OBJETIVOS DO CURSO

Este curso visa formar profissionais para atuar na docência, na participação da gestão e da avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas. Deste modo, propõe formar o docente participante na organização e na gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação, de projetos e experiências educativas não escolares e na produção e difusão do conhecimento cientifico-tecnológicas do campo educacional.

A proposta pedagógica foi construída de acordo com as diretrizes curriculares do curso de Licenciatura em Geografia instituídas pelas diretrizes do Parecer CNE/CP n.º 2/2015 que trata da formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica.

A Licenciatura em Geografia, na modalidade a distância, pretende formar profissionais para atuar no Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio com senso crítico e consciente da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos. Além de fomentar o desenvolvimento pesquisa e produção de conhecimento.

Na organização didático-pedagógica foram considerados:

  • A articulação entre a teoria e prática;
  • A integração dos conhecimentos adquiridos nos sentidos transversal e longitudinal;
  • O planejamento de ações pedagógicas e tecnológicas compatibilizadas com as necessidades de aprendizagem e o perfil cultural dos alunos;
  • Preparar um profissional capaz de posicionar-se de forma consciente e crítica diante da realidade educacional e de propor alternativas de ação, oferecendo oportunidade de aprofundamento teórico e prático a partir do exercício do Magistério e demais áreas de atuação, oportunizando a vivência de formas diversificadas de ação pedagógica, dando ênfase ao trabalho interdisciplinar sob a orientação dos docentes do curso, aliando a elaboração pessoal ao trabalho coletivo em busca de estudos autônomos, preparando o profissionais com iniciativa de pesquisador, capaz de dominar métodos de investigação e de elaboração sistemática de análise teórica e de resultados sobre fatos, estruturas, processos, contextos e situação referentes à prática educativa em suas diversas modalidades e manifestações.

 

O curso de Licenciatura em Geografia EaD da FACVEST-UNIFACVEST está estruturado para abrir possibilidades e alternativas para que o acadêmico desenvolva o comprometimento com os valores políticos, éticos e estéticos, inspiradores da sociedade democrática. Ações referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conceitos a serem socializados, e de seus significados em diferentes contextos de sua articulação interdisciplinar, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional (Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC).

 

Objetivos Específicos

 

  • Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem;
  • Articular os conteúdos dos núcleos de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social;
  • Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores/as para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;
  • Sensibilizar os educadores/as a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, do Ensino Fundamental nos anos finais e Ensino Médio/pós-Médio profissionalizante;
  • Adequar os conhecimentos à diversidade apresentada pela realidade sociocultural;
  • Identificar e compreender os elementos que compõe e definem a realidade social da comunidade em que irá atuar;
  • Garantir uma formação que garanta aos licenciados o conhecimento das principais vertentes interpretativas e dos conteúdos básicos para a Licenciatura em Geografia.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1 A
História da Educação 45h
Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Formação Docente para a Diversidade 45h
Módulo 1 B
Filosofia da Educação 45h
Libras - Língua Brasileira de Sinais 60h
Sociologia da Educação 60h
Atividade Formativa I 50h
Semestre 2
Módulo 2 A
Fundamentos e História da Geografia 60h
Psicologia da Educação 60h
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica 60h
Módulo 2 B
Didática 90h
Educação e Ludicidade 60h
Atividade Formativa II 50h
Atividade Integradora I 15h
Semestre 3
Módulo 3 A
Currículo e Planejamento na Educação Básica 60h
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva 60h
Educação Ambiental e Cidadania 30h
Módulo 3 B
Biogeografia e Impactos Ambientais 60h
Metodologia do Ensino de Geografia no Ensino Fundamental 60h
Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais 30h
Atividade Formativa III 50h
Semestre 4
Módulo 4 A
Metodologia do Ensino de Geografia no Ensino Médio 60h
Organização do Espaço Mundial 60h
Antropologia Cultural 45h
Módulo 4 B
Fundamentos da Geologia 60h
Geografia Regional do Brasil 90h
Atividade Formativa IV 50h
Atividade Integradora II 15h
Semestre 5
Módulo 5 A
Fundamento de Geografia Física 60h
Introdução à Cartografia 60h
Estágio Supervisionado I 200h
Módulo 5 B
Geografia Urbana 60h
Transversalidade na Educação 30h
Atividade Formativa V 50h
Semestre 6
Módulo 6 A
Geografia da População 60h
Geografia Rural 60h
Módulo 6 B
Geografia Política, Econômica e Industrial 60h
Avaliação da Aprendizagem 60h
Atividade Formativa VI 50h
Atividade Integradora III 15h
Semestre 7
Módulo 7 A
Geomorfologia Geral 60h
Climatologia 60h
Estágio Supervisionado II 200h
Módulo 7 B
Gestão Educacional 60h
Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes 30h
Atividade Formativa VII 50h
Semestre 8
Módulo 8 A
Introdução às Geotecnologias 60h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 45h
Tópicos Especiais 30h
Módulo 8 B
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40h
Análise Espacial 60h
Atividade Formativa VIII 50h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 200h
Carga horária total do curso: 3200h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

É um prazer fazer parte do Centro Universitário Unifacvest. Simplesmente muita eficiência no atendimento, material bastante didático e de qualidade, e uma equipe muito atenciosa. Só tenho a agradecer a instituição e aos profissionais que desempenham com muita competência suas funções e assim contribuindo para meu crescimento profissional.

José Romero Alves - Curso de GEOGRAFIA - 08/01/2021

Instituição excelente, metodologias de ensino super bacana além dos tutores são ótimos profissionais. Estou no meio do curso (Geografia) que estou fazendo e só agradeço pelo empenho que a instituição tem pelos alunos. Materiais com metodologias atualizadas sempre trazendo uma nova aprendizagem aos alunos. Super recomendo!

Odaziel Pereira Bispo - Curso de GEOGRAFIA - 08/01/2021

Estou gostando muito, pois tenho a possibilidade de fazer uma faculdade depois dos 40 anos.

Silvana Brunetto Rigon - Curso de GEOGRAFIA - 07/10/2019

Com o EAD Premium vou conseguir realizar meu sonho e ir além, um futuro próspero e promissor em parceria com o centro universitário Unifacvest, transformando vidas acadêmicas!

Dannyelly - Curso de GEOGRAFIA - 05/07/2019

Grade curricular do curso de Geografia

A carga horária total do curso de geografia é de 3.200 horas distribuídas em quatro anos. Nos primeiros 4 semestres você terá contato com disciplinas que envolvem História da Educação, Prática Textual em Língua Portuguesa, Formação Docente para a Diversidade, Filosofia da Educação, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Sociologia da Educação, Fundamentos e História da Geografia, Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica, Didática, Educação e Ludicidade, Currículo e Planejamento na Educação Básica, Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, Educação Ambiental e Cidadania, Biogeografia e Impactos Ambientais, Metodologia do Ensino de Geografia no Ensino Fundamental, Direitos Humanos e relações Étnico-Raciais, Metodologia do Ensino de Geografia no Ensino Médio, Organização do Espaço Mundial, Antropologia Cultural, Fundamentos da Geologia, e Geografia Regional do Brasil.

Já nos quatro semestres finais, as disciplinas envolvem Geografia Física, Introdução Á Cartografia, Geografia Urbana, Transversalidade na Educação, Geografia da População, Geografia Rural, Geografia Política Econômica e Industrial, Avaliação de Aprendizagem, Geomorfologia, Climatologia, Gestão Educacional, Direitos educacionais de Crianças e Adolescentes, Introdução às Geotecnologias, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Tópicos Especiais e Análise Espacial.

Por fim, além das matérias descritas acima, será necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades Complementares (estas podem ser realizadas já a partir do primeiro período da faculdade). E ainda, existem também as Atividades Integradoras e Atividades Formativas ao longo dos quatro anos, para reflexão sobre as disciplinas estudadas até o momento. Para finalizar será necessário realizar ainda um Estágio Supervisionado, relacionando os conteúdos aprendidos com a prática da futura carreira.

Quais são as áreas de atuação de uma pessoa formada em Geografia?

O profissional formado em um curso de geografia de licenciatura pode atuar como professor no ensino fundamental, médio e superior. Se cursar uma graduação, pode seguir carreira como geógrafo, realizando estudos nas cidades ou na natureza. Entre as principais áreas podemos citar:

  • Geoprocessamento e Cartografia Digital – trabalha com mapas, imagens de satélite, fotografias aéreas, sistemas de informações geográficas e banco de dados.
  • Ecoturismo – organiza excursões em parques ecológicos e áreas de preservação. Atua como guia oferece informações técnicas.
  • Ensino – ministra aulas em todos os níveis de ensino ou elabora material didático (livros, mapas, videoaulas, etc).
  • Geografia Humana – estuda assuntos relacionados a desigualdade social, concentração populacional e os efeitos da atividade humana no planeta.
  • Geopolítica – estuda a parte política, os acordos entre nações, os conflitos, entre outros.
  • Planejamento Agrícola – planeja a ocupação de um lugar, com objetivo de minimizar os impactos na natureza.
  • Planejamento Ambiental – planeja a gestão territorial junto de arquitetos, biólogos e antropólogos com o objetivo de organizar o uso do solo, mobilidade, estruturação urbana, etc.
  • Sensoriamento Remoto – analisa imagens enviadas por satélites para levantar informações sobre solo, relevo e realiza elaboração de mapas.

Mercado de trabalho para uma pessoa formada em Geografia

Uma pessoa formada em geografia pode seguir carreira acadêmica, caso tenha diploma de licenciatura, ministrando aulas para o ensino fundamental, médio e superior.

Por outro lado, se o diploma for de bacharelado é possível atuar em empresas de cartografia, análise de solo, ou até mesmo em diferentes órgãos públicos. Entre as principais áreas para atuar como geógrafo podemos citar: Geoprocessamento e Cartografia Digital, Ecoturismo, Geopolítica, Geografia Humana, Planejamento Agrícola, Planejamento Ambiental e Sensoriamento Remoto.

Para exercer a profissão é necessário se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, o CREA.

A remuneração varia de R$ 1,6 mil a R$ 7 mil – depende do nível de experiência, do porte da organização ou da carga horária (no caso dos professores).

Existe concurso público para formados em Geografia?

Se você está pensando em se tornar funcionário público e conquistar uma vaga na área, saiba que existe sim concurso para formados em Geografia. As oportunidades costumam aparecer, principalmente, para os licenciados, ou seja, aquelas pessoas que optaram pela licenciatura em Geografia e que podem dar aulas desta disciplina em escolas públicas e privadas. Você pode encontrar vagas em concursos de secretarias municipais e estaduais, além de prefeituras, câmaras municipais, instituições e fundações.

Então, fique de olho em portais de notícias sobre certames e procure por concurso para formados em Geografia. Durante esse processo, é interessante também já iniciar a sua preparação. Afinal, apenas o conteúdo aprendido durante a graduação costuma não ser o suficiente para ser aprovado no concurso. Esses certames, exigem uma preparação mais direcionada, por isso, um curso online pode ser uma boa opção.

É preciso ter curso superior para trabalhar como professor de geografia?

É necessário ter curso de licenciatura em geografia para dar aulas em escolas públicas e particulares. Afinal, é durante os quatro anos de ensino do curso que o estudante aprende a teoria e a prática necessária para enfrentar os desafios da profissão. Durante a graduação, além do conteúdo teórico, o aluno costuma passar por estágio supervisionado, atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Então, se você está pensando em seguir a carreira de professor nessa área, aposte em um curso de licenciatura em geografia. Mas lembre-se, na hora de procurar uma instituição de ensino para estudar, confira se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que tornará o seu diploma bem aceito no mercado de trabalho.

É obrigatório fazer estágio no curso de Geografia?

Quem pensa em ingressar no curso de Licenciatura em Geografia deve saber que, sim, o estágio é obrigatório.

A atividade é importante para o desenvolvimento da carreira do professor pois, mais do que ganhar experiência, possibilita aos estudantes conhecimento, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula.

Assim, a prática curricular do estágio em geografia do EAD Premium Unifacvest está prevista na grade curricular, a partir do 5º semestre.

O que se estuda na faculdade de geografia?

podcast curso de geografia

No curso de licenciatura em geografia, além das matérias relacionadas a área, o aluno também aprende disciplinas sobre a docência. Sendo assim, durante os quatro anos de ensino, o estudante fica pronto para o mercado de trabalho e para enfrentar os desafios dessa profissão. Mas, para você saber um pouco mais sobre o que se estuda nesse curso, vamos falar sobre as matérias aprendidas.

A grade curricular pode mudar dependendo da faculdade, mas a base de ensino é a mesma. Por isso, é normal encontrar disciplinas como: História da Educação; Fundamentos e História da Geografia; Psicologia da Educação; Educação e Ludicidade; Didática; Currículo e Planejamento na Educação Básica; Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva; Biogeografia e Impactos Ambientais; Fundamentos da Geologia; Geografia Regional do Brasil; e muitas outras.

E além da parte teórica, o curso de licenciatura em geografia também conta com o estágio supervisionado. Essa é uma etapa essencial em que o estudante terá o primeiro contato com o seu futuro ambiente de trabalho. É também um momento importante para aprender e fazer bons contatos profissionais.

Pós-graduação indicada para professor de Geografia

podcast curso de geografia

Quem deseja seguir carreira na área acadêmica de geografia, além do diploma de licenciatura é recomendado cursar também uma pós-graduação para se especializar em uma área e por consequência conquistar uma remuneração mais atrativa.

Entre as principais opções podemos citar: Administração Escolar, Atendimento Educacional Especializado, Docência no Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Inclusiva, Educação Especial e Psicomotricidade, Educação infantil, Ensino Lúdico, Gestão Escolar, Gestão Pública e Tutoria em Educação a Distância.

Perfil do profissional formado em Geografia

podcast curso de geografia

Quem deseja seguir carreira na área de geografia precisa ser curioso pois irá se aprofundar em assuntos que envolvem a relação humana com a natureza. É preciso gostar de estar no ambiente de estudo, seja a cidade ou o campo.

Entre as principais características do perfil do profissional de geografia, podemos citar que é importante também ser observador, para estar sempre atento aos detalhes que poderão levar a criação de teorias que, por exemplo, expliquem os fenômenos climáticos.

Para quem pretende atuar na área acadêmica, é necessário cursar licenciatura em geografia. Mas, além de trabalhar como professor, quem possui graduação em geografia pode atuar com geoprocessamento, cartografia digital, ecoturismo, geopolítica, planejamento ambiental e agrícola e por fim com sensoriamento remoto.

Quais são as melhores faculdades de Geografia?

podcast curso de geografia

O ingresso no ensino superior requer sempre muita atenção e cuidado, isso porque você está tratando do seu futuro profissional.

Por este motivo, para descobrir qual é a melhor faculdade de Geografia para você, não deixe de levar em consideração os seguintes requisitos:

  • Conceitos e avaliações do Ministério da Educação - MEC para a instituição;
  • Benefícios e facilidades oferecidos, como flexibilidade no prazo de duração do curso, oferta de material impresso e online e sistema de avaliação simplificado;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso;
  • Qualidade do corpo docente;

Assim, após esta pequena avaliação, você com certeza encontrará a faculdade ideal.

No curso de geografia tem TCC?

podcast curso de geografia

Se você fica se perguntando se no curso de geografia tem TCC nós vamos esclarecer suas dúvidas. Tanto na licenciatura quanto no bacharelado, os estudantes precisam sim apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC. As regras para a produção variam de instituição para instituição, mas é a nota desse projeto que vale como aprovação no curso. Ou seja, é preciso dar bastante atenção a esta etapa, pois ela é um dos últimos degraus até o seu diploma.

Agora, você já sabe que no curso de geografia tem TCC, mas é interessante não ver esse trabalho como uma obrigação, mas sim como um estágio importante para o seu conhecimento. Afinal, quando você estiver produzindo o projeto, estará imerso na área e poderá aprender coisas novas e, até mesmo, escolher um caminho dentro da geografia para seguir com a sua carreira profissional.

Quanto custa uma faculdade de Geografia?

O valor de uma faculdade de licenciatura em geografia dependerá da quantidade de meses que você optar:

Quanto custa uma faculdade de Geografia?

Quanto ganha uma pessoa formada em Geografia

O salário médio no Brasil para quem possui diploma de licenciatura em geografia, dependerá do local de atuação:

Quanto ganha uma pessoa formada em Geografia

Quanto tempo dura a faculdade de Geografia?

A faculdade de licenciatura em Geografia dura 4 anos e o curso é dividido em 8 semestres.

Quanto tempo dura a faculdade de Geografia?

Curso de Geografia EAD é reconhecido pelo MEC?

Sim, o Ministério da Educação reconhece e libera o estudo da geografia por essa modalidade.

Curso de Geografia EAD é reconhecido pelo MEC?

Faculdade de Geografia é difícil?

Antes de tomar a decisão definitiva entre fazer ou não fazer uma faculdade de Geografia, uma entre as várias dúvidas que surgem é: será que o curso é difícil? E a resposta para essa pergunta é muito simples! Assim como todos os demais cursos de graduação, na licenciatura em Geografia se você tiver foco, disciplina e estiver matriculado na melhor instituição de ensino, então não, a faculdade de Geografia a distância não é difícil.

A parte do foco e da disciplina só depende de você, agora, o melhor ensino pode deixar com a gente.

Experimente e comprove!

Por que fazer faculdade de Geografia?

Primeiro, e mais importante porque apenas possuindo um diploma de Licenciatura em Geografia EAD você conseguirá ingressar no mercado de trabalho e colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos no decorrer do curso. E isso dá gancho para outro importante motivo: aprender. Exatamente! A faculdade de Geografia terá essa importantíssima missão, a de te ensinar, te preparar.

Já que falamos nisso, então saiba que na Licenciatura em Geografia você aprenderá tudo sobre Fundamentos e História da Geografia; Biogeografia e Impactos Ambientais; Metodologia do Ensino de Geografia para Ensino Fundamental e Médio; Geografia Regional do Brasil; Geografia Política, Econômica e Industrial; Climatologia...

Isso para citar apenas algumas disciplinas que te deixarão pronto para, assim que se formar, possa lecionar nas melhores instituições ou colaborar com empresas onde o diploma de Licenciatura seja aceito.

O que faz uma pessoa formada em Geografia?

Saber o que faz uma pessoa formada em Geografia antes de efetivamente ingressar na faculdade de Geografia EAD é muito importante. Assim você conhece as possíveis áreas de atuação e conclui se a profissão é ou não aquilo que você busca para seu futuro.

Quem se forma no curso de Licenciatura em Geografia pode dar aulas para turmas de ensinos fundamental e médio. Também é possível lecionar para turmas de ensino superior, desde que inclua em seu currículo algumas especializações, como uma pós-graduação.

E caso além do diploma de Licenciatura em Geografia EAD você também decida ir em busca de um bacharelado, poderá ainda atuar em Geoprocessamento, Ecoturismo, Geopolítica, Planejamento Ambiental, Sensoriamento Remoto, colaborando na produção de livros e outros materiais didáticos, isso para citar apenas algumas opções.

Enfim, uma pessoa formada em Geografia tem um grande leque de possibilidades para ter sucesso na carreira.

Diferença entre Bacharelado e Licenciatura em Geografia

Você sabe qual a diferença entre bacharelado e licenciatura em Geografia? Ter esse conhecimento é muito importante antes de efetivamente ingressar na faculdade. São várias diferenças, mas apenas uma que realmente tem relevância e é fator determinante na hora de fazer a escolha.

A maior parte daqueles que decidem fazer uma graduação em Geografia EAD tem um objetivo em comum, que é dar aulas. Mas só quem tem um diploma de licenciatura em Geografia EAD estará habilitado para isso, pois apenas em sua grade curricular constam disciplinas de cunho pedagógico.

Então agora você já sabe, se sua vontade é tornar-se um professor de Geografia, a escolha a ser feita é pela Licenciatura do EAD Pleno Unifacvest.

Experimente e comprove!

CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

Metodologia EAD Premium
O material didático é elaborado por autores. Isso significa que eles têm domínio completo sobre aquilo que escrevem. O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas explicando o que escreveu e elabora as questões da prova. Por isso você estuda sem ter dúvidas.
Metodologia EAD Premium
Cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas. E todo o conteúdo também está disponível no formato online.

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

BASE LEGAL

MODALIDADE DE ENSINO

Online + DVD * + Livros: modo de estudo com acesso a vídeos e livros em PDF via internet + um DVD de dados com vídeos + Livros impressos.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em consonância às necessidades profissionais e sociais bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais vigente, buscar-se-á ao licenciado/a que deve conhecer a escola como organização complexa que tem, como uma de suas funções, a promoção da educação para e na cidadania e deve ser um profissional que atue como docente na Educação dos Anos Finais do Ensino Fundamental e nível Médio, na modalidade normal e na Educação profissional; bem como nas áreas de serviços e apoio escolar; no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos e em ambientes não escolares.

Atuar como um agente de transformação social, consciente do conhecimento como um valor de si mesmo e da sua construção permanente e imbricada ao ideal da educação humanística. Portanto, conhecedor do processo educativo formal e não formal, em seus múltiplos aspectos: filosófico, antropológico, sociológico, psicológico, pedagógico, ético, cultural, estético, entre outros.

Ser capaz de problematizar os processos de significação da própria área do conhecimento, bem como criar mecanismos de diálogo com as diferentes áreas, a fim de promover uma análise interdisciplinar. Na docência também se exige interação com a sociedade em toda a sua estrutura organizacional, desse modo o licenciado em Formação Pedagógica para Graduados deverá estar apto a desenvolver juntamente com seus interlocutores uma interpretação da realidade histórica e dela buscar conhecimentos e experiências que contribuam na formação crítica no processo de ensino e aprendizagem.

O Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST visa formar um profissional que; além de estar sempre apoiado em um repertório de informações e habilidades compostas por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação é proporcionada pelo exercício da profissão, seja capaz de possuir as seguintes competências:

  • Pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, promoção dos direitos humanos, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissional e como cidadão;
  • Reconhecer e respeitar a diversidade manifesta por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais, étnicos, gêneros e físicos;
  • Concepção do papel do professor/a como mediador no processo de aprendizagem;
  • Análise, crítica, seleção, criação e elaboração de material didático para o ensino;
  • Compreensão da importância da formação continuada no processo de construção do conhecimento;
  • Compreensão ampla e consistente do processo educativo, formal e não formal;
  • Capacidade de articular as diferentes áreas de conhecimentos no campo educacional de maneira interdisciplinar;
  • Capacidade de articular ensino e pesquisa com atividades de extensão;
  • Capacidade de atuar no planejamento das diferentes ações da prática educativa com metodologias diferenciadas compreendendo a avaliação como processo educativo;

                                              

Ainda, a Licenciatura em Geografia a distância, do Centro Universitário FACVEST/UNIFACVEST é um profissional deverá possuir consistência em sua base teórica, articulada à investigação, envolvendo práticas educativas, com ênfase em conhecimentos específicos, devendo contemplar as seguintes dimensões:

  • Compreensão da função social da escola;
  • Domínios dos conteúdos curriculares da Educação Básica;
  • Domínio do conhecimento pedagógico;
  • Domínio dos processos de investigação;
  • Domínio da prática docente.