OBJETIVO DO CURSO

A contabilidade é uma atividade fundamental na vida econômica do país, pois desde a mais simples até a mais complexa das economias modernas, necessita da Contabilidade como fonte de informação econômico-financeira. O atual ritmo das mudanças e integração dos negócios, e o fato de participar de um comércio globalizado, exigem tanto de micros como de grandes empresas tomadas de decisões cada vez mais rápidas e precisas. E as tomadas de decisões devem ser precedidas de informações, da mesma forma, precisas e diligentes. O profissional de Contabilidade tem papel essencial na atividade econômica brasileira, pois possibilita o acesso a informações confiáveis e imprescindíveis para qualquer organização, da mais simples à mais moderna.

Neste ambiente no qual vivemos, onde países e organizações distribuídas ao redor do mundo estão cada vez mais interligados, a Contabilidade assume papel chave, fornecendo informações que permitam tomar decisões e gerenciar recursos de forma eficiente e eficaz, sempre levando em conta as peculiaridades locais, nacionais e internacionais.

Assim, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis a distância do Ead Premium Unifacvest tem papel fundamental frente à crescente complexibilidade dos negócios a nível regional, nacional ou até mesmo internacional, na necessidade de um entendimento mais abrangente dos diversos aspectos relacionados às atividades de uma organização. Desta forma contribuindo para a preparação em identificar, avaliar e implementar ações, visando adaptar as organizações às novas exigências impostas por um ambiente de mudanças sociais e econômicas.

Considerando a realidade do Brasil hoje que, cada vez mais se movimenta para formar cidadãos conscientes e bem preparados, profissionais capacitados, éticos e compromissados com o desenvolvimento do país, a UNIFACVEST implantou a modalidade a distância para colaborar com todo esse movimento e alcançar pessoas nas mais remotas localidades desse imenso Brasil. Assim, entre os cursos que já oferece, elencou alguns que dentre eles está o Curso Superior de Bacharel em Ciências Contábeis. Por sua autonomia devido à condição de Centro Universitário, a UNIFACVEST iniciou a oferta do curso.

O curso de Ciências Contábeis nomeia profissionais para promover os estudos dos fenômenos patrimoniais, frente aos aspectos dos fins e dos patrimonial, da estática patrimonial ou da dinâmica patrimonial, e ainda para atuar na gerência econômica e financeira do patrimônio das pessoas jurídicas e de pessoas físicas: como empregado, profissional autônomo ou como empresário de contabilidade.

                O curso foi criado com o objetivo do desenvolvimento de competências profissionais, criando condições para articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo do trabalho.

                A graduação e pós-graduação são a forma de educação prevista no art. 39, da Lei n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Os cursos tecnológicos, abertos a portadores de, no mínimo, certificado de conclusão de curso de ensino médio ou equivalente, classificados em processo seletivo, diferem dos cursos sequenciais ao qualificarem seu egresso para o prosseguimento de estudos em cursos e programas de pós-graduação, lato e stricto sensu. É interesse da instituição, ao ofertar cursos desta natureza, participar ativamente da transformação em curso na configuração atual do ensino brasileiro, em que paradigmas tradicionais, como a oposição entre o ensino profissional, associado à mera formação de força de trabalho, e o ensino tradicional, associado à formação de uma suposta elite intelectual, estão sendo postos à prova e forçosamente assumindo outros valores, em virtude da reestruturação mais profunda da própria dinâmica das forças sociais que compõem o País.

O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Bacharel em Ciências Contábeis, além de refletir as expectativas educacionais da UNIFACVEST, que estão dispostas em seus documentos Institucionais, como o PDI, também se retrata Diretrizes Curriculares Nacionais contidas na Resolução CNE/CES 10, de 16/12/2004.

A oferta do curso na modalidade a distância teve como base, não apenas o desejo da mantenedora em colaborar com o desenvolvimento do país, mas, também, por ouvir a opinião do grupo diretivo da UNIFACVEST, o corpo docente, alguns discentes e consultas em diversas fontes, como o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo Semesp, que, entre outros assuntos, demonstra o crescimento dos cursos nessa modalidade em todo o país, por região e por Estado.

Desde 2002, o Centro Universitário FACVEST- UNIFACVEST vem ofertando o curso de Ciências Contábeis presencial. Nesses 17 anos de atuação, o curso preparou e lançou no mercado de trabalho milhares de profissionais capacitados a exercerem inúmeras atividades nos mais diversos segmentos de mercado. Os alunos egressos do curso de Ciências Contábeis hoje atuam como profissionais autônomos ou em empresas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, de vários portes, especialmente na região serrana de Santa Catarina, o que qualifica o Curso de Ciências Contábeis como um dos melhores de Santa Catarina. Basta dizer que em 2015 o CPC do curso foi 5 (cinco).

A partir da experiência acumulada e de uma avaliação do mercado de trabalho, a UNIFACVEST autorizou seus professores de Ciências Contábeis, sob a liderança do prof. Ceniro Ferreira de Sousa, a elaborar o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Bacharel em Ciências Contábeis, com a finalidade de formar profissionais qualificados que atendessem às demandas das instituições e empresas, seja em Lages e região, seja em outras localidades do país, incorporando as novas tecnologias de Educação a Distância no ensino e aprendizagem. Assim, em 2016 o Conselho Universitário, utilizando-se da prerrogativa de autonomia, aprovou a criação do curso na modalidade de Educação a Distância (EaD).

 

                      Os objetivos específicos de formação do profissional em Ciências Contábeis são:

 

  • Formar Profissionais com capacidade criativa e empreendedora frente às mudanças na economia, no cenário das novas tecnologias;
  • Capacitar os alunos com uma formação profissional que os permita gerenciar sua própria empresa ou de terceiros, atendendo à demanda e à tendência de mercado;
  • Organizar, planejar e controlar atividades e operações contábeis de bancos, empresas e órgãos públicos;
  • Levantar balanços e balancetes, averiguando gastos, lucros e perdas, e sugerir a melhor utilização dos recursos financeiros na empresa;
  • Controlar as contas em empresas públicas e privadas, gerenciamento, entrada, saída e distribuição dos recursos;
  • Realizar trabalhos de auditoria contábil e perícia contábil.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
Introdução às Ciências Sociais 60h
Empreendedorismo 60h
Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Módulo 1 B
Introdução à Administração 60h
Contabilidade Geral 60h
Sociologia Geral 60h
Semestre 2
Módulo 2 A
Fundamentos da Economia 60h
Ética e Responsabilidade profissional 60h
Língua Brasileira de Sinais - Libras 30h
Módulo 2 B
Noções Gerais de Direito 60h
Matemática Financeira 60h
Legislação Empresarial 60h
Atividade Integradora I 15h
Semestre 3
Módulo 3 A
Gestão de Pessoas 60h
Gestão do Conhecimento nas Organizações 60h
Comunicação Empresarial 60h
Módulo 3 B
Psicologia das Organizações 60h
Comportamento e Cultura Organizacional 60h
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais 30h
Semestre 4
Módulo 4 A
Teoria Avançada da Contabilidade 60h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 60h
Contabilidade Empresarial e Societária 60h
Módulo 4 B
Fundamentos de Finanças 60h
Direito Tributário 60h
Educação Ambiental e Cidadania 30h
Atividade Integradora II 15h
Semestre 5
Módulo 5 A
Estatística Aplicada 60h
Liderança e Formação de Equipes 60h
Análise das Demonstrações Financeiras 60h
Módulo 5 B
Mercados Financeiros 60h
Gestão de Processos em Negócios 60h
Gestão e Controle de Custos 60h
Semestre 6
Módulo 6 A
Contabilidade de Custos 60h
Gestão de Projetos 60h
Contabilidade Gerencial 60h
Módulo 6 B
Gestão Financeira Estratégica 60h
Controladoria 60h
Pericia Contábil e Arbitragem 60h
Atividade Integradora III 15h
Semestre 7
Módulo 7 A
Negociação Empresarial 60h
Finanças Corporativas 60h
Estágio Curricular Supervisionado I 150h
Módulo 7 B
Gestão de Sistemas de Informação 60h
Avaliação de Empresas (Valuation) 60h
Planejamento e Administração Tributária 60h
Tópicos Especiais em Ciências Contábeis 30h
Semestre 8
Módulo 8 A
Contabilidade Avançada 60h
Planejamento Estratégico 60h
Estágio Curricular Supervisionado II 150h
Módulo 8 B
Auditoria 60h
Contabilidade Internacional 60h
Trabalho de Conclusão de Curso 30h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 200h
Carga horária total do curso: 3215h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

REQUISITOS MÍNIMOS PARA FAZER O CURSO VIA INTERNET

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

O melhor centro universitário para quem precisa fazer uma graduação de qualidade e não possui muito tempo disponível. Preços que cabem no bolso e ensino de qualidade! Estou fazendo Recursos Humanos e estou amando muito.

Douglas Francisco dos Santos - Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 16/04/2019

O que se estuda em Ciências Contábeis?

Antes de iniciar a graduação, os futuros alunos procuram sobre o que se estuda em Ciências Contábeis. Então, vamos esclarecer as suas dúvidas e falar um pouco sobre as disciplinas que serão aprendidas durante, no mínimo, quatro anos de estudos. No primeiro semestre, os alunos terão acesso a conteúdos relacionados às seguintes matérias: Filosofia das Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Introdução à Administração; Contabilidade Geral e Sociologia Geral.

Já no segundo semestre, a grade traz a seguinte base de matérias: Fundamentos da Economia; Ética e Responsabilidade profissional; Língua Brasileira de Sinais - Libras; Noções Gerais de Direito; Matemática Financeira e Legislação Empresarial. Na sequência, no terceiro semestre, os alunos aprenderão sobre: Gestão de Pessoas; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Comunicação Empresarial; Psicologia das Organizações; Comportamento e Cultura Organizacional e Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais.

As matérias do quarto e quinto semestre são: Teoria Avançada da Contabilidade; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Contabilidade Empresarial e Societária; Fundamentos de Finanças; Direito Tributário; Educação Ambiental e Cidadania; Estatística Aplicada; Liderança e Formação de Equipes; Análise das Demonstrações Financeiras; Mercados Financeiros; Gestão de Processos em Negócios e Gestão e Controle de Custos.

E nos três últimos semestres, as disciplinas são as seguintes: Contabilidade de Custos; Gestão de Projetos; Contabilidade Gerencial; Gestão Financeira Estratégica; Controladoria; Perícia Contábil e Arbitragem; Negociação Empresarial; Finanças Corporativas; Gestão de Sistemas de Informação; Avaliação de Empresas (Valuation); Planejamento e Administração Tributária; Tópicos Especiais em Ciências Contábeis; Contabilidade Avançada; Planejamento Estratégico; Auditoria e Contabilidade Internacional.

Agora que você já sabe o que se estuda em Ciências Contábeis, precisa saber também, que além dessas matérias há o estágio curricular supervisionado, atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Existe concurso público para contador?

Para atuar como contador no setor público é necessário prestar concurso público, e atualmente essa função ganhou ainda mais visibilidade com a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal. O contador público tem uma grande responsabilidade em mãos, pois deve captar, registrar, acumular, resumir e interpretar tudo que envolve e afetará as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais dos órgãos públicos.

O contador pode prestar concurso para cargos das esferas municipal, estadual e federal para ingressar nos seguintes cargos:

  • Analista Previdenciário;
  • Analista Superior Contador;
  • Auditor de Controle;
  • Analista Administrativo em Contabilidade;
  • Auditor Fiscal;
  • Contador Público;
  • Analista Ministerial – Especialidade Ciências Contábeis;
  • Analista em Ciências Contábeis;
  • Contador Previdenciário;
  • Analista de Finanças e Controle

É importante ressaltar que além do diploma de graduação em ciências contábeis, para tomar posse no cargo público, será exigido o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). A inscrição para realizar esta prova pode ser feita ainda no último ano do curso superior.

Quais são as melhores faculdades de Ciências Contábeis?

Ingressar em uma faculdade de Ciências Contábeis exige do estudante muita pesquisa sobre o curso e instituição de ensino. Antes de realizar a matrícula, você precisa ter todas as informações necessárias, para garantir que fez a escolha certa.

Algumas dessas informações podem ser obtidas no site do Ministério da Educação. Nele você vai poder conferir se a faculdade é credenciada e tem a autorização para oferecer a faculdade de Contabilidade EAD ou presencial.

O curso do EAD Premium Unifacvest cumpre todos os requisitos do MEC. Aqui você pode escolher fazer o curso em 48 ou 64 meses, com aulas totalmente a distância.

A grade curricular do curso de Ciências Contábeis do EAD Premium Unifacvest foi elaborada pensando na otimização dos seus estudos para ingresso no mercado de trabalho. No seu Portal AVA, poderá contar com o suporte acadêmico, monitoria, acompanhamento de desempenho e possibilidade de fazer provas também pelo celular.

Além disso, você ainda vai ter todas as disciplinas em livros, videoaulas e DVDs, podendo escolher qual a melhor maneira de estudar e conquistar os seus sonhos.

O Centro Universitário Unifacvest é credenciado no MEC para oferta de Graduação e Pós-Graduação na modalidade EAD sob a Portaria Nº 1.161/2016.

Grade curricular da faculdade de Ciências Contábeis

A carga horária total da faculdade de ciências contábeis é de 3.215 horas distribuídas em quatro anos. Nos primeiros 4 semestres você terá contato com disciplinas que envolvem Filosofia das Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Introdução à Administração; Contabilidade Geral; Sociologia Geral; Fundamentos da Economia; Ética e Responsabilidade Profissional; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Noções Gerais de Direito; Matemática Financeira; Legislação Empresarial; Gestão de Pessoas; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Comunicação Empresarial; Psicologia das Organizações; Comportamento e Cultura Organizacional; Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais; Teoria Avançada da Contabilidade; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Contabilidade Empresarial e Societária; Fundamentos de Finanças; Direito Tributário; Educação Ambiental e Cidadania.

Já nos quatro semestres finais, as disciplinas envolvem Estatística Aplicada; Liderança e Formação de Equipes; Análise das Demonstrações Financeiras; Mercados Financeiros; Gestão de Processos em Negócios; Gestão e Controle de Custos; Contabilidade de Custos; Gestão de Projetos; Contabilidade Gerencial; Gestão Financeira Estratégica; Controladoria; Perícia Contábil e Arbitragem; Negociação Empresarial; Finanças Corporativas; Gestão de Sistemas de Informação; Avaliação de Empresas (Valuation); Planejamento e Administração Tributária; Tópicos Especiais em Ciências Contábeis; Contabilidade Avançada; Planejamento Estratégico; Auditoria e Contabilidade Internacional.

Por fim, além da grade curricular acima descrita, será necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades complementares que podem ser realizadas já a partir do início do curso. E ainda, fazer Atividades Integradoras, para refletir sobre as disciplinas estudadas até o momento. E por fim um Estágio Curricular Supervisionado, onde serão relacionados os conteúdos aprendidos até o momento com a prática da futura profissão.

Pós-graduação indicada para contador

Após concluir a faculdade de ciências contábeis EAD é comum surgir a dúvida sobre qual pós-graduação cursar.

Antes de se matricular em um curso, o Contador precisa saber qual caminho quer seguir na carreira. Durante a faculdade de contabilidade EAD, você vai conhecer as diversas áreas que pode seguir, mas entre elas podemos destacar: Contabilidade Fiscal, Contabilidade Governamental, Contabilidade Social,Contabilidade Gerencial, Auditoria, Contabilidade Financeira, Perícia, Contabilidade Rural, Contabilidade Imobiliária, Contabilidade Internacional, Contabilidade Bancária, entre outras.

Vale lembrar que, segundo o Ministério da Educação, o aluno só pode iniciar a pós-graduação após a conclusão da faculdade, e precisa apresentar um documento de conclusão do curso para realizar a matrícula. Além disso, é muito importante se especializar em uma área. Prova disso, é que uma pesquisa recente mostrou que profissionais que possuem um curso de pós-graduação, podem receber salários até 57% maiores.

Então, se você já cursa ou pretende começar a graduação em Ciências Contábeis, pode começar a pensar em qual curso de pós fazer, pensando na área que mais tem interesse.

Curso de Ciências Contábeis EAD é reconhecido pelo MEC?

Sim, o curso de Ciências Contábeis EAD é reconhecido pelo Ministério da Educação. O MEC autoriza a oferta de curso de contabilidade EAD, desde que sejam ofertados por instituições de ensino credenciadas. Ou seja, além da graduação presencial, os alunos podem optar por estudar a distância. Vale lembrar a que os dois cursos seguem as diretrizes do MEC, sendo assim, ambos possuem a mesma base de disciplinas e a qualidade de ensino.

Porém, tanto no presencial quanto no método a distância, há faculdades que oferecem graduações que não são reconhecidas pelo MEC. Sendo assim, quando você estiver procurando por um curso de Ciências Contábeis EAD, confira o credenciamento da instituição, ou seja, se ela pode oferecer essa graduação. O credenciamento pode ser verificado diretamente pelo site do Ministério da Educação, e é ele que faz com que o seu diploma seja bem aceito no mercado de trabalho após a conclusão do curso.

O EAD Premium Unifacvest possui esse cadastramento, você encontra o link para o site do MEC em nossa página inicial.

Diploma de EAD e presencial tem o mesmo valor para um contador?

A dúvida sobre o diploma da faculdade de Contabilidade é muito comum entre os estudantes que estão entrando no ensino superior.

O que você precisa saber é que não precisa se preocupar ao ingressar no curso de contabilidade EAD pois o certificado de conclusão de curso tem a mesma validade que o certificado do curso presencial. Isso acontece porque os cursos de graduação são regulamentados pelo Ministério da Educação, e para ofertar o curso, a instituição de ensino precisa atingir todos os critérios do MEC. A avaliação leva em conta a estrutura, o quadro de professores e os recursos didáticos.

Também é importante salientar que os cursos de graduação a distância precisam ter a mesma carga horária e disciplinas básicas, que são ofertadas pelos cursos tradicionais. Dessa forma, você tem acesso a cursos com a mesma qualidade, com a vantagem de estar estudando a distância.

Para finalizar, os cursos que são autorizados pelo MEC tem a mesma validade que os cursos presenciais. Portanto, sempre confira se a instituição possui o cadastro atualizado, para que seu diploma seja aceito no mercado de trabalho, após a conclusão da Faculdade de Contabilidade EAD.

Por que fazer faculdade de Ciências Contábeis?

Antes de dar início na caminhada que leva até à conquista do sonhado diploma de Contador, muitos alunos se veem com uma dúvida comum: Por que fazer faculdade de Ciências Contábeis? São muitos os motivos, e eles certamente tornariam esse texto muito extenso, por isso citaremos apenas aqueles que costumam realmente ser os determinantes.

Quem ingressa em um curso superior tem como intenção principal conseguir atuar na área, certo? Então saiba que para os profissionais de Contabilidade essa tarefa é considerada tranquila, uma vez que as oportunidades são frequentes e o mercado de trabalho está sempre aquecido.

Durante a graduação em Ciências Contábeis EAD, o aluno terá acesso a uma grade curricular completa, que o deixará apto e plenamente capaz para atuar nas mais diversas áreas nas quais a Contabilidade pode contribuir, entre elas podemos destacar auditoria, consultoria, controladoria, fiscalização, gestão de empresas e perícia contábil. Agora, se você tem vontade de após formado partir para a área acadêmica, saiba que também é possível. Isso sem contar a possibilidade de concorrer às centenas de vagas públicas disponibilizadas anualmente através de concursos.

O fator financeiro também chama atenção, já que os contadores tendem a ser muito bem remunerados, principalmente quando conseguem conciliar o trabalho com carteira assinada em empresas com outros que podem ser realizados de maneira autônoma.

Matricule-se no curso de Ciências Contábeis a distância do EAD Premium Unifacvest. Experimente e comprove que você já sairá da faculdade pronto para se tornar um Contador de sucesso!

O que faz um Contador?

O papel daquele que se forma na faculdade de Ciências Contábeis vai muito além de auxiliar no momento da declaração do imposto de renda, como várias pessoas pensam. Mas afinal de contas, o que faz um Contador? A partir de agora você verá que esse profissional tem muito mais importância, principalmente dentro das empresas.

É ele quem dá a fundamental ajuda em questões financeiras, tributárias e patrimoniais. Tem enorme responsabilidade em lidar também com planilhas de gastos, contas a pagar e receber, guias de impostos, enfim, números e documentos de extrema relevância para a organização para a qual presta os serviços.

Quem conquista o diploma de Ciências Contábeis EAD já sai da vida acadêmica com amplo conhecimento para atuar nas mais diversas áreas, incluindo auditoria, consultoria, controladoria, fiscalização, perícia contábil e gestão de empresa. Vale lembrar também que existe a possibilidade de tornar-se professor e concorrer às muitas vagas oferecidas anualmente em concursos públicos.

Essa capacidade de se tornar essencial em vários setores faz com que o Contador sempre tenha as portas abertas no mercado de trabalho, e esse é um dos fatores que fazem do curso de Ciências Contábeis a distância um dos que mais têm alunos matriculados todos os anos.

Experimente e comprove!

Cursar Ciências Contábeis presencial e EAD: vantagens e desvantagens

Fazer faculdade de Ciências Contábeis presencial ou EAD? Eis a questão! Essa é uma das principais dúvidas que os futuros contadores têm antes de ingressarem no curso. Então a partir de agora você saberá quais são as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades.

Quando se trata da ter a grade curricular necessária para aprender tudo que é necessário, a carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação e um diploma válido aceito no mercado de trabalho, você encontrará em ambos os casos.

Mas há uma vantagem que é exclusiva da modalidade presencial: a possibilidade de poder dividir a sala de aula com outros alunos e, consequentemente, interagir de maneira mais próxima.

Bom, agora vamos às vantagens que comprovam que fazer Ciências Contábeis EAD é disparado a melhor opção. Começando pela comodidade de poder optar por estudar quando e onde quiser, fazendo com que ocorra uma grande economia financeira, já que não precisará gastar com combustível ou passagem, e também economia de tempo, pelo fato de não precisar encarar o trânsito indo até à faculdade.

Ao fazer faculdade de Ciências Contábeis a distância, você terá a possibilidade de estudar sem depender de internet, usando os livros impressos ou videoaulas em DVD’s. Porém, caso sua preferência seja mesmo pelo estudo online, esses mesmos materiais didáticos estarão presentes em suas versões digitais.

E por fim, mas não menos importante, é possível ainda escolher a duração do curso e o valor das mensalidades que prefere, tendo como base o que melhor se enquadra no seu momento.

Dessa forma podemos concluir que fazer graduação em Ciências Contábeis a distância no EAD Premium Unifacvest é só vantagem!

Experimente e comprove!

O que muda entre os cursos de Ciências Contábeis e de Administração?

Apesar de tem suas semelhanças, as profissões de Contador e Administrador estão muito longe de serem iguais. E já é possível notar as diferenças antes mesmo de iniciar a faculdade. Para isso o ideal é conferir as respectivas grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis EAD e Administração EAD. Assim, conhecendo quais disciplinas fazem parte de cada um, a tarefa de saber com qual tem maior afinidade torna-se mais fácil.

Na faculdade de Ciências Contábeis as disciplinas têm maior foco na área de exatas, principalmente no que diz respeito a matemática, estatística, finanças, e claro, contabilidade. Já em Administração, onde também há conteúdos de exatas, a ênfase se dá em sua maioria na área de humanas, onde podemos citar conteúdos ligados a psicologia, gestão de pessoas, entre outros.

Resumindo, quem faz faculdade de Ciências Contábeis a distância aprende muito acerca de como atuar no mercado de trabalho contribuindo, principalmente, com as contas e finanças de uma empresa, além de outras funções que se referem a esse ramo. Enquanto no curso de Administração o aluno conhece na teoria e na prática como é ser um empreendedor, para atuar seja em um negócio próprio ou na gestão de uma empresa.

Gostou das dicas? Então analise, faça a escolha do curso que melhor atende ao seu perfil profissional e faça sua matrícula no EAD Premium Unifacvest.

Quais são as áreas de atuação de um Contador?

Após conquistar o diploma no curso de Ciências Contábeis EAD e ser aprovado no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, o profissional pode atuar em várias áreas, por isso trata-se de uma das profissões que mais possui oportunidades oferecidas no mercado de trabalho. Mas afinal, quais são as áreas de atuação de um Contador?

A mais conhecida delas talvez seja a Contabilidade Empresarial, onde o profissional é responsável pela apuração dos impostos, pelo controle das contas a pagar e receber, por realizar o levantamento de estoques e patrimônio, e claro, pelo controle das receitas e despesas da empresa.

Na Auditoria Contábil, o profissional analisa as finanças da empresa, verifica registros e identifica possíveis falhas de gestão. É uma das áreas de atuação mais importantes no ramo da Contabilidade, pois graças a ela é possível ter a garantia de que todos os procedimentos aplicados se adequam ao que determina a legislação.

A Contabilidade Pública, também conhecida como Gestão Pública, é uma das áreas que mais exige conhecimento e atenção por parte do formado na faculdade de Ciências Contábeis. Como o próprio nome já deixa claro, o profissional ficará responsável por garantir a melhor aplicação do dinheiro público. Atuando nos Tribunais de Contas, ele irá analisar relatórios dos municípios e do Governo Estadual, controlará o uso e a aplicação dos recursos financeiros captados, e alertará sobre possíveis fraudes ou desvios de verba.

Já na área Acadêmica, que é uma das mais buscadas por quem se forma no curso Contabilidade a distância, é possível dar aulas em universidades, participar de pesquisas, ministrar palestras, e escrever artigos e livros referentes à área contábil.

Existem ainda outras áreas muito importantes, como Controladoria, Consultoria, Auditoria, Perícia Contábil, enfim. As opções são inúmeras, o que contribui para que a faculdade de Ciências Contábeis a distância seja todos os anos uma das com maior número de matrículas.

Então matricule-se você também! Experimente e comprove!

Diferenças e semelhanças entre Técnico em Contabilidade e Contador

Uma dúvida que surge em muitas pessoas que pensam em ingressar na faculdade de Ciências Contábeis é: quais são as diferenças e as semelhanças entre as funções de Técnico em Contabilidade e Contador? Bom, de imediato vamos à principal diferença, no caso a formação. Enquanto o Contador tem um diploma de graduação em Ciências Contábeis EAD, o Técnico em Contabilidade possui apenas um curso técnico profissionalizante, que não é considerado de nível superior.

Nas atribuições é que estão as principais semelhanças, uma vez que ambos podem ficar responsáveis pela parte financeira e pela prestação de contas de uma empresa. A atuação se dá na atuação com escrituração fiscal e contábil, no cálculo de impostos, no acompanhamento de contas, receitas e despesas, na análise e controle de patrimônio, entre outras coisas.

Porém, apenas o Contador, graças a todo conhecimento adquirido durante o curso de Ciências Contábeis a distância, pode atuar com auditoria, perícia e análise de balanços. E isso faz dele um profissional mais buscado, e consequentemente, com muito mais chances de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Uma outra semelhança de extrema importância em ambos os casos é que, tanto Contador quanto Técnico em Contabilidade precisam estar devidamente registrados junto ao Conselho Regional de Contabilidade para poderem exercer suas profissões. Ou seja, precisam ser aprovados no Exame de Suficiência.

Resumindo, para quem busca maior visibilidade junto às empresas e também maiores remunerações, a escolha mais correta é fazer uma graduação em Ciências Contábeis EAD.

O que é Ciências Contábeis

podcast curso ciências contábeis

Podemos definir ciências contábeis como a área responsável por gerir e administrar todas as finanças de uma organização. Portanto, isso envolve o registro e controle de todo o capital, incluindo despesas, lucros e receitas. O profissional formado em um curso de graduação de contabilidade também pode ser responsável pela orientação do pagamento de impostos, bem como a divisão de recursos entre os sócios da empresa.

Além de possuir simpatia pela matemática e as ciências exatas, é importante que o estudante ao optar pela contabilidade possua também raciocínio rápido e facilidade de comunicação. Essas características irão ajudar muito na hora de procurar uma boa oportunidade na área.

Para exercer a profissão de forma regular o contador deverá se registrar junto ao Conselho Regional de Contabilidade – o CRC. Os bacharéis em Ciências Contábeis precisam realizar uma prova para obter o registro. A inscrição pode ser feita ainda nio último ano da graduação.

Quais são os diferentes tipos de Contabilidade?

podcast curso ciências contábeis

Existem vários tipos de contabilidade e essa variação traz inúmeras possibilidades de atuação para os profissionais da área. Entre os principais ramos é possível destacar os seguintes: Contabilidade Fiscal, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Contabilidade Social, Contabilidade Governamental, Perícia, Auditoria, Contabilidade Rural, Contabilidade Imobiliária, Contabilidade Internacional e Contabilidade Bancária.

Depois de formado, o profissional pode escolher uma área específica dentro da contabilidade para se especializar e conduzir a sua carreira. Por isso, é importante desde já, conhecer os tipos de contabilidade e escolher aquela que tenha mais relação com o seu perfil e as suas habilidades profissionais e sociais. Afinal, você começa a trilhar a sua carreira ainda durante o curso, principalmente, na atuação do estágio. Então, tenha claro em sua mente qual é o caminho que você quer percorrer dentro da profissão escolhida.

Conceito de Contabilidade

podcast curso ciências contábeis

Antes de iniciar a faculdade de contabilidade, você precisa saber tudo sobre a profissão, inclusive O que é contabilidade.

Podemos dizer que a Contabilidade é a ciência social que que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Isso é feito por meio dos registros contábeis das respectivas demonstrações dos resultados produzidos por essa empresa. Resumidamente, podemos dizer que a contabilidade é a ciência que mede a riqueza, ou patrimônio, e a sua evolução.

É importante lembrar que a contabilidade é necessária para toda empresa independente do seu porte e da sua forma de tributação.

Para finalizar, o profissional formado em contabilidade é aquele que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa ou instituição pública.

Mercado de trabalho para um contador

podcast curso ciências contábeis

O profissional formado em uma graduação de ciências contábeis poderá exercer funções voltadas ao desenvolvimento de visão global e dinâmica dos ambientes econômicos e financeiros. Também irá retratar as influências destes nas alterações patrimoniais, através de identificação, mensuração, registro, divulgação e análise dos eventos e das transações ocorridas nas empresas. O bacharel em contabilidade também poderá produzir informações para alimentar o sistema de gestão no planejamento, organização, execução e controle das atividades, contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais.

Nos últimos anos podemos afirmar que a contabilidade tem ampliado seu alcance e o mercado de trabalho está favorável para quem pensa em abrir seu próprio negócio, assessorar abertura de empresas ou até mesmo atuar como profissional registrado em uma organização (por lei todos os empreendimentos devem contratar os serviços de com contador).

Em pesquisas recentes estima-se que existem 300 mil profissionais em atuação e 350 mil que devem ingressar no mercado nos próximos anos. Mas a falta de qualificação principalmente em auditoria, análise financeira, contabilidade e finanças corporativas pode gerar bons nichos de atuação.

Além do diploma de graduação na área e do registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade é importante que o profissional também possua grande conhecimento técnico, inglês fluente, perfil multidisciplinar e tino comercial e empresarial.

É preciso ter curso superior para trabalhar como contador?

podcast curso ciências contábeis

Diferente de algumas profissões, é sim preciso ter curso superior para trabalhar como contador. Na verdade, não basta apenas ter o diploma de graduação em Ciências Contábeis reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), mas também, é necessário passar pelo Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Só assim, o profissional conseguirá seu registro no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado e estará apto para desempenhar a função na área.

O Exame do CFC, ou exame do CRC, ou ainda, Exame de Suficiência acontece duas vezes ao ano. O teste conta com 50 perguntas e para ser considerado aprovado é necessário acertar no mínimo 50% da prova, ou seja, 25 questões.

Então, agora você já sabe que é preciso ter curso superior para trabalhar como contador, além de ser aprovado no Exame de Suficiência. Sendo assim, pode focar seus esforços nos estudos e construir a base de uma carreira de sucesso ainda durante a graduação.

É obrigatório fazer estágio no curso de Ciências Contábeis?

podcast curso ciências contábeis

Antes de iniciar a graduação, os futuros estudantes pesquisam muito sobre o curso e entre as principais dúvidas está: É obrigatório fazer estágio no curso de Ciências Contábeis? O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) não faz nenhuma referência sobre a obrigatoriedade dessa prática como um pré-requisito para concluir o curso. Porém, há uma recomendação do órgão para que o estudante passe pelo estágio e possa aprender com experiências reais do mercado de trabalho.

Sendo assim, não é obrigatório fazer estágio no curso de Ciências Contábeis, porém, a maioria das faculdades traz esta prática em sua grade curricular. Isso acontece, porque esse é um momento muito importante para o início da carreira. Afinal, o aluno terá acesso ao ambiente de trabalho e as atividades profissionais, porém, ainda terá ao seu lado um supervisor para mostrar qual é o melhor caminho a seguir. Sendo assim, se você tiver a oportunidade, faça um estágio na área, isso também vai te ajudar a fazer contatos profissionais que podem auxiliar na hora de procurar por um trabalho, depois de formado.

Quanto custa uma faculdade de Ciências Contábeis?

O valor de uma faculdade de ciências contábeis a distância, que também pode ser chamada de graduação ead contabeis, dependerá da quantidade de meses que você optar:

Quanto custa uma faculdade de Ciências Contábeis?

Quanto tempo dura a faculdade de Ciências Contábeis

A faculdade de ciências contábeis dura 4 anos e o curso é dividido em 8 semestres.

Quanto tempo dura a faculdade de Ciências Contábeis

Quanto ganha um contador

O salário médio no Brasil para um contador é de R$ 4.631, em início de carreira a remuneração é de R$ 3.250. Já o vencimento para profissionais com mais experiência pode chegar a R$ 7.713.

Quanto ganha um contador

Contador e bacharel em Ciências Contábeis é a mesma coisa?

Sim! Só pode ser chamado de Contador o profissional formado em Ciências Contábeis. Além disso, só pode exercer a profissão como Contador quem é aprovado no Exame de Suficiência.

Contador e bacharel em Ciências Contábeis é a mesma coisa?

Graduação em Ciências Contábeis ou Contabilidade é a mesma coisa?

A graduação em Ciências Contábeis ou Contabilidade é a mesma coisa sim! O que muda é apenas a terminologia empregada.

Graduação em Ciências Contábeis ou Contabilidade é a mesma coisa?

O contador precisa obrigatoriamente estar registrado no CRC?

Se você está procurando mais sobre a atuação do profissional de ciência contábeis no mercado de trabalho, deve ter se deparado com algumas dúvidas. Entre elas, deve estar: “o contador precisa estar registrado no CRC?”. E a resposta é: sim! Além do diploma devidamente registrado em uma faculdade que tenha reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), o contador também precisa ter o Registro Definitivo Originário no Conselho Regional de Contabilidade.

E essa norma vale para o exercício de qualquer modalidade de serviço ou atividade contábil. Sendo assim, agora você já sabe que o contador precisa estar registrado no CRC e para conseguir esse registro é necessário passar por um prova. O Exame do CRC acontece duas vezes ao ano e traz 50 questões sobre a área. Para ser considerado aprovado, o candidato precisa acertar no mínimo 50% da prova, ou seja, 25 perguntas.

Sendo assim, além da graduação, você deve medir esforços e fazer um estudo direcionado para esse exame. E não é preciso esperar o fim da graduação para fazer essa prova, a partir do último ano, ou dos dois últimos semestres, o estudante já pode se candidatar ao exame. Dessa forma, depois de formado, o profissional não terá essa preocupação e estará preparado para enfrentar o mercado de trabalho e conquistar uma vaga na área.

No curso de Ciências Contábeis tem TCC?

O TCC é obrigatório?

Não é obrigatório, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais.

As faculdades costumam cobram o TCC?

Sim, na maioria das instituições há o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na grade curricular. Afinal, essa é uma forma de frisar ainda mais o conhecimento e deixar o estudante mais bem preparado para os desafios da profissão.

No curso de Ciências Contábeis tem TCC?

CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

Metodologia EAD Premium
O material didático é elaborado por autores. Isso significa que eles têm domínio completo sobre aquilo que escrevem. O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas explicando o que escreveu e elabora as questões da prova. Por isso você estuda sem ter dúvidas.
Metodologia EAD Premium
Cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas. E todo o conteúdo também está disponível no formato online.

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Módulo flexível

Avaliação - Etapa 3
Em caso de imprevistos de tempo e dinheiro você pode reduzir pela metade o valor das mensalidades e ter mais tempo para estudar. Não é FIES, não tem juros e não precisa de fiador.
Avaliação - Etapa 4
Você poderá ativar e inativar o Módulo Flexível sempre que precisar, diretamente no AVA. Independente da sua escolha, o valor final do curso permanece o mesmo.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

BASE LEGAL

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em consonância às necessidades profissionais e sociais do setor, bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2004, buscar-se-á na formação do bacharel em Ciências Contábeis a distância do EaD Premium UNIFACVEST um profissional que, além dos domínios dos conhecimentos necessários a sua atuação, seja capaz de:

  • Compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização;
  • utilizar adequadamente a terminologia e linguagem da área;
  • Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz das organizações;
  • Aplicar adequadamente a legislação inerente à função;
  • Desenvolver a liderança entre equipes multidisciplinares;
  • Disseminar informações contábeis com reconhecido nível de precisão;
  • Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil.

 

A Resolução 560/1983 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) dispõe sobre as atribuições privativas e compartilhadas do profissional bacharel em Ciências Contábeis. O bacharel em Ciências Contábeis pode atuar em empresas, no ensino, como profissional liberal e em órgão público.

A partir do momento em que o egresso apresentar o perfil desejado ele estará apto para atuar nas diversas áreas que a formação como bacharel em Ciências Contábeis lhe proporcionará. Para ter êxito em alcançar estes objetivos, o curso deve formar profissional com as seguintes qualificações:

  • Capacitado para promover a realização de estudos sobre os fatos contábeis da administração geral das entidades privadas e/ou públicas, e usuários em geral;
  • Capacitado para realizar os estudos dos desdobramentos referente aos fatos contábeis, com o fim de conhecer minuciosamente o produto das operações e seus reflexos patrimoniais;
  • Que atue nos estudos dos fenômenos e na apuração dos valores dos insumos que incorrem na produção de bens e serviços, nos diversos ramos empresariais;
  • Que promova estudos relativos ao registro e análise dos fatos ocorridos, setorialmente, em cada organização;
  • Realize estudos dos investimentos feitos pelas entidades, em recursos humanos, bem como os reflexos financeiros e produtivos dele decorrentes;
  • Que aplique técnicas de controle e análises das contas do sistema financeiro das entidades;
  • Realize os registros necessários ao atendimento dinâmico das áreas da legislação fiscal e tributária, que afetam e provocam modificações no patrimônio das entidades;
  • Promova a interpretação dos dados quantitativos das empresas, com a finalidade de informar, orientar e guiar a administração em termos de gestão e tomada de decisões;
  • Capaz de elaborar e acompanhar a execução e/ou análise do orçamento de qualquer entidade.
  • Que sejam dotados de conhecimento e espírito empreendedor e integrador, para atuarem como gestores nos mais diversos tipos de entidades como autônomo ou consultor, auditor ou analista.

O perfil do contador a ser formado pelo EaD Premium UNIFACVEST, além da formação integral visível na descrição dos conteúdos curriculares, deverá ser de cidadão e profissional competente, capaz de, não só analisar, registrar, informar os fenômenos patrimoniais e de gestão empresarial, como o de produzir, filtrar, preparar, trabalhar e gerenciar os dados contábeis com vistas à tomada de decisões das entidades.

O profissional formado no curso de graduação em Ciências Contábeis será dotado de competências e habilidades, que viabilizem aos agentes econômicos o pleno cumprimento de sua responsabilidade de prestar contas da gestão perante as entidades e usuários, exercendo com ética e proficiência as atribuições que lhes são prescritas, ter visão de conjunto da área de conhecimento abrangida pela profissão, preocupar-se em manter-se atualizado em suas áreas sujeitas as alterações mais frequentes e ter visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil.