22 de setembro de 2022

Quem fez pedagogia pode fazer segunda licenciatura?

A busca da segunda licenciatura ainda gera muitas dúvidas nos profissionais da educação. Uma das mais comuns é se formados em pedagogia podem fazer segunda licenciatura. É possível? Nesse artigo iremos abordar como funciona a segunda licenciatura e se pedagogos podem fazer. Fique com a gente!

O que é a segunda licenciatura?

A segunda licenciatura foi um projeto estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) e regulamentado pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) em 2015. A ideia é amenizar a falta de corpo docente nas instituições de ensino em todo o país.

O foco do curso é permitir que graduados em licenciatura possam aderir em suas grades curriculares novas áreas do conhecimento para lecionar.

O tempo de duração é muito menor do que um curso convencional e seu diploma tem o mesmo peso de nível superior.

Sua característica principal está no fato de que o curso é voltado somente para as pessoas que são formadas em licenciatura, seja qual tenha sido o curso. Com ou sem experiência em sala de aula.

A ideia é aproveitar a equivalência, aquilo que é comum a todas as licenciaturas, e focar somente no conteúdo específico da disciplina de estudo.

A depender de qual área do conhecimento seja a primeira licenciatura, a segunda pode ter duração reduzida ao mínimo permitido.

Por exemplo, um professor de matemática que deseja fazer segunda licenciatura em física, pode ter o período de curso menor, pois ambas as matérias fazem parte do campo das exatas, o que gera afinidade entre as disciplinas. Mas isso dependerá da instituição e em como ela entende essa equivalência.

Em todo caso, a duração média é de 800 horas até 1.200 horas. O que equivale a um ano, a um ano e meio.

Quem fez pedagogia fazer segunda licenciatura?

Sim, pode sim. Como esclarecemos acima, a exigência para se fazer uma segunda licenciatura é já ter se formado em alguma licenciatura. E pedagogia faz parte disso. Tanto que o caminho inverso também é possível, professores de outras matérias podem embarcar na área da pedagogia.

Quais são as vantagens?

Profissional

A segunda licenciatura permite que o professor possa lecionar em mais outra matéria. Dessa forma, ele pode aumentar suas áreas de atuação, garantindo uma renda extra.

Regularização

Há muitos professores que atuam em sala de aula em disciplinas fora das suas áreas de formação. Com isso, a segunda licenciatura pode ser a maneira mais rápida e simples de regularizar essa questão, oficializando assim suas funções.

Diploma da segunda licenciatura

O diploma da segunda licenciatura é de nível superior.

Ela não é uma especialização menor. Por isso, para aqueles que desejam ingressar nesse curso precisam ficar atentos se as instituições na qual irão cursar estejam devidamente reconhecidas pelo MEC, e se entregam no final do curso o Diploma de Conclusão.

Segunda Licenciatura Presencial ou em EAD?

Outra dúvida em relação a segunda licenciatura é o fato da escolha do método de ensino.

O que indicamos é na verdade verificar se a instituição está devidamente avaliada e cadastrada no MEC. Pois assim, seria possível avaliar a credibilidade do curso e sua validade em âmbito nacional.

Após isso, a escolha de ser em EAD ou presencial fica a critério da sua rotina. Afinal, vida de professor não é fácil, e alinhar um novo estudo exigirá uma dinâmica agitada. Muitos estudantes optam em fazer em EAD justamente por essa facilidade e otimização do tempo.

E não há motivo em achar que com isso haverá alguma perda, pois no EAD as matérias são completas e abarcam todo o conteúdo necessário.

Na Unifacvest os cursos de segunda licenciatura são em EAD e reconhecidos pelo MEC. Possuem todo o suporte necessário para sua formação profissional, garantindo assim sua vaga no mercado de trabalho.

A escolha desse modelo de estudo garante versatilidade para seu dia a dia. Além de economia com deslocamento e na mensalidade, pois, geralmente, são mais baratas em relação aos cursos presenciais.

Sem falar que a Unifacvest oferece a opção de estender o tempo do curso para reduzir o valor da mensalidade, incentivando o aluno em não desistir de concluí-lo.

Há estágio na segunda licenciatura?

Sim, em ambas as modalidades há estágio supervisionado obrigatório. E são feitas de maneira presencial, pois é importante preparar o futuro professor em relação a dinâmica em sala de aula.

Então é isso, esperamos que com esse artigo você tenha entendido melhor sobre a segunda licenciatura e como ela pode te ajudar em seu crescimento profissional.

Para conhecer mais sobre a gente, leia nossos outros artigos!

Até a próxima!

• MARIA APARECIDA VETTORACI disse:

Eu formada em pedagogia preciso fazer faculdade completa em educação física e artes ou diminui o tempo para formação?

• Olá, Maria! Caso você tenha disciplinas que possibilitem a convalidação de horas, é possível diminuir o tempo. Mas é necessário verificar quais são passíveis de solicitação. Para mais informações, você pode enviar um e-mail para atendimento@ead.unifacvest.com.br, ligar para nossa central no telefone 0300 789 8100 ou entrar em contato com o polo responsável pelo seu acompanhamento. Ficamos à disposição!