• Saiba tudo sobre Formação Pedagógica

O que é Formação Pedagógica (R2)?

A Formação Pedagógica, conhecida por outros nomes como “R2” ou “Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados”, é um curso de caráter especial voltado para bacharéis ou tecnólogos que desejam lecionar na educação básica.

A Formação Pedagógica foi criada devido à grande falta de professores nas escolas brasileiras. Como forma de amenizar esse problema, o Ministério da Educação (MEC) criou essa política educacional, possibilitando a formação de novos docentes.

A Resolução nº 2 entrou em vigor pelo Conselho Nacional da Educação em 1997. E desde então, se tornou possível aos graduados bacharéis ou tecnólogos ingressarem no universo educacional, isso é claro, respeitando as diretrizes estabelecidas.

Como, por exemplo, o fato de a habilitação da Formação Pedagógica ter ligação e afinidade com a primeira graduação do estudante. Para ilustrar a ideia, seria como um graduado em Publicidade ter, ao final do curso, a habilitação em Letras-Português. Ou um Administrador ter a habilitação para a Licenciatura em Matemática.

O grande diferencial da Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados talvez seja seu tempo de duração, que é relativamente menor do que de uma Licenciatura convencional. Além de ter a opção de cursá-la em EAD. Mas, como falamos, é para um público específico. Quem ainda não tem formação acadêmica em um curso superior de bacharelado ou tecnologia, não pode fazer.

Confira a lista de cursos ofertados na Unifacvest:

Para que serve a formação pedagógica (R2)?

A formação pedagógica serve para suprir a falta de professores no ambiente escolar. Há um grande desfalque de profissionais capacitados nas instituições de ensino.

A Formação Pedagógica permite que graduados, bacharéis ou tecnólogos, obtenham habilitação para a licenciatura em alguma área do conhecimento, como matemática, português, artes, história, dentre outros. Dessa forma, eles estariam capacitados para dar aula na educação básica e em disciplinas de cursos técnicos de nível médio.

Afinal, o diploma da Formação Pedagógica é de nível superior e válido em todo o Brasil. Isso, claro, caso a instituição ofertante do curso esteja devidamente regulamentada pelo MEC.

Quem pode fazer formação pedagógica?

Apenas pessoas que sejam formadas em um curso superior do tipo bacharel ou tecnólogo.

A disciplina na qual o egresso estará habilitado a lecionar será a que a Instituição identificou ter afinidade com o seu curso anterior. Por exemplo, um aluno já formado em Arquitetura e Urbanismo será habilitado para a Licenciatura de Artes. Enquanto um aluno já formado em Enfermagem será habilitado em Ciências Biológicas.

Uma vantagem do curso é a possibilidade de fazer a Formação Pedagógica em EAD. Otimizando assim o tempo, tornando-se ainda mais atrativa aos que buscam essa mudança profissional.

Qual a diferença entre Formação Pedagógica e Licenciatura?

A Licenciatura é a forma convencional pela qual o estudante de ensino superior poderá se tornar um professor. Ela abarca todas as disciplinas da educação básica, cabendo ao estudante a escolha de qual área do conhecimento se graduar.

Por outro lado, a Formação Pedagógica é para os já formados em alguma graduação, desde que como bacharel ou como tecnólogo. A Formação Pedagógica é um curso de caráter especial para que essas pessoas possam se tornar educadores licenciados.

Um detalhe importante: Àqueles que ainda irão cursar pela primeira vez o ensino superior, não poderão optar por nenhum curso especial de Licenciatura, como Segunda Licenciatura ou Formação Pedagógica. Eles precisarão realizar a formação de maneira convencional.

Qual a diferença entre pedagogia e formação pedagógica?

A Pedagogia é um curso específico dentro do campo de ensino das licenciaturas. O pedagogo atua na educação infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental e na docência de disciplinas de cursos técnicos de nível médio (magistério). Mas não se limitam a isso, pois também podem exercer outras funções dentro da instituição escolar, como a de diretor, coordenador e orientador educacional.

O campo do pedagogo pode se estender além das paredes de uma escola. Encontrando vagas de trabalho em hospitais, centros especiais, editoras e muito mais.

Agora, o Curso de Formação Pedagógica ou R2, é um curso de caráter especial para profissionais já formados em nível superior, bacharéis ou tecnólogos, que desejam exercer a função de professores das disciplinas da educação básica e de cursos técnicos de nível médio. Ou seja, para ser professor matemática, português, biologia e outras disciplinas. Embora o nome possa causar certa confusão, a formação pedagógica não prepara o profissional para ser um pedagogo.

Diferença entre Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica

A Segunda Licenciatura é um curso voltado para os profissionais da educação que já possuem formação em alguma Licenciatura. Seu objetivo é a inclusão de mais outra área do conhecimento no currículo do professor. Ampliando seu campo de atuação.

O grande diferencial da Segunda Licenciatura é seu tempo de duração, pois permite ser concluída em um curto espaço de tempo. Com isso o profissional pode atuar na nova área rapidamente.

Para conhecer mais detalhes sobre a Segunda Licenciatura acesse aqui!

A Formação Pedagógica, por outro lado, atende aos profissionais com diplomas de bacharelado ou tecnologia e que sonham em lecionar em sala de aula. Isso, é claro, sendo levado em conta sua primeira graduação e a matéria pretendida para lecionar.

A diferença entre elas é o público para quem esses cursos especiais são direcionados. A Segunda Licenciatura para já licenciados, enquanto a Formação Pedagógica para formados em nível superior em curso de bacharelado ou tecnologia.

Formação pedagógica é aceita em concurso público para vagas de docentes da educação básica?

Sim, é aceita. A Formação Pedagógica habilita o aluno egresso para lecionar na educação básica e nas disciplinas de cursos técnicos de nível médio. Ou seja, o aluno formado poderá se inscrever em um concurso com vagas para professores de língua portuguesa, artes, matemática, de acordo com a habilitação obtida. O importante é sempre atentar-se aos requisitos de cada edital. Sendo assim, é permitido que após a conclusão do curso o profissional consiga se inscrever nesses concursos públicos.

Tecnólogo pode fazer formação pedagógica?

Sim, é possível. A exigência para ingressar na Formação Pedagógica é a conclusão do nível superior do tipo Bacharel ou Tecnólogo.

Os demais critérios ficam a cargo da instituição de ensino que oferta o curso. Pois é necessário analisar o curso de graduação no qual o aluno já é formado e a ligação que ele tem com a habilitação pretendida. Dentre outros fatores.

Quanto tempo dura o curso de formação pedagógica?

A Formação Pedagógica pode ter duração de um a dois anos. Então, procure sempre verificar se a instituição está devidamente regulamentada pelo MEC.

Formação pedagógica emite diploma ou certificado?

A Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados é um curso de nível superior. Por ser um curso de caráter especial, com conclusão em menor tempo, pressupõem-se que seja um curso diferente, mas não é.

Ao final do curso, o aluno deverá receber o diploma de Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, com habilitação na disciplina específica. Por isso, enfatizamos a importância de sempre verificar se a instituição de ensino está devidamente regulamentada pelo MEC. Dessa forma, será possível ter certeza que a validade do diploma é de âmbito nacional.