BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
17 de março de 2021

O que é pedagogia?

Antes de iniciar uma graduação ou até mesmo para acompanhar o desenvolvimento educacional dos seus filhos na escola, é importante saber o que é pedagogia. Afinal, essa é uma ciência essencial na educação brasileira e no mundo todo. Então, para te ajudar nesse assunto, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre a história da pedagogia, a sua importância e também sobre o curso que transforma alunos em pedagogos e pedagogas. Confira o texto até o final para sanar todas as suas dúvidas.

Para começar, é importante saber que a palavra pedagogia é de origem grega. Dessa forma, “paidos” significa criança e “gogía” pode ser traduzido como acompanhar ou conduzir. Sendo assim, podemos dizer que a pedagogia é uma ciência que utiliza técnicas e estratégias de educação para crianças e adolescentes. Então, o objetivo da pedagogia sempre será o estudo da educação, mas é importante frisar que ela recebe influência de outras ciências como antropologia, filosofia, psicologia e sociologia.

Dessa forma, podemos dizer que a pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino que têm como objetivo compreender a educação e conduzir os assuntos educacionais.

História da pedagogia

E falando um pouco mais sobre a história da pedagogia, as pesquisas mostram que ela surgiu no século XVII e teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). As pesquisas mostram que Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. Assim sendo, os propósitos pedagógicos de Comenius enfatizavam a necessidade da interdisciplinaridade (junção de mais de uma área do conhecimento), da afetividade do educador, interações educacionais entre família e escola, o desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito científico e a constituição do homem religioso, social, político, racional, afetivo e moral.

Podemos notar que a maioria dos fatores citados anteriormente são prezados ainda nos dias atuais. Sendo assim, destacamos a “Grande Didacta” como sua obra-prima e seu maior tributo para o pensamento educacional. Afinal, ela apresenta as características capitais da instituição escolar moderna.

Porém, podemos dizer que a pedagogia já engatinhava antes disso, no século V, na Grécia, quando as explicações religiosas já não respondiam mais às perguntas existentes. Sendo assim, o pensamento crítico, principalmente dos filósofos, entrou em cena para tentar encontrar as respostas.

Pedagogia no Brasil

Agora, vamos centralizar um pouco da história dessa área e falar sobre sua atuação no Brasil. Sendo assim, no período imperial, a educação não era uma prioridade. Consequentemente, não havia a necessidade de criar um método pedagógico específico. Mas, mesmo com esse descaso, em 1835, o governo criou a Escola Normal de Niterói. Seu objetivo era formar professores que pudessem repassar os conhecimentos escolares por meio do método lancasteriano. Como uma breve explicação, podemos dizer que esse método também é conhecido como ensino mútuo ou monitorial, e tem como objetivo ensinar um maior número de alunos, usando pouco recurso, em pouco tempo e com qualidade. É importante lembrar que nessa época da história, nosso país não tinha um planejamento de pedagogia nacional, dessa forma, baseava seus projetos nos ideais norte-americanos e europeus.

Mas, foi em 1939 que o governo federal promulgou o decreto-lei n. 1.190/39, criando o curso de Pedagogia na Faculdade Nacional de Filosofia – FNFi. Mas, primeiramente o curso tinha duração de três anos e era focado na formação de bacharéis da área para ocuparem cargos técnicos da educação. Mas, quando foi lançada a licenciatura na área, o curso virou objeto de disputa, já que concedia formação para o professor primário.

Importância do pedagogo

Podemos dizer que com a expansão dos regimes democráticos surgiu a reivindicação pelo acesso à escola. E dessa forma, as pessoas começaram a enxergar que a formação do cidadão passa pela educação e pelos professores e pedagogos. Afinal, é de suma importância que a população esteja ciente dos seus direitos e deveres.

E já que uma das principais funções do pedagogo é trabalhar como professor nos primeiros anos do ensino fundamental ou na gestão administrativa escolar, eles desempenham uma função de suma importância para a educação. Mas é importante lembrar que essa não é a única frente de trabalho para esses profissionais. Afinal, eles podem trabalhar em hospitais, ONGS, indústria de brinquedos, empresas e realizar outros trabalhos na área.

Mas, voltando a falar do ambiente escolar, os pedagogos são responsáveis por desempenhar várias atividades relacionadas com o desenvolvimento educacional de crianças e jovens. Entre essas atividades estão: produzir materiais pedagógicos em parceria com outros professores; ministrar aulas; realizar supervisão e orientação educacional de docentes e alunos; e muito mais. Além disso, precisamos levar em conta o trabalho dos pedagogos com a educação especial. Afinal, muitos deles ficam responsáveis por desenvolver estratégias e metodologias diferenciadas para facilitar o acesso à educação de pessoas com deficiência ou limitação de aprendizado.

Com esses exemplos já fica claro como os pedagogos desempenham um papel essencial na sociedade. Sendo assim, precisamos frisar sobre a importância do seu trabalho diariamente.

Curso de pedagogia

Então, agora você já sabe bastante sobre o objeto de estudo da pedagogia e sobre a sua história. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre o curso de pedagogia. A licenciatura é a graduação que habilita esses profissionais para a docência. Dessa forma, o curso de pedagogia EAD ou presencial precisa ter duração mínima de quatro anos. Essas são as últimas orientações do Ministério da Educação (MEC). Afinal, esse é o tempo ideal, segundo o MEC, para que o aluno tenha acesso a teoria e prática necessárias para se tornar um bom profissional e se preparar para os desafios do dia a dia da profissão no mercado de trabalho.

Dessa forma, além das provas, o aluno também será avaliado durante o curso pelo estágio supervisionado obrigatório. Esse é o ponto alto da graduação, pois o estudante conseguirá colocar em prática todo o conhecimento obtido no curso de pedagogia e ter uma experiência prática de como será seu trabalho. Mas, é importante lembrar que o estágio é supervisionado, então, o aluno ainda contará com o auxílio de um superior para aprender. São reservadas no mínimo 300 horas da carga horária do curso para a prática dos estágios. Além disso, ao final da graduação, o aluno será avaliado pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Se você ainda está com dúvidas sobre investir o seu futuro nessa área, vale lembrar que a importância do pedagogo já é percebida há muito tempo no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Mas, atualmente, foi percebido também, que o pedagogo tem um destaque especial em outras frentes. Por isso, essa é uma área em crescimento e desenvolvimento.

No EAD Premium Unifacvest, o aluno conta com uma metodologia única que garante uma unidade de estudos. Afinal, escolhemos os melhores autores de todo o Brasil para desenvolver o nosso material de ensino. Sendo assim, o mesmo professor escreve o livro, grava as videoaulas e produz as questões das provas, levando o aluno para um aprendizado livre de dúvidas. Você estuda com livros impressos e videoaulas em DVD, além de ter todo o conteúdo disponível online.

graduação pedagogia ead

O que se estuda no curso de pedagogia

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre a grade curricular do curso de pedagogia EAD ou presencial, ou seja, quais serão as matérias e assuntos ensinados durante os quatro anos de duração da licenciatura. É importante lembrar que essa grade pode mudar de acordo com a instituição de ensino, mas deve seguir o mesmo direcionamento de aprendizagem.

Sendo assim, separamos abaixo os principais temas de estudo da licenciatura em pedagogia e que também são praticados aqui no EAD Premium Unifacvest. Confira a lista logo abaixo:

História da Educação;
Escola e Sociedade;
Filosofia;
Psicologia;
Educação Ambiental e Cidadania;
Sociologia;
Antropologia;
Políticas Educacionais;
Didática e Prática de Ensino;
Currículo e Planejamento da Educação Básica;
Fundamentos da Educação Pedagógica;
Alfabetização e Letramento;
Educação Inclusiva;
Organização Didática dos Ensinos Fundamental e Médio;
Educação de Jovens e Adultos, também conhecido como EJA;
Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes;
Gestão Educacional;
Empreendedorismo;
Pedagogia em Espaços não Escolares;
Orientação e Supervisão Educacional.

O que conferir antes de se matricular no curso?

Além disso, a nossa dica é que na hora de procurar uma faculdade de pedagogia, você pesquise se a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma bem aceito no mercado de trabalho e por outras instituições, quando você for fazer uma especialização, por exemplo. Você pode conferir essa informação de forma rápida diretamente pelo site do MEC, pesquisando pelo nome da instituição do seu interesse. Aqui no EAD Premium somos credenciados para oferecer o melhor ensino aos nossos estudantes.

Também é interessante procurar por depoimentos de ex-alunos para saber como é o ensino na faculdade do seu interesse. Você pode fazer isso, até mesmo nas redes sociais, pesquisando pela página da faculdade e observando os comentários e depoimentos. Outra dica é conhecer o que é oferecido pelo curso, quais são os materiais e qual a carga horária de ensino, assim como, a grade de disciplinas. Ou seja, tire todas as suas dúvidas antes de iniciar a sua matrícula e dar o primeiro passo para o seu futuro profissional na área.

E se você tem interesse pelo ensino ou pela ciência da educação como um todo, temos certeza que o curso de pedagogia será uma ótima aposta para o seu futuro. Afinal, além de desenvolver as habilidades necessárias, é muito importante que o profissional goste da área, já que ela estará presente no seu trabalho e em boa parte do seu dia. E depois de concluir a licenciatura, é importante continuar lendo pesquisa em pedagogia, assim como, se especializando em segmentos específicos da área. Afinal, os métodos e metodologias de ensino estão em constante evolução e você precisa acompanhar essas novidades, e fazer a sua parte para melhorar a educação no Brasil.

Sobre pedagogia ead, leia também:

Conheça mais sobre alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest:

 

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!