A inclusão escolar deixou de ser um ideal distante e passou a ser uma exigência legal, ética e pedagógica. No entanto, ao observar a realidade das escolas públicas e privadas no Brasil, uma pergunta se impõe: quem está realmente preparado para educar todos os alunos?
A formação continuada em educação especial é apontada por especialistas, gestores e pela própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos principais caminhos para tornar a inclusão viável e eficaz. Mas os números do Censo da Educação Superior 2022 mostram que estamos longe disso.
Neste artigo, vamos entender o que a BNCC determina sobre inclusão, por que a formação docente precisa evoluir e quais caminhos estão disponíveis para os professores que desejam se preparar de verdade para a educação especial.
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ToggleMesmo após duas décadas de avanços legais — como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a Política Nacional de Educação Especial e diretrizes como a própria BNCC — o Brasil ainda convive com práticas escolares que excluem, mesmo dentro da sala de aula.
Alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades muitas vezes enfrentam:
Do outro lado, estão os professores, frequentemente cobrados por resultados sem que tenham tido a devida formação para lidar com as especificidades da educação especial.
Formação continuada é o processo de atualização constante das competências e conhecimentos de um profissional ao longo de sua carreira. No campo da educação especial, ela se torna não apenas necessária, mas urgente.
Segundo dados do Censo Escolar e da Pnad Contínua, o número de matrículas de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades vem crescendo ano após ano nas redes regulares de ensino. Mas o número de professores com formação específica na área não acompanha esse avanço.
Entre os desafios mais citados pelos docentes estão:
Esses pontos só podem ser superados por meio de capacitações específicas, com foco prático e alinhadas à legislação vigente.
A Base Nacional Comum Curricular é clara: a equidade é um dos seus princípios estruturantes. Isso significa que as escolas devem oferecer oportunidades de aprendizagem a todos os alunos, considerando suas necessidades, contextos e singularidades.
A BNCC afirma que é papel da escola:
Essas orientações exigem profissionais preparados — e não apenas por cursos de graduação genéricos. É preciso garantir formação continuada com foco em educação inclusiva.
O Censo da Educação Superior 2022, publicado pelo INEP/MEC, mostra que o Brasil teve mais de 9,5 milhões de matrículas em cursos de graduação. No entanto, os cursos específicos na área de educação especial ainda representam uma minoria ínfima do total.
Segundo o levantamento:
Isso escancara a urgência de ampliar a oferta e a valorização da formação continuada em educação especial, especialmente na modalidade a distância, que permite ao educador estudar sem sair da rotina da sala de aula.
A formação adequada permite que o educador compreenda e aplique estratégias inclusivas, como por exemplo:
Essas práticas são apoiadas pela BNCC e fazem parte do repertório de professores que se dedicam a formações especializadas em educação inclusiva.
Não basta fazer qualquer curso. A formação precisa ser:
Na UNIFACVEST, os cursos de pós-graduação em Educação Especial são estruturados para professores da rede pública e privada que atuam diretamente com inclusão. Os materiais didáticos são 100% exclusivos: os mesmos professores que escrevem os livros também gravam as videoaulas e elaboram as avaliações. O aluno pode estudar com livros impressos, videoaulas ou ambos — com o mesmo conteúdo em todos os formatos.
Esse modelo de ensino garante mais acessibilidade, autonomia e profundidade para quem deseja se preparar de verdade para a realidade das escolas inclusivas.
O avanço da inclusão escolar depende de professores capacitados, conscientes e comprometidos com a equidade. Mas ninguém nasce sabendo: é por meio da formação continuada em educação especial que os educadores constroem esse repertório.
Se você quer atuar com mais segurança e profundidade na educação inclusiva, conheça os cursos de pós-graduação EAD da UNIFACVEST. Com materiais didáticos exclusivos, flexibilidade de estudos e foco em práticas pedagógicas reais, você se prepara para transformar a escola e a vida dos seus alunos.
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