BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
5 de setembro de 2023

O que faz um profissional de Ciência da Computação?

Está pensando em ingressar em uma faculdade de ciência da computação, mas tem dúvidas sobre a carreira do profissional de Ciência da Computação? Veio ao lugar certo! Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a área.

Iniciaremos falando sobre qual é o perfil do profissional de ciência da computação e o que as empresas esperam desses trabalhadores. Por isso, vamos explicar quais são as habilidades e objetivos necessários, para você conferir se essa é uma boa escolha para o seu futuro profissional.

Depois também falaremos sobre a carreira na ciência da computação. Aqui já adiantamos que a boa notícia é que há muitas vagas abertas aguardando por um bom profissional de Ciência da Computação.

Perfil do Profissional de Ciência da Computação

Durante o curso de ciência da computação EAD, você desenvolverá seus conhecimentos em conteúdos de Ciências Exatas, ou seja, treinará suas habilidade com cálculos, algoritmos, estatísticas, além de utilizar raciocínio lógico no seu dia a dia para a resolução de problemas.

Podemos enumerar algumas das principais habilidades necessárias nesta área a ampla visão da computação e TI, conhecimento profundo em língua inglesa, capacidade de identificação e solução de problemas computacionais, habilidades de liderança, trabalho em equipe, desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras, capacidade para aplicar conhecimentos de forma independente, formação humanística para melhor compreensão do mundo e da sociedade.

Em geral, as empresas também esperam que um profissional de Ciência da Computação tenha também visão de negócios, para que consiga visualizar e melhorar a dinâmica organizacional, além de preocupação constante com atualizações tecnológicas. É importante ainda ter conhecimento básico das legislações trabalhistas, além de propriedade intelectual.

Agora que você já sabe algumas das habilidades básicas para ser um bom profissional de Ciência da Computação, você pode se preparar melhor. Por exemplo, sabendo que é necessário ter uma compreensão mais aprofundada em língua inglesa, você pode começar a procurar conhecer termos e palavras específicas da área. Ou investir em um bom curso de idiomas, antes ou durante a graduação em ciência da computação. O ideal é que você desenvolva a habilidade para o uso correto do inglês, tanto na leitura como na escrita de documentos técnicos.

Por fim, como o profissional de Ciência da Computação pode atuar em diferentes empresas de vários setores, sempre há boas vagas. Sendo assim, você pode apostar nessa área sem medo, sabendo que é um mercado em constante expansão com boas oportunidades de trabalho e ótimos salários.

Carreira na Ciência da Computação

Para começar, vamos falar sobre as atividades de um cientista da informação, nome dado ao profissional de Ciência da Computação depois de formado na graduação. Entre as principais responsabilidades deste trabalhador estão a análise e desenvolvimento de estruturas e soluções computacionais, além de suporte a outros usuários. Ele também desenvolve programas de computadores, sistemas de gerência de banco de dados, compiladores e muito mais.

Como já falamos no começo do texto, existem muitas vagas abertas aguardando bons profissionais da área. Afinal, um profissional de Ciência da Computação pode trabalhar em qualquer empresa que tenha uma rede de computadores e que queira se desenvolver em algum aspecto. Não existe um segmento predeterminado, é possível atuar em uma organizações de tecnologia, mas também em corporações de seguros ou em até mesmo em indústrias metalúrgicas.

O profissional de Ciência da Computação pode trabalhar em uma equipe de desenvolvedores, no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e além de realizar trabalhos como desenvolvedor ou programador, também pode atuar como:

  • Analista de Sistemas: elabora documentos e modelos que especificam requisitos de desenvolvimento de softwares.
  • Docência ou Pesquisa: atua como professor em instituições de ensino ou desenvolve pesquisas tecnológicas.
  • Gerente de TI: gerencia projetos de software, coordena equipes e planeja o desenvolvimento de sistemas.
  • Arquiteto de Software: modela sistemas e oferece a infraestrutura necessária para o software funcionar.

Além das inúmeras vagas e possibilidades de atuação que acabamos de mencionar, outro bom motivo para iniciar hoje mesmo o curso ciência da computação é que essa é uma profissão que está sempre em expansão. Um cientista de dados está entre os profissionais mais requisitados e pode ter salários de até R$ 5 mil em grandes empresas. Mas, lembre-se que a demanda dessas oportunidades é para profissionais bem qualificados.

Sendo assim, é importante que ainda durante o curso de ciência da computação a distancia e, até mesmo depois de formado, você continue investindo em qualificação. Aposta em uma pós-graduação para ser especialista em um tema específico, ou até mesmo fazer alguns cursos livres e complementares pode ser uma boa ideia para se manter sempre atualizado e competitivo junto ao mercado.

Dicas importantes para o profissional de Ciência da Computação

Agora, você já sabe como é a carreira de um profissional de ciência da computação, como é o mercado de trabalho, vamos finalizar reforçando algumas dicas importantes:

  • É importante ter o domínio da língua inglesa, principalmente dos termos técnicos, porque a maioria dos programas utilizam esse idioma.
  • Realize cursos que estejam relacionados a programas com os quais trabalha, para complementar o conhecimento adquirido durante o seu curso de nível superior.
  • Possua e desenvolva conhecimentos diversos das áreas de Tecnologia da Informação, como por exemplo, gestão da informação e negócio (essas características ajudarão a ampliar as suas possibilidades de atuação no mercado).

Agora que você está informado sobre o perfil profissional e a carreira, pode escolher uma instituição para dar o primeiro passo rumo a um futuro de sucesso na área de tecnologia. Lembre-se de optar por um instituição que possua um curso de ciência da computação a distancia que seja credenciada no Ministério da Educação (MEC). Também é importante conferir qual é a grade curricular, ou seja, quais são as disciplinas e assuntos que você aprenderá durante o curso.

Curso de Ciência da Computação

O EAD Unifacvest, possui um curso de ciência da computação à distância, que tem o objetivo de formar profissionais capacitados tanto para compreensão, como também na inserção e disseminação da computação e seus subprodutos em uma sociedade.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre ciência da computação ead, leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!