BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
14 de maio de 2021

Mercado de trabalho na Ciência da Computação

O mercado de trabalho na Ciência da Computação oferece possibilidade de uma carreira promissora e estável para os profissionais qualificados que, em geral, são muito requisitados nas organizações dos mais diversos segmentos. A seguir vamos detalhar tudo sobre as áreas de atuação, remunerações e também te contar se existem concursos públicos para formados em ciência da computação ead.

Áreas de atuação no mercado de trabalho na Ciência da Computação

Primeiramente, para você entender por que a carreira na ciência da computação é tão essencial para a economia atual, é necessário compreender o que é esse curso. Dessa maneira, a ciência da computação é o estudo tecnológico da informação. Portanto, durante os 4 anos de graduação, os alunos estudam a teoria da computação, algoritmos e desenvolvimento de sistemas de hardware e software, e suas aplicações. Dessa forma, o trabalho de um cientista da computação é criar e administrar tecnologias utilizadas no processamento de dados no computador, transformando os mesmos em informação.

Podemos dizer que na prática, o profissional formando em ciência da computação ead é responsável por analisar, desenvolver e gerenciar sistemas computacionais. Assim sendo, podemos destacar algumas das áreas de atuação no mercado de trabalho na Ciência da Computação:

  • desenvolvimento de softwares e aplicativos;
  • treinamento do uso de softwares e sistemas;
  • gerente de TI;
  • implementação e gestão de banco de dados;
  • marketing e venda;
  • consultoria e suporte ao usuário;
  • implementação e gestão de sistemas de segurança.

Quanto ganha um profissional no mercado de trabalho na Ciência da Computação

Um dos atrativos do mercado de trabalho na Ciência da Computação são as excelentes possibilidades de remuneração, por exemplo se levarmos em conta a média salarial de um gerente de TI, de acordo com o site Catho ela é de R$ 9,1 mil por mês.

E além dos ótimos vencimentos, existem também alguns outros motivos pelos quais uma carreira na área de tecnologia é uma forte tendência. O primeiro deles é o mercado de trabalho sempre aquecido, pois os profissionais formados em Ciência da Computação possuem um bom índice de empregabilidade, com oportunidades inclusive no setor público (que falaremos mais para frente nesse texto). Essa é uma área que tem grande busca e pouca demanda de profissionais bem qualificados.

Como os avanços tecnológicos não param, consequentemente, as profissões relacionadas à área de TI devem continuar crescendo. Levando em conta que atualmente a tecnologia já é fundamental para a nossa sociedade e economia, a tendência é que isso se intensifique cada dia mais.

Outra realidade interessante é a possibilidade de trabalho remoto, cada vez mais comum no mercado de trabalho na ciência da computação. Portanto, esse é mais um motivo para afirmar que a carreira na tecnologia da informação é uma tendência, onde, um profissional da área pode facilmente realizar suas funções em home office, em qualquer parte do mundo.

Existe concurso público no mercado de trabalho na Ciência da Computação?

Para quem sonha em ingressar no serviço público na área de ciência da computação, é importante destacar que existem cargos excelentes, com remunerações e benefícios muito atrativos. A atuação pode ser em diversas áreas como por exemplo, na segurança da informação, no suporte técnico, na programação e desenvolvimento de sistemas, com qualidade de software, na administração de redes, na programação mobile, na administração de banco de dados e entre outras.

A seguir vamos detalhar algumas oportunidades em concursos públicos que ainda estão por vir:

TJ RS – Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Em breve o órgão abrirá um novo certame, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) já foi o escolhido para ser o responsável pelas etapas da seleção. O edital deverá trazer chances para ingressar no cargo de Técnico em Informática (Classe M), que tem jornada de trabalho de 40 horas semanais.

TCU – Tribunal de Contas da União

O órgão publicou um documento com a autorização para abrir um novo concurso. O edital deverá trazer 20 vagas imediatas e ainda formação do cadastro de reserva para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo. E ainda, pode trazer vagas para na especialidade de Tecnologia da Informação.

Senado Federal

Ainda em 2019 foi publicada a autorização para a realização de um novo concurso público e dentre as vagas, existe a possibilidade de abertura de oportunidades no cargo de Analista Legislativo – Especialidade Informática (uma vaga imediata e formação de cadastro de reserva).

Banco do Brasil

O setor de comunicação do órgão informou que os estudos internos para a publicação do edital estão sendo feitos. O documento deverá trazer vagas para profissionais que irão atuar na área de tecnologia e inovações.

Câmara dos Deputados

O órgão já recebeu autorização para a realização de um novo concurso público ainda em 2014, porém não há previsão de quando será o início dos preparativos para a publicação do edital. Existe possibilidade de abertura de vagas nos cargos de Técnico e Analista Legislativo. A relação de vacâncias na Câmara dos Deputados está próxima dos 800 cargos.

BACEN – Banco Central do Brasil

O órgão já solicitou ao Ministério da Economia um aumento na relação de vagas que poderão ser ofertadas em um novo edital. O certame deverá ofertar vagas para Analista nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Atualmente, o Bacen acumula 2,8 mil cargos vagos.

Sobre o EAD Premium Unifacvest

No EAD Unifacvest oferecemos o curso de ciência da computação à distância, com o objetivo de formar profissionais capacitados tanto na compreensão, como na inserção e disseminação da computação e seus subprodutos na atualidade.

Em nossa metodologia, os mesmos professores/autores são responsáveis tanto pela produção impressa, quanto pela parte audiovisual do conteúdo. E ainda, o sistema de avaliação é simplificado composto por provas online e presenciais (com possibilidade de escolha a data) e apenas um encontro presencial por módulo.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre ciência da computação ead, leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead:

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Open chat
    Estamos online!