Base Legal
O QUE É CIÊNCIAS BIOLÓGICAS?
As Ciências Biológicas dedicam-se a estudar a vida e os seus processos. Ela está inserida no ramo das Ciências Naturais que, como um todo, fazem o estudo da origem, evolução e propriedades dos seres vivos. Em outras palavras, nada mais é do que o que conhecemos popularmente como Biologia, cujo objetivo é compreender como vivem as formas macro ou microscópicas, como se formam os ecossistemas, e claro, qual é o nosso papel nesse sistema tão complexo.
Portanto, podemos resumir que o curso de Ciências Biológicas é indicado para aqueles que têm interesse em estudar todo e qualquer aspecto que se relacione com os seres vivos, análise de micro-organismos, pesquisas genéticas, processos biológicos, e ainda, conservação de recursos naturais.
No caso da formação em Licenciatura em Ciências Biológicas, o profissional se tornará totalmente capaz de não apenas analisar relações estabelecidas entre os mais diversos seres entre si e com o meio ambiente, mas principalmente, terá o fundamental papel de educar as atuais e futuras gerações a respeito de como nossas atitudes têm interferência direta no equilíbrio natural.
O QUE FAZ QUEM SE FORMA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS?
Quem se forma em Ciências Biológicas tem uma lista bastante ampla de funções nas quais pode trabalhar. Abaixo listaremos as principais delas, deixando claro que não se trata das únicas:
Professor
Dar aulas é certamente o objetivo da grande maioria daqueles que ingressam em uma faculdade de Ciências Biológicas, e no caso, é possível tornar-se professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio onde, inclusive, concentram-se a maior parte das oportunidades.
Analista Clínico
Os biólogos, a exemplo de farmacêuticos e biomédicos, têm papel de destaque no setor de análises clínicas laboratoriais. No caso, eles são responsáveis pela coleta e análise de amostras, tanto humanas quanto animais, pela identificação e classificação de espécies, além de ensaios clínicos e diagnósticos biológicos.
Biotecnólogo
Nesse caso, por se tratar de um nicho multidisciplinar, o profissional tem a possibilidade de realizar atividades para uma série de setores, mesmo que o mais comum seja atuar na produção de materiais desde medicamentos e produtos industriais, até mesmo alimentos, desde que para isso tenham conhecimento em controle de bactérias, fungos e outros micro-organismos que se façam presentes no produto.
Consultor Ambiental
Verificando o impacto que as atividades industriais podem causar ao meio ambiente, exercendo essa função seja para empresas ou de maneira autônoma, prestando consultorias. Ecologista e Zoólogo
Duas funções também bastante visadas pelos futuros biólogos. O ecologista atua diretamente na preservação do meio ambiente, graças a avaliação dos efeitos da ação dos homens na natureza e a proposta de soluções para redução dos problemas em áreas urbanas, florestas e rios. Já o zoólogo se dedica ao estudo da biologia animal, trabalhando com recuperação e cuidados dos animais em parques, reservas ambientais, zoológicos e demais locais voltados ao atendimento e cuidado animal.
QUAIS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS?
Além da área de educação propriamente dita onde, como já mencionamos, atuará como professor, existe ainda a possibilidade de escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos; participar de pesquisas em centros, laboratórios, museus, parques, reservas ecológicas, zoológicos e, inclusive, nas áreas agrícola e industrial.
Podemos resumir em três grandes áreas nas quais o profissional de Biologia pode atuar:
Biodiversidade e Meio Ambiente
Onde podemos destacar os nichos de Arborização Urbana; Controlo de Vetores e Pragas; Ecoturismo; Licenciamento Ambiental; Saneamento Ambiental; Microbiologia Ambiental; para citar apenas alguns.
Biotecnologia e Produção
Nas quais estão inseridas funções ligadas a Biodegradação; Biossegurança; Engenharia Genética; Biologia Forense; Melhoramento Genético; entre outras.
Saúde
Destacando, entre outras, Reprodução Humana Assistida; Terapia Gênica e Celular; Análises e Diagnósticos Biomoleculares; Saúde Pública e Vigilância Sanitária; e Aconselhamento Genético.