do início da faculdade. E ainda, existem também as Atividades Integradoras ao longo dos dois anos, para refletir sobre as disciplinas estudadas.

Pós-graduação indicada para tecnólogo em Secretariado

Quem busca uma opção de pós graduação em secretariado executivo com a finalidade de complementar seus conhecimentos, deve estar atento às tendências do mercado profissional.

Atualmente, para a carreira de Secretariado, as alternativas mais indicadas são nas áreas de Assessoria Executiva, Comunicação Empresarial, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos e, por fim, Gestão Estratégica.

Perfil do profissional formado em Secretariado

O perfil do profissional de secretariado pode variar muito de acordo com o ambiente de trabalho.

Porém, em todos eles é imprescindível ser ético, responsável e respeitoso. Além disso, possuir autoconhecimento e inteligência emocional podem ser grandes diferenciais.

Uma boa comunicação, domínio da língua portuguesa e até mesmo a fluência em outro idioma também podem ser exigidos.

Todas estas habilidades influenciam para que se possa desempenhar uma visão estratégica contribuindo para o bom exercício da profissão.

Existe concurso público para formados em tecnologia em Secretariado?

O mercado de trabalho é bastante generoso com os profissionais graduados em Tecnologia em Secretariado.

Além das diversas oportunidades oferecidas na iniciativa privada, que possibilitam uma atuação bem ampla, existem ainda opções disponíveis por meio de concursos públicos.

Geralmente, o concurso secretariado executivo é ofertado por órgãos como Prefeituras Municipais, Secretarias Estaduais de Educação e Universidades.

Quais são as melhores faculdades de tecnologia em Secretariado?

Se o seu objetivo é ingressar na melhor faculdade de Secretariado, é bom ficar atento a alguns detalhes importantes como conceitos e avaliações feitos pelo Ministério da Educação - MEC.

Ainda neste sentido, é ideal que você também leve em consideração os benefícios oferecidos pela instituição, como flexibilidade no prazo de duração do curso, oferta de materiais didáticos impressos aliados ao ensino online e método simplificado de avaliação. Tudo isso, é claro, incluindo o melhor custo x benefício como critério.

Quais são as áreas de atuação de uma pessoa formada em Secretariado?

O profissional formado no curso de Tecnologia em Secretariado tem diversas oportunidades disponíveis no mercado de trabalho. Por ser uma profissão muito versátil, a procura pelo curso tem crescido muito nos últimos anos.

Entre os setores onde o profissional podem atuar estão indústrias, comércios, empresas de pequeno ou grande porte, órgãos públicos, ONGs. Enfim, o profissional formado em Secretariado EAD pode atuar em todos os setores da economia.

O que se estuda em um curso superior de Secretariado?

podcast curso de secretariado

O curso de Tecnologia em Secretariado tem 24 meses de duração, divididos em 4 semestres. Durante esse tempo, o estudante vai estudar conteúdos que o tornem um profissional competitivo no mercado de trabalho.

Entre as principais disciplinas estão: Gestão de Pessoas, Comunicação Empresarial, Teoria Geral do Secretariado, Assessoria Executiva e Relações Públicas, Gestão Secretarial, Planejamento e Organização de Eventos, Planejamento e Organização de Eventos, Marketing Pessoal e Etiqueta, Redação Empresarial, Negociação e Gestão de Conflitos e diversas outras disciplinas voltadas a prática do Secretariado.

Por fim, além das disciplinas voltadas à prática da profissão, o aluno também terá que realizar Atividades complementares para a conclusão do curso.

O que faz uma pessoa formada em Secretariado?

podcast curso de secretariado

O profissional formado no curso de Secretariado pode atuar em empresas de todos os portes e em todos os setores da economia.

No exercício da função, ele pode atuar como assistente administrativo ou na recepção dessas empresas e escritórios. Além disso, esse profissional é o responsável por organizar o ambiente de trabalho, arquivar documentos, redigir cartas, oficios e comunicados. Ele também pode participar de reuniões, registrando o que foi acordado e discutido.

Por fim, esse profissional é o responsável pelo atendimento aos clientes e atendimento telefônico.

Então, se você tem interesse por essas atividades descritas acima, o curso de Tecnologia em Secretariado é o ideal para você.

Mercado de trabalho para tecnólogo em Secretariado

podcast curso de secretariado

Uma pessoa formada em Secretariado vai encontrar um mercado de trabalho bem amplo e diversificado, existem oportunidades de emprego em todas as regiões do Brasil, em organizações de todos os tipos e porte.

Entre as principais opções para atuação do tecnólogo em secretariado podemos citar indústrias, comércios, empresas prestadoras de serviços, ONGs e órgãos públicos. A maior concentração de vagas é nos grandes centros urbanos e nos lugares com maior concentração industrial.

O profissional poderá atuar cumprindo funções semelhantes às de um recepcionista ou assistente administrativo. Organizará o ambiente de trabalho, bem como o arquivo de documentos, e fará a redação de comunicados e ofícios. Poderá participar de reuniões, palestras e conferências, registrando tudo que foi discutido. E ainda, organizará a agenda de compromissos dos executivos da empresa.

A remuneração média é de R$ 2.300 para jornada de 40 horas semanais. A profissão é regulamentada, e além do diploma é necessário obter um registro profissional junto a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Os cursos de Secretariado e Secretariado Executivo são a mesma coisa?

podcast curso de secretariado

A principal diferença entre as graduações de Secretariado e Secretariado Executivo diz respeito ao tempo de duração dos cursos.

O curso de Tecnologia em Secretariado possui duração de dois anos, já o curso de Secretariado Executivo tem a duração estendida de quatro anos.

As duas graduações possibilitam ao profissional assessorar executivos e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos e redigindo documentos. Além disso, os secretários podem gerenciar processos administrativos, de controle de qualidade, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.

Faculdade de Secretariado. O que é?

O curso de Secretariado prepara profissionais para:

Faculdade de Secretariado. O que é

Curso de tecnologia em Secretariado EAD é reconhecido pelo MEC?

Sim, o Ministério da Educação (MEC) reconhece o curso de Tecnologia em Secretariado na modalidade a distância.

Curso de tecnologia em Secretariado EAD é reconhecido pelo MEC

Quanto ganha um tecnólogo em Secretariado

O salário médio no Brasil para quem possui diploma de tecnologia em secretariado, dependerá do nível de experiência:

Quanto ganha um tecnólogo em Secretariado

Quanto custa uma faculdade de tecnologia em Secretariado?

O valor de uma faculdade de tecnologia em secretariado dependerá da quantidade de meses que você optar:

Quanto custa uma faculdade de tecnologia em Secretariado

Quanto tempo dura a faculdade de Secretariado?

A faculdade de tecnologia em secretariado dura 2 anos e o curso é dividido em 4 semestres.

Quanto tempo dura a faculdade de Secretariado

No curso de tecnologia em Secretariado tem TCC?

O TCC, ou seja, o Trabalho de Conclusão de Curso, não é obrigatório para o curso de Tecnologia em Secretariado.

No curso de tecnologia em Secretariado tem TCC

Quais as diferenças entre técnico e tecnólogo em Secretariado?

Se você está pensando em fazer um tecnólogo em Secretariado, mas ainda tem dúvidas sobre qual é a diferença desse curso para o técnico, esse texto foi feito para você. Para começar, vamos falar sobre uma diferença mais sutil, o técnico pode ter de dois meses até três anos de duração, enquanto o tecnólogo em Secretariado conta com de dois a três anos de estudos.

Mas você sabe o motivo dessa diferença de duração? É que o técnico é considerado um curso de nível médio, apenas o tecnólogo em Secretariado pode ser chamado de graduação, ou seja, um curso de nível superior. Estamos falando aqui sobre Secretariado, mas essa explicação serve também para as demais áreas.

Então, agora você já sabe sobre as principais diferenças entre os dois cursos e pode fazer a sua escolha. É importante lembrar que o mercado de trabalho está aquecido neste segmento e está sempre à procura de profissionais qualificados. Então, quanto mais específica e completa for a sua formação, mais portas estarão abertas para você.

Por que fazer faculdade de Secretariado?

Na hora de escolher uma profissão para chamar de sua, surgem muitas dúvidas e inseguranças. Mas, se você está pensando em iniciar uma faculdade de Secretariado, saiba que esta área está em expansão, sendo assim, há boas oportunidades esperando profissionais qualificados. Além disso, logo depois de formados, os secretários e secretárias já iniciam com bons salários, a média é de R$ 2 mil reais por mês.

Mas, vamos falar um pouco mais sobre o dia a dia de trabalho de um profissional formado na faculdade de Secretariado. Entre as principais funções estão: auxiliar na comunicação interna da empresa; redigir cartas e ofícios; fazer o registro de decisões tomadas em reuniões; organizar e arquivar os documentos de uma empresa. Para isso, o profissional precisa estar em contato constante com diferentes áreas, o que proporciona um aprendizado diário.

Já deu para ter uma ideia de como os profissionais formados na faculdade de Secretariado desempenham um papel fundamental. Eles garantem o bom funcionamento de qualquer negócio, seja uma organização ou um escritório, por exemplo. Então, apostar em uma faculdade de Secretariado pode reservar um futuro brilhante e uma carreira de sucesso para você.

É preciso ter curso superior para trabalhar na área de Secretariado?

Sim, é necessário ter curso superior de Secretariado para atuar na área. Na verdade, a profissão é regulamentada no país, então, além do diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), também é necessário obter um registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Dessa forma, quando você for procurar por um curso superior de Secretariado, confira se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC. E é esse reconhecimento que torna o seu diploma bem aceito pelo mercado de trabalho e demais instituições de ensino, quando você for fazer uma especialização, por exemplo.

Se você quer iniciar um curso superior de Secretariado, saiba que essa é uma área em expansão. Sendo assim, o mercado de trabalho está recheado de boas oportunidades esperando profissionais qualificados. Outro bom argumento, é que os secretários e secretárias tendem a começar a carreira já com bons salários.

É obrigatório fazer estágio no curso de Secretariado?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o estágio Secretariado. Na verdade, o estágio supervisionado não é obrigatório no curso de Secretariado, assim como, em nenhum outro curso de tecnologia. Porém, algumas faculdades podem trazer essa etapa na grade curricular. Por isso, é interessante verificar a grade da instituição de ensino antes de iniciar a sua graduação.

Mas, mesmo que a instituição não cobre o estágio Secretariado, há várias outras etapas avaliativas que ajudam a preparar o aluno tanto para os desafios do dia a dia da profissão, quanto para ingressar no mercado de trabalho. Como, por exemplo: provas, atividades integradoras e atividades complementares, além da parte teórica das disciplinas. Então, não há motivos para se preocupar.

CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

Metodologia EAD Premium
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD Premium
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD Premium
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD Premium
Você pode dedicar mais tempo para as disciplinas que mais gosta e menos para aquelas que não gosta.

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

BASE LEGAL

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Curso Superior de Tecnologia em Secretariado Executivo na modalidade EaD forma o profissional tecnicamente habilitado e consciente da relevância de sua função, assim de acordo com o Catálogo Nacional do Curso Superior de Tecnologia - Edição 2016 o egresso estará apto a:

Planejar e organizar os serviços de secretaria; Assessorar executivos, diretores e suas respectivas equipes de forma a otimizar os processos.

Executar atividades de eventos, serviços protocolares, viagens, relações com clientes e fornecedores. Redige textos técnicos. Gerencia informações. Coordena as pessoas que fazem parte de sua equipe. Auxilia na contratação de serviço de terceiros. Acompanha contratos de serviços e o cumprimento dos prazos de execução das atividades. Levanta informações de mercado para tomadas de decisão. Controla arquivos e informações. Supervisiona a execução das decisões. Realiza a comunicação interna e externa. Decide sobre a rotina do departamento em que opera. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado Executivo da UNIFACVEST poderá atuar em:

  • Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
  • Organizações não-governamentais.
  • Órgãos públicos.
  • Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.