5 de setembro de 2023

O que se estuda em Ciência da Computação?

Aqui você saber tudo sobre o que se estuda em Ciência da Computação, essa é uma área muito importante, pelo fato de que seu conteúdo pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento humano. Com práticas de ciência da computação é possível definir métodos de resolução de problemas que são baseados em repetições observadas previamente.

E ainda, graças aos avanços obtidos na faculdade ciência da computação, podemos afirmar que existe o progresso na sociedade contemporânea como um todo. Desde as redes de computadores, a internet, e a computação móvel que são utilizadas hoje em dia por bilhões de pessoas ao redor do mundo todo.

Saiba o que se estuda em Ciência da Computação

Na faculdade ciência da computação os alunos estudam diferentes metodologias, técnicas, instrumentos computacionais e aplicações tecnológicas. Todas possuem o objetivo de melhorar a automatização de processos e também de desenvolver soluções de processamento tanto para entrada como para a saída de dados.

É importante ressaltar ainda que no curso de TI, além de realizar o estudo de algoritmos, as aplicações dos mesmo e como eles podem ser implementados no formato de um programa eletrônico (software), quem possui um diploma de ciência da informática também se tornará capaz de aplicar técnicas de modelagem e de gerenciamento de banco de dados, protocolos de comunicação e telecomunicação, assim como princípios em diferentes especializações dentro da graduação em ciência da computação.

É no curso de ciência da computação a distância que os alunos aprendem a compreender a inserção e disseminação da computação e de seus subprodutos na sociedade. Depois de formado em um curso online de TI os alunos que obtém seus diplomas se tornarão profissionais éticos e socialmente responsáveis na aplicação de tecnologias e realização de estudos. O bacharelado nesta área possibilita aso alunos adquirirem conhecimentos, habilidades e ferramentas que são muito importantes para o exercício da profissão na área de ciência da computação.

O que se estuda em Ciência da Computação – Semestres 1 a 4

Dessa maneira, a seguir vamos descrever o que se estudo no curso de ciência da computação durante os quatro anos de faculdade.

Iniciaremos com a grade curricular dos primeiros quatro semestres, em que os alunos terão contato com as disciplinas na seguinte ordem:

• Prática Textual em Língua Portuguesa;
  • Cálculo I;
  • Gerência de Projetos em TI;
  • Redes de Computadores;
  • Atividade Integradora II.

O que se estuda em Ciência da Computação – Semestres 5 a 8

Por outro lado, nos quatro semestres finais, os alunos do curso de ciência da computação EAD trabalharão as matérias na seguinte ordem para finalizar a graduação e obter o diploma:

• Banco de Dados I;
  • Linguagens Formais e Autômatos;
  • Segurança e Auditoria de Sistemas;
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC;
  • Atividades complementares (nesse caso o total é de 200 horas, mas estas horas podem começar ser realizadas já a partir do primeiro semestre do curso).

Onde atuar depois de formado

Ao término do curso de ciência da computação, os alunos da faculdade ciência da computação com toda a certeza serão capazes de atuar na criação de metodologias e técnicas para implementação de softwares específicos e também trabalhar com a modelação, codificação, testes e avaliação de sistemas online e off-line.

A área de tecnologia da informação e comunicação é muito importante, e isso se deve ao fato de que o seu conteúdo pode ser aplicado em qualquer outra área do conhecimento, em que exista a possibilidade de se definir métodos de resolução de problemas com base em repetições. Como já falamos anteriormente, é graças aos avanços obtidos por quem se forma na faculdade ciência da informática é que existe o progresso na nossa sociedade.

Como um profissional diplomado no curso de ciência da computação você poderá atuar na criação de programas, desde ferramentas simples, como um aplicativo para gerenciamento de atividades físicas, até programas mais complexos, como os utilizados para o organização do setor de produção em multinacionais.

E fique sabendo ainda que aqueles que finalizam o curso de ciência da computação ead, poderão ser chamados de cientista da computação. Estes profissionais poderão trabalhar junto de equipes de desenvolvedores, tanto na criação de softwares (segundo as necessidades dos clientes) como no gerenciamento de um departamento de pesquisa, seja em empresas públicas ou organizações privadas.

É importante destacar que além de atuar como desenvolvedor ou programador, quem se forma em um curso de TI online pode trabalhar também como analista de sistemas. Neste caso, o profissional, em geral, é responsável pela elaboração de documentos e modelos para o desenvolvimento de um software.

Da mesma maneira, outra opção para os formados na área é atuar como arquiteto de software. Sendo responsável pela criação e desenvolvimento de sistemas e infraestrutura necessárias para o funcionamento de um programa.

Por fim, existe ainda a possibilidade de atuar como gerente de TI. Neste caso o profissional trabalhará com o gerenciamento de projetos de software, coordenará equipes e planejará o desenvolvimento de sistemas.

Curso de Ciência da Computação

O EAD Unifacvest, possui um curso de ciência da computação à distância que tem objetivo de formar profissionais capacitados tanto para compreensão, como também inserção e disseminação da computação e seus subprodutos em uma sociedade.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre ciência da computação ead, leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead: