OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Licenciatura em Artes, na modalidade a distância, visa formar professores/as para exercerem as funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio e gestão escolar e em outras áreas, nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Instituições escolares e não escolares tais como ONGs, Consultoria empresarial, Instituições hospitalares e Entidades filantrópicas, além de outras áreas ligadas a educação e ao desenvolvimento sócio interacionista da formação do cidadão.

Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o pedagogo pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.

O curso de Licenciatura em Artes, a distância, da FACVEST/UNIFACVEST está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico/a desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).

O referido curso da FACVEST/UNIFACVEST objetiva formar profissionais críticos e pesquisadores, capazes de analisar e eleger material didático mais adequado, que utilize a ludicidade, a afetividade e a criação como referência na prática escolar, valorize a diversidade cultural e a singularidade dos alunos, estimule a interação e que promova atividades corporais e do movimento em sala de aula, promova uma ligação entre a educação infantil e o magistério dos anos iniciais do ensino fundamental, que estimule os alunos a interagir com o conhecimento já produzido.

Promover o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma interdisciplinar, desvelar as desigualdades sociais, trabalhando com a criança os conflitos existentes, na busca de transformações alicerçadas em um novo relacionamento ético, político e afetivo.

Objetivos Específicos

* Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias;

*Articular os conteúdos dos seis núcleos de ensino de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;

* Formar um profissional apto a conhecer, dominar e adequar os conteúdos básicos (da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos) necessários à leitura da realidade social;

* Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;

* Sensibilizar os educadores a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, tanto na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em cursos de Educação profissional e apoio educacional;

* Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;

* Identificar e compreender os elementos que compõe e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;

* Analisar e avaliar criticamente sua prática docente socializando-a nos fóruns próprios.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
História da Educação 45h
Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Formação Docente para a Diversidade 45h
Módulo 1 B
Filosofia da Educação 45h
Libras - Língua Brasileira de Sinais 60h
Sociologia da Educação 60h
Atividade Formativa I 50h
Semestre 2
Módulo 2 A
História da Arte 60h
Psicologia da Educação 60h
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica 60h
Módulo 2 B
Didática 90h
Educação Ambiental e Cidadania 30h
Estética e História da Arte 60h
Atividade Formativa II 50h
Atividade Integradora I 15h
Semestre 3
Módulo 3 A
Currículo e Planejamento da Educação Básica 60h
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva 60h
Educação e Ludicidade 60h
Módulo 3 B
Fundamentos do Ensino das Artes 60h
História da Arte Contemporânea 60h
Artes Visuais - Pintura 45h
Atividade Formativa III 50h
Semestre 4
Módulo 4 A
Computação Gráfica e Multimídias 45h
Artes Visuais - Desenho 60h
História da Arte do Brasil 60h
Módulo 4 B
Metodologia do Ensino de Artes no Ensino Fundamental 60h
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais 30h
Atividade Formativa IV 50h
Atividade Integradora II 15h
Semestre 5
Módulo 5 A
Arte e Cultura 60h
Arte e Artes Visuais - Gravura 45h
Estágio Supervisionado I 200h
Módulo 5 B
Metodologia do Ensino de Artes no Ensino Médio 60h
Transversalidade na Educação 30h
Teoria das Artes Cênicas 45h
Atividade Formativa V 50h
Semestre 6
Módulo 6 A
Artes Visuais - Fotografia. 45h
Arte e Musicalização Aplicadas à Educação Básica 60h
Módulo 6 B
Artes Visuais - Animação 45h
Avaliação da Aprendizagem 60h
Atividade Formativa VI 50h
Atividade Integradora III 15h
Semestre 7
Módulo 7 A
Arte Visuais - Escultura 45h
Corpo, Dança, Expressão e Movimento 60h
Estágio Supervisionado II 200h
Módulo 7 B
Gestão Educacional 60h
Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes 30h
Atividade Formativa VII 50h
Semestre 8
Módulo 8 A
Introdução à Produção Audiovisual 60h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 45h
Tópicos Especiais 30h
Módulo 8 B
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40h
Produção e Edição de Imagem 60h
Atividade Formativa VIII 50h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 200h
Carga horária total do curso: 3200h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

Comecei o curso de artes visuais e realmente eles têm um material incrível e totalmente independente de internet, além de uma boa organização administrativa. Unifacvest, eu recomendo!

Niel Armstrong Aldrin Michael Miranda Lorenço - Curso de ARTES - 02/05/2019

Grade curricular do curso de licenciatura em Artes

A carga horária total do curso de licenciatura em artes é de 3.200 horas distribuídas em quatro anos. Nos primeiros 4 semestres você terá contato com disciplinas que envolvem História da Educação, Prática Textual em Língua Portuguesa, Formação Docente para a Diversidade; Filosofia da Educação, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Sociologia da Educação, História da Arte, Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica, Didática, Educação Ambiental e Cidadania, Estética e História da Arte, Currículo e Planejamento da Educação Básica, Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, Educação e Ludicidade, Fundamentos do Ensino das Artes, História da Arte Contemporânea, Artes Visuais – Pintura, Computação Gráfica e Multimídias, Artes Visuais – Desenho, História da Arte do Brasil, Metodologia do Ensino de Artes no Ensino Fundamental, e Direitos Humanos e Relações Étnicos-Raciais.

Já nos quatro semestres finais, as disciplinas envolvem Arte e Cultura, Arte e Artes Visuais – Gravura, Metodologia do Ensino de Artes no Ensino Médio, Transversalidade na Educação, Teoria das Artes Cênicas, Artes Visuais – Fotografia, Arte e Musicalização Aplicadas à Educação Básica, Artes Visuais – Animação, Avaliação da Aprendizagem, Artes Visuais – Escultura, Corpo, Dança, Expressão e Movimento, Gestão Educacional, Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes, Introdução à Produção Audiovisual, Métodos e Técnicas de Pesquisa, e Tópicos Especiais.

Por fim, além das matérias acima descritas, será necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final dos 4 anos. E Atividades Complementares que podem ser realizadas já a partir do início da faculdade. E ainda, existem também as Atividades Integradoras e Atividades Formativas ao longo dos quatro anos, para refletir sobre as disciplinas estudadas. Para finalizar será necessário cumprir um Estágio Supervisionado, onde serão relacionados os conteúdos aprendidos com a prática da profissão.

Quais são as áreas de atuação de uma pessoa formada em Artes?

O profissional formado em um curso de licenciatura em artes pode atuar em diferentes áreas do mercado de trabalho. Dentre as principais podemos citar: ilustração, pintura, escultura, design de cena, curadoria e educação.

Na área de ilustração é possível trabalhar como ilustrador, contando histórias de maneira visual, desenhando tanto em papel quanto nos meios digitais. Geralmente as ilustrações são realizadas em parceria com escritores ou redatores, em editoras, agências de publicidade e produtoras de conteúdo.

Primeiramente, na área de pintura, é necessário dominar as técnicas de desenho, ser observador e conhecer os diversos tipos de estilos e materiais existentes. O pintor pode confeccionar retratos, paisagens, pinturas abstratas e artes conceituais.

Em segundo lugar, na área de escultura, além de modelar em argila, é possível usar ferramentas digitais de design, como impressoras 3D para desenvolver os trabalhos. São necessários anos de estudos e prática para saber trabalhar com materiais, como bronze, mármore, madeira, entre outros.

Seguindo, na área de design de cena, o profissional irá planejar cenários para espetáculos de TV, teatro ou dança, utilizando planos de fundo, luz, montagem e desmontagem. Cidades com boas oportunidades nesta área são Rio de Janeiro e São Paulo, que possuem uma vida cultural intensa.

Por outro lado, na área de curadoria, o profissional é chamado de curador e cuida de todos os detalhes de uma exibição. Além de selecionar trabalhos a serem expostos e de pensar em como a obra será mais valorizada, é necessário pensar como espectador para elaborar a melhor forma de percurso expositivo para os visitantes.

Também é possível na área de comunicação e marketing, elaborando estratégias de comunicação para todos os tipos de cliente. E criando conteúdo para jogos de videogame, aplicativos de museus, histórias, animação gráfica.

Por fim, na área de educação, o profissional trabalhará com o ensino de técnicas e também lecionando sobre história da arte, movimentos artísticos em escolas, universidades, museus, empresas históricas, entre outras.

Pós-graduação indicada para professor de Artes

Se você está procurando por pos graduação em artes, precisa conhecer algumas indicações de cursos para essa área. Afinal, há alguns cursos que estão em alta e trazem um bom investimento intelectual aos profissionais, por isso, são as melhores opções. Como, por exemplo: Educação Infantil, Ensino Lúdico, Educação Especial e Inclusiva e Libras.

Quando um professor opta por complementar o seu conhecimento com uma pos graduação em artes fica mais bem preparado para enfrentar os desafios diários da profissão, também pode cooperar para uma educação melhor. Além disso, depois de completar a pós, esse profissional pode progredir na carreira conquistando um cargo mais alto e um salário melhor.

Existe concurso público para formados em Artes?

Se você optou pela formação de Licenciatura em Artes e tem dúvida quanto a oferta de concursos públicos para esta área, fique tranquilo.

Geralmente, a escolha por uma carreira profissional vem acompanhada pela preocupação sobre o seu mercado de trabalho.

E para quem optou pelo curso de Licenciatura em Artes não é diferente. O importante neste aspecto é saber que sim, existem muitas oportunidades voltadas para a profissão quando se fala em concurso de artes. Muitas delas estão vinculadas às prefeituras municipais, onde as vagas têm como objetivo compor o quadro de professores da educação básica.

Desta forma, basta efetuar uma busca rápida na internet, e assim descobrir um mundo de possibilidades para concurso professor de artes.

Faculdade de Artes tem mais de uma opção?

Sim. Quem se interessa pela faculdade de artes deve saber que muitas opções nesta área estão disponíveis no ensino superior.

Além das alternativas de bacharelado e licenciatura em artes, que oportunizam um contato generalizado com as formas artísticas de música, dança, literatura, pintura, escultura, design, animação, fotografia ou cinema, outras opções mais específicas de formação são oferecidas pelas instituições.

Dentre elas, podemos mencionar o curso de artes nas áreas de visuais, cinema e audiovisual, design, moda, sons, imagens e movimento.

Quais são as melhores faculdades de licenciatura em Artes?

podcast curso de artes

Se você está procurando por uma faculdade de licenciatura em artes, precisa saber que não adianta optar pela melhor instituição de ensino, se você não tiver foco e persistência em seus estudos. O seu sucesso nos estudos e depois como profissional, dependem primeiro de você, dos seus esforços.

Escolha uma faculdade de qualidade para ter uma boa formação. Sugerimos que o seu primeiro passo seja verificar se a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação, também conhecido como MEC. Esse credenciamento é o que torna o seu diploma válido e bem aceito, tanto no mercado de trabalho, quanto em outras instituições – se você decidir cursar uma especialização depois, por exemplo.

Em seguida, verifique a grade curricular do curso superior de artes, ou seja, as disciplinas e assuntos que você aprenderá ao longo dos semestres. É interessante também conferir uma prévia do material de ensino: um trecho do livro impresso ou até mesmo uma videoaula.

Verifique também qual é a experiência da faculdade com o ensino superior, há quantos anos está nesse mercado e o que falam sobre ela. Procure depoimentos de alunos e ex-alunos, ou, até mesmo, confira as páginas nas redes sociais.

Por fim, procure por um curso com mensalidades que caibam no seu bolso, só assim, você conseguirá finalizar sua licenciatura em artes e seguir uma carreira de sucesso na área.

O que se estuda na faculdade de Artes?

podcast curso de artes

Se você quer iniciar o curso, precisa saber primeiro, sobre o que se estuda na faculdade de Artes. Antes de falar sobre o assunto, é preciso lembrar que todos os cursos de licenciatura preparam seus estudantes para a área em questão, mas também para o ensino da profissão. E com a licenciatura em Artes não é diferente. Por isso, o futuro professor, terá acesso a disciplinas como: História da Educação; Formação Docente para a Diversidade; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; além de muitas outras relacionadas à docência.

Mas não é só isso não, entre o que se estuda na faculdade de Artes, também há matérias relacionadas a área. Como, por exemplo: História da Arte; História da Arte Contemporânea; Artes Visuais - Pintura; Arte e Cultura; e muito mais. Dessa forma, depois de formado, será possível juntar o conhecimento na área com os aprendizados educacionais.

Lembrando que além das matérias, provas e trabalhos, o aluno também passará pelo estágio supervisionado. Essa é uma etapa importante para colocar em prática seu conhecimento e ter uma prévia de como será o trabalho. E também há o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um projeto importante que vale a aprovação na graduação.

Mercado de trabalho para uma pessoa formada em Artes

podcast curso de artes

Quem se forma em um curso de licenciatura em artes pode atuar nas áreas de fotografia, pintura, ilustração, tipografia, gravura, arte conceitual, arte digital, entre outras.

No dia a dia o profissional de artes trabalhará com diferentes materiais, como papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, além de programas de computador e outras ferramentas tecnológicas.

Após obter seu diploma na área de artes, é possível atuar com a seleção e classificação de obras para exposições ou eventos culturais; restauração de objetos de arte; produção de editoriais ou comerciais; criação de vinhetas para televisão e sites; entre outros.

A licenciatura em Artes é indicada também para quem deseja trabalhar como professor, ministrando aulas em escolas públicas e particulares nos ensinos fundamental ou médio.

Diploma de EAD e presencial tem o mesmo valor para um professor de Artes?

podcast curso de artes

Se você está se questionando se o diploma de EAD é diferente do presencial, pode ficar tranquilo que vamos esclarecer suas dúvidas. Não há diferenciação nenhuma entre os diplomas. Afinal, se ambos os cursos são de qualidade e seguem as diretrizes indicadas pelo Ministério da Educação (MEC), não há, realmente, motivos para diferenciar.

Para você ter uma ideia, se um estudante de Artes realiza o curso de forma presencial em uma instituição e outro estudante na modalidade EAD nessa mesma faculdade, o certificado dos dois será igual. Não consta nem a informação de que o aluno optou pela versão a distância.

Então, o diploma de EAD é diferente do presencial? Não, ele é exatamente igual. Saiba também, que há muitas pessoas optando por cursar Licenciatura em Arte no método EAD, devido a praticidade e os valores mais baixos.

No curso de licenciatura em Artes tem TCC?

podcast curso de artes

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre se o curso de artes tem TCC. Na verdade, todas as graduações em licenciatura possuem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em sua grade curricular. A forma e as regras desse projeto variam de acordo com a instituição de ensino, assim como, as orientações do estágio supervisionado.

Agora que você já sabe que o curso de artes tem TCC, precisa saber também que essa é uma etapa bem importante para transformar o estudante em um profissional da área. Afinal, para fazer um bom trabalho é necessário mergulhar em assuntos específicos. Dessa forma, é possível absorver mais conhecimento e, até mesmo, encontrar um nicho para focar sua carreira profissional dentro da área.

É obrigatório fazer estágio no curso de licenciatura em Artes?

O estágio pode fazer muita diferença na formação do aluno de licenciatura em Artes. Essa é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes do curso, pois é nela que o aluno é introduzido à realidade da profissão, aprendendo na prática algumas habilidades essenciais para compreender sua futura carreira.

É importante que você saiba que o estágio é obrigatório neste curso. São 400 horas de carga horária de estágio supervisionado no total, divididas em 200 horas no 5º semestre e mais 200 horas no 7º semestre, necessárias como requisito para conclusão do curso de artes.

É preciso saber desenhar para trabalhar com Artes?

podcast curso de artes

Depois de formado em curso de licenciatura em artes, nem sempre o desenho será um requisito para trabalhar na área. Isso porque, além de atuar na produção de obras artísticas, é possível trabalhar com montagem e administração de galerias, como representante de outros profissionais, e também como restaurador, avaliador ou perito para a identificação da legitimidade de uma obra de arte.

Existem ainda oportunidades para trabalhar com curadoria, administrando o acervo de exposições, fundações culturais ou museus. E também com cenografia, criando de cenários para teatro, cinema ou tv.

Há, portanto áreas de atuação que exigem maior ou menor uso do desenho como elemento de criação ou de expressão profissional. Futuramente, você pode complementar os conhecimentos e habilidades ligados ao desenho por meio de cursos de extensão ou mesmo cursos livres.

Quanto custa uma faculdade de licenciatura em Artes?

O valor de uma faculdade de licenciatura em Artes, que também pode ser chamada de graduação ead artes, dependerá da quantidade de meses que você optar:

Quanto custa uma faculdade de licenciatura em Artes?

Quanto ganha uma pessoa formada em Artes

O salário médio no Brasil para quem possui diploma de nível superior em artes, dependerá do porte da organização:

Quanto ganha uma pessoa formada em Artes

Quanto tempo dura a faculdade de licenciatura em Artes?

A faculdade de licenciatura em Artes dura 4 anos e o curso é dividido em 8 semestres.

Quanto tempo dura a faculdade de licenciatura em Artes?

O que faz uma pessoa formada em Artes?

Uma pessoa que possui diploma de nível superior em Artes pode trabalhar com:

O que faz uma pessoa formada em Artes?

Faculdade de Artes. O que é?

Faculdade de Artes. O que é?

Curso de licenciatura em Artes EAD é reconhecido pelo MEC?

Sim, o Ministério da Educação reconhece e libera o estudo por essa modalidade.

Todas as instituições são reconhecidas pelo MEC?

Não, independente se você optar pelo curso de artes EAD ou presencial, precisa sempre checar se a faculdade é credenciada pelo MEC.

Curso de licenciatura em Artes EAD é reconhecido pelo MEC?

É preciso ter curso superior para trabalhar como professor de Artes?

Sim, é necessário ter licenciatura em Artes para se tornar um professor da área.

Por que é necessário diploma?

Apenas com a graduação específica, o estudante terá acesso a teoria e a prática que servirão de base para uma carreira de sucesso.

É preciso ter curso superior para trabalhar como professor de Artes?

Por que fazer faculdade de Artes?

Se você está lendo esse texto, das duas uma, ou já está decidido a fazer uma faculdade de Artes ou porque tem vontade em fazê-la mas ainda está com algumas dúvidas, certo? Se estiver inserido na segunda opção, então as próximas linhas são para você, pois iremos responder a pergunta que está se passando nesse exato momento em sua cabeça: por que fazer faculdade de Artes?

Bom, se você gosta de artes, de manifestações artística, enfim, de tudo ligado a essa área, fazer uma faculdade é excelente forma de ganhar ainda mais bagagem e mergulhar de cabeça no assunto. É também a melhor forma de se capacitar para o mercado de trabalho, graças ao seu diploma, e claro, poder ser remunerado por isso.

Durante o curso de Artes a distância você irá adquirir muito conhecimento referente aos mais diversos segmentos, como música, dança, fotografia, pintura, entre outros. E não podemos em hipótese alguma esquecer que, se sua intenção é dar aulas, isso só será possível concluindo uma licenciatura em Artes EAD.

Mas acima de tudo, você pode e deve fazer uma faculdade de Artes se esse for o seu desejo, se for o seu sonho. Acredite, a realização ao se matricular e cursar será enorme, e fará tudo valer a pena.

Experimente e comprove, fazendo o curso de Licenciatura em Artes do EAD Premium Unifacvest!

Diferenças entre Bacharelado e Licenciatura no curso de Artes

Uma dúvida bastante recorrente entre aqueles que querem iniciar o curso é: quais as diferenças entre Bacharelado em Artes e Licenciatura em Artes? Existem algumas, mas a principal e mais relevante é apenas uma. A grande maioria dos que optam em fazer uma graduação em Artes EAD tem como objetivo dar aulas, seja de artes visuais, de história da arte, entre outras.

Porém, apenas quem se matricular no curso de Licenciatura em Artes EAD estará habilitado para fazê-lo, uma vez que apenas nela estão inseridas as disciplinas de teor pedagógico na grade curricular.

Portanto, se você faz parte dos quem pretendem se tornar um professor de Artes, a escolha certa é fazer sua Licenciatura em Artes no EAD Premium Unifacvest.

Experimente e comprove!

Cursar Licenciatura em Artes presencial e EAD: Vantagens e Desvantagens

Vai fazer Licenciatura em Artes mas ainda tem dúvida sobre qual modalidade escolher? Queremos tornar a decisão mais fácil para você, por iremos te ajudar nessa missão, contando quais são as vantagens e desvantagem entre optar pelo presencial ou o EAD.

Bom, para começar há alguns pontos que ambas têm em comum, como a grade curricular que ensina todo o necessário para que o ingresso no mercado de trabalho seja feito com sucesso, há também a garantia de qualidade no ensino, e claro, o diploma válido.

Na modalidade presencial você poderá ter aquela tradicional interação com os demais alunos dentro da sala de aula, trocando experiências, mas as vantagens param por aí. Dito isso, vamos falar agora sobre o que irá te fazer escolher a matrícula na Licenciatura em Artes EAD.

Fazendo o curso a distância, você tem a liberdade de estudar quando e onde quiser, e ainda por cima economiza tempo e dinheiro, já que não precisará gastá-los indo diariamente até à faculdade.

Você poderá também decidir qual material didático quer utilizar. Quem não quer depender de conexão com a internet pode estudar utilizando os livros impressos e videoaulas em DVD. E quem prefere estudar online, terá à disposição esses mesmos materiais em suas versões digitais, disponíveis no AVA.

E seu poder de escolha não acaba por aí... Ao matricular-se na Licenciatura em Artes a distância você também poderá escolher qual será a duração do curso e o valor das mensalidades que melhor se enquadram em suas necessidades.

Resumindo, fazer faculdade de Artes a distância no EAD Premium Unifacvest é só vantagem!

Experimente e comprove!

Perfil do profissional formado em Artes

O profissional formado na faculdade de Artes a distância possui algumas características em seu perfil que o diferem da maioria das demais áreas. Começando com uma que é adquirida durante o curso: o domínio das técnicas. Esse é um ponto importantíssimo para quem quer ter sucesso na profissão, e que claro, será aperfeiçoado conforme for ganhando experiência.

Ter sensibilidade também faz enorme diferença, principalmente se ela for aliada ainda a criatividade, imaginação e capacidade de inovar. Essa mistura é capaz de criar um grande profissional.

Não podemos esquecer também que quem se forma no curso de Licenciatura em Artes EAD, assim como quem pensa em iniciá-lo, precisa obviamente gostar de cultura e estar atento a toda e qualquer transformação que nela aconteça, seja para aprender ainda mais, e claro, para repassar aos seus alunos.

Experimente e comprove que com a Licenciatura em Artes do EAD Premium Unifacvest você se tornará um fantástico profissional!

O que você estudará no curso de Artes da nossa instituição

Durante a Licenciatura em Artes do EAD Premium Unifacvest você terá uma grade curricular completa, que te deixará pronto para receber o diploma e já ingressar no mercado de trabalho. A partir de agora contaremos quais são as disciplinas que verá em cada um dos oitos semestres que compõem o curso.

1º Semestre

  • História da Educação
  • Prática Textual em Língua Portuguesa
  • Formação Docente para a Diversidade
  • Filosofia da Educação
  • Língua Brasileira de Sinais - Libras
  • Sociologia da Educação

2º Semestre

  • História da Arte
  • Psicologia da Educação
  • Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
  • Didática
  • Educação Ambiental e Cidadania
  • Estética e História da Arte

3º Semestre

  • Currículo e Planejamento da Educação Básica
  • Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
  • Educação e Ludicidade
  • Fundamentos do Ensino das Artes
  • História da Arte Contemporânea
  • Artes Visuais - Pintura

4º Semestre

  • Computação Gráfica e Multimídias
  • Artes Visuais - Desenho
  • História da Arte do Brasil
  • Metodologia do Ensino de Artes no Ensino Fundamental
  • Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais

5º Semestre

  • Arte e Cultura
  • Artes Visuais - Gravura
  • Metodologia do Ensino de Artes no Ensino Médio
  • Transversalidade na Educação
  • Teoria das Artes Cênicas

6º Semestre

  • Artes Visuais - Fotografia
  • Arte e Musicalização Aplicada à Educação Básica
  • Artes Visuais - Animação
  • Avaliação da Aprendizagem

7º Semestre

  • Artes Visuais - Escultura
  • Corpo, Dança, Expressão e Movimento
  • Gestão Educacional
  • Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes

8º Semestre

  • Introdução à Produção Audiovisual
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • Produção e Edição de Imagem
  • Tópicos Especiais

É importante lembrar ainda que, durante os pelo menos 48 meses de duração do curso de Artes a distância, também é necessário realizar Atividades Complementares, Atividades Formativas, Atividades Integradoras, Estágio Supervisionado, e claro, Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC.

Seja muito bem-vindo à Licenciatura em Artes EAD!

CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

Metodologia EAD Premium
Cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas. E todo o conteúdo também está disponível no formato online.
Metodologia EAD Premium
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas. Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Módulo flexível

Avaliação - Etapa 3
Em caso de imprevistos de tempo e dinheiro você pode reduzir pela metade o valor das mensalidades e ter mais tempo para estudar. Não é FIES, não tem juros e não precisa de fiador.
Avaliação - Etapa 4
Você poderá ativar e inativar o Módulo Flexível sempre que precisar, diretamente no AVA. Independente da sua escolha, o valor final do curso permanece o mesmo.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

BASE LEGAL

Contrato de prestação de serviços educacionais.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em consonância às necessidades profissionais e sociais do setor, bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais, buscar-se-á ao licenciado em Artes a distância do Centro Universitário FACVEST/UNIFACVEST obter uma formação fundamentada na concepção sociocrítica de educador, com domínio e compreensão da realidade e com uma consciência que permita interferir na realidade escolar e transformá-la tendo a docência como base. Visamos formar um profissional que; além de estar sempre apoiado em um repertório de informações e habilidades compostos por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação é proporcionada pelo exercício da profissão, seja capaz de ter:

 

                               . Compreensão ampla e consistente do processo educativo, formal e não formal;

                . Capacidade de formular e encaminhar soluções de problemas educacionais;

                . Capacidade de articular as diferentes áreas de conhecimentos no campo educacional;

                . Capacidade de articular ensino e pesquisa com atividades de extensão;

                . Capacidade de desenvolver metodologias adequadas às necessidades educativas atuais;

                . Atitude ética na atuação profissional;

                . Capacidade de atuar no planejamento das diferentes ações da prática educativa;

                . Capacidade de gerir e coordenar ações técnicas e administrativas no campo da educação formal e não formal;

                . Capacidade de compreender a avaliação como processo educativo tanto no âmbito do rendimento escolar, quanto institucional;

                . Capacidade de atuar criativamente no âmbito educacional;

                . Capacidade de desenvolver atitudes empreendedoras no campo profissional;

                . Capacidade de atuar cientificamente sobre a realidade educativa;

                . Capacidade de atuação docente com enfrentamento de problemas de aprendizagem;

                . Capacidade de atuar interdisciplinarmente;

                . Capacidade de elaborar e implementar projetos de natureza pedagógica;

                . Capacidade de análise dos conteúdos curriculares da educação básica;

                . Capacidade de intervir na organização da escola e do trabalho escolar.

 

Nesse contexto, o Licenciado em Artes a distância do Centro Universitário FACVEST/UNIFACVEST é um profissional que possui consistência em sua base teórica, articulada à investigação, envolvendo práticas educativas, com ênfase em conhecimentos específicos, devendo contemplar as seguintes dimensões:

                . Compreensão da função social da escola;

                . Domínios dos conteúdos curriculares da Educação Básica;

                . Domínio do conhecimento pedagógico;

                . Domínio dos processos de investigação;

                . Domínio da prática docente.