BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
13 de maio de 2021

O que faz um profissional formado em educação física?

Antes de iniciar o curso de educação física, é interessante conferir um pouco mais sobre a graduação, mas também, sobre o mercado de trabalho. Assim, é possível conferir as possibilidades de atuação depois de formado. Então, para começar, você pode ler os posts sobre o que é licenciatura em educação física e o que se estuda na graduação da área. Assim, você já fica um pouco mais informado, pois nesse texto vamos falar sobre o que faz um profissional formado em educação física.

Sendo assim, o primeiro ponto que você precisa entender é que existem dois tipos de formação em educação física: o bacharelado e a licenciatura. E estamos falando isso, porque a escolha entre esses dois cursos influencia nas possibilidades de atuação do profissional depois de formado, mesmo que os dois sejam cursos de nível superior. Por isso, é interessante que você conheça mais e possa fazer uma escolha mais acertada. Confira abaixo sobre a atuação de cada área de formação.

O que faz um bacharel em educação física?

Dessa forma, vamos começar falando do bacharel em educação física, ou seja, aquele formado no curso de bacharelado. Essa graduação tem como objetivo preparar o aluno para atuar em mercados específicos de modalidades esportivas e atividades físicas em geral, propondo a melhor qualidade de vida das pessoas.

Sendo assim, o bacharel poderá trabalhar como personal trainer, instrutor de musculação, técnico de esporte e outras atividades relacionadas com atividades físicas e vida saudável. Mas, se você está se perguntando se o bacharel em educação física pode dar aulas em escolas a resposta é não. Você vai entender melhor sobre isso no próximo tópico.

O que faz um licenciado em educação física?

O licenciado em educação física, ou seja, aquele profissional formado no curso de licenciatura é o único que pode trabalhar com a docência. Isso acontece porque durante a graduação, além das matérias específicas da área, o aluno da licenciatura também tem acesso a disciplinas voltadas para a docência, como metodologia. Sendo assim, ele termina o curso preparado para enfrentar os desafios da educação nessa área.

Dessa forma, o licenciado no curso de educação física EAD pode atuar com a promoção da saúde por meio de exercícios físicos no âmbito escolar. Sendo assim, o cargo mais comum para esses profissionais é a função de professor de escolas públicas, particulares, ou ainda, em escolas esportivas como aquelas em que é ensinado práticas como futebol e natação.

Então, no ambiente escolar, as aulas podem ser ministradas tanto na educação infantil, fundamental I e II, como também, para o ensino médio. Outra opção é a Educação de Jovens e Adultos (EJA). E dentro desse ambiente, esse profissional também pode elaborar aulas para educação especial. E nos demais institutos esportivos também é possível ensinar públicos de diferentes idades, como crianças, jovens, adultos e idosos. Essa é uma boa opção para quem quer seguir na área, mas não quer trabalhar com crianças.

Além disso, outra opção pouco comentada, mas que também é uma alternativa para o licenciado é a carreira de pesquisador para atuar em universidades e instituições de pesquisa.

É preciso ter curso superior para atuar como professor de educação física?

Sim, para se tornar professor de educação física é necessário ser formado na licenciatura específica da área. E como falamos anteriormente, o curso de bacharelado não habilita esses profissionais para dar aula. Do mesmo jeito que, os profissionais formados na licenciatura em pedagogia também não podem dar aulas da disciplina de educação física.

Por isso, é importante que você escolha uma instituição de ensino que possua o credenciamento do MEC. Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma da graduação EAD válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, quando você for procurar por vagas específicas na área de educação física. No EAD Premium Unifacvest, todos os nossos cursos possuem esse credenciamento. Além disso, oferecemos aos nossos alunos uma alta qualidade de ensino, afinal, a graduação é a base para uma carreira. Sendo assim, ela precisa ser sólida e bem escolhida.

No EAD Premium Unifacvest escolhemos os melhores professores/ autores do Brasil. E chamamos de professores/autores porque eles escrevem o livro de cada disciplina. Além disso, eles também gravam as videoaulas e produzem as questões das provas. Dessa forma, há uma unidade de ensino e uma aprendizagem livre de dúvidas. Afinal, o autor não está interpretando o material escrito por outra pessoal, ele mesmo escreveu e tem propriedade para falar sobre o assunto. Esses são pontos que fazem a diferença e garantem melhores resultados que serão refletidos na carreira.

Quanto tempo dura o curso?

Segundo orientações do Ministério da Educação (MEC), os cursos de licenciatura, incluindo educação física precisam ter no mínimo quatro anos de duração. Afinal, segundo o órgão, esse é o tempo necessário para que o aluno tenha acesso a todo conteúdo e prática necessários para transformá-lo em um bom profissional da área. Sendo assim, não é liberado que esses cursos possuam uma duração menor, afinal, esses profissionais possuem uma responsabilidade muito grande e por isso, precisam estar preparados.

Durante esses quatro anos de estudo, os alunos terão acesso a disciplinas como: Filosofia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; Didática; Fundamentos de Citologia e Histologia; Anatomia e Fisiologia Humanas; Currículo e Planejamento na Educação Básica; Fisiologia do Exercício e do Esporte; Metodologia do Ensino de Atletismo; e muitas outras.

Além disso, durante a graduação, o aluno também terá acesso a diferentes tipos de trabalho, provas e atividades. Um destaque especial para dois pontos importantes da grade curricular da licenciatura em educação física a distância: o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio supervisionado obrigatório. O primeiro deles promove uma imersão na área, importante para o desenvolvimento do aluno. Já o estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho, sendo assim, ele pode colocar em prática o conhecimento teórico das aulas. Também é possível conhecer um pouco sobre o dia a dia da profissão, mas ainda ter ao seu lado um supervisor para mostrar o melhor caminho a ser seguido.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!