Faça sua matrícula pelo Whatsapp

Curso de Graduação à distância (EAD) GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (Tecnologia)

EAD PREMIUM Unifacvest - MAIS COMPLETO, MAIS FLEXÍVEL, MAIS SIMPLES!
Ideal para quem estuda e trabalha. O EAD Premium foi desenvolvido especialmente com esse objetivo.

Selo MEC
  • Duração

  • Livros impressos e Videoaulas em DVD

  • Livros em PDF e Videoaulas Online

  • Plataforma Online

  • Data de Início

Essa é a melhor opção para quem estuda e trabalha!

Essa é a melhor opção para quem estuda e trabalha!

Este curso tem taxa de adesão no mesmo valor da mensalidade. Os valores podem sofrer alteração sem prévio aviso e serão reajustados anualmente de acordo com índices legais. Consulte condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material. DVD de dados com videoaulas em formato compatível para uso em computadores e notebooks.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

Metodologia EAD Premium
No EAD Premium Unifacvest cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;
Metodologia EAD Premium
Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;
Metodologia EAD Premium
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;
Metodologia EAD Premium
Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

Conheça o material didático

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos EAD Premium Unifacvest contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. Você escolhe a melhor data e então faz o agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios ou ainda online de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
No EAD Premium Unifacvest, os alunos têm liberdade para escolher a data dos encontros presenciais;
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Módulo flexível

Avaliação - Etapa 3
Em caso de imprevistos de tempo e dinheiro você pode contar com o Módulo Flexível.
Avaliação - Etapa 4
Com ele é possível estender de três para seis meses a duração do seu próximo módulo e com isso reduzir pela metade o valor da mensalidade. A alteração é feita diretamente no AVA.
Avaliação - Etapa 3
O módulo flexível não é FIES, não é financiamento, não tem juros e não precisa de fiador. O valor final do curso permanece o mesmo.
Avaliação - Etapa 4
No módulo seguinte, se você já estiver recuperado financeiramente, poderá retornar à duração e ao valor padrão do seu curso. Desta forma, terá estendido em apenas três meses o término dos seus estudos.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

GRADE CURRICULAR

Semestre 1

Módulo 1 A

Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Educação Ambiental e Cidadania 30h
Introdução à Computação 60h

Módulo 1 B

Matemática Aplicada 60h
Direitos Humanos e Relações Étnico Raciais 30h
Algoritmos e Programação 75h
Língua Brasileira de Sinais - Libras 30h

Semestre 2

Módulo 2 A

Comunicação Empresarial 60h
Gestão de Governança em TI 60h
Estrutura de Dados 75h

Módulo 2 B

Sistemas Operacionais 60h
Redes de Computadores 60h
Estatística Aplicada 60h
Atividade Integradora I 15h

Semestre 3

Módulo 3 A

Modelos de Gestão 60h
Arquitetura e Organização de Computadores 60h
Gestão de Pessoas 60h
Engenharia de Software 75h

Módulo 3 B

Direito Empresarial 30h
Gestão da Segurança da Informação 60h
Gestão de Projetos 60h
Tópicos Especiais em Gestão da TI 30h

Semestre 4

Módulo 4 A

Lógica de Programação 60h
Infraestrutura de TI 75h
Cálculo (diferencial e Integral) 60h

Módulo 4 B

Análise de Sistemas 60h
Gerenciamento de Banco de Dados 75h
Gestão da Tecnologia da Informação 75h
Atividade Integradora II 15h

Semestre 5

Módulo 5 A

Introdução à Virtualização 60h
Gestão de Serviços em TI 75h
Tecnologia Web 60h

Módulo 5 B

Sistemas Inteligentes 60h
Administração Financeira 60h
Empreendedorismo 60h
Segurança e Auditoria de Sistemas 60h
Segurança e Auditoria de Sistemas 100h
Carga horária total do curso: 2125h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Gestão da Tecnologia da Informação: O que é?

O curso de Gestão de Tecnologia da Informação é aquele que prepara o aluno para trabalhar na administração dos recursos tecnológicos em empresas e entidades públicas. Na prática, o profissional que termina o curso tecnologia da informação são os que definem parâmetros para utilização de sistemas, controla sistemas operacionais e banco de dados, e gerencia os recursos humanos envolvidos no setor de TI de uma instituição.
A tecnologia da informação está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja no ambiente corporativo como nas residências (como por exemplo, a automação de sistemas de iluminação ativados por voz, com uso de tecnologia wi-fi). Então, esse profissional encontra um mercado de trabalho aquecido, com salários atraentes.
O perfil do profissional que quer seguir uma carreira de sucesso em tecnologia da informação envolve saber planejar, direcionar e controlar as atividades relacionadas à tecnologia da informação. Além disso, precisa saber como adequar a infraestrutura tecnológica para a correta execução dos processos de um negócio ou empresa, sempre acompanhando a evolução da área para poder levar ideias inovadoras, capazes de transformar o mercado.
Então podemos dizer que o profissional precisa desempenhar as seguintes funções:

  • Manter o desempenho de serviços
  • Promover a transformação digital da empresa
  • Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços
  • Fazer a gestão da equipe de TI
  • Dar suporte aos processos organizacionais
  • Alinhar o uso da TI aos objetivos da empresa

O setor de Tecnologia da Informação oferece muitas vagas e com salários atrativos. De acordo com a pesquisa salarial realizada em 2015, um Gerente de TI ganha em média 13 mil reais, mas esse salário pode chegar a quase 30 mil reais, dependendo do porte da empresa e da experiência do profissional.

Agora que você conhece um pouco sobre a profissão, vamos te mostrar como chegar ao mercado de trabalho e conquistar um cargo nessa área. Para isso, o caminho é um só: a faculdade tecnologia da informação.
Aqui no EAD Premium Unifacvest você encontra o melhor curso tecnologia da informação.
O curso pode ser feito em 30 ou 40 meses, com aulas totalmente EAD. Os únicos encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas, ao final de cada módulo. Você escolhe a melhor data e então faz o agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone.
O curso da Unifacvest foi pensado e elaborado pensando em seu sucesso profissional. Então, você irá adquirir muito do conhecimento que será necessário para sair da faculdade e ingressar no mercado de trabalho. A grade curricular é totalmente pensada de modo a deixar o aluno capacitado para encarar os desafios propostos pela profissão, e claro, pelos empregadores. Você aprenderá sobre Introdução à Computação, Algoritmos e Programação, Comunicação Empresarial, Gestão de Governança em TI, Estrutura de Dados, Arquitetura e Organização de Computadores, Gestão de Pessoas, Engenharia de Software, Gestão da Segurança da Informação, Lógica de Programação, Infraestrutura de TI, Gerenciamento de Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Serviços em TI, Tecnologia Web, Sistemas Inteligentes, Segurança e Auditoria de Sistemas, e uma série de outras disciplinas fundamentais para o bom desempenho na área.
Mas se você ainda tem dúvidas quanto ao ensino a distância, trouxemos alguns motivos que vão te fazer mudar de ideia:
O curso te dá autonomia de estudar onde e quando for mais propício para você. Você vai ter acesso através do seu computador, tablet ou smartphone, às aulas no Portal AVA. Basta ter acesso à internet e assistir aos conteúdos quando quiser ou puder. Além disso você também vai ter acesso a livros impressos e DVDs, para estudar quando estiver offline.
Além da autonomia, outro ponto a ser considerado é a economia de tempo, já que com o EAD Premium Unifacvest você não precisa se deslocar todos os dias até a faculdade.
Agora, se sua preocupação em fazer um curso TI EAD é devido a validade do diploma, pode ficar despreocupado. Os cursos de graduação em tecnologia da informação, no Brasil, são regulamentado pelo Ministério da Educação. Então, a instituição segue todos os parâmetros, seja de qualidade de ensino, avaliação ou carga horária. Com isso, seu diploma é exatamente o mesmo que o de um curso presencial.
Sabendo de tudo isso, ficou fácil escolher o curso de Gestão de Tecnologia da Informação do EAD Premium Unifacvest, não é mesmo?
Pode ter certeza que a sua formação nessa faculdade irá te levar a um caminho de sucesso na área da Tecnologia da Informação.

Onde se aplica a Gestão da Tecnologia da Informação?

Sem dúvida alguma uma das áreas que mais tem crescido nos últimos anos e que certamente seguirá crescendo por muito tempo, tamanho seu papel de destaque, é a de Tecnologia da Informação. E claro, a Gestão de Tecnologia da Informação ou Gestão de TI, como preferir, está totalmente inserida nesse contexto, uma vez que tem como finalidade o alinhamento dessa tecnologia com as estratégias de negócio das empresas. Ou seja, uma função primordial.

A oferta de vagas é constante, uma vez que a adesão à tecnologia por parte das empresas também é constante, gerando valor ao negócio e fazendo dela muito mais competitiva no mercado. Porém, não apenas isso justifica a grande quantidade de oportunidades que sempre estão abertas. A falta de profissionais devidamente qualificados também é um fator. Por isso a importância de se formar em um ótimo curso Gestão da Tecnologia da Informação.

Aquele pedido de lanche em poucos cliques, a possibilidade de chamar um táxi em questão de segundos, até mesmo assistir as videoaulas de Tecnologia da Informação EAD só são ações possíveis graças a expertise desses profissionais, pois são eles que os programam, mantêm o bom desempenho desses serviços e, consequentemente, a satisfação de quem os utiliza.

Além disso, outras atribuições que competem ao Gestor de TI são transformar uma empresa no aspecto digital, gerir a equipe de Tecnologia da Informação, diagnosticar e gerenciar todo e qualquer risco que essa mesma tecnologia possa causar ao negócio, dar o devido suporte aos processos organizacionais, e claro, alinha o uso dessa tecnologia aos objetivos estratégicos da empresa.

As vagas para TI mais comuns costumam ser em funções de Analista de Tecnologia da Informação, Coordenação de Sistemas de TI, e Gerente de Projetos em Tecnologia da Informação.

Mas a aplicação da Gestão da Tecnologia da Informação pode ocorrer de diversas outras formas, como na questão da segurança, por exemplo, garantindo que todos os dados e transações realizadas pelos usuários enquanto estão conectados não corram qualquer tipo de risco. Não é raro ouvirmos ou lermos notícias falando sobre tentativas de ataques a contas ou vazamento de informações, e quem ajuda a coibi-los são os profissionais de TI. E justamente pela importância dessa atuação, e necessidade de conhecimento e atenção frequentes, a área de segurança tende a ser uma das que melhor remunera.

E não só de aplicação em empresas privadas vive o gestor de tecnologia da informação. Muito pelo contrário! Cada vez mais a área de TI tem ganhado os editais de concursos públicos. Esse profissional já tem sido fundamental também com sua atuação em prefeituras e câmaras municipais, em universidades e institutos federais, em tribunais, e claro, em órgãos de âmbito nacional, como Banco Central (BACEN), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e muitos outros.

Independente de onde, quem faz um curso Gestão de Tecnologia da Informação EAD em uma instituição de qualidade, garantirá durante o período letivo a experiência e capacitação necessárias para ser disputado por qualquer empresa privada ou para assumir qualquer cargo público com excelência, uma vez que além do diploma, sairá com conhecimentos essenciais referentes a algoritmos e programação, gestão de governança de TI, estrutura de dados, engenharia de software, gestão da segurança da informação, gerenciamento de banco de dados, gestão da tecnologia da informação, auditoria de sistemas, entre outros.

Resumindo, quem se forma tecnólogo Gestão de Tecnologia da Informação terá amplas condições e capacidade de assumir cargos de Consultor de Sistemas de Gestão, Gerente de Projetos, Analista de Negócios, Supervisor de TI, e claro, após adquirir a experiência necessária e agregar ao currículo aperfeiçoamentos como pós-graduação, ser promovido ou competir a funções como as de Coordenador de TI, Gerente de TI, e até mesmo, Diretor de TI.

Portanto, pode ficar tranquilo, você escolheu sim uma área de ampla aplicação, sua atuação sempre estará em evidência e, consequentemente, o mercado de trabalho constantemente aquecido. O profissional de Gestão de Tecnologia da Informação não perderá sua importância em um mundo cada vez mais tecnológico, então oferta e procura sempre acontecerão.

Mas lembre-se, optar por um curso TI a distância que te capacite para tal é fundamental. Então faça a escolha certa não apenas em relação a sua futura profissão, mas também em onde dar início a sua caminhada para aprendê-la.

Gestão da Tecnologia da Informação: O que será aprendido?

Antes de iniciar o curso de gestão da tecnologia da informação é importante conhecer a grade curricular, ou seja, as disciplinas e conteúdos que você aprenderá durante o curso de tecnologia. Há algumas variações de matérias e assuntos dependendo da instituição, mas a base de ensino é a mesma, ou seja, depois de formado, o profissional terá o mesmo conhecimento e a preparação para o mercado de trabalho.

Sendo assim, é normal encontrar as seguintes disciplinas no curso de gestão em tecnologia da informação:

  • Matemática Aplicada
  • Algoritmos e Programação
  • Comunicação Empresarial
  • Gestão de Governança em TI
  • Estrutura de Dados
  • Sistemas Operacionais
  • Redes de Computadores
  • Estatística Aplicada
  • Modelos de Gestão
  • Arquitetura e Organização de Computadores
  • Gestão de Pessoas
  • Engenharia de Software
  • Direito Empresarial
  • Gestão da Segurança da Informação
  • Gestão de Projetos
  • Tópicos Especiais em Gestão da TI
  • Lógica de Programação
  • Infraestrutura de TI
  • Cálculo (diferencial e Integral)
  • Análise de Sistemas
  • Gerenciamento de Banco de Dados
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Introdução à Virtualização
  • Gestão de Serviços em TI
  • Tecnologia Web
  • Sistemas Inteligentes
  • Administração Financeira
  • Empreendedorismo
  • Segurança e Auditoria de Sistemas
  • Introdução à Computação

E apesar do curso de gestão de tecnologia de informação ser voltado para a área de exatas, o aluno também poderá ter acesso a matérias como Prática Textual em Língua Portuguesa, e até mesmo, Educação Ambiental e Cidadania. Essa base de disciplinas é a mesma tanto nos cursos a distância quanto nos presenciais. A qualidade de ensino também é a mesma, afinal, ambas as modalidades são norteadas pelas exigências do Ministério da Educação (MEC).

Por falar nisso, a primeira informação que você precisa conferir quando for procurar por um instituição de ensino é verificar se ela é credenciada pelo MEC para oferecer esse tipo de curso. Este credenciamento pode ser encontrado diretamente pelo site do Ministério da Educação. Outro ponto interessante de verificar são os depoimentos de alunos e ex-alunos, assim, você tem uma prévia de como é estudar naquela faculdade.

É importante lembrar que a área de gestão da tecnologia da informação está em constante crescimento, afinal, as empresas trabalham com um grande volume de dados e precisam de uma infraestrutura de computadores para organizar tudo isso. Mas, as corporações precisam ainda mais de profissionais qualificados para desempenhar esse trabalho. Afinal, é responsabilidade desse profissional se dedicar a implementação de métodos e estratégias para o bom funcionamento dessa estrutura.

Sendo assim, o curso de gestão em tecnologia da informação aparece como uma ótima possibilidade de estudo. Já que a demanda do mercado é grande, o que resulta em boas oportunidades de empregos e muitas vagas abertas em todo o Brasil. Afinal, nos dias atuais, praticamente, todas as empresas, até mesmo as médias e pequenas contam com departamento de TI para dar suporte operacional para a corporação e demais usuários. E é na equipe de TI que o profissional de gestão de tecnologia da informação desenvolve suas atividades.

O objetivo do curso é transformar os alunos em profissionais capazes de realizar tarefas, como:

  • Gerenciar projetos de tecnologia da informação, assim como, adequar modelos sempre de forma crítica, considerando as demandas e necessidades da empresa em que trabalha;
  • Zelar para que as redes de computadores da corporação estejam sempre seguras para que nenhuma informação importante seja vazada, e também, para que elas sejam amigáveis para os demais usuários da empresa;
  • Administrar os recursos, tanto físicos quanto humanos, dos ambientes de informática. Para isso será necessário a definição de protocolos de uso, sempre estabelecendo rotinas, processos e documentação das atividades relacionadas a esse meio;
  • Consolidar, a partir de análise de dados, informações que sejam importantes para tomadas de decisão da empresa, assim como, estratégias para o desenvolvimento da corporação.

Agora, você já sabe o que esperar de um curso de gestão em tecnologia da informação, assim como, os assuntos que irá estudar. Também, tem um pouco de conhecimento sobre o mercado de trabalho e sabe que as empresas estão abrindo vagas para profissionais qualificados na área e que a profissão tende a crescer nos próximos anos, assim como os avanços tecnológicos. Então, pode começar hoje mesmo o seu curso de gestão da tecnologia da informação e trilhar um futuro de sucesso na profissão.

Perfil do profissional de Gestão da Tecnologia da Informação

Está pensando em ingressar no nível superior e a primeira opção que veio à mente foi um curso de TI? Existem algumas opções de cursos de bacharelado e tecnologia nesta área. E, dentre as faculdades existentes a de gestão da tecnologia da informação pode ser uma excelente escolha para você ingressar no mercado de informática e construir uma carreira sólida na área de tecnologia da informação e comunicação.

Podemos destacar que como características importantes para quem pretende cursar uma faculdade tecnologia da informação é necessário prezar pela comunicação e também pelo bom relacionamento interpessoal com todos os colaboradores e clientes. É extremamente necessário saber se comunicar no ambiente corporativo, seja com os colegas, em apresentações, reuniões, equipes, fornecedores e clientes do negócio. É preciso que o profissional seja capaz de engajar sua equipe, motivando os colaboradores para obtenção de melhores resultados.

Outra característica importante de quem passa por um curso de tecnologia da informação faculdade é que o profissional fique atento a novas estratégias e tenha pró-atividade. Lembre-se que as empresas procuram por um profissional que seja capaz de identificar novas tecnologias, tanto para uso interno como para seus potenciais clientes. O profissional deve ter uma visão de futuro, para saber como competir com os concorrentes e ainda ter atenção ao gerenciamento das pessoas que fazem parte da equipe de informática.

Para realizar um curso tecnologia da informação e se destacar no mercado de trabalho o profissional deve ser criativo, sair do óbvio ao sugerir e implementar soluções inovadoras para a empresa como um todo. É preciso ter capacidade de encontrar soluções que deixem os processos cada vez mais práticos, econômicos e rápidos. Com uma mente empreendedora, além de aplicar o que foi aprendido durante o bacharelado em tecnologia da informação o profissional terá uma visão não só da empresa, mas também da perspectiva do cliente e isso possibilitará uma melhor solução e oferecimento de oportunidades de negócio.

É necessário ainda ter consciência que esta é uma profissão que requer constante atualização. Diariamente surgem novas soluções, métodos e metodologias na área de informática. Você precisa estar apto a buscar se atualizar constantemente, seja através de pós-graduações ou até mesmo outros tipos de cursos específicos. Você deve ter ainda iniciativa e percepção, para poder identificar problemas que poderão surgir ao longo dos anos em uma organização.

Para realizar um curso de tecnologia da informação é importante que você busque por uma boa faculdade de tecnologia da informação. E nesse sentido é importante você saber que o curso de gestão em tecnologia da informação pode ser realizado em 5 (cinco) semestres com um total de 2.125 horas de atividades divididas entre as seguintes disciplinas: Prática Textual em Língua Portuguesa; Educação Ambiental e Cidadania; Introdução à Computação; Matemática Aplicada; Direitos Humanos e Relações Étnico Raciais; Algoritmos e Programação; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Comunicação Empresarial; Gestão de Governança em TI; Estrutura de Dados; Sistemas Operacionais; Redes de Computadores; Estatística Aplicada; Atividade Integradora I; Modelos de Gestão ; Arquitetura e Organização de Computadores; Gestão de Pessoas; Engenharia de Software; Direito Empresarial; Gestão da Segurança da Informação; Gestão de Projetos; Tópicos Especiais em Gestão da TI; Lógica de Programação; Infraestrutura de TI; Cálculo (diferencial e Integral); Análise de Sistemas; Gerenciamento de Banco de Dados; Gestão da Tecnologia da Informação; Atividade Integradora II; Introdução à Virtualização; Gestão de Serviços em TI; Tecnologia Web; Sistemas Inteligentes; Administração Financeira; Empreendedorismo; Segurança e Auditoria de Sistemas.

Por fim, não só na área de gestão da tecnologia da informação, mas em qualquer carreira, o amor ao trabalho é uma característica indispensável em um profissional com o perfil vencedor. Não pense apenas na questão salarial, manter-se motivado é de suma importância para obter uma carreira de sucesso. O gosto pela tecnologia, códigos, técnicas e assuntos relacionados a sua rotina profissional são itens básicos para se manter ativo e conquistar uma excelente vaga no mercado de trabalho. Mas, o que fará a diferença para os recrutadores no momento da entrevista de emprego para ingresso em uma empresa, seja ela de porte pequeno ou multinacional, será a sua capacidade de enxergar além da visão de exatas, tendo preocupação também com a visão humana e dos negócios da organização como um todo.

Carreira em Gestão da Tecnologia da Informação

Quem se forma em um curso de TI de nível superior pode ficar tranquilo pois está uma carreira promissora e que oferece excelentes oportunidades de emprego, seja na iniciativa privada, nas organizações públicas ou até mesmo no terceiro setor (em organizações não governamentais, ou seja ONG’s). O profissional de gestão da tecnologia da informação é o responsável pela administração dos recursos de infraestrutura física e lógica nos ambientes informatizados de uma empresa.

Em resumo, na prática, quem se forma em tecnologia da informação e comunicação é capaz de definir parâmetros de uso de sistemas, gerenciamento de implantação e documentação de rotinas, controle dos níveis de serviço de sistemas operacionais e bancos de dados, organização dos recursos humanos envolvidos em cada etapa e ainda realização da gestão de cada um dos sistemas implantados em diferentes departamentos.

Atualmente o profissional que possui um diploma de uma faculdade tecnologia da informação encontra um mercado aquecido e com excelentes salários em diferentes posições na área de informática. A tecnologia da informação está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja no ambiente corporativo como nas residências (como por exemplo, a automação de sistemas de iluminação ativados por voz, com uso de tecnologia wi-fi).

O perfil do profissional sucesso em tecnologia da informação envolve saber planejar, direcionar e controlar as atividades relacionadas à tecnologia da informação e comunicação. Bem como adequar a infraestrutura tecnológica para a correta execução dos processos de negócio; construção do seu próprio conhecimento, sempre acompanhando a evolução da área para poder levar ideias inovadoras, capazes de transformar o mercado. O profissional deve estar atento também ao conhecimento e implantação de normas e políticas de segurança da informação, e também quais metodologias são mais interessantes para a criação e estruturação de equipes.

Ao se formar em um curso tecnologia da informação o profissional poderá atuar nos mais diferentes setores da economia, desde a área de informática, departamento financeiro, setor de saúde, entre muitos outros. O profissional com um diploma de faculdade de tecnologia da informação pode atuar em todas as camadas da hierarquia de uma organização, ocupando cargos de consultor, gerente e até mesmo de diretor. O curso de tecnologia da informação prepara o aluno para papéis estratégicos dentro de uma empresa, dando capacidade de o profissional oferecer suporte as decisões que envolvem investimentos tecnológicos, contratação e gerenciamento de mão de obra especializada.

Dentre os cargos que a carreira em gestão em tecnologia da informação oferece podemos citar: gestor de tecnologia de informação; gerente de projetos de sistemas de informação; assistente em qualidade e segurança de informação e consultor em sistemas de informação. O mercado de trabalho no Brasil está bem aquecido, todo o ano são abertas em torno de 100 mil vagas para profissionais de informática, e um grande montante deste total não é preenchido por falta de mão de obra capacitada.

A remuneração é um fator muito atrativo também, por exemplo um gerente de TI pode ganhar R$ 13 mil em início de carreira, chegando ao valor mensal de R$ 30 mil, dependendo do porte da organização e dos anos de experiência profissional. E quando falamos do cargo de analista de tecnologia da informação, os salários podem variar de R$ 3,5 mil a R$ 5 mil; já para o cargo de coordenador de sistemas de TI a média fica em torno de R$ 5 mil a R$ 8 mil mensais, dependendo da empresa.

Depois de obtido o diploma na área, o aperfeiçoamento através de cursos online em áreas específicas pode ser um diferencial que permitirá o crescimento exponencial dentro da carreira. O profissional precisa estar em constante atualização, pois esta é uma área muito dinâmica que vive em constante processo de mudança. Por exemplo, para atuar com gerência de projetos, um curso de PMP (Project Management Professional) pode ser uma boa escolha. Mas se você pretende conhecer as melhores práticas nos processos de gerenciamento de serviços de TI o curso indicado é de ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Por fim, se você busca conhecimento das diretrizes de auditorias de processos, práticas e controles da tecnologia da informação a melhor opção é se especializar na área de COBIT (Control Objectives for Information and related Technology).

Gestão da Tecnologia da Informação: Dados do mercado de trabalho

Com o rápido e grande desenvolvimento das tecnologias nos últimos anos, empresas grandes e pequenas investem constantemente nesse setor para melhorar e agilizar seus processos.
E para gerir essas tecnologias, é necessária a contratação de profissionais qualificados.
Portanto, essa conta é fácil de fechar: quanto mais a tecnologia avança, mais as empresas precisam de profissionais para essa área.
E é aí que os profissionais formados em Gestão de Tecnologia da Informação entram.

As profissões que são ligadas à Gestão de TI estão entre as que mais crescem no Brasil, segundo pesquisas realizadas recentemente. Os salários também são atrativos, mesmo em começo de carreira. O setor não tem um conselho que regulamenta a profissão, mas algumas convenções coletivas estabelecem que o piso do Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação em todo o Brasil é de R$ 4.162,24 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. Claro, essas convenções podem mudar de acordo com a região.
Confira a média salarial dos profissionais com faculdade tecnologia da informação:

  • Analista de Tecnologia da Informação: de R$ 3.500 a R$ 5.000;
  • Coordenador de Sistemas de TI: de R$ 5.000 a R$ 8.000;
  • Gerente de Projetos em Tecnologia da Informação: de R$ 5.000 a R$ 12.000.

Uma outra pesquisa realizada em 2019, estimou um aumento de mais de 10% no mercado de trabalho relacionado a TI. Para 2020 a expectativa era muito semelhante ao ano de 2019, seguida de um aumento de mais de 10% para o ano de 2021. Então, esse é o momento certo para quem quer investir em uma carreira promissora, com um mercado de trabalho aquecido. E para ingressar nela, antes você precisa de um curso tecnologia da informação.
Aqui no EAD Premium Unifacvest você vai encontrar o curso tecnologia da informação EAD completo, que vai te ajudar a alcançar grandes cargos no mercado de trabalho.
O curso tem duração de 30 meses, com aulas totalmente EAD. Os únicos encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas, ao final de cada módulo. Você escolhe a melhor data e então faz o agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone.
O curso da Unifacvest foi desenvolvido pensando em seu sucesso profissional. Então, você irá adquirir muito do conhecimento que será necessário para sair da faculdade e ingressar nesse nicho do mercado de trabalho que está tão em alta.
A grade curricular é totalmente pensada em formar um aluno capacitado para encarar os desafios propostos pela profissão, e claro, pelos empregadores. Você aprenderá sobre Introdução à Computação, Algoritmos e Programação, Comunicação Empresarial, Gestão de Governança em TI, Estrutura de Dados, Arquitetura e Organização de Computadores, Gestão de Pessoas, Engenharia de Software, Gestão da Segurança da Informação, Lógica de Programação, Infraestrutura de TI, Gerenciamento de Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Serviços em TI, Tecnologia Web, Sistemas Inteligentes, Segurança e Auditoria de Sistemas, e uma série de outras disciplinas fundamentais para o bom desempenho na área.
Mas se você ainda tem dúvidas quanto ao ensino a distância, trouxemos alguns motivos que vão te fazer mudar de ideia:
O curso te dá autonomia de estudar onde e quando for mais propício para você. Você vai ter acesso através do seu computador, tablet ou smartphone, às aulas no Portal AVA. Basta ter acesso à internet e assistir aos conteúdos quando quiser ou puder. Além disso você também vai ter acesso a livros impressos e DVDs, para estudar quando estiver offline.
Além da autonomia, outro ponto a ser considerado é a economia de tempo, já que com o EAD Premium Unifacvest você não precisa se deslocar todos os dias até a faculdade.
Agora, se sua preocupação em fazer um curso TI EAD é devido a validade do diploma, pode ficar tranquilo. Os cursos de graduação em tecnologia da informação, no Brasil, são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). Então, a instituição segue todos os parâmetros, seja de qualidade de ensino, avaliação ou carga horária. Com isso, seu diploma é exatamente o mesmo que o de um curso presencial, com a diferença que só quem estuda com EAD Premium Unifacvest tem as vantagens que já citamos.
Então, agora que você já sabe como o mercado de trabalho para os profissionais formados no curso tecnologia da informação ead é promissor, pode dar o primeiro passo rumo ao seu sucesso e se inscrever no Curso da Unifacvest.

Gestão da Tecnologia da Informação: Faixa salarial

Fazer um curso de nível superior é um passo importante para garantir uma carreira de sucesso. E se esse curso te dá uma perspectiva de salários altos, depois de formado, melhor ainda, não é mesmo?
E se essa é sua preocupação, salário atrativo, o curso de Gestão de Tecnologia da Informação pode ser a escolha certa para você.
Mas antes de falar dos salários, é importante que você saiba que o mercado de trabalho nessa área está muito aquecido nos últimos anos, e a tendência é que ele cresça mais ainda.
O setor dos trabalhadores dessa área não tem um conselho específico, que regulamenta a profissão, mas algumas convenções coletivas estabelecem que o piso do Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação em todo o Brasil é de R$ 4.162,24 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. Claro, essas convenções podem mudar de acordo com a região.
Confira a média salarial dos profissionais com faculdade tecnologia da informação:

  • Analista de Tecnologia da Informação: de R$ 3.500 a R$ 5.000;
  • Coordenador de Sistemas de TI: de R$ 5.000 a R$ 8.000;
  • Gerente de Projetos em Tecnologia da Informação: de R$ 5.000 a R$ 12.000.

Em uma busca no site Glassdoor, que relaciona os salários de diversas categorias no Brasil, o cargo Analista de Tecnologia da Informação ganha, em média 48 mil reais por ano, ou seja, R$4 mil por mês.

Mas é claro que com os anos e a experiência esses salários podem ser muito maiores, como mostrado acima. Uma outra pesquisa recente mostrou que o salário médio de um Diretor de TI no Brasil é de R$ 15.334,00, enquanto um Gerente recebe R$ 9.043,00 e um Supervisor R$ 5.924,00.

Isso quando falamos em empresas privadas. Existe também a possibilidade de trabalhar em setores públicos, que além dos salários oferecem a estabilidade que tanto encanta os candidatos a um cargo.

Então, vamos falar sobre como conquistar uma vaga dessas. O primeiro passo é ingressar e se formar em um curso tecnologia da informação.
E se essa é a sua pretensão, veio ao lugar certo! Aqui no EAD Premium Unifacvest você vai encontrar o curso tecnologia da informação EAD mais completo, que vai te ajudar a alcançar grandes cargos no mercado de trabalho.
O curso da Unifacvest foi desenvolvido pensando em seu sucesso profissional. Então, você irá adquirir muito do conhecimento que será necessário para sair da faculdade e ingressar nesse nicho do mercado de trabalho que está tão em alta.
O curso tem duração de 30 meses, com aulas totalmente EAD. Os únicos encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas, ao final de cada módulo. Você escolhe a melhor data e então faz o agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone.
Aqui na Unifacvest, o curso de tecnologia da informação a distancia foi especialmente criado para formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios impostos pela profissão..
Com o ensino a distância você vai ter o mesmo ensino e a mesma qualidade das aulas presenciais, com uma diferença: você pode estudar quando quiser. A sua graduação em Ciências da Computação vai ser feita de acordo com a sua disponibilidade, as aulas podem ser vistas nos seus intervalos de trabalho, antes ou depois. Além disso, você vai ter acesso a materiais para estudar offline, como DVDs com os conteúdos das aulas e livros impressos, que foram escritos pelos mesmos professores das videoaulas. Dessa forma, você tem muito mais tempo para se dedicar aos estudos.
E por falar em economia de tempo, você vai ganhar algumas horas por dia, já que não precisa se deslocar de casa ou do trabalho até a faculdade, com seus livros, computador, tablet ou smartphone, a sala de aula está onde você está.
Mas as vantagens não param por aí, além de tempo, você vai economizar dinheiro. É de conhecimento de todos que o investimento feito em uma graduação não é baixo, mas com o curso de ciencia da computação EAD você vai fazer uma economia significativa, já que o valor das mensalidades são muito menores que os cursos presenciais. As mensalidades do método a distância tendem a ser, no mínimo, 50% menor. Isso acontece porque a instituição EAD não precisa manter uma grande estrutura para receber alunos diariamente para o curso ciencia da computação. Sendo assim, também não possui os custos dessa estrutura e pode repassar essa economia mensalmente para os estudantes.
Mas não só são essas diferenças que são importantes, algumas semelhanças entre as duas mensalidades podem te ajudar nesse processo de escolha. As diretrizes para todos os cursos de graduação, presencial ou EAD, são estipuladas pelo Ministério da Educação. Ou seja, as disciplinas, carga horária e avaliações são as mesmas. Além disso, o certificado também é igual, não consta nele nenhuma informação sobre qual modalidade de ensino o aluno optou.
Então, comece agora mesmo a trilhar o caminho do seu sucesso profissional, com salários muito atraentes, se formando em Tecnologia da Informação com a Unifacvest.

Por que fazer Gestão de Tecnologia da Informação EAD?

Os cursos ligados à área de Tecnologia da Informação têm sido muito buscados por quem pretende iniciar uma graduação. Porém, uma dúvida que ainda faz parte do cotidiano de muitas pessoas é escolher entre a modalidade presencial ou a distância. A grande maioria das pessoas vive atualmente um momento em que precisam conciliar trabalho, família, além de outras atividades cotidianas, e ainda encontrar um tempinho para estudar, por isso, a partir de agora, mostraremos porque fazer Gestão de Tecnologia da Informação EAD é a melhor opção.

Bom, já pegando carona no que foi dito no parágrafo acima, o tempo livre para dedicarmos exclusivamente aos estudos anda escasso, justamente por isso a possibilidade de fazer um curso Gestão de Tecnologia da Informação em casa é muito adequada. Só a economia de tempo que você terá não precisando se deslocar até um ambiente físico, enfrentando muitas vezes trânsito intenso, já será suficiente para poder assistir algumas videoaulas ou ler alguns capítulos dos livros.

Isso sem contar outras economias como a de combustível ou da passagem de ônibus, aqueles reais que invariavelmente são gastos com fotocópias, lanches, enfim. A preocupação com deslocamento até um dos polos será mínima, uma vez que os encontros presenciais são poucos e ainda poderão ser agendados no dia e horário que considerar melhor.

Portanto, podemos dizer que o primeiro motivo para fazer uma graduação em Tecnologia da Informação EAD é a economia de tempo. Ah, e não menos importante, também podemos acrescentar aqui neste primeiro tópico a questão da flexibilidade, pois o aluno tem total liberdade de escolher em qual momento e onde estudar.

Outro aspecto fundamental a ser destacado por quem pensa em fazer faculdade de Gestão de Tecnologia da Informação a distância é o material didático. É possível escolher qual formato mais agrada. Há pessoas que preferem a leitura de um material físico, então optam por estudarem com os livros impressos. Outras se adaptam melhor assistindo videoaulas em DVD’s, e ainda há aquelas que preferem não acumular nenhum material, então escolhem acessar esses conteúdos online, diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

E já que falamos sobre o AVA, eis mais uma vantagem de fazer Tecnologia da Informação a distância, pois ele é fácil de ser utilizado, totalmente intuitivo e, além de estudar, é possível resolver uma série de outros problemas, ainda sem sair de casa, como questões documentais, por exemplo.

Agora, se sua preocupação em fazer um curso TI EAD é devido a validade do diploma, pode ficar despreocupado, pois ele é válido da mesma forma que o conquistado na modalidade presencial. E mais, no diploma propriamente dito não há especificação se a graduação aconteceu de forma presencial ou a distância, constará apenas o nome da instituição onde foi cursada. E uma curiosidade, algumas características demonstradas por alunos de ensino a distância, como concentração, regularidade, organização, gerenciamento de tempo e força de vontade, são muito valorizadas pelos recrutadores.

Vamos agora falar de conteúdo, do que será aprendido no decorrer do curso. Pois bem, pode ter certeza que fazendo Gestão de Tecnologia da Informação você irá adquirir muito do conhecimento que será necessário para sair da faculdade e ingressar no mercado de trabalho. A grade curricular é totalmente pensada de modo a deixar o aluno capacitado para encarar os desafios propostos pela profissão, e claro, pelos empregadores.

Você aprenderá sobre Introdução à Computação, Algoritmos e Programação, Comunicação Empresarial, Gestão de Governança em TI, Estrutura de Dados, Arquitetura e Organização de Computadores, Gestão de Pessoas, Engenharia de Software, Gestão da Segurança da Informação, Lógica de Programação, Infraestrutura de TI, Gerenciamento de Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Serviços em TI, Tecnologia Web, Sistemas Inteligentes, Segurança e Auditoria de Sistemas, e uma série de outras disciplinas fundamentais para o bom desempenho na área.

Enfim, esses são alguns dos tópicos mais importantes a serem levados em consideração por quem ainda tem dúvidas sobre o quão vantajoso é fazer um tecnólogo Gestão da Tecnologia da Informação EAD.

Acredite, essa é a escolha correta para quem quer ter a melhor preparação durante os meses que duram o curso, e claro, para quem ter as portas do mercado de trabalho sempre abertas, uma vez que estará pronto para fazer o melhor pela profissão.

Concursos públicos na área de Gestão da Tecnologia da Informação

Concluiu sua graduação em um curso de TI e agora tem o interesse em buscar uma vaga pública na área? Acredite, você não está sozinho. Muitas pessoas antes mesmo de ingressar na faculdade a distância já têm essa ideia definida, uma vez que as oportunidades conquistadas através de concurso público tendem a oferecer carga horária e remunerações muito mais atraentes se comparadas ao visto na iniciativa privada.

Sejam concursos para atuar com Gestão de Tecnologia da Informação, ou em qualquer outra variável dentro dessa área, uma coisa é certa, sempre haverá oferta. Os profissionais de TI têm papel fundamental em toda e qualquer empresa, portanto, o mercado para eles está constantemente aquecido.

Desde Prefeituras e Câmaras Municipais, passando por Tribunais Estaduais e Federais, chegando até grandes órgãos nacionais como Banco Central (BACEN), Receita Federal e PETROBRAS, certamente uma vaga estará esperando por você em concursos Tecnologia da Informação.

Já que falamos acima sobre PETROBRAS, vamos iniciar dando um exemplo da própria que, em seus concursos, costuma oferecer excelentes oportunidades para candidatos com diploma de curso superior de Tecnologia, entre eles, claro, Tecnologia da Informação.

Um dos cargos oferecidos com frequência é o de Analista de Sistemas, onde os candidatos podem se inscrever para concorrer às seguintes áreas:

Infraestrutura - acompanhando, participando e executando o desenvolvimento, implementação e manutenção de soluções de infraestrutura e sistemas de Tecnologia da Informação, bem como realizando a avaliação do ambiente físico, otimização do desempenho e garantia do funcionamento das soluções de Tecnologia da Informação;

Processos de Negócio - acompanhando, participando e executando a identificação de necessidades dos clientes, estudos de viabilidade técnica, desenvolvimento, validação, documentação e manutenção de aplicações de apoio à decisão;

Engenharia de Software - acompanhando, participando e executando a prospecção e testes de novas tecnologias e serviços, e o suporte especializado na solução de problemas de Tecnologia da Informação, identificando oportunidades, propondo soluções e otimizações aderentes aos processos de negócio.

Em qualquer uma das três áreas os salários e benefícios são excelentes. Ou seja, é formado e busca por concursos TI, a PETROBRAS pode ser um divisor de águas em sua vida, pois atuará em um órgão de grande conceito nacional, e fazer jus a uma remuneração que pode significar sua independência financeira.

Por falar em independência financeira, outro órgão que pode garantir isso a quem possui um diploma conquistado na faculdade de Tecnologia da Informação é o Banco Central. Os editais do BACEN costumam ter grande quantidade de vagas para o cargo de Analista, costumeiramente subdividido em várias áreas, e uma delas é a de Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação, onde os aprovados desenvolvem atividades na área de tecnologia e segurança da informação voltada ao desenvolvimento, à prospecção, à avaliação e à internalização de novas tecnologias e mercadologias, além de outras atribuições.

Porém, o que mais chama atenção no concurso BACEN TI é a remuneração oferecida, que pode se aproximar dos R$ 20 mil.

Quer vencimentos ainda maiores? Então não seja por isso... Ser aprovado em um concurso do Senado Federal pode ser o que você precisa. Habitualmente esses certames têm em seus editais vagas para Tecnologia da Informação no cargo de Analista Legislativo, especialidade Informática Legislativa, que se divide entre as subáreas de Análise de Sistemas e Análise de Suporte de Sistemas.

Na primeira, entre as atribuições está participar e acompanhar o levantamento e a análise de informações junto às gerências de relacionamento para planejar, desenvolver, homologar e implantar sistemas de informação e bases de dados; enquanto na segunda, prestar consultoria técnica às atividades de prospecção, avaliação, homologação e configuração de equipamentos e softwares básicos.

Sobre o salário, o Senado Federal é um dos órgãos que melhor costuma remunerar, o inicial se aproxima dos R$ 25 mil, e no topo da carreira é possível alcançar os R$ 30 mil. Isso sem contar outros excelentes benefícios.

Bom, aqui citamos apenas alguns concursos públicos mais de âmbito nacional para Gestão da Tecnologia da Informação, mas lembre-se, a Prefeitura ou Câmara Municipal de sua cidade também podem ter excelentes oportunidades, assim como as Universidades e Institutos Federais, enfim. O importante é saber que o leque de possibilidades e quantidade de vagas oferecidas é muito grande para quem possui uma graduação Tecnologia da Informação EAD.

BASE LEGAL

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Deixe seu depoimento

Gostou do nosso curso? Compartilhe com seus amigos no facebook.
Compartilhar