BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
16 de março de 2021

Como funciona o estágio em pedagogia no EAD? Tudo o que você precisa saber!

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre estagio em pedagogia no EAD. Então, se você é uma delas, veio ao lugar certo. No post de hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, além de explicar como é o estágio de pedagogia EAD. Afinal, é importante conferir todos os detalhes sobre essa etapa tão importante da licenciatura, antes mesmo de fazer a sua matrícula e iniciar os seus estudos.

Vamos falar também sobre estágio obrigatório e não obrigatório, te contar qual é o valor médio da remuneração nos estágios e dar dicas essenciais para essa etapa da licenciatura. Então, confira o texto até o final, coloque nossos conselhos em prática e comece a sua carreira na área com o pé direito.

Estágio obrigatório de pedagogia

Antes de se aprofundar um pouco mais no tema, você precisa saber que todos os cursos de licenciatura, incluindo a pedagogia, contam com estágio supervisionado obrigatório. E essa obrigatoriedade também vale para a faculdade de pedagogia EAD. Muitas pessoas acreditam que o curso a distância não possui essa etapa ou que ela é realizada em modo online também, mas não é verdade, ela é realizada presencialmente.

É essencial lembrar, que essa é uma etapa de suma importância para os graduandos. Afinal, é o primeiro contato deles com o ambiente de trabalho que fará parte da sua profissão. Sendo assim, ele poderá desenvolver atividades e colocar em prática o aprendizado que recebeu durante os quatro anos de curso, mas ainda assim, terá ao seu lado um supervisor para mostrar qual é o melhor caminho a ser seguido. Dessa forma, é possível trabalhar e aprender ao mesmo tempo, construindo uma base sólida para uma carreira de sucesso.

Além disso, essa é a hora do aluno mostrar o seu comprometimento e foco. Afinal, há chances do estudante ser contratado pelo mesmo local em que desempenhou o estágio, depois de formado, ou ser indicado para uma outra vaga. Então, além de aprender, o estágio obrigatório de pedagogia também se torna um bom momento para fazer contatos profissionais que serão úteis para o seu futuro do aluno.

E claro, além de ser o primeiro contato com o ambiente de trabalho, é também a primeira experiência para o currículo do estudante. Mais um motivo para se empenhar e levar bons resultados dessa prática. Então, agora que você entendeu um pouco mais sobre o assunto, vamos te explicar mais sobre o estágio obrigatório EAD e te contar tudo que você precisa saber sobre essa etapa.

Como é o estágio de pedagogia EAD?

Primeiro, é preciso entender que existem: estágio obrigatório e não obrigatório. Sendo assim, o primeiro deles é o que faz parte da grade curricular do curso. Ou seja, o aluno precisa passar por ele para ser considerado apto e receber o seu diploma de pedagogia. Sendo assim, ele não costuma oferecer remuneração aos alunos, afinal, é visto como uma extensão das disciplinas da graduação. Já o estágio não obrigatório não consta na grade curricular, mas pode ser uma das opções do aluno, ele costuma contar com bolsa-estágio. Mas é claro, ambas as modalidades possuem como pré-requisito a matrícula e presença do aluno no curso de ensino superior em questão.

Como já sabemos, o curso de licenciatura tem como objetivo preparar seus estudantes para a docência, ou seja, dar aulas. Por isso, a maioria das vagas são em escolas públicas e privadas. Aqui no EAD Premium Unifacvest, o estágio curricular supervisionado é realizado a partir da segunda metade do curso. E a carga horária não pode exceder a jornada de seis horas diárias, buscando equilíbrio entre a orientação e a prática profissional, resultando em 30 horas semanais máximas.

Dessa forma, o estudante pode se candidatar a vaga que tem interesse dentro da área da pedagogia. Depois disso, caso a instituição se interesse, ela entra em contato e marca a entrevista e os testes com esse aluno. Caso ambos tenham interesse, é iniciada a documentação para o estágio em pedagogia.

Durante essa etapa, o estudante, a instituição em que ele está realizando o estágio e a faculdade de pedagogia EAD mantém um contato constante. Afinal, todos eles possuem o mesmo objetivo: ajudar a construir uma carreira de sucesso na profissão. Sendo assim, o aluno deve cumprir todas as atividades de observação e prática. Além de estar presente nos dias e horários acertados previamente, sem que essa prática atrapalhe os seus estudos.

Como deu para perceber, o processo de como é o estágio de pedagogia EAD é bem simples e prático. Então, não se preocupe com essas questões, foque apenas em ter um bom desempenho durante o estágio.

A partir de qual semestre posso estagiar?

É importante lembrar que esse período de estágio, ou seja, a partir de qual semestre o aluno pode estagiar, muda de acordo com a instituição de ensino. Mas, normalmente, acontece a partir do quarto semestre. Aqui no EAD Premium Unifacvest, o estágio obrigatório de pedagogia aparece na grade curricular no quinto semestre do curso, como uma primeira etapa, e depois reaparece no sétimo semestre.

Escolhemos esses períodos para que o aluno tenha tempo de ter acesso a bastante conteúdo teórico sobre as disciplinas do curso, e assim, consiga desempenhar a sua função de forma mais assertiva. Durante o nosso curso de licenciatura há outros trabalhos e atividades que ajudam a preparar o estudante para essa etapa.

Lembrando que no curso de pedagogia é obrigatório o cumprimento de 400 horas de estágio curricular supervisionado, de acordo com a Resolução CNE/CP n. 02/2015. Então, é importante confirmar essa informação na grade curricular, antes mesmo de fazer a sua matrícula na faculdade.

Estágio remunerado de pedagogia

Como já falamos, o estágio obrigatório, normalmente, não conta com remuneração, mas o estágio não obrigatório conta com bolsa-auxílio. Porém, não há um valor padrão para essa remuneração, cada empresa decide qual será o valor a ser oferecido ao aluno, assim como, os possíveis benefícios como vale-transporte. Então, se esse é o seu objetivo, é preciso pesquisar pelas vagas e estar mais bem preparado para o processo avaliativo, já que essas oportunidades costumam ser mais concorridas.

Porém, o estudante não pode ficar mais de dois anos na mesma empresa desempenhando o estágio não obrigatório, exceto quando ele for portador de alguma deficiência. A ideia é que o aluno esteja aberto a novas experiências e possa experimentar novos trabalhos durante a graduação. Essa modalidade de estágio remunerado de pedagogia deve ter no máximo duração de 30 horas semanais, também para não atrapalhar os estudos durante a licenciatura. E para se inscrever, o aluno também deve estar matriculado no curso em questão.

Valor da bolsa no estágio remunerado de pedagogia

Sendo assim, vamos falar sobre o valor da bolsa-auxílio. Como não há um padrão, as empresas oferecem o valor que elas consideram justo de acordo com a função desempenhada pelo estagiário, assim como, pela quantidade de horas de trabalho. Esse valor também pode mudar de acordo com a região do Brasil onde a vaga é oferecida. Porém, para que você tenha uma ideia, podemos dizer que a média é de R$ 1.000.

O trabalho em um estágio pedagogia EAD é basicamente observar a função dos pedagogos formados e realizar algumas atividades específicas da profissão, sempre com a supervisão. Então, não se preocupe, no início do trabalho, o supervisor vai indicar quais atividades você deve desenvolver e a função será complementada durante o dia a dia de estágio.

E com o estágio remunerado de pedagogia, além das vagas em escolas públicas e particulares, o estudante também pode encontrar oportunidades em empresas que realizam a produção de materiais didáticos e educativos; no segmento da pedagogia empresarial; em projetos de alfabetização de jovens e adultos; e em consultórios de psicopedagogia. Ou seja, o leque de atuação é mais diversificado.

Dicas práticas para o estágio pedagogia EAD

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que a faculdade de pedagogia EAD segue o mesmo padrão quando o assunto é estágio. Além disso, já deve ter observado a importância dessa etapa para a sua carreira como pedagogo ou pedagoga. E agora que já tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto, trouxemos algumas dicas rápidas e práticas para você tirar o melhor proveito do estágio pedagogia EAD e começar com o pé direito na profissão que foi escolhida por você. Então, confira logo abaixo:

Seja profissional

O estágio é o seu primeiro contato com o mercado de trabalho, mas é também o primeiro contato do mercado de trabalho com você. Então, seja profissional já no primeiro dia e garanta uma boa impressão, afinal, ela vai te acompanhar durante toda a sua carreira. Vale sempre se mostrar interessado em aprender, respeitar os seus superiores e todas as pessoas do ambiente de trabalho.

Faça bons contatos profissionais

Como já mencionamos anteriormente, fazer networking, ou seja, uma rede de contatos profissionais é essencial para o seu futuro. E isso deve começar já com o estágio. Atualmente, com as redes sociais, construir essa rede de relacionamento se torna bem mais fácil.

Peça feedbacks ao final do estágio

É sempre interessante saber quais são os seus pontos positivos, mas, principalmente, qual deles você pode melhorar. Então, no final do estágio obrigatório de pedagogia, se tiver a oportunidade, pergunte aos seus supervisores como foi o seu desempenho. Se sentir que tem abertura, pode até solicitar cartas de recomendação que podem ser utilizadas para conquistar novas oportunidades na área. Mas, é importante também saber lidar com críticas construtivas e pensar no que você vai fazer para ser melhor a partir delas.

Mantenha seu currículo atualizado

Essa última dica é importante durante o estágio, mas também em toda a sua vida profissional. Tenha em mente que o currículo precisa estar de acordo com as suas últimas experiências e cursos. Afinal, assim, você terá esse documento pronto sempre que aparecer uma nova oportunidade que seja do seu interesse.

Existem vagas nas mais diversas áreas para quem se forma em pedagogia, veja alguns exemplos no vídeo abaixo:

Sobre pedagogia ead, leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead:

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.