BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
3 de maio de 2023

Cursos de Licenciatura EAD: o que saber sobre estágio até me formar?

Se você está cursando um dos cursos de Licenciatura abaixo:

Preparamos um conteúdo com tudo o que precisa saber sobre um curso de licenciatura EAD até se formar. Nele, você terá todas as informações que precisará ao longo do curso, desde o início até o fim.

Caso já exista uma dúvida sobre um conteúdo específico, basta clicar em seu respectivo item no sumário que você irá direto para o trecho do texto que aborda o tema.

Como funciona o processo de estágio obrigatório em Licenciaturas EAD?

O estágio obrigatório é um dos temas que mais desperta dúvidas nos alunos. Neste tópico, esperamos que você fique totalmente informado sobre os trâmites e demais temas relacionados.

Instituições de estágio conveniadas

Se você está procurando estágio, a Unifacvest tem parceria com instituições que podem te ajudar nesta busca oferecendo oportunidades.

Para encontrar a mais próxima de você, basta consultar a lista das instituições conveniadas clicando aqui. Ao acessar a planilha, use comando Ctrl-F, digite o nome da cidade que você possui interesse e pesquise na lista.

É importante salientar que todas as instituições na lista estão ativas, independentemente do ano em que a parceria tenha sido firmada.

Quais são os trâmites do processo de estágio obrigatório em licenciaturas?

Cada cidade possui uma legislação específica para a realização de estágios obrigatórios. No entanto, existe um processo de entregas empregado em todos os locais.

Veja abaixo como são feitos os trâmites gerais para dar entrada no seu estágio obrigatório e, após isso, confira a explicação detalhada etapa por etapa.

O estágio curricular supervisionado é realizado em duas etapas, divididas entre documentos que você deve entregar antes de começar a trabalhar e documentos que você deve entregar após a realização do estágio:

  • Etapa 1: Termo de Convênio e  Termo de Compromisso de Estágio (TCE) + Plano de Estágio;
  • Etapa 2: Ficha de Acompanhamento de Estágio;  Ficha de Avaliação do Estagiário e Relatório de Estágio.

É obrigatória a entrega de forma sequencial.

O que é Estágio Curricular Obrigatório?

O estágio obrigatório é uma modalidade de estágio prevista em lei que é obrigatória para a conclusão da Licenciatura. Ele tem como objetivo proporcionar ao estudante uma vivência prática na área em que está estudando, a fim de complementar a formação teórica adquirida em sala de aula.

O estágio obrigatório deve ser realizado dentro do período previsto pelo currículo do curso, com carga horária definida pela instituição de ensino, e deve ser supervisionado pela instituição de ensino e pela empresa concedente. O estágio obrigatório não é remunerado, mas é reconhecido como atividade acadêmica obrigatória para a conclusão do curso.

Para dar início, você deve, primeiramente, obter uma vaga em uma Unidade Concedente de Estágio (que pode ser uma escola, empresa, ONG, etc) para realizar o estágio obrigatório.

A partir daí começa todo o processo, iniciando com o Termo de Convênio com os dados do local de estágio e do aluno. Depois, é necessário preencher o Termo de Compromisso com os dados da UCE (local do estágio) e do aluno, além de assinar e colher as assinaturas da UCE e da Unifacvest. O plano de estágio deve ser enviado junto com o termo de compromisso.

A ficha de acompanhamento do estágio deve ser preenchida pelo aluno e assinada e carimbada pelo supervisor de estágio na UCE, indicando a data, horário e atividades desenvolvidas pelo estagiário. Já a ficha de avaliação do estagiário é preenchida pelo supervisor de estágio na instituição concedente, avaliando o desempenho do estagiário.

Por fim, é necessário elaborar um relatório de estágio curricular obrigatório para apresentar as atividades realizadas durante o período de estágio. É importante lembrar que cada etapa deve ser validada e assinada pela Unifacvest para que o estágio seja considerado válido e cumpra com as exigências do curso. Veja agora as etapas de forma específica!

Etapa 1

Termo de Convênio

O Termo de Convênio é um documento importante que estabelece um acordo jurídico entre as Unidades Concedentes de Estágio (UCE) e a Unifacvest. Ele é emitido em duas vias, uma para a UCE e outra para a Unifacvest. Como aluno de curso superior EAD, você precisará conseguir uma vaga em uma UCE para realizar o seu estágio e preencher os campos necessários no modelo disponível no AVA, incluindo os dados da UCE e os seus próprios.

Confira um exemplo abaixo sobre o preenchimento do termo de estágio:

O número de convênio será preenchido pela Unifacvest, então não é necessário que você se preocupe com isso. É importante lembrar que no Termo de Convênio deve constar o CNPJ da escola onde você irá estagiar. Caso a escola não tenha CNPJ, o convênio pode ser feito com a Prefeitura ou Secretaria de Educação do Município.

Depois de preencher e assinar o documento, você deve obter as assinaturas da UCE e enviar tudo através do Portal AVA para validação e assinatura da Unifacvest. Seguindo essas orientações, você estará cumprindo e validando o seu Estágio Curricular Obrigatório.

Importante: caso a Unifacvest já tenha convênio com a unidade concedente, o aluno somente encaminha o Termo de Compromisso e o Plano de Estágio, que serão explicados a seguir.

Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) é um documento importante para alunos de cursos superiores EAD, que é firmado entre o aluno e a Unidade Concedente de Estágio (UCE), com a interveniência da Unifacvest.

Ele deve ser emitido em três vias, sendo uma para a UCE, outra para a Unifacvest e a terceira para o aluno. Lembre-se que, para dar seguimento, é preciso que o Termo de Convênio esteja assinado pela UCE e pela Unifacvest antes de iniciar esta etapa.

É necessário preencher os campos em vermelho com os dados da UCE e do aluno, utilizando o modelo disponível no AVA. Após preencher e assinar o documento, você deve obter as assinaturas da escola que você vai realizar o estágio e enviar tudo através do Portal AVA para assinatura da Unifacvest.

Confira um exemplo do documento e como ele deve estar preenchido e assinado:

Depois que a Unifacvest assinar o TCE, a via do documento será disponibilizada no seu AVA e você precisará entregar uma via no seu estágio. Vale lembrar que o Plano de Estágio deve ser encaminhado junto com o termo de compromisso.

O Plano de Estágio é um documento que descreve as atividades que o aluno irá desenvolver durante o estágio. Para elaborá-lo, é preciso seguir algumas etapas, tais como: baixar o modelo de Plano de Estágio disponível no Portal AVA, preencher as informações necessárias, assinar o documento e obter a assinatura da UCE.

Feito isso, o próximo passo é enviar o Plano de Estágio através do Portal AVA para que a Unifacvest possa assinar também. Quando a Unifacvest assinar o Plano de Estágio, ele será disponibilizado no AVA para que você possa ter acesso. Finalmente, é importante lembrar que você deverá entregar uma via do Plano de Estágio à UCE.

Importante:

  • O aluno não pode iniciar o estágio até essa etapa ser validada e assinada por todas as partes responsáveis;
  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado;
  • No Termo de Compromisso, não se esqueça de estabelecer um intervalo de início e término de seis meses em seu estágio. Isso evita imprevistos e garante que a exigência mínima de 160h em sala de aula seja cumprida.
  • De acordo com a Lei de Estágio, você também não poderá exceder as 6 horas diárias e 30 horas semanais de trabalho.

Confira instruções sobre o preenchimento deste documento:

Etapa 2

Ficha de Acompanhamento

Durante o estágio, é importante preencher a Ficha de Acompanhamento do Estágio para registrar as atividades realizadas pelo estagiário. Essa ficha deve ser preenchida pelo aluno e assinada e carimbada pelo supervisor de estágio na UCE, indicando a data, horário e atividades desenvolvidas.

Para ter acesso ao modelo da Ficha de Acompanhamento do Estágio, é necessário entrar na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Portal AVA do aluno.

Para preencher a Ficha de Acompanhamento do Estágio, você deverá baixar o modelo disponível no Portal AVA e entregá-lo para preenchimento e assinatura do supervisor de estágio da UCE. Veja como preenchê-la:

Após a conclusão do estágio, a ficha devidamente preenchida, assinada e carimbada pela UCE deverá ser enviada por você ao orientador de estágio da Unifacvest através do Portal AVA, para avaliação.

Importante:

  • O prazo máximo de envio que o aluno tem para encaminhar esta etapa é de 30 dias após o fim do estágio;
  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado.

Ficha de avaliação do Estagiário

A partir desta etapa, os prazos se tornam mais tranquilos pois você pode entregar os documentos durante o desenvolvimento do estágio.

Basicamente, você deverá preencher a Ficha de Avaliação do Estagiário e entregar ao seu supervisor da instituição concedente, que irá analisar o seu desempenho durante o período trabalhado. O modelo da ficha estará disponível na disciplina de Estágio Curricular no seu Portal AVA.

Após baixar o modelo e coletar a assinatura do local em que trabalha, envie a ficha devidamente preenchida, assinada e carimbada pela UCE ao orientador de estágio da Unifacvest por meio do Portal AVA, para avaliação. Ao fim deste processo, você estará somente a uma etapa de concluir seu estágio obrigatório! Veja abaixo a última.

Importante

  • Assim como a ficha de acompanhamento, o prazo máximo de envio que o aluno tem para encaminhar esta etapa é de 30 dias após o fim do estágio;
  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado.

Relatório de Estágio

Ao término do estágio, é necessário que o aluno prepare um relatório descrevendo as atividades realizadas na unidade concedente de estágio (UCE).

O modelo do relatório está disponível na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Portal AVA do aluno.

O relatório deve ser enviado pelo aluno através do Portal AVA para avaliação do orientador. Ao final desta etapa, será atribuída uma nota de 0 a 10 para a disciplina de estágio.

Veja um modelo da capa:

Sendo assim, é importante que você siga os seguintes passos:

  • Baixar o modelo de Relatório de estágio disponível no Portal AVA;
  • Descrever as atividades realizadas durante o estágio de acordo com o modelo;
  • Enviar o relatório para avaliação através do Portal AVA e acompanhar a avaliação.

Importante

  • Assim como os outros itens, o prazo máximo de envio que o aluno tem para encaminhar esta etapa é de 30 dias após o fim do estágio;
  • A Unifacvest terá o prazo de 30 dias úteis para analisar o documento enviado.

Estágio Supervisionado I e II, qual a diferença?

No Estágio Supervisionado I, você ficará focado na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Já no II, você poderá se envolver com temas como Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar.

Convalidação de horas: como funciona?

Para alunos que atuam no exercício do magistério e exercem atividades docentes regulares na educação básica, poderá aproveitar até 100 (cem) horas da carga horária do Estágio Curricular Obrigatório.

O abatimento das horas pode ocorrer da seguinte forma: 

50 horas para o Estágio I e 50 horas para o Estágio II, independendo da área em que o aluno esteja trabalhando (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio);

Para que possamos realizar a convalidação das horas de estágio, o aluno deve encaminhar, por meio da disciplina de estágio, os seguintes documentos:

  • Cópia autêntica digitalizada do contrato de trabalho, especificando a função exercida no magistério;
  • Cópia autêntica digitalizada da carteira de trabalho (página onde consta os dados do aluno e os dados do contrato com a escola);
  • Declaração da escola especificando a função exercida no magistério, em cópia digitalizada.

Importante

  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado.

Dúvidas gerais sobre estágio

Não tem convênio com a prefeitura do meu município, como eu faço agora?

Cada prefeitura te sua particularidade. No entanto, deve ser solicitado o Termo de Convênio para ser preenchido e anexado através do Portal AVA. Isso permite que a Unifacvest faça contato com a prefeitura e inicie o processo de convênio. Caso fique com dúvidas, você pode entrar em contato com através do protocolo pelo e-mail atendimento@ead.unifacvest.com.br. O prazo de retorto é de 5 dias úteis.

Como solicitar o número da apólice de seguro do estágio?

A solicitação deve ser feita somente caso haja solicitação da Unidade Concedente do seu estágio. O número da apólice pode ser solicitado através do e-mail atendimento@ead.unifacvest.com.br.

Por meio desta solicitação será aberto uma requisição no AVA (em Solicitações) para envio da proposta de seguro. Essa proposta de seguro o aluno deve preencher e assinar, após realizar o envio na requisição para análise.

Quem pode assinar a minha documentação de estágio?

Escolas Municipais – convênio com a prefeitura local ou secretaria municipal e assinatura do prefeito (a) ou secretário (a).

Escolas Estaduais – geralmente, o convênio é feito com a Secretaria de Educação do estado, podendo ser outra e assinatura do secretário (a).

Escolas particulares/Instituições privadas – convênio com a própria escola/instituição e assinatura do(a) diretor(a)/administrador(a).

Onde vou fazer estágio pede um procedimento diferente do padrão da Unifacvest, o que eu faço?

Sempre que houver um procedimento diferente em seu local de estágio, você deve entrar em contato com a Unifacvest para elucidação do caso. Não prossiga com nenhum procedimento fora do padrão da Unifacvest sem prévio aviso à instituição.

Nestes casos, orientamos o aluno a encaminhar as situações através de e-mail atendimento@ead.unifacvest.com.br.

Com quem eu tiro dúvidas sobre o processo do estágio?

As dúvidas podem ser sanadas através de e-mail encaminhado no atendimento@ead.unifacvest.com.br, através da central no telefone 0300 789 8100 ou com o polo responsável pelo aluno.

 

ARTIGO EM CONSTRUÇÃO.

Deixe seu Comentário
9 Comentários
  • Luciana Jorge Brito da Silva disse:

    Bom dia!!preciso de ajuda para esclarecimentos sobre estágios e não tenho.

  • Sabrina Tonel disse:

    Só peço a Deus me dar força de vontade para conseguir fazer tudo, eu trabalho no comercio, mas vou conseguir concluir.

  • Michelle Vital disse:

    Com fé em Deus em logo termino esse estágio, está sendo meio corrido pra mim, trabalho e estágio ao mesmo tempo💔.

  • Poliana Otavia da Rocha disse:

    Tenho muitas dúvidas ainda , já estou no meu último ano e ainda não comecei os estágios estou na reta final , acredito q agora as explicações estão melhor !

  • Gaspar Ferreira do Nascimento disse:

    Bom dia
    Vi que demorei muito a iniciar meu estágio, pois iniciei o curso no meio do ano passado. E minha desculpa era, porque no momento, em que atravessava (aliãs, estamos atravessando ainda), eu não posso me ausentar. Daí, hoje fui ver os locais credenciados pela Unifacvest, e vi, muitas ONGs e Escolas, que fazem o mesmo, que a ONG que trabalho. Temos 5 Serviços:
    2 CCAs (Centro para Criança e a Adolescentes – Faixa etária de 6 a 14 anos)
    2 CEDESPs (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – Faixa Etária de 15 a 59 anos)
    1 CEI (Centro de Educativo Infantil – 3 meses a 5 anos)
    Posso fazer o estágio no próprio Trabalho? Eu trabalho em um dos CCAs, se não for no CCA, posso, ir para outro Serviço. E o Padre Presidente da OSC assina?

Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!