Educação Física

  • Mercado de trabalho para um licenciado em educação física

    14 de maio de 2021

    O estudante deve conhecer o mercado de trabalho para o licenciado em educação física. Afinal, é importante saber o que estará te esperando depois de formado, para alinhar seus objetivos com as suas expectativas. Além disso, quando você conhece um pouco mais sobre a área de atuação do ...

    veja mais
  • Licenciatura em educação física EAD: vantagens e metodologia

    13 de maio de 2021

    Se você tem dúvidas sobre a licenciatura em educação física EAD veio ao lugar certo. No texto de hoje, vamos responder todas as perguntas sobre o assunto. Assim, você pode conhecer um pouco mais sobre as vantagens e a metodologia desse curso do EAD Premium Unifacvest. Dessa maneira, pode fazer ...

    veja mais
  • O que faz um profissional formado em educação física?

    13 de maio de 2021

    Antes de iniciar o curso de educação física, é interessante conferir um pouco mais sobre a graduação, mas também, sobre o mercado de trabalho. Assim, é possível conferir as possibilidades de atuação depois de formado. Então, para começar, você pode ler os posts sobre o que é licenciatura em ...

    veja mais
  • O que se estuda em educação física?

    12 de maio de 2021

    Antes de fazer a matrícula é normal sentir curiosidade sobre o que se estuda em um curso de educação física. Afinal, serão quatro anos de aprendizados específicos na área em que você escolheu para o seu futuro. Por isso, desenvolvemos este post para que você tire todas as suas dúvidas antes de ...

    veja mais
  • O que é licenciatura em educação física?

    12 de maio de 2021

    No post de hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre licenciatura em educação física. Assim, você tem acesso a toda a informação que precisa para decidir sobre o seu curso e começar a estudar. Então, para iniciar a explicação você precisa saber que a licenciatura em educação física é ...

    veja mais

Antes de fazer a sua matrícula e começar os estudos no curso de educação física, você precisa conhecer mais sobre a graduação e a sua grade curricular, o mercado de trabalho, a média salarial, e ainda, quais serão as suas responsabilidades depois de formado. Por isso, preparamos este texto para te deixar bem informado e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Então, confira o conteúdo até o final e saiba tudo sobre a graduação em educação física.

E precisamos lembrar que a educação física é uma área que visa o aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente do ser humano. Consiste também em um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas para promoção do condicionamento físico de crianças, jovens e adultos através da prática de diferentes modalidades esportivas. Por isso, ela é tão essencial na vida das pessoas.

O que é curso de educação física?

Como já falamos anteriormente, o curso de educação física é uma graduação, ou seja, um curso de nível superior. Mas, na verdade, não há só uma opção de graduação na área, são duas alternativas no mercado acadêmico, o bacharelado e a licenciatura. Ambos possuem o mesmo tempo de duração, 4 anos de estudos, e certificam o aluno para atuar como profissional da área. Sendo assim, as principais diferenças estão no modo de atuação e também na grade curricular dos cursos.

Um profissional formado no curso de bacharelado poderá atuar na profissão, mas não estará apto para ser um professor de educação física, já que essa função é de exclusividades dos formados no curso de licenciatura, ou seja, os licenciados. É que durante o curso de educação física licenciatura, além das matérias relacionadas a área, o estudante também aprende disciplinas voltadas para a docência. Sendo assim, ele pode atuar em escolas e colégios particulares ou públicos ensinando crianças e adolescentes. Também há outras opções de atuação, elas serão abordadas no decorrer deste texto.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre licenciatura em educação fisica. Então, confira mais informações sobre a graduação logo abaixo.

Licenciatura em educação física

O primeiro ponto que precisamos abordar é que o curso de licenciatura em educação fisica precisa ter no mínimo quatro anos de duração. Esse é o tempo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e vale para todas as instituições de ensino pelo Brasil. O MEC acredita que esse é o tempo necessário para aprender tanto a teoria quanto a prática e se tornar um bom profissional, um professor pronto para enfrentar os desafios do dia a dia educacional.

É importante ressaltar que a disciplina de educação física é uma matéria obrigatória para todos os alunos no sistema de ensino, de acordo com o programa oficial do Ministério da Educação (MEC). Afinal, o seu objetivo é a promoção de uma diversidade de conteúdos que devem ser trabalhados com os alunos ao longo do percurso escolar.

Então, se você está pensando em se matricular no curso de educação física, saiba que terá um papel importante na sociedade como professor da área. Afinal, a educação física desempenha uma função fundamental no desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças e jovens. Além disso, essa matéria também contribui muito para a educação moral e intelectual dos alunos. Afinal, o estudante aprende a se posicionar diante dos desafios da vida, e ganha desenvoltura nas questões do dia a dia.

O que se aprender no curso de Licenciatura em Educação Fisica?

Como já mencionamos anteriormente, para se tornar apto a dar aulas, além das disciplinas ligadas à educação física, o estudante também tem acesso a matérias relacionadas à docência. Sendo assim, durante o curso, o aluno também estuda disciplinas ligadas às ciências biológicas e da saúde, e ainda, tem acesso ao ensino pedagógico para atuação principalmente em ambientes escolares.

Sendo assim, antes de fazer a sua matrícula, é interessante verificar a grade curricular da instituição de ensino. A grade curricular nada mais é do que uma lista de disciplinas que serão ensinadas durante todo o curso. Nela também constam trabalhos e projetos grandes como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio supervisionado obrigatório. A grade pode mudar de acordo com a faculdade, mas a base de ensino tende a permanecer.

Dessa forma, você pode conferir abaixo a grade do curso de licenciatura em educação física do EAD Premium Centro Universitário Unifacvest. Assim, você pode ter uma ideia dos ensinamentos que estarão esperando por você durante os quatro anos de estudos. Confira logo abaixo:

1º semestre

História da Educação;
Prática Textual em Língua Portuguesa;
Formação Docente para a Diversidade;
Filosofia da Educação;
Libras – Língua Brasileira de Sinais;
Sociologia da Educação;
Atividade Formativa I;

2º semestre

Introdução à Educação Física;
Psicologia da Educação;
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica;
Didática;
Educação Ambiental e Cidadania;
Fundamentos de Citologia e Histologia;
Atividade Formativa II;
Atividade Integradora;

3º semestre

Currículo e Planejamento na Educação Básica;
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva;
Educação e Ludicidade;
Anatomia e Fisiologia Humanas;
Recreação e Lazer;
Atividade Formativa III;

4º semestre

Fisiologia do Exercício e do Esporte;
Metodologia da Educação Física Escolar;
Metodologia do Ensino de Ginástica;
Metodologia do Ensino de Atletismo;
Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais;
Psicomotricidade no Contexto Escolar;
Atividade Formativa IV;
Atividade Integradora II;

5º semestre

Metodologia do Ensino de Voleibol;
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Educação Física;
Estágio Supervisionado I;
Prevenção de Acidentes e Socorros de Urgência no Ambiente Escolar;
Transversalidade na Educação;
Metodologia do Ensino de Futebol e Futsal;
Atividade Formativa V;

6º semestre

Metodologia do Ensino de Lutas;
Metodologia do Ensino de Basquetebol;
Promoção da Saúde na Escola;
Avaliação da Aprendizagem;
Atividade Formativa VI;
Atividade Integradora III;

7º semestre

Metodologia do Ensino de Handebol;
Metodologia do Ensino de Atividades Aquáticas;
Estágio Supervisionado II;
Gestão Educacional;
Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes;
Atividade Formativa VII;

8º semestre

Atividades Rítmicas e Dança;
Métodos e Técnicas de Pesquisa;
Tópicos Especiais;
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC;
Educação Física Adaptada;
Atividade Formativa VIII;
Atividades complementares.

Sendo assim, depois de passar por todas essas disciplinas, assim como, seus trabalhos e provas, o estudante terá completado as 3.290 horas de estudos do curso de educação física. E é importante lembrar que o estágio supervisionado é uma etapa de suma importância para o aluno. Afinal, é o seu primeiro contato com o dia a dia de trabalho na área, em que será possível desempenhar algumas atividades da função, mas sempre tendo ao seu lado um supervisor para mostrar o melhor caminho a seguir. Além disso, esse também é um momento importante para mostrar o seu comprometimento e conseguir bons contatos profissionais, que podem fazer a diferença para a sua carreira na educação física.

Opções de atuação do licenciado em educação física

Agora que você já sabe o que é curso de educação física, também já conferiu a grade curricular e a importância dessa profissão, vamos falar sobre as possibilidades de atuação para depois de formado. Lembrando que o nosso foco são os licenciados, ou seja, aqueles que se formaram no curso de licenciatura em educação física.

Como já mencionamos, os licenciados são preparados para a docência. Por esse motivo, eles podem trabalhar tanto em escolas públicas quanto particulares como professores de educação física. Mas, além disso, esses profissionais também podem desempenhar a sua função em escolas esportivas como escolinhas de futebol ou natação. Ou seja, em todos esses exemplos, o ensino é o destaque da função, por isso, são atuações exclusivas para os licenciados.

Porém, muitas pessoas acham que os licenciados só podem trabalhar com crianças e adolescentes, mas isso não é verdade. As opções em ambiente escolar são diversas, afinal, os profissionais podem ministrar aulas para a educação infantil, fundamental I e II, ensino médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Uma outra opção de atuação nas escolas é elaborar aulas para a educação especial. E, nos institutos esportivos, os licenciados em educação física também podem ensinar crianças, jovens, adultos e idosos. Ou seja, o público alvo é bem amplo.
E, para fechar as opções de atuação dos formados em licenciatura em educação física há a carreira de pesquisador de universidades ou instituições de pesquisa. Então, pense em onde você quer estar trabalhando depois do final da faculdade e foque os seus esforços neste objetivo. Mas é claro, esteja aberto às possibilidades que aparecem no meio da sua trajetória de estudos. O estágio é uma boa opção para experimentar novos rumos e conhecer melhor suas habilidades e preferências.
Quanto ganha um professor de educação física?

Não indicamos que você escolha a sua profissão apenas com base na média salarial, afinal, quem faz uma carreira de sucesso é o próprio profissional. Porém, é importante sim pesquisar pelo mercado de trabalho na sua região e ter uma ideia da média salarial. Como o salário muda muito de acordo com o estado, trouxemos uma média salarial para você ter uma ideia.

Sendo assim, no cargo de professor de educação física o salário inicial é de R$ 1.550,00, mas os ganhos podem chegar a R$ 3.368,00, de acordo com a experiência, especializações e local de trabalho. Dessa forma, a média salarial para professor de educação física no Brasil é de R$ 2.251,00. A formação mais comum é de Licenciatura em Educação Física.

Uma boa opção para os professores de educação física é apostar em um concurso público. Afinal, os funcionários públicos recebem salários mais altos do que a média do mercado e ainda contam com ótimos benefícios como vale-alimentação, plano de saúde, auxílio creche para os filhos e muitos outros. Além disso, também há a estabilidade financeira que é invejada por muitos e um bom plano de carreira. Então, fique de olho nas oportunidades em certames que estão previstos na sua região e não deixe uma boa vaga passar.

Pós em Educação Física

Como você conseguiu perceber, os profissionais mais bem qualificados com especialização conseguem preencher oportunidades melhores e, consequentemente, conquistar salários mais altos também. Então, depois de concluir o curso de educação física, pode ser uma boa opção não parar por aí e procurar uma pós-graduação na área. Afinal, dessa forma, você poderá ter um conhecimento mais direcionado sobre determinado segmento da área e estar mais bem preparado para desempenhar a sua função.

Sendo assim, o professor de educação física pode apostar em uma pós-graduação, ou então, seguir com mestrado e doutorado. Os dois últimos cursos são mais complexos e longos, mas também são indicados para quem quer seguir com a carreira acadêmica. Então, antes de fazer a sua escolha, pesquise os segmentos que estão em alta no mercado, mas não deixe de lado as suas preferências e habilidades, afinal, elas são essenciais na hora de construir uma carreira sólida e de qualidade.

Muitas pessoas acreditam que ensinar é um dom, e realmente há pessoas com maior facilidade para essa função. Porém, os professores precisam sempre atualizar seus conhecimentos para desempenhar o melhor trabalho na educação. Afinal, assim como as demais áreas, a educação está em constante transformação com o objetivo de ser um pouco melhor a cada dia.

Atualmente, um dos assuntos mais discutidos nesse meio é a educação especial e inclusiva. Sendo assim, é possível apostar em uma pós-graduação neste segmento e conseguir trabalhar melhor com as diferenças entre alunos em sala de aula. Outro bom exemplo de curso de especialização para investir é em metodologia do ensino da educação física. Ou ainda, cursos específicos que auxiliem na metodologia de práticas esportivas como futebol, atletismo ou natação. Dessa forma, você vai conseguir enriquecer não apenas o seu currículo, mas também o seu conhecimento em assuntos ainda mais específicos e direcionados.

Enfim, é importante entender que o professor de educação física tem um papel fundamental na vida de centenas de pessoas. Então, não se acomode, esteja sempre em constante evolução para auxiliar na evolução de diversas pessoas que confiam e se espelham no seu trabalho. Nosso último conselho para esses profissionais é ficar de olho em pesquisas atuais que podem auxiliar na preparação e planejamento das aulas diárias.

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.