OBJETIVO

O projeto de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos proposto pela UNIFACVEST considera e está em conformidade com as Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Tecnologia, a Resolução CNE/CP N°3,18/12/2002 (DCN) e o Catalogo Nacional do Curso Superior de Tecnologia, bem como de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96).

O Curso em apreço tem por objetivo formar profissionais capazes de identificar a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente, com conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas para atuarem no planejamento e execução das atividades específicas dos Recursos Humanos, de forma a contribuir para o desenvolvimento organizacional e, ainda, viabilizar a qualidade das relações no trabalho.

Os objetivos específicos de formação do profissional em Recursos Humanos são:

  • Proporcionar formação profissional com competências e habilidades para atuação em setores de Recursos Humanos nos mais diversos segmentos empresariais;
  • Desenvolver a capacidade de atuação na avaliação de desempenho, em cargos e salários e cultura e clima organizacionais que viabilizem às organizações o pleno cumprimento de sua responsabilidade social.
  • Promover o desenvolvimento de visão ampliada e abrangente dos sistemas de informações gerenciais capazes de compreender, analisar e processar as informações;
  • Proporcionar capacidade de interpretar tendências e demandas de mercado, sem perder a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas, sociais e ambientais.

GRADE CURRICULAR

Semestre 1
Módulo 1
Filosofia das Ciências Sociais 60h
Empreendedorismo 60h
Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
Módulo 1 B
Sociologia Geral 60h
Fundamentos da Economia 60h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 60h
Gestão de Pessoas 60h
Semestre 2
Módulo 2 A
Legislação Empresarial 60h
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais 30h
Comunicação Empresarial 60h
Língua Brasileira de Sinais - Libras 30h
Módulo 2 B
Introdução à Administração 60h
Recrutamento e Seleção 90h
Sistemas de Informações Gerenciais 75h
Atividade Integradora I 15h
Semestre 3
Módulo 3 A
Comportamento Organizacional 60h
Recursos Humanos: Fundamentos e Processos 90h
Educação Ambiental e Cidadania 30h
Ética e Responsabilidade Profissional 60h
Módulo 3 B
Legislação e Processos Trabalhistas 75h
Liderança e Desenvolvimento de Equipes 90h
Tópicos Especiais em Recursos Humanos 30h
Semestre 4
Módulo 4 A
Gestão de Remuneração e Benefícios em Cargos e Salários 90h
Avaliação do Desempenho de Pessoas 90h
Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente 75h
Módulo 4 B
Gestão por Competências 90h
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 90h
Atividade Integradora II 15h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 100h
Carga horária total do curso: 1825h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;

  • Cópia simples do CPF;

  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

o que eu preciso para acessar o curso no computador?

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos;

  • Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar);

  • Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas;

  • Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior;

  • Processador 2.33GHz ou superior;

  • Memória RAM 4 Gb para WIndows 10, 2Gb para Windows 7 ou superior;

  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board;

  • HD com 30Gb livres;

  • Monitor com resolução 1024x768 pixels.

VEJA ALGUNS DEPOIMENTOS ESPONTÂNEOS RECENTES

Melhor faculdade, melhor ensino! E o melhor de tudo isso são as mensalidades que cabem perfeitamente no bolso. Super recomendo!

Jeferson - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 11/09/2020

A Instituição é de excelente qualidade com disciplinas didáticas, ótimos professores qualificados e também sem contar que o preço cabe no seu bolso. É ideal para quem trabalha e estuda. Super indico e recomendo pois, a instituição preocupa-se com seus discentes e fazendo sempre o possível para que o tenham máximo de aproveitamento maior com seus estudos! Gratidão por essa instituição que faz toda a diferença na vida da gente!

Luziléia - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 23/07/2020

Logo que ingressei na faculdade de RH adorei o conteúdo, achei fácil de aprender, as avaliações bem acessíveis e sempre que tenho alguma duvida meu polo e a central sempre estão prontos pra ajudar. Recomendo muito pois a parte de documentos são gratuitos e as avaliações não são cobradas quando o aluno (a) não consegue atingir a nota da média. Já estou ansiosa pra conclusão do meu curso pra dar inicio a minha pós na Unifacvest.

Ellen Borda Maciel - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 20/07/2020

Estou amando a experiência com a Unifacvest. Sem exagero. Pois trabalhar, estudar e ainda cuidar de filho é difícil, e é a realidade de muitos. Aprendo muito com a didática e os professores são ótimos. Gratidão!!!

Marisa - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 24/06/2020

Estou adorando a universidade, curso fabuloso e o melhor de tudo nota 5 pelo MEC. Parabéns! Serei gestor com muito orgulhoso.

Alessandro dos Santos Souza - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 02/02/2020

Estou muito feliz com toda equipe. Amo estudar, mas com essas pessoas maravilhosas nos dando todo apoio que precisamos e não deixando o aluno na dúvida, é ainda melhor. Estão de parabéns! Cada dia sinto mais que é uma excelente qualidade para quem quiser estudar, venham pra Unifacvest!

Maria Elizete da Silva - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 10/07/2019

Ambiente virtual muito bom, aulas com duração de tempo satisfatória, livros impressos e atendimento excelente!

Rodrigo Durço Lomar - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 06/07/2019

Gostaria de agradecer a equipe do polo onde fui muito muito bem recepcionada. Fiquei muito satisfeita da forma que me foram esclarecidas as dúvidas e me foi passada a metodologia. Tive plena certeza de que eu estava no lugar certo. Já fazem 3 meses que estou cursando e sempre que preciso a equipe prontamente me atende. Estou muito satisfeita com o sistema de ensino da Unifacvest, pois é bem fácil de mexer na página, além de ter o material escrito que eu adoro e facilita muito meus estudos. Recomendo, obrigada!

Renata Keli s da Silva Nascimento - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 30/05/2019

Iniciei minha Graduação e estou amando a metodologia! E meu polo em Novo Hamburgo me dá um super apoio em todas questões! Quem entra não se arrepende.

Amanda Pereira - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 15/05/2019

Estou adorando estudar na Unifacvest! Professores ótimos e o curso excelente!

Sabrina Raymundo Marcondes - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 28/03/2019

Super-recomendo a instituição e o curso de Gestão de Recursos Humanos EAD! O polo aqui em Vacaria é superatencioso com os alunos, sempre a disposição! As videoaulas, são super dinâmicas e explicativas, e os livros são superinteressantes. 

Bruna Monari - Curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 28/03/2019

Grade curricular do curso de Gestão de Recursos Humanos

A carga horária total do curso gestão de recursos humanos é de 1.825 horas distribuídas em dois anos. Nos primeiros dois semestres você terá contato com disciplinas que envolvem Filosofia das Ciências Sociais, Empreendedorismo, Prática Textual em Língua Portuguesa; Sociologia geral; Fundamentos da Economia; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Gestão de Pessoas; Legislação Empresarial; Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais; Comunicação Empresarial; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Introdução à Administração; Recrutamento e Seleção; e Sistemas de Informações Gerenciais.

Já nos dois semestres finais, as disciplinas envolvem Comportamento Organizacional; Recursos Humanos: Fundamentos e Processos; Educação Ambiental e Cidadania; Ética e Responsabilidade Profissional; Legislação e Processos Trabalhistas; Liderança e Desenvolvimento de Equipes; Tópicos Especiais em Recursos Humanos; Gestão de Remuneração e Benefícios em Cargos e Salários; Avaliação do Desempenho de Pessoas; Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Gestão por Competências; Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

Por fim, além das disciplinas acima descritas, será necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades Complementares que podem ser realizadas já a partir do início da faculdade. E ainda, existem também as Atividades ao longo dos dois anos, para refletir sobre as disciplinas estudadas até o momento.

O que é Gestão de RH (Recursos Humanos)?

A gestão de recursos humanos é um conjunto de métodos, habilidades e práticas que tem objetivo de desenvolver e potencializar o capital humano de uma organização, e também gerenciar da melhor maneira os comportamentos, conseguindo aproveitar os diferentes talentos e características em uma equipe de colaboradores.

A finalidade da gestão de RH dentro de uma empresa é a de selecionar, gerenciar e guiar os colaboradores com relação aos objetivos que se pretende atingir. Ela também é responsável por adquirir, desenvolver, usar e reter talentos para a instituição.

Considerada uma área estratégica dentro das empresas, a gestão de recursos humanos surgiu no início do século XX, com a Revolução Industrial e o impacto da mesma no relacionamento trabalhista. Com o passar do tempo, a área recebeu o nome de Administração de Pessoal, pois administrava as pessoas conforme as leis trabalhistas.

A partir da década de 1960 o conceito de gestão de RH foi ampliado e as pessoas passaram a ser reconhecidas como recursos valiosos para o sucesso de uma organização. E nos anos 1990 surgiram novas práticas, que levam em consideração os desejos, sentimentos, sonhos, expectativas e inteligência de cada colaborador.

Diferenças entre o curso bacharelado e o tecnológico em Gestão de Recursos Humanos

O bacharelado e o tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos são cursos de nível superior, porém eles têm algumas diferenças que devem ser levadas em consideração ao escolher qual caminho seguir.

Existem três diferenças entre as duas modalidades:

  • Duração: o bacharelado, geralmente, dura 4 anos. Já o tecnólogo dura entre 2 e 3 anos.
  • Foco: o bacharelado oferece uma formação mais generalista. Já o tecnólogo tem um foco mais prático, voltado para as necessidades do mercado de trabalho.
  • Diploma: o curso de bacharelado confere ao aluno grau de bacharel. O curso superior de tecnologia confere o grau de tecnólogo.

Portanto, se você busca uma formação voltada ao mercado de trabalho, que vai te preparar com qualidade e menor tempo, o tecnólogo em Gestão de RH é a melhor opção para você.

Quais são as áreas de atuação de um gerente de recursos humanos?

O profissional conhecido como gerente de recursos humanos tem como sua principal função gerir pessoas, como o próprio nome já sugere. Ele é responsável pelo recrutamento, assim como, a seleção e o treinamento dos profissionais de uma empresa. Entre suas responsabilidades está também a elaboração de planos de cargos e carreira, a administração do salário, o controle de serviços prestados por terceiros, o desenvolvimento de atividades em equipe e muito mais.

Sendo assim, o gestor ou gerente de recursos humanos pode trabalhar nas seguintes áreas: Recrutamento e Seleção; Departamento Pessoal; Treinamento e Desenvolvimento; e Consultoria de Recursos Humanos. Dessa forma, quando for procurar por uma vaga de emprego, você pode monitorar as oportunidades com os seguintes cargos: gestor de recrutamento e seleção; analista de recursos humanos; assistente de departamento de pessoal; supervisor ou analista de cargos, salários e carreiras; analista de treinamento e capacitação; consultor de recursos humanos; gerente ou diretor de recursos humanos; e supervisor ou analista de cargos, salários e carreiras.

São várias opções de atuação dentro da mesma área, sendo assim, sempre há boas oportunidades espalhadas por todo o Brasil. Também pode ser interessante trilhar um caminho para o seu futuro profissional, ou seja, escolher o nicho que mais tem interesse e focar seu desenvolvimento para conquistar um cargo específico.

É obrigatório fazer estágio no curso de Gestão de Recursos Humanos?

O estágio pode fazer muita diferença na formação do aluno de Gestão de Recursos Humanos EAD. Essa é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes do curso, já que nela o aluno é introduzido à realidade da profissão, aprendendo na prática algumas habilidades essenciais que lhe serão muito úteis, ajudarão a dar os primeiros passos e compreender sua futura carreira.

Porém, é importante que você saiba que o estágio não é obrigatório neste curso. Portanto, você não vai ter uma carga horária de estágio supervisionado para cumprir como requisito para conclusão do curso.

Mas, o aluno pode buscar oportunidades de estágio no mercado de trabalho para adquirir experiência na área de atuação de interesse e, futuramente, concorrer a melhores vagas e cargos, já tendo experiência prévia.

Existe concurso público para gerente de recursos humanos?

Existe sim concurso publico para gestor de RH. Aliás, essa é uma boa alternativa para os profissionais da área. Afinal, as oportunidades em órgãos públicos trazem salários mais altos do que a média do mercado de trabalho, além de outros benefícios. Além disso, quando você se torna um funcionário público também pode contar com a tão sonhada estabilidade financeira, é uma segurança que muitos profissionais procuram.

Então, fique sempre atento a concurso público para gestor de RH que está para abrir nos próximos meses, assim como, as oportunidades que já estão abertas. Para isso, é interessante acompanhar blogs específicos desse assunto. Dessa forma, você fica informado, não deixa nenhuma oportunidade passar e pode conquistar uma das vagas oferecidas.

E para conquistar uma das oportunidades em concurso público, você precisa estar preparado. Então, separe algumas horas do seu dia para estudar e responder questões de concursos anteriores. É importante ter disciplina e foco agora, para depois poder desfrutar de uma carreira profissional de sucesso.

Perfil do profissional gestor de recursos humanos

podcast curso gestão de recursos humanos

Além de conhecer os processos administrativos, o gestor de recursos humanos deve ter noção de todas as esferas que envolvem o negócio da organização. Este profissional precisa ser capaz de prever tendências e pensar em estratégias eficazes para motivar e engajar os colaboradores.

Em primeiro lugar é necessário que o gestor de RH domine a área de gestão de pessoas, estando sempre atento as mudanças do mercado e as tendências sociais. Dessa maneira conseguirá contornar os obstáculos do dia a dia e obter resultados satisfatórios.

Em segundo, vem a boa comunicação com todos os níveis hierárquicos. Não basta somente saber como se expressar e ter boa oratória, é preciso saber ouvir para poder conciliar os interesses da empresa e dos colaboradores. Isso possibilitará a criação de estratégias para melhora dos procedimentos internos e do clima organizacional.

A seguir, uma das características muito importantes para um gestor de recursos humanos é a resiliência. A gestão de pessoas é uma atividade muito dinâmica, portanto, exige que o profissional saiba se adaptar rapidamente as novas situações.

Por fim, também é muito importante praticar o autoconhecimento para ter confiança na tomada de decisões. E buscar capacitação constantemente, seja por meio de cursos, palestras, treinamentos, ficando sempre de olho nas mudanças que envolvem o mercado e as pessoas, estudando as novas tendências e realidades.

O que se estuda em Gestão de Recursos Humanos?

podcast curso gestão de recursos humanos

Durante os dois anos de curso gestão de recursos humanos você terá contato com a disciplina Filosofia das Ciências Sociais, conhecerá práticas de Empreendedorismo, também saberá como empregar a Língua Portuguesa no dia a dia da profissão. Entenderá a importância da Sociologia Geral; dos Fundamentos da Economia; e ainda conhecerá Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Ao longo do curso saberá também como realizar a Gestão de Pessoas e empregar a Legislação Empresarial; os Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais; e a Comunicação Empresarial de maneira clara e correta. Saberá também da importância de conhecer conceitos básicos de Administração; Recrutamento e Seleção; e Sistemas de Informações Gerenciais. Terá contato ainda com a disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras, muito importante para a inclusão de diferentes tipos de colaboradores.

Por fim, saberá como é importante levar em consideração o Comportamento Organizacional; os Fundamentos e Processos de Recursos Humanos; a Educação Ambiental e Cidadania; e também a Ética e Responsabilidade Profissional. Terá contato ainda com matérias que envolvem Legislação e Processos Trabalhistas; Liderança e Desenvolvimento de Equipes; Gestão de Remuneração e Benefícios em Cargos e Salários; Avaliação do Desempenho de Pessoas; Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Gestão por Competências; Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

O que faz um gerente de recursos humanos?

O gerente de Recursos Humanos tem um papel fundamental dentro das empresas. Ele tem funções específicas dentro do setor de RH, como por exemplo:

  • participar do recrutamento de profissionais;
  • implantação de ações de recrutamento e seleção;
  • coordenação de pesquisa de melhoria de clima organizacional;
  • gerenciamento e treinamento de profissionais;
  • planejamento de plano de cargos e salários;
  • gerenciamento da folha de pagamento;
  • supervisão do plano de carreira dos colaboradores;
  • condução de avaliação de desempenho;
  • definição de políticas e procedimentos de gestão de pessoas;
  • estipulação de benefícios;
  • administração pessoal e relações trabalhistas e sindicais;
  • comando da contratação de fornecedores do setor.
O que faz um gerente de recursos humanos?

Pós graduação indicada para gerente de recursos humanos

podcast curso gestão de recursos humanos

Se você está procurando por pós para gerente de recursos humanos, veio ao lugar certo. Vamos te dar algumas dicas de cursos que podem te auxiliar e projetar sua carreira na área. Antes disso, precisamos lembrar, que a pós-graduação deve estar alinhada com os seus objetivos profissionais. Ou seja, é interessante escolher um tema em que você tenha interesse em trabalhar em um futuro próximo, ou ainda, que já trabalhe e queira ampliar o conhecimento.

Entre os cursos mais procurados de pós para gerente de recursos humanos estão: Gestão de Pessoas; Recursos Humanos e Finanças; Desenvolvimento de Pessoas; Recrutamento e Seleção; e Desenvolvimento e Treinamento. Então, escolha o que mais combina com suas habilidades e objetivos. Afinal, uma pós-graduação traz mais conhecimento para o profissional e abre novas portas no mercado de trabalho.

Quais são as melhores faculdades de Gestão de Recursos Humanos?

podcast curso gestão de recursos humanos

Se você está procurando por um faculdade de Gestão de Recursos Humanos, precisa saber de alguns pontos importantes. O primeiro deles é que não adianta optar pela melhor instituição de ensino, se você não tiver foco e persistência em seus estudos. Afinal, tem coisas que só dependem de você. Mas é claro que, escolher uma faculdade de qualidade faz parte de uma boa formação, por isso, vamos te lembrar de algumas informações importantes que devem ser observadas.

O primeiro passo é verificar se a faculdade de Gestão de Recursos Humanos é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito, tanto pelo mercado de trabalho da área, quanto em outras instituições, quando você for fazer uma especialização, por exemplo. Depois disso, verifique a grade curricular da graduação, ou seja, as matérias e assuntos que você vai aprender. Também é interessante conferir uma prévia do material de ensino da faculdade, vale um trecho do livro impresso ou uma videoaula.

Outro ponto importante é verificar qual é a experiência da faculdade com o ensino superior, quantos anos está nesse mercado e o que as pessoas falam sobre ela. Para isso, é possível verificar os depoimentos de alunos e ex-alunos, ou, até mesmo, conferir as páginas nas redes sociais. E por último, mas não menos importante, é preciso encontrar um curso com mensalidades que cabem no seu bolso, só assim, você conseguirá terminar a graduação e seguir com uma carreira de sucesso na área.

Gestão de RH e Gestão de Pessoas é a mesma coisa?

podcast curso gestão de recursos humanos

Essa dúvida é muito comum para quem está pesquisando sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos, mas é importante saber que existem algumas diferenças entre a Gestão de RH e Gestão de Pessoas.

E essa diferença está, basicamente, nos processos de cada setor. O Recursos Humanos trabalha, por exemplo, com recrutamento e seleção, planos de carreiras, avaliações de desempenhos, banco de talentos e clima organizacional, entre outros. Além disso, Recursos Humanos também faz o acompanhamento dos colaboradores da empresa e benefícios e segurança no ambiente de trabalho. Em resumo, podemos dizer que Recursos Humanos é a área na qual os profissionais trabalham como recrutadores, administradores de salários e benefícios, entre outros.

Já quando falamos da área de Gestão de Pessoas, podemos entender que é o setor responsável por facilitar o crescimento e a contribuição de cada funcionário para a empresa, com a responsabilidade de cuidar da participação, envolvimento, capacitação e desenvolvimento das pessoas. Em resumo, é o setor que busca a humanização das instituições.

Quanto tempo dura a faculdade de Gestão de Recursos Humanos?

A faculdade de gestão de recursos humanos dura 2 anos e o curso é dividido em 4 semestres.

Quanto tempo dura a faculdade de Gestão de Recursos Humanos?

Quanto custa uma faculdade de Gestão de Recursos Humanos?

O valor de uma faculdade de Gestão de Recursos Humanos dependerá da quantidade de meses que você optar:

Quanto custa uma faculdade de Gestão de Recursos Humanos?

Quanto ganha um gerente de recursos humanos

O salário médio dependerá do porte da empresa, em uma pequena ou média o valor fica em torno de R$ 13,2 mil a R$ 17,5 mil. Já o vencimento para profissionais que atuam em uma grade organização pode chegar a R$ 28 mil.

Quanto ganha um gerente de recursos humanos

Curso de Gestão de Recursos Humanos EAD é reconhecido pelo MEC?

Sim! O curso de Gestão de Recursos Humanos EAD é autorizado pelo MEC.

Curso de Gestão de Recursos Humanos EAD é reconhecido pelo MEC?

No curso de Gestão de Recursos Humanos tem TCC?

O TCC, ou seja, o Trabalho de Conclusão de Curso, não é obrigatório para o curso de Gestão de Recursos Humanos. Porém, mesmo assim, há algumas faculdades que cobram a realização desta atividade.

Como é o processo de avaliação deste curso?

Além dos trabalhos e provas habituais da graduação, há também as atividades complementares, que são paralelas aos projetos desenvolvidos na vida acadêmica, ou seja, dentro da instituição de ensino.

No curso de Gestão de Recursos Humanos tem TCC?

Mercado de trabalho para um Gerente de Recursos Humanos

Antes de definitivamente escolher uma formação, uma das perguntas que se faz é a respeito do mercado de trabalho para aquela profissão. E quando se trata do Gerente de Recursos Humanos isso não é diferente. Vamos então te contar um pouco sobre onde e como podem atuar os profissionais dessa área.

Pode ficar tranquilo, se sua preocupação é a respeito da facilidade em conseguir oportunidades, quem se forma na faculdade de Gestão de RH tem a vantagem de esse profissional ser muito buscado, já que sua atuação é fundamental para qualquer empresa.

O mercado de trabalho para um Gerente de Recursos Humanos está mais focado em pequenas, médias e grandes empresas, startups, além ainda da possibilidade de que atue com consultorias externas, realizando serviços pontuais.

As principais áreas de atuação são recrutamento e seleção, técnico de segurança do trabalho, analista, supervisor, gerente e diretor de recursos humanos.

Enfim, as possibilidades são muitas, principalmente para aqueles que se formam em uma instituição onde a qualidade do ensino e a grade curricular deixam o aluno apto a, assim que conquistar o diploma, já tenha totais condições de ingressar no carreira.

Experimente e comprove que o curso de Gestão de Recursos Humanos a distância do EAD Premium Unifacvest pode fazer isso por você!

Diploma de EAD e presencial tem o mesmo valor para um Gerente de Recursos Humanos?

Por incrível que pareça ainda há quem acredite naquela lenda de que o diploma conquistado em uma faculdade a distância não tem o mesmo valor daquele conquistado no presencial. Isso não existe! Pode ficar totalmente tranquilo, pois seu diploma de Gestão de Recursos Humanos EAD será devidamente aceito e bem visto no mercado de trabalho.

Isso porque, independente de qual modalidade você venha a escolher, a avaliação por parte do Ministério da Educação utiliza os mesmos critérios para ambas. Um deles é o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que avalia o quadro de professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.

Há também o Conceito do Curso (CC), onde um representante do MEC avalia presencialmente as áreas docente e pedagógica, além de verificar se os requisitos legais e normativos são atendidos.

Não podemos esquecer do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o famoso ENADE, que indica a qualidade do ensino superior em pontos referentes a habilidades e competências necessárias para a prática da profissão. Ele também é utilizado como parâmetro avaliativo.

O curso de Tecnologia em Gestão de RH a distância do EAD Premium Unifacvest é reconhecido pelo MEC, tendo a instituição inclusive nota máxima, portanto, seu diploma conquistado ao final do curso será muito bem recebido pelos avaliadores das empresas quando você ingressar no mercado de trabalho.

Torne-se um Gerente de Recursos Humanos de sucesso com o EAD Premium Unifacvest!

Por que fazer faculdade de Gestão de Recursos Humanos?

Quem busca ingressar no mercado de trabalho atuando na área de Recursos Humanos precisa, em primeiro lugar, realizar a matrícula em uma faculdade de Gestão de Recursos Humanos a distância. Primeiro motivo, e mais importante, porque apenas assim é possível conquistar um diploma e, consequentemente, conseguir oportunidades.

O segundo motivo, e também de extrema importância, é aprender. Afinal de contas, não basta ter vontade de se tornar um profissional de RH, é preciso adquirir conhecimento para, quando for o momento certo, ou seja, o momento em que você for contratado, colocar em prática.

No curso de Gestão de Recursos Humanos EAD você aprende Empreendedorismo, Fundamentos da Economia, Gestão de Pessoas, Comunicação Empresarial, Recrutamento e Seleção, Comportamento Organizacional, Gestão Estratégica e Planejamento de RH, Legislação e Processos Trabalhistas, Liderança e Desenvolvimento de Equipes...

Isso para citar apenas algumas disciplinas que te deixarão plenamente apto a, assim que se formar, já esteja pronto a ingressar no mercado de trabalho sendo um profissional disputado por grandes empresas.

Experimente e comprove que a faculdade de Gestão de RH do EAD Premium Unifacvest pode fazer isso por você!

Cursar Gestão de Recursos Humanos presencial e EAD: vantagens e desvantagens

Ainda está na dúvida sobre qual modalidade escolher para iniciar sua sonhada formação na faculdade de Gestão de Recursos Humanos? Então a partir de agora você irá conhecer as vantagens e as desvantagens entre o curso presencial e o EAD. Começando por aquilo que ambos têm de bom, que no caso é uma grade curricular que te deixará preparado para o mercado de trabalho, um ensino de qualidade e a validade do diploma.

Uma vantagem que somente a modalidade presencial possui é a possibilidade de dividir a sala de aula com outros alunos, interagindo de forma mais próxima. Porém, esse é o único ponto positivo que a difere da modalidade a distância. E por falar nela, é hora de falar sobre as vantagens exclusivas encontradas por quem escolher fazer Gestão de RH EAD.

No EAD você estuda quando e onde achar melhor, não tendo a necessidade de gastar dinheiro com combustível ou passagem, e nem perder tempo no trânsito indo até à faculdade. É possível também estudar mesmo sem ter acesso à internet, com os livros impressos e as videoaulas em DVD. Mas caso sua preferência seja mesmo o estudo online, esses mesmos materiais didáticos estarão disponíveis em suas versões digitais.

Mas calma que seu poder de escolha não acaba por aí... Fazendo um curso de Gestão de Recursos Humanos a distância você poderá ainda optar pela duração e valor das mensalidades que melhor atendem as suas necessidades.

Portanto, fazer Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos no EAD Premium Unifacvest é só vantagem!

Experimente e comprove!

É preciso ter curso superior para trabalhar como Gerente de Recursos Humanos?

O Gerente de Recursos Humanos tem papel de extrema importância dentro de uma empresa. Mas sobre essa função existe uma dúvida que costuma ser comum: é preciso ter curso superior para exercê-la? É exatamente sobre isso que falaremos no decorrer deste texto.

Antes de mais nada é importante destacarmos algumas atribuições que esse profissional possui, e que vão muito além de simplesmente ser responsável pela seleção e recrutamento de funcionários.

O Gerente de Recursos Humanos também gerencia e treina os contratados, bem como é responsável pelo gerenciamento das folhas de pagamento, define políticas e procedimentos de gestão de pessoas, enfim. Essas e outras práticas só são possíveis quando se aprende a gerir pessoas, quando se conhece sobre comunicação empresarial e comportamento organizacional, quando se entende sobre gestão estratégica e procedimento de gestão de pessoas...

Ou seja, disciplinas que fazem parte da grade curricular de Gestão de Recursos Humanos EAD. E isso responde nossa pergunta. Portanto, para atuar como Gerente de RH é sim necessário ter um curso superior.

Experimente e comprove que com o curso de Gestão de Recursos Humanos a distância do EAD Premium Unifacvest, você ficará pronto para sair da faculdade direto para o mercado de trabalho.

CONHEÇA O EAD PREMIUM UNIFACVEST

Metodologia EAD Premium
Cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas. E todo o conteúdo também está disponível no formato online.
Metodologia EAD Premium
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas. Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

Sistema de Avaliações EAD Premium

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais.
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Módulo flexível

Avaliação - Etapa 3
Em caso de imprevistos de tempo e dinheiro você pode reduzir pela metade o valor das mensalidades e ter mais tempo para estudar. Não é FIES, não tem juros e não precisa de fiador.
Avaliação - Etapa 4
Você poderá ativar e inativar o Módulo Flexível sempre que precisar, diretamente no AVA. Independente da sua escolha, o valor final do curso permanece o mesmo.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

BASE LEGAL

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia para o Curso de Gestão em Recursos Humanos, o perfil do egresso que a UNIFACVEST deseja formar apresenta os seguintes conhecimentos, habilidades e atitudes:

  • Planejamento e gerenciamento de sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios.
  • Desenvolvimento de planos de carreira.
  • Promoção do desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias).
  • Planejamento de programas de qualidade de vida no trabalho.
  • Gerenciamento de sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização.
  • Avaliação da necessidade de contratação de novos colaboradores.
  • Avaliação e emissão de pareceres técnicos em sua área de formação.

Contudo, em função da experiência obtida junto às organizações de classe e empresas, a UNIFACVEST definiu adicionalmente que esse perfil de egresso deve abarcar:

 

  • Análise crítica, de orientação e execução de trabalho na área de recursos humanos;
  • Desenvolvimento de projetos na área de recursos humanos com a finalidade de consolidar o “saber fazer”;
  • Desenvolvimento do empreendedorismo como uma competência necessária aos novos profissionais;
  • Inserção no mundo do trabalho;
  • Execução de suas responsabilidades profissionais e sociais;
  • Condução de equipes de trabalho, atuando na solução de conflitos interpessoais, no estabelecimento de objetivos e na definição de estratégias;
  • Desenvolvimento da autoaprendizagem;
  • Busca das melhores e mais modernas ferramentas de soluções, que agreguem substancial valor aos processos de trabalho.

No mercado de trabalho, os tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos poderão  exercer as funções de:

  • assistente de departamento de pessoal;
  • supervisor de cargos, salários e benefícios;
  • gestor de conflitos;
  • analista de treinamento e analista de recursos humanos;
  • desenvolvimento e comportamento organizacional.
  • departamento de pessoal (Operacionaliza atividades envolvidas com admissão, folha de pagamento e demissão.)
  • treinamento e desenvolvimento;
  • administração de remuneração, definindo políticas de recompensa, conforme as estratégias de negócio adotadas pela empresa;
  • recrutamento e seleção;
  • como empresário, gerando empregos;
  • como consultor em RH.