OBJETIVOS DO CURSO

A Licenciatura em Educação Especial, na modalidade a distância, pretende formar profissionais para atuar no Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio com senso crítico e consciente da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos. Além de fomentar o desenvolvimento pesquisa e produção de conhecimento.

Na organização didático-pedagógica foram considerados:

 . A articulação entre a teoria e prática;

. A integração dos conhecimentos adquiridos nos sentidos transversal e longitudinal;

 . O planejamento de ações pedagógicas e tecnológicas compatibilizadas com as necessidades de aprendizagem e o perfil cultural dos alunos;

 . Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o profissionais com iniciativa de pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.

O curso de Licenciatura em Educação Especial, a distância, da FACVEST/UNIFACVEST está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).

 

Objetivos Específicos

* Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem;

*Articular os conteúdos dos núcleos de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;

 

* Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores/as para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;

 

* Sensibilizar os educadores/as a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, do Ensino Fundamental nos anos finais e Ensino Médio/Pós-Médio profissionalizante;

 

* Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;

* Identificar e compreender os elementos que compõe e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;

* Garantir uma formação que garanta aos licenciados o conhecimento das principais vertentes interpretativas e dos conteúdos básicos para a Licenciatura em Educação Especial.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
História da Educação 45h
Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Formação Docente para a Diversidade 45h
Módulo 1 B
Filosofia da Educação 45h
Libras - Língua Brasileira de Sinais 60h
Sociologia da Educação 60h
Atividade Formativa I 50h
Semestre 2
Módulo 2 A
Teorias da Aprendizagem 60h
Psicologia da Educação 60h
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica 60h
Módulo 2 B
Didática 90h
Educação e Ludicidade 60h
Atividade Formativa II 50h
Atividade Integradora III 15h
Semestre 3
Módulo 3 A
Currículo e Planejamento da Educação Básica 60h
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva 90h
Educação Ambiental e Cidadania 30h
Módulo 3 B
Psicologia do Desenvolvimento 60h
Dimensões da Não Aprendizagem 60h
Atividade Formativa III 50h
Semestre 4
Módulo 4 A
Metodologia do Ensino da Educação Especial 90h
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais 30h
Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais 60h
Módulo 4 B
Currículo e Educação Especial: adaptações e acomodações 90h
Alfabetização e Letramento: conceitos e processos 60h
Atividade Formativa IV 50h
Atividade Integradora II 15h
Semestre 5
Módulo 5 A
Psicomotricidade no Contexto Escolar 45h
Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora 60h
Estágio Supervisionado I 200h
Módulo 5 B
Prática Pedagógica na Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual 60h
Transversalidade na Educação 30h
Atividade Formativa V 50h
Semestre 6
Módulo 6 A
Práticas de Leitura e Escrita de Alunos com Deficiência Intelectual 60h
Deficiência Visual, Auditiva e Surdocegueira 60h
Módulo 6 B
Libras e Sistema Braille 60h
Avaliação da Aprendizagem 60h
Atividade Formativa VI 50h
Atividade Integradora III 15h
Semestre 7
Módulo 7 A
Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades 60h
Transtorno do Espectro Autista 60h
Estágio Supervisionado II 200h
Módulo 7 B
Gestão Educacional 60h
Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes 30h
Atividade Formativa VII 50h
Semestre 8
Módulo 8 A
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa 60h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 45h
Tópicos Especiais 30h
Módulo 8 B
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40h
Sociedade e Acessibilidade 60h
Atividade Formativa VIII 50h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 200h
Carga horária total do curso: 3200h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

Nenhum depoimento encontrado

CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

Metodologia EAD Premium
Cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas. E todo o conteúdo também está disponível no formato online.
Metodologia EAD Premium
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas. Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Módulo flexível

Avaliação - Etapa 3
Em caso de imprevistos de tempo e dinheiro você pode reduzir pela metade o valor das mensalidades e ter mais tempo para estudar. Não é FIES, não tem juros e não precisa de fiador.
Avaliação - Etapa 4
Você poderá ativar e inativar o Módulo Flexível sempre que precisar, diretamente no AVA. Independente da sua escolha, o valor final do curso permanece o mesmo.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

BASE LEGAL

MODALIDADE DE ENSINO

Online + DVD * + Livros: modo de estudo com acesso a vídeos e livros em PDF via internet + um DVD de dados com vídeos + Livros impressos.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em consonância às necessidades profissionais e sociais bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais vigente, buscar-se-á ao licenciado/a que deve conhecer a escola como organização complexa que tem, como uma de suas funções, a promoção da educação para e na cidadania e deve ser um profissional que atue como docente na Educação dos Anos Finais do Ensino Fundamental e nível Médio, na modalidade normal e na Educação profissional; bem como nas áreas de serviços e apoio escolar; no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos e em ambientes não escolares.

Atuar como um agente de transformação social, consciente do conhecimento como um valor de si mesmo e da sua construção permanente e imbricada ao ideal da educação humanística. Portanto, conhecedor do processo educativo formal e não formal, em seus múltiplos aspectos: filosófico, antropológico, sociológico, psicológico, pedagógico, ético, cultural, estético, entre outros.

Ser capaz de problematizar os processos de significação da própria área do conhecimento, bem como criar mecanismos de diálogo com as diferentes áreas, a fim de promover uma análise interdisciplinar. Na docência também se exige interação com a sociedade em toda a sua estrutura organizacional, desse modo o licenciado em Formação Pedagógica para Graduados deverá estar apto a desenvolver juntamente com seus interlocutores uma interpretação da realidade histórica e dela buscar conhecimentos e experiências que contribuam na formação crítica no processo de ensino e aprendizagem.

O Centro Universitário FACVEST/UNIFACVEST visa formar um profissional que; além de estar sempre apoiado em um repertório de informações e habilidades compostas por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação é proporcionada pelo exercício da profissão, seja capaz de possuir as seguintes competências:

  • Pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, promoção dos direitos humanos, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissional e como cidadão;
  • Reconhecer e respeitar a diversidade manifesta por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais, étnicos, gêneros e físicos;
  • Concepção do papel do professor/a como mediador no processo de aprendizagem;
  • Análise, crítica, seleção, criação e elaboração de material didático para o ensino;
  • Compreensão da importância da formação continuada no processo de construção do conhecimento;
  • Compreensão ampla e consistente do processo educativo, formal e não formal;
  • Capacidade de articular as diferentes áreas de conhecimentos no campo educacional de maneira interdisciplinar;
  • Capacidade de articular ensino e pesquisa com atividades de extensão;
  • Capacidade de atuar no planejamento das diferentes ações da prática educativa com metodologias diferenciadas compreendendo a avaliação como processo educativo;

                                              

Ainda, a Licenciatura em Educação Especial, a distância, do Centro Universitário FACVEST/UNIFACVEST é um profissional deverá possuir consistência em sua base teórica, articulada à investigação, envolvendo práticas educativas, com ênfase em conhecimentos específicos, devendo contemplar as seguintes dimensões:

  • Compreensão da função social da escola;
  • Domínios dos conteúdos curriculares da Educação Básica;
  • Domínio do conhecimento pedagógico;
  • Domínio dos processos de investigação;
  • Domínio da prática docente.