BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
21 de agosto de 2023

Especialização para pedagogos: descubra as principais pós-graduações da área

Como o próprio nome já diz, os cursos de pós-graduação são destinados àqueles que já concluíram a graduação e desejam complementar ou até mesmo direcionar seus conhecimentos à uma área específica.

A pós-graduação para pedagogos ajuda o profissional a se aperfeiçoar e destacar em áreas mais específicas de atuação, tanto no meio acadêmico como no mercado de trabalho.


Fitness Vighizzolo d’este – Richy nevada… buy clenbuterol boxing (boxing) milan – personal fitness association…
Geralmente, a duração destes cursos fica entre um e dois anos, dependendo da instituição. Porém, para que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação, a carga horária mínima deve ser de 360h curriculares.

Com relação ao processo de inscrição, a maioria das opções na área de educação exige como requisito básico o diploma de ensino superior, obtido após a conclusão da faculdade de pedagogia ead ou presencial.

Porém, algumas instituições podem ainda definir outros critérios para a seleção, que incluem análise curricular, entrevista e, até mesmo, provas.

Enfim, agora que você já conheceu um pouco mais sobre o assunto, nós vamos te apresentar quais são as melhores alternativas de especialização para pedagogos.

Cursos de pós-graduação para formados em Pedagogia

Para que você possa ficar por dentro de algumas opções de cursos de especialização para pedagogos, separamos abaixo algumas das principais pós-graduações na área de educação.

Alfabetização e Letramento – O curso de pós-graduação em alfabetização e letramento capacita os profissionais de educação para uma atuação mais eficaz voltada para alfabetização. Isso inclui o aperfeiçoamento de métodos e técnicas destinadas para o ensino de leitura e escrita.

Atendimento Educacional Especializado – Esta opção de pós-graduação visa qualificar profissionais da área da educação para o entendimento da importância e da necessidade de práticas pedagógicas adequadas e,  que respondam aos desafios do processo educacional, de alunos com deficiência, altas habilidades e transtornos.  Neste sentido, o curso prepara os profissionais para atuar tanto nas salas de aula comuns, das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado, em salas de recursos multifuncionais e centros especializados.

Docência no Ensino Superior O curso tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências referentes às atividades pedagógicas do professor do ensino superior, englobando a análise dos fundamentos da educação e princípios de aprendizagem do ensino nesse nível. Também pretende desenvolver a reflexão acerca da atuação docente no ensino superior nos vários ambientes em que podem ocorrer a aprendizagem.

Educação Especial e Inclusiva Proporcionar um aprimoramento teórico-metodológico que implemente a prática pedagógica dos profissionais envolvidos com uma pessoa que requer acompanhamento especial é o principal objetivo desta pós. Sua ementa também propicia uma visão mais abrangente em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino regular.

Educação Infantil – A pós-graduação em educação infantil é, em disparada, a grande escolha dos profissionais de pedagogia. Isso porque, o curso tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos para a atuação docente no trabalho cotidiano da educação infantil, bem como atualizar a formação de profissionais que ajudam na prática pedagógica.

Ensino Lúdico O curso tem como objetivo instrumentalizar o profissional docente para a socialização de conhecimentos por meio de jogos, atividades e teorias de aprendizagem. Proporciona suporte para fazer do ensino algo mais prazeroso para os alunos, possibilitando seu desenvolvimento e estimulando-os a criarem suas próprias estratégias de aprendizagem.

Gestão Escolar O curso tem como objetivo instrumentalizar o profissional da educação, dando subsídios sobre a legislação do ensino e a gestão educacional exercida pelos diferentes atores da equipe pedagógica escolar. Além dos modelos de gestão, a gestão de pessoas, a gestão da informação e do conhecimento, o curso capacita sobre os aspectos contábeis e econômicos da educação a partir de uma gestão fundamentada no empreendedorismo.

Gestão Escolar, Orientação e Supervisão O curso tem como objetivo instrumentalizar o trabalho pedagógico de orientação e supervisão escolar. Para tal, ressalta a legislação educacional e o trabalho de gestão da escola segundo variáveis ​​prospectivas e aspectos didático-pedagógicos relevantes para a condução do processo educacional.

LIBRAS O objetivo do curso é capacitar e instrumentalizar o profissional para a inclusão e atendimento do aluno surdo, promovendo, assim, um refinamento do olhar do educador especialista em surdez para as temáticas atuais.

Neuropsicopedagogia – O curso de neuropsicopedagogia ead apresenta as contribuições da neurociência e da psicologia cognitiva à educação, principalmente no que diz respeito ao acompanhamento de alunos com transtornos e dificuldades de aprendizagem, visando à sua inclusão.

Psicomotricidade O curso tem como objetivo a formação de profissionais que atuam em áreas de educação, desenvolvendo ações que priorizam uma relação entre psiquismo e motricidade do desenvolvimento humano. Também instrumentaliza o profissional na construção de habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização.

Psicopedagogia em Ênfase em Educação Especial Implementar aprimoramentos teóricos-metodológicos, que auxiliam os profissionais envolvidos com as pessoas que usam práticas de ensino diferenciadas para o seu desenvolvimento global, é a principal finalidade desta pós.

Psicopedagogia Institucional O curso objetiva formar profissionais capacitados para detectar as causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos, e encaminhá-los para os processos educacionais que atendem a uma visão interdisciplinar, ajudando-os a superar seus obstáculos educacionais.

Tutoria em Educação a Distância O curso possibilita formar professores de Educação a Distância (EAD) com base em uma perspectiva construtiva e sistemática de avaliação para esta modalidade. Além disso, o curso destina-se a profissionais qualificados para a prática em instituições de ensino superior que ministram cursos nessa modalidade.

Sala de aula

Como você deve ter percebido ao longo deste texto, a variedade de cursos de especialização para pedagogos é muito grande. Neste sentido, para que você possa escolher a melhor pós-graduação em pedagogia ead, preparamos também o conteúdo abaixo:

Dicas de como escolher a melhor especialização para pedagogos

Defina seus objetivos profissionais

Antes de começar seus estudos, você deve ter em mente onde quer chegar profissionalmente. Ao identificar o que você deseja para a sua vida profissional, ficará mais fácil identificar os cursos adequados para atingir o objetivo final.

Procure por uma instituição conceituada

Outro quesito essencial é verificar as referências da instituição na qual pretende se matricular. É importante consultar a autorização junto ao Ministério da Educação e outros pontos tão importantes quanto, como a metodologia de ensino, corpo docente e materiais didáticos.

Avalie a grade curricular

Mesmo que de forma bastante superficial, você já deve ter em mente quais são os conteúdos a serem estudados para se especializar em determinada área. Apesar disso, vale a pena dar uma conferida na grade curricular, com o objetivo de analisar se os conteúdos atendem as suas expectativas.

Como é a área de Pedagogia EAD?

A Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EAD) oferece uma ampla gama de oportunidades para pedagogos que buscam especialização e aprimoramento em suas práticas educacionais. A Pedagogia EAD proporciona flexibilidade de horários e locais de estudo, permitindo que profissionais já atuantes no campo da educação possam se capacitar de forma conveniente e eficiente.

Nesse contexto, os cursos de graduação ou pós-graduação em Pedagogia EAD visam enriquecer as competências e habilidades dos pedagogos, oferecendo uma variedade de especializações que abordam questões cruciais no cenário educacional contemporâneo. Essas especializações incluem tópicos como alfabetização e letramento, educação especial e inclusiva, docência no ensino superior, gestão escolar, psicopedagogia, entre outros.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!