BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
12 de maio de 2021

O que é licenciatura em educação física?

No post de hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre licenciatura em educação física. Assim, você tem acesso a toda a informação que precisa para decidir sobre o seu curso e começar a estudar. Então, para iniciar a explicação você precisa saber que a licenciatura em educação física é um curso de nível superior, ou seja, uma graduação.

O objetivo da licenciatura em Educação Física EAD é preparar os estudantes para a docência. Por isso, além das matérias específicas da área, durante o curso, o aluno também terá acesso a disciplinas voltadas para a docência, a educação e os processos de ensino. Sendo assim, após finalizar a graduação, o licenciado estará apto para dar aulas em escolas públicas e particulares, além de escolinhas de esporte.

História geral da Educação Física

Mas, antes de falar especificamente sobre o curso, vamos te contar um pouco mais sobre a história geral da educação física. Afinal, conhecer melhor a área, é o primeiro passo para se tornar um bom profissional. Dessa forma, a história da educação física tem seus primeiros registros em 1.500.

Sendo assim, quando os portugueses chegaram nas terras brasileiras, eles encontraram os índios dançando, usando o arco e flecha, saltando e nadando. Esses eram exercícios naturais e necessários para a sobrevivência dos índios. Mas, também haviam outras práticas que estavam mais ligadas à cultura indígena em si. Alguns dos exemplos são lutas e jogos de peteca. Dessa forma, essas foram as primeiras manifestações do que, mais tarde, ficou conhecido como educação física.

Mas, foi só com a chegada dos jesuítas que a educação física começou a aparecer com mais força. Afinal, nas escolas fundadas por eles, os alunos participavam de brincadeiras e jogos. E essas são consideradas as primeiras aulas da área em território brasileiro. Mas, é preciso lembrar que até esse momento, o objetivo era apenas de lazer e recreação.

Com a vinda dos negros escravizados para o Brasil surgiu a capoeira. Porém, na época, a elite acreditava que exercícios físicos era uma atividade desnecessária, só para negros, e que seus filhos deveriam se voltar para o desenvolvimento intelectual. Então, foi só no Brasil Império, em 1808, com a vinda da Corte Portuguesa que se firmaram os primeiros tratados sobre educação física no Brasil. A partir desse momento, a educação física passou a ser uma preocupação das elites e os exercícios se tornaram sinônimo não só de saúde física, mas também de mental. E, as escolas incluíram ginástica em suas grades curriculares.

Profissionalização da Educação Física

Porém, a real profissionalização da Educação Física só apareceu no século XX. Porém, no Brasil República, as escolas da área tinham como objetivo principal a formação militar, principalmente durante a ditadura militar. Dessa forma, o ensino era voltado para o rendimento esportivo, assim como, a performance do atleta. Assim, o regime militar acabou investindo em competições esportivas como um status de propaganda do governo, o que resultou em uma valorização das técnicas das práticas esportivas.

Em 1930, com as reformas do então presidente Getúlio Vargas, a área ganhou destaque nas políticas públicas. Sendo assim, foi criado o Ministério da Educação e Cultura (MEC). A partir disso, a educação física se tornou obrigatória em todos os níveis escolares. Essa era, na verdade, a maneira que o governo encontrou de promover hábitos de saúde na população como um todo. Um marco importante da época que precisa ser comentado é a criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos em 1939, integrada a Universidade do Brasil.

Após o fim da ditadura, surgiram novas concepções sobre a área, principalmente envolvendo o ensino nas escolas. Dessa forma, estudos sobre o desenvolvimento psicomotor da criança transformaram a forma como ensinar e ver a educação física. Assim, essa área continua em crescente atualização e estudo, mas a sua importância para o corpo e para a mente não é mais questionada.

Diferentes áreas da formação em Educação Física

Como já falamos anteriormente, esse texto é sobre o curso de licenciatura em educação física a distância, porém, há uma outra formação na área que precisa ser mencionada, o bacharelado. Essa outra formação, prepara o aluno para lidar com interfaces da área mais ligadas ao lazer e a saúde. Sendo assim, durante o curso são desenvolvidas habilidades e competências técnicas, treinamento esportivo, psicologia, assim como recreação.

Mas, é preciso lembrar que apenas o profissional formado em licenciatura está habilitado a dar aulas. Dessa forma, o bacharel tem outras funções possíveis na área como trabalhar em academias, centros desportivos e clubes. Entre as principais funções estão os cargos de personal trainer e preparador físico.

Sendo assim, é possível conferir que a principal diferença entre os cursos está na área de atuação depois de formado e nas disciplinas ensinadas durante o curso. Porém, ambos possuem o mesmo tempo de duração, cerca de quatro anos.

Qual dos dois cursos escolher?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual dos dois formatos de curso escolher. Essas indecisão é normal, afinal, é o momento de escolher a sua carreira, uma escolha que pode te acompanhar por toda a sua vida.

Então, a nossa dica é que você pare para refletir sobre como imagina o seu futuro profissional. Ou seja, em qual ambiente quer trabalhar daqui quatro anos e quais atividades quer desempenhar. Respondendo perguntas simples relacionadas a esses assuntos, você conseguirá ver qual é o melhor caminho a ser seguido.

Além disso, pode ser interessante conversar com alunos e profissionais formados em cada área, assim, você aprenderá detalhes importantes sobre a sua futura profissão. Também vale pesquisar sobre o mercado de trabalho na sua região, conferir a faixa salarial e as vagas disponíveis.

Porém, nada impede, por exemplo, que você inicie seus estudos pela licenciatura em educação física e depois complemente seu aprendizado com o bacharelado. Na verdade, fazendo dessa forma, você conseguirá diminuir o tempo de estudo do segundo curso já que terá equivalência de matérias. Ou seja, disciplinas que você já estudou no curso de licenciatura e por isso não precisará rever no bacharelado.

O que se estuda em um curso de licenciatura?

Já mencionamos que durante o curso de licenciatura em educação física o aluno tem acesso a disciplinas relacionadas a área, assim como, sobre a docência. Sendo assim, para te dar um panorama mais preciso, trouxemos as matérias ensinas no primeiro semestre do curso de educação física do EAD Premium Unifacvest. É importante lembrar que em nossa graduação EAD, contamos com os melhores professores/autores do país. Esses profissionais escrevem o livro, gravam as videoaulas e produzem as perguntas das provas, dessa forma, há uma unidade de ensino e um aprendizado livre de dúvida para os alunos.

Confira abaixo, a grade curricular do primeiro semestre do nosso curso:

  • História da Educação
  • Prática Textual em Língua Portuguesa
  • Formação Docente para a Diversidade
  • Filosofia da Educação
  • Libras – Língua Brasileira de Sinais
  • Sociologia da Educação
  • Atividade Formativa I

Leia mais sobre o que se estuda em educação física e sobre as possibilidades de atuação para essa área. Além disso, confira também o nosso post sobre o que é pedagogia e se aprofunde mais nessa área tão importante para a educação no Brasil.

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Open chat
    Estamos online!