30 de setembro de 2022

Para que serve a segunda licenciatura em educação física?

Segunda licenciatura em educação física

A segunda licenciatura em educação física permite que o profissional possa exercer as funções de um educador físico em um curto espaço de tempo, ao contrário do curso convencional de licenciatura que exige 4 anos. Porém, é preciso entender as circunstâncias que envolvem seu ingresso.

No artigo abaixo, iremos esclarecer todos os aspectos dessa formação, tirando suas dúvidas, e dando aquele empurrãozinho na sua carreira profissional.

O que é a segunda licenciatura?

A segunda licenciatura é um curso de caráter especial que permite que pessoas com diploma de licenciatura possam abraçar novas matérias em suas atividades educacionais.

Sua criação se deu pelo motivo de haver grande falta de professores nas escolas do Brasil. Então, pensando como em uma solução, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação estipularam e validaram essa iniciativa.

Quem pode fazer a segunda licenciatura em educação física?

As pessoas que podem fazer a segunda licenciatura em educação física são apenas as formadas no nível superior em alguma licenciatura. Com ou sem experiência em sala de aula.

Esse é o requisito básico para sua admissão, pois sua dinâmica leva em conta a equivalência das disciplinas da graduação anterior, ou seja, o conhecimento já adquirido na primeira licenciatura.

Afinal, o foco desse curso é permitir a capacitação e ampliação do campo de trabalho aos profissionais da área. Tornando-se atrativa, já que o tempo de conclusão é bem menor, garantindo ao profissional a atuação na área em até um ano.

Como é feita a Segunda Licenciatura?

A segunda licenciatura levanta algumas condições obrigatórias. Como a conclusão prévia da primeira graduação em licenciatura. Além disso, o tempo de formação do curso pode variar conforme a instituição de ensino.

Isso porque cabe a ela avaliar junto ao discente as equivalências e a grade curricular necessária para o preparo adequado para a nova área pedagógica, verificando a afinidade dos dois cursos, suas semelhanças e divergências.

Por exemplo, caso um professor de matemática opte por lecionar em física, por serem da mesma área de exatas, fica mais fácil perceber o que é fundamental estudar e o que já foi aprendido por ele na primeira formação.

Agora, caso sejam muito diferentes, o tempo de carga horária terá que seguir o exigido.

Educação Fisica

Quanto tempo dura uma segunda licenciatura em educação física?

A segunda licenciatura tem o tempo estipulado de 800 a 1200 horas/aulas. O que é equivalente a um ano de estudo a um ano e meio.

Há algumas instituições que as ofertam em seis meses, mas não é o indicado. Um curso como licenciatura, mesmo em caráter especial, requer uma imersão adequada. O impacto do professor em sala de aula depende de sua formação, então opte por buscar as que entregam pelo prazo de um ano.

A segunda licenciatura em educação física tem diploma?

A segunda licenciatura iguala-se a uma formação convencional de nível superior. Então, sim, no final o discente receberá um diploma de conclusão de curso.

Apenas é preciso estar a tento ao detalhe da instituição ser reconhecida pelo MEC. Somente assim será possível ter certeza da validade do diploma em todo o território brasileiro.

Agora, caso seja ofertado um certificado, saiba que esse documento não tem a mesma habilitação e o profissional não poderá exercer suas atividades em sala de aula.

Como é grade curricular da segunda licenciatura em Educação Física?

Há certa curiosidade por parte do público em entender como é a grade curricular da segunda licenciatura em educação física. Os módulos podem variar conforme a instituição. Na Unifacvest, por exemplo, o curso é ofertado em EAD. Pois nosso objetivo é promover a possibilidade de acesso e conclusão com qualidade.

A grade está estipulada da seguinte maneira:

1º Semestre

• Anatomia e Fisiologia Humanas
  • Fisiologia do Exercício e do Esporte
  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Educação Física
  • Metodologia do Ensino de Atletismo
  • Metodologia do Ensino de Voleibol
  • Metodologia do Ensino de Futebol e Futsal
  • Metodologia do Ensino de Ginástica
  • Metodologia do Ensino de Lutas

2º Semestre

• Metodologia da Educação Física Escolar
  • Recreação e Lazer
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras
  • Promoção da Saúde na Escola
  • Metodologia do Ensino de Basquetebol
  • Atividades Rítmicas e Dança
  • Educação Física Adaptada

É possível fazer a segunda licenciatura em ead?

Sim, é possível. A ideia da criação desse curso é estimular nos docentes a procura dessa aprimoração, com isso, o módulo em EAD se torna mais atrativa.

Afinal, há vantagens que somente o EAD pode disponibilizar, como otimização do tempo e adaptabilidade conforme a rotina do aluno. Na unifacvest ainda há mais ganhos, aqui os alunos recebem materiais criados pelos próprios professores, o que facilita no aprendizado e na expiação de dúvidas. E há maneiras de estender o curso para suavizar o valor da mensalidade, permitindo que o aluno possa continuar seus estudos, sem precisar desistir do seu sonho.

Então, não deixe de verificar nosso curso. Essa é sua chance de dar um novo horizonte para sua carreira.

Caso queria saber mais sobre o cargo de educador físico, veja esse nosso outro artigo.

Esperamos que o texto tenha sido estimulador e esclarecedor. Te esperamos aqui com mais assuntos de educação e carreira.

Até a próxima!