BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
12 de maio de 2021

O que é Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis é um dos mais procurados por quem tem facilidade para trabalhar com números. Mas você sabe o que é Ciências Contábeis e o que faz, na prática um Contador?

Aqui você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre esse curso e a profissão.

O que é Ciências Contábeis?

Antes de se matricular no curso de Ciências Contábeis, você precisa entender do que se trata a profissão e quais serão as suas atribuições no mercado de trabalho, após a conclusão da graduação.

Dessa forma, podemos dizer que a Contabilidade se trata de uma ciência social que que estuda, interpreta e registra os fenômenos que envolvem o patrimônio de uma empresa ou pessoa física. O profissional formado nessa área vai elaborar registros contábeis das respectivas demonstrações dos resultados produzidos por essa empresa.

Além disso, o contador ainda pode auxiliar pessoas físicas no processo de abertura ou fechamento de empresas. De forma resumida, podemos dizer que o profissional formado em contabilidade é aquele que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa ou instituição pública.

Por fim, vale ressaltar que esse profissional é necessário para todas as empresas, independente do seu porte e da sua forma de tributação.

Diferentes áreas de Ciências Contábeis

Como você viu acima, o Contador atua com as questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma pessoa física ou empresa, mas você sabe o que é cada uma dessas áreas? Então, continue acompanhando o texto para descobrir. Vamos te explicar um pouco de cada área em que esse profissional pode exercer a contabilidade.

Gestão de Empresas

Desde o processo de abertura de uma empresa, o contador é fundamental. Ele é quem faz o registro da entidade junto aos órgãos competentes e consegue o alvará de funcionamento dela. Ele também pode fazer a contratação de funcionários, realizar o fechamento da folha de pagamento, com os cálculos de horas-extras e possíveis faltas.

Quando falamos do setor financeiro, o profissional formado em Ciências Contábeis é o responsável pelas contas a pagar, fluxo de caixa, empréstimos e pelos demonstrativos financeiros.

Por fim, é preciso destacar que é responsabilidade do contador fazer os cálculos e emitir as guias de impostos a serem pagos, como por exemplo: ICMS, IPI, PIS, COFINS, entre outros impostos que devem ser pagos pela empresa.

Auditoria Contábil

Na área de auditoria, o contador é o responsável por verificar a exatidão das informações contidas nos registros contábeis da empresa. Ele examina balanço patrimonial, fluxos de caixa, demonstrações contábeis, e todos os documentos necessários, com o objetivo de evitar possíveis irregularidades ou combater fraudes.

Perícia Contábil

O perito contábil é o que profissional que vai verificar fatos com o objetivo de oferecer uma opinião técnica para a resolução de casos judiciais e extrajudiciais.

O contador responsável pela perícia é quem vai elaborar um laudo pericial, composto por provas necessárias para subsidiar uma solução do caso. Para isso, ele realiza vistorias, investigações, arbitramentos e avaliações.

Controladoria

A controladoria tem a responsabilidade de auxiliar os gestores de uma empresa nos processos de decisão através do controle fiscal, financeiro, de desempenho, entre outros.

O contador que trabalha com a controladoria faz uma análise comparativa entre os padrões estabelecidos pela empresa e os resultados alcançados. Depois da conclusão dessa análise, ele elabora um relatório de relevância com os desvios encontrados, indicando até que ponto eles comprometem os objetivos da empresa.

Atuária

Primeiramente, você precisa entender que Atuária é a ciência que calcula os riscos e elabora os planos de seguros e de previdência. Ao atuar nesta área, o contador pode escolher entre três aspectos:

  • Previdência: nessa área ele vai trabalhar com previdência social e privada, realizando os cálculos de fundos, produzindo os relatórios de avaliação e de alcance da previdência e analisando possíveis riscos.
  • Seguros: aqui o contador é responsável por realizar os cálculos de premiações e indenizações e por realizar cálculos de probabilidade.
  • Capitalização e Investimentos: o profissional irá atuar na pesquisa e gerenciamento de fundos de investimento. Também poderá atuar como consultor financeiro, realizando a medição de possíveis riscos.

História geral das Ciências Contábeis

As ciências contábeis tiveram início ainda na antiguidade, quando surgiu a necessidade de gerir os bens de cada pessoa. Estima-se que os primeiros registros encontrados são do final do período neolítico.

Escavações encontraram registros de contas de mão-de-obra e matérias-primas de cerca de 5000 mil anos antes de Cristo, que foram atribuídos aos povos sumérios e babilônicos.

A história também mostra em que em 2000 antes de Cristo, os gregos utilizavam a escrituração contábil em diversas atividades, como em bancos e na administração pública.

No Brasil, a necessidade de contabilizar o aumento dos gastos públicos e das rendas dos estados aconteceu com a vinda da Família Real Portuguesa. Em 1808, foi criado o Banco do Brasil e o Erário Régio, também chamado de Tesouro Nacional e Público.

A primeira escola especializada em contabilidade no Brasil foi criada em 1902.

Qual curso fazer? Técnico ou graduação?

Por fim, agora que você já conhece a profissão e um pouco da história da Contabilidade. Vamos falar sobre o curso que forma um contador.

No Brasil existem duas opções, o Técnico em Contabilidade e o Bacharelado em Ciências Contábeis. É importante destacar que o curso técnico é um curso de graduação, mas não forma o aluno um Contador e sim um Técnico em Contabilidade, como o próprio nome diz.

Então, se você busca por uma formação completa, a faculdade de ciências contábeis ead é a ideal para você.

Mas antes de falarmos mais do curso, é importante destacar que após a formatura no curso de ciências contábeis ead, é necessário que o profissional seja aprovado no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, para que ele prove ser apto a exercer a função de Contador.

Graduação em Ciências Contábeis EAD

A graduação ead em Ciências Contábeis tem 4 anos de duração. E durante esse tempo, o aluno vai ter acesso a todas as disciplinas essenciais para uma formação de qualidade, que a torne apta aos desafios impostos pelo mercado de trabalho.

A metodologia de ensino criada pelo EAD Premium Unifacvest garante a qualidade da formação dos alunos matriculados. Aqui, você encontra um material didático impresso e produzido pelos autores/professores para cada disciplina. As videoaulas e as provas são elaboradas pelos mesmos autores/professores. Assim, você não tem dúvidas ao estudar os conteúdos do curso de ciências contábeis à distância.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer saber mais sobre o curso de Ciências Contábeis? Leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!