28 de agosto de 2023

Licenciatura em Pedagogia EAD: o que se estuda no curso?

A Licenciatura em Pedagogia EAD é, há bastante tempo, um dos cursos que matricula alunos no Brasil, atrás apenas de Administração e Direito. Porém, muitas pessoas que têm o desejo de se formar nessa área ainda têm dúvidas sobre o que se estuda no decorrer do pelo menos quatro anos de duração. E é exatamente sobre isso (e também alguns outros tópicos relevantes que falaremos no decorrer do texto.

Antes de tudo, convém explicarmos, mesmo que de forma resumida, o que é Pedagogia. A palavra, que tem origem grega, vem paidos que significa criança e gogía que pode ser traduzido como acompanhar ou conduzir. Portanto, trata-se de uma ciência que faz uso de técnicas e estratégias de educação para crianças e também adolescentes.

De acordo com recentes pesquisas, mais de 90% dos Pedagogos estão empregados atualmente no Brasil, e isso se deve a ampla área de atuação existente para esses profissionais. Engana-se quem pensa que esse profissional atua apenas em instituições de ensino, muito pelo contrário, há ainda oportunidades como Pedagogo Empresarial, Pedagogo Hospitalar, além da possibilidade de atuar em Industrias de Brinquedos e na produção de materiais pedagógicos.

Um profissional formado em Pedagogia trabalha em média cerca de 38 horas semanais, o que dá algo em torno de 7 a 8 horas por dia. Falando um pouco sobre remuneração, um Pedagogo em início de carreira pode ganhar salários em torno de R$ 1,6 mil e, com o passar dos anos, e claro, com as especializações que forem sendo agregadas ao currículo, os vencimentos podem ultrapassar os R$ 6 mil, valor relativamente alto, se levarmos em consideração o padrão brasileiro.

O que é Licenciatura em Pedagogia?

Para você que se pergunta o que é Licenciatura em Pedagogia? A gente responde: é um grau acadêmico recebido por quem conclui um curso de graduação desse tipo em uma instituição de ensino superior.

A Licenciatura em Pedagogia é voltada para quem tem o interesse de dar aulas. Portanto, no curso haverá disciplinas específicas para esse propósito. Caso seu objetivo profissional seja tornar-se especificamente um professor de Educação Infantil, Educação Especial, EJA, ou ainda na Gestão Escolar, como orientador, coordenador, supervisor ou diretor, a Licenciatura em Pedagogia é o caminho a ser escolhido.

O que se estuda no curso de Licenciatura em Pedagogia EAD?

Bom, como já falamos, a faculdade de Pedagogia a distância tem duração mínima de quatro anos, ou 48 meses, divididos em oito semestres. E já que citamos a duração mínima, é importante detalharmos um pouco mais a respeito disso, pois trata-se de um tópico que gera muitos questionamentos, uma vez que, há algum tempo, algumas instituições de ensino superior ofereciam a possibilidade de conclusão em apenas três anos. Porém, isso não existe mais desde 1º de junho de 2015, quando saiu are solução CNE/CP 02/201, que torna obrigatória a duração mínima de quatro anos.

Dessa forma todos os alunos matriculados passam a ter acesso a uma grade curricular ainda mais completa, propiciando assim conteúdo e ensinamento necessários para que se tornem profissionais amplamente capacitados e prontos para saírem da faculdade diretamente para o mercado de trabalho. Então atenção, se alguma instituição prometer diploma em até três anos desconfie, pois ela estará indo contra uma determinação do Ministério da Saúde e seu documento não terá validade.

Agora, sem mais delongas, vamos então mostrar, semestre por semestre, quais são as principais áreas de estudo da Pedagogia e que, consequentemente, serão as disciplinas que você estudará no decorrer do curso:

1º Semestre

• Métodos e Técnicas de Pesquisa
• Empreendedorismo na Educação
• Tópicos Especiais

Além de saber o que se estuda no curso de Licenciatura em Pedagogia EAD, é importante destacar ainda que, além das disciplinas listadas acima, o aluno de também precisará realizar atividades complementares, atividades formativas e atividades integradoras. No quinto e no sétimo semestre há ainda o estágio supervisionado obrigatório. E no oitavo e último semestre, claro, é necessário produzir um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC.

Segunda Licenciatura em Pedagogia

Além da Licenciatura normal, existe também a Segunda Licenciatura em Pedagogia, muito buscada por aqueles que já são licenciados em uma área específica e têm interesse em aperfeiçoar ainda mais seu currículo acrescentando a ele a possibilidade de aprender, e claro, atuar em outro segmento. Porém, nesse caso, uma vez que é possível aproveitar muito da grade curricular vista na primeira Licenciatura, a duração da segunda é mais curta.

Entre os principais benefícios de buscar uma segunda licenciatura estão o complemento da formação, uma vez que, conforme resumidamente falamos no parágrafo acima, o profissional terá um currículo mais amplo e poderá vislumbrar um plano de carreira ainda mais extenso, destacando-se e, consequentemente, aumentando as possibilidades no mercado de trabalho como um todo, ou até mesmo na instituição onde já atua, uma vez que poderá se colocar a disposição para lecionar na nova área aprendida.

Sobre pedagogia ead, leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead: