25 de agosto de 2022

O que é Segunda Licenciatura em Educação Física?

Desde os tempos da escola, uma das disciplinas que sempre foi a mais querida pela grande maioria dos alunos, que não viam a hora dessa aula específica chegar, é a Educação Física. Graças a essa simpatia, porque não dizer paixão, que vem desde os tempos de crianças, muito levam consigo o sonho de atuarem na área, tornando-se professores. Por isso, quando não se torna a primeira opção de curso superior, muitos optam pela Segunda Licenciatura em Educação Física como mais uma matéria a lecionar.

É importante ressaltar que muito da procura pela formação nessa área se deve ao fato de ser uma grande geradora de empregos, uma vez que a matéria é obrigatória a todos os alunos no sistema de ensino, de acordo com o programa oficial do Ministério da Educação. O objetivo promover uma diversidade de conteúdos que devem ser trabalhados com os alunos ao longo do percurso escolar.

Mas antes de falarmos especificamente sobre a 2ª Licenciatura, é necessário falarmos sobre o curso original que é onde os futuros educadores físicos aprendem e compreendem todos os conceitos e teorias para, após formado, colocá-las em prática junto aos seus alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, sejam eles de escolas públicas ou particulares.

Como é a Licenciatura em Educação Física?

O curso tem duração mínima de 48 meses, divididos em oito semestres, onde durante as 3.375 horas totais o aluno aprenderá uma série de disciplinas e assuntos de extrema importância para o futuro desempenho da função de professor. Abaixo listamos a grade curricular da Licenciatura em Educação Física EAD que é estudada no decorrer desses quatro anos.

1º Semestre

• Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • Tópicos Especiais
  • Educação Física Adaptada

Além de ser aprovado nas provas das disciplinas listadas acima, é necessário realizar também Atividades Curriculares Complementares (ACC), e Práticas Pedagógicas, e Projetos Integradores, além de passar por Estágio Supervisionado, e claro, produzir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O que é Segunda Licenciatura em Educação Física?

Pronto, vamos então finalmente responder a pergunta que dá título a este post e que trouxe você até aqui, afinal de contas, o que é Segunda Licenciatura em Educação Física?

Segunda Licenciatura é o nome que se dá ao curso de nível superior voltado a profissionais que já concluíram uma graduação, desde que obrigatoriamente também na modalidade de Licenciatura. Por exemplo, se você possui um diploma de Licenciatura em Biologia e, além dessa disciplina quer ampliar seus horizontes e possibilidades passando a dar aulas também de Educação Física, pode então ingressar nessa 2ª Licenciatura específica.

Porém, nesse caso, é possível fazer o aproveitamento da grade curricular vista na Primeira Licenciatura, tornando a duração da Segunda Licenciatura consequentemente é mais curta. No caso da Segunda Licenciatura em Educação Física EAD oferecido pela Unifacvest, estão distribuídas as seguintes disciplinas:

1º Semestre

• Anatomia e Fisiologia Humanas
  • Fisiologia do Exercício e do Esporte
  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Educação Física
  • Metodologia do Ensino de Atletismo
  • Metodologia do Ensino de Voleibol
  • Metodologia do Ensino de Futebol e Futsal
  • Metodologia do Ensino de Ginástica
  • Metodologia do Ensino de Lutas

2º Semestre

• Metodologia da Educação Física Escolar
  • Recreação e Lazer
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras
  • Promoção da Saúde na Escola
  • Metodologia do Ensino de Basquetebol
  • Atividades Rítmicas e Dança
  • Educação Física Adaptada

Acrescenta-se ainda às 1090h que compõem a carga horária, as Atividades Curriculares de Extensão (ACE), a Atividade Integradora, e o Estágio Supervisionado.

Os cursos de Segunda Licenciatura oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest têm duração de 12 meses, com cargas horárias que ultrapassam as 1.000 horas, todos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação e garantindo assim aos aprovados um diploma válido em todo o território nacional.

Entre os principais benefícios de matricular-se em uma Segunda Licenciatura EAD estão o complemento da formação, uma vez que o profissional terá um currículo mais amplo e poderá buscar um plano de carreira ainda maior, tendo portanto mais destaque e aumentando as possibilidades no mercado de trabalho na instituição onde já atua.

Segunda Licenciatura EAD é a melhor escolha?

Os cursos de Segunda Licenciatura a distância oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest, conforme já mencionamos, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), proporcionando aos licenciados um diploma como o conquistado ao concluir a Primeira Licenciatura.

Ao optar pelo EAD, além da já conhecida flexibilidade de horários que permite ao aluno estudar de acordo com as suas possibilidades, não ficando preso a um período específico do dia, é possível ainda escolher o valor das mensalidades a serem pagas, uma vez que pode-se optar pelo material didático consignado (emprestado pelo polo) ou por ter os livros em definitivo.

Isso sem contar a liberdade de estudar onde quiser, graças a um moderno e intuitivo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde estarão disponíveis os livros digitais e as videoaulas, e onde também serão realizadas as avaliações online.