BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
18 de março de 2021

Quais são as principais áreas de atuação da pedagogia?

No post de hoje, vamos falar sobre as áreas de atuação da pedagogia e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Afinal, muitas pessoas acreditam que o pedagogo ou pedagoga só pode trabalhar como professor nos primeiros anos do ensino fundamental. E essa é sim uma das possibilidades de trabalho, que aliás, contribui muito para a educação brasileira, mas ela não é a única alternativa para esses profissionais e você vai conferir mais sobre isso.

É importante lembrar que cada vez mais, o mercado de trabalho está percebendo a importância do trabalho desempenhado por esses profissionais, por isso, essa é uma área em expansão e uma ótima aposta de carreira. Então, confira neste texto todas as possibilidades de atuação para quem se formou no curso de pedagogia e escolha a que tem maior relação com as suas preferências e habilidades.

E se você ainda não se matriculou para começar os estudos na faculdade de pedagogia EAD, fique até o final do post, vamos falar um pouco mais sobre a licenciatura e te contar alguns detalhes importantes sobre a graduação.

Em quais áreas o pedagogo pode atuar?

Sendo assim, vamos começar citando em quais áreas o pedagogo pode atuar. Depois, vamos falar um pouco mais sobre as principais atuações, assim, você pode escolher o seu segmento com maior propriedade e de forma mais assertiva. Dessa forma, podemos dizer que as possibilidades de atuação para quem se formou no curso de pedagogia vão além da sala de aula de uma escola, afinal, o profissional pode ser supervisor, orientador, coordenador e diretor. E, além das escolas, o pedagogo pode trabalhar em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais; no setor de recursos humanos de empresas privadas; em ONGs; hospitais; indústrias de brinquedos educativos; e na elaboração de conteúdo para projetos culturais, midiáticos ou editoriais.

Como já deu para perceber o leque de atuação é grande, por isso, há sempre boas oportunidades no mercado de trabalho, aguardando por profissionais qualificados. Assim sendo, vamos conferir mais sobre algumas das áreas de atuação da pedagogia.

Pedagogia empresarial

A pedagogia empresarial é um dos segmentos mais procurados atualmente e é também um dos que oferece os melhores salários. Sendo assim, o objetivo da pedagogia empresarial é auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores de uma empresa. Para isso, o pedagogo utiliza técnicas e métodos para gerar mudanças positivas no comportamento e na convivência. Consequentemente, é possível ver melhorias no trabalho em equipe, na criatividade e na empatia entre os funcionários. Então, se você quer fazer uma faculdade de pedagogia EAD, mas não quer trabalhar com crianças, essa é uma das opções para a sua carreira.

A pedagogia empresarial está ganhando destaque, afinal, a instituição que adere a essa área mostra que tem uma preocupação maior com a convivência e bem-estar de seus colaboradores. O pedagogo será responsável pelo treinamento e capacitação dos funcionários, isso acontece através de atividades e ações, como cursos, treinamentos corporativos, dinâmicas e palestras.

Pedagogia hospitalar

A pedagogia hospitalar é de grande importância para a educação de jovens e crianças e é um dos exemplos em que o profissional pode atuar fora de sala de aula, mas ainda estar em constante ligação com o ensino. Afinal, o trabalho do pedagogo nessa área é levar a educação até os pacientes jovens que estejam internados em hospitais por um longo período de tempo e que, por isso, não possam comparecer à escola. O objetivo é que quando eles tenham sua saúde restabelecida possam voltar para a sala de aula, sem estarem atrasados em relação aos colegas de mesma idade.

É importante lembrar que a criança precisa ser estimulada a seguir em frente com a aprendizagem, o que torna o trabalho do pedagogo hospitalar ainda mais desafiador e recompensador. Além disso, o pedagogo também pode trabalhar na recreação hospitalar. Dessa forma, esses profissionais mantêm contato com o médico, a família e a escola do paciente/ aluno.

Pedagogia escolar

Como já falamos, esse é um dos mais famosos campos de atuação para pedagogia. Mesmo assim, é uma ótima alternativa e sempre coleciona boas vagas de emprego. Sendo assim, o profissional pode atuar como professor dos primeiros anos do ensino fundamental. Outra opção em sala de aula, seria atuar na pré-escola, como professor ou auxiliar de sala.

Mas ainda dentro do ambiente escolar, é possível desempenhar outras funções, como na área de gestão. Neste segmento, esse profissional ficará responsáveis por tarefas como:

– Coordenar reformas curriculares, definindo as competências aos alunos de cada etapa do ensino regular;
– Organizar o calendário letivo, definindo datas para os eventos escolares;
– Promover a integração entre o ambiente escolar e a família dos alunos. Isso pode acontecer através da promoção de eventos;
– Estipular a carga horária dos professores e professoras, assim como, organizar o planejamento de ensino;
– Coordenar reuniões pedagógicas com os pais;
– Organizar conselhos de classe;
– Planejar atividades culturais na escola.

E se você gosta de trabalhar com a docência, mas não quer desenvolver essas atividades com o público infantil, pode também trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Pedagogos na indústria de brinquedos

Uma das possibilidades de atuação para quem se formou no curso de pedagogia ainda pouco conhecida é desenvolver sua função na indústria de brinquedos. A ideia é que o pedagogo ou pedagoga atue juntamente com a equipe de desenvolvimento, para adequar o produto a faixa etária que desejam atingir. Como também há muitos brinquedos com o intuito educativo, o trabalho desse profissional é essencial.
Produção de material pedagógico

E uma das respostas para a pergunta: o que faz um pedagogo? É a produção e elaboração de material pedagógico. Por exemplo, é possível escrever livros didáticos e até desenvolver tipos de brinquedos e brincadeiras que podem auxiliar no aprendizado do aluno da educação infantil. Além disso, também é possível desenvolver materiais para outras séries de ensino, porém, para isso, o pedagogo precisa atuar junto com o professor da área específica, como português, matemática ou ciências.

Além disso, o pedagogo pode fazer a revisão de textos didáticos e, até mesmo, orientar na organização dos conteúdos dos livros didáticos. Outra atuação que está em alta no momento é trabalhar com youtubers. Afinal, há vários canais específicos para o público infantil. Sendo assim, se faz necessário a presença de um pedagogo para verificar se o conteúdo desenvolvido é realmente voltado de forma ideal para as crianças. O profissional também pode auxiliar em novas pautas educacionais para os próximos conteúdos a serem criados.

Inicie seus estudos em uma faculdade de pedagogia EAD

Com este post, você já aprendeu em quais áreas o pedagogo pode atuar e percebeu que há um leque bem diversificado de possibilidades. Sendo assim, o mercado está sempre aquecido, com boas oportunidades de emprego. Mas é claro, você precisa fazer a sua parte e dar o primeiro passo: se matricular em uma faculdade de pedagogia EAD.

É importante lembrar que esse é um curso de licenciatura, sendo assim, os alunos estudam matérias e assuntos relacionados à docência, ou seja, a dar aulas. Dessa forma, o Ministério da Educação (MEC) definiu que a graduação deve durar, no mínimo, quatro anos. Afinal, acredita-se que esse é o tempo necessário para ter acesso a teoria e prática necessárias para transformar o aluno em um bom profissional da área, preparado para enfrentar os desafios educacionais da profissão.

Sendo assim, durante a licenciatura, o aluno aprenderá sobre assunto como: História da Educação; Escola e Sociedade; Filosofia; Psicologia; Educação Ambiental e Cidadania; Sociologia; Antropologia; Políticas Educacionais; Didática e Prática de Ensino; Currículo e Planejamento da Educação Básica; Fundamentos da Educação Pedagógica; Alfabetização e Letramento; Educação Inclusiva; Organização Didática dos Ensinos Fundamental e Médio; Educação de Jovens e Adultos, também conhecido como EJA; Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes; Gestão Educacional; Empreendedorismo; Pedagogia em Espaços não Escolares; e Orientação e Supervisão Educacional.

E além das provas e trabalhos, o aluno também será avaliado pelo estágio supervisionado obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ambas são etapas importantes para o crescimento desses profissionais. Afinal, por exemplo, o estágio supervisionado será o primeiro contato do aluno com o ambiente de trabalho da sua carreira. Sendo assim, ele poderá desenvolver algumas atividades da sua função, mas não estará sozinho, ainda terá ao seu lado o orientador para mostrar o melhor caminho a seguir. Dessa forma, é possível aprender na prática. Além disso, esse é um bom momento para mostrar o seu comprometimento e fazer bons contatos profissionais que serão importantes durante a sua carreira como pedagogo e pedagoga.

Vale frisar que a faculdade de pedagogia EAD é a base da sua carreira. Então, na hora de escolher uma instituição de ensino, o primeiro passo é observar se a faculdade é credenciada pelo MEC. Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho e por outras instituições, quando você for fazer uma especialização, por exemplo. Você também pode conferir a grade curricular, os professores responsáveis pelas matérias e a opinião dos alunos e ex-alunos nas redes sociais. Outro ponto bem importante é conferir mais sobre a metodologia de ensino e os materiais disponíveis.

Vale lembrar que aqui no EAD Premium Unifacvest oferecemos aos nossos estudantes livros impressos, DVD’s e plataforma digital como opções de estudos, comodidade e portabilidade, otimizando o tempo de aprendizagem. E um dos nossos diferenciais é que o mesmo professor escreve o livro, grava as videoaulas e produz as questões da prova de sua disciplina. Assim, conseguimos alcançar uma unidade de ensino, encaminhando o aluno para uma aprendizado completo. Além disso, somos credenciados pelo MEC para oferecer todas as modalidades dos cursos de graduação: licenciatura, bacharelado e tecnólogo. Ficamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a trilhar um caminho de sucesso na pedagogia ou em outra área que você escolher.

Sobre pedagogia ead, leia também:

Conheça mais alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest e o que fazem os profissionais formados neles:

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.