BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
13 de maio de 2021

O que é Serviço Social?

Serviço Social é um curso superior que forma profissionais cuja atuação tem natureza interventiva, com base na utilização de instrumento e método multidisciplinares das Ciências Sociais, que contribuem para a melhor realização de análises e proposta de adequações nas mais diversas questões sociais das comunidades na qual atuará. Em outras palavras, os assistentes sociais têm a importante missão de promover desenvolvimento, mudança e coesão social de modo a pelo menos amenizar as desigualdades que surgem na sociedade.

Neste post temos como objetivos te deixar ainda mais inteirado não apenas em relação ao Serviço Social como um todo, mas também a respeito de como é o curso em si, que forma esses profissionais tão essenciais na vida de boa parte da população. Portanto, você conhecerá a história desse ramo no Brasil, as diferentes áreas de atuação, e claro, como funciona a faculdade de Serviço Social EAD.

História do Serviço Social no Brasil

Bom, a história do Serviço Social em nosso país teve início em meados dos anos 30, época em que a nação enfrentava um momento complicado, onde ocorriam diversas manifestações da classe trabalhadora, reivindicando melhores condições de trabalho e justiça social. Baseado nisso, de modo a controlar tal situação, o governo criou organismos normatizadores e disciplinares, entre eles o na época chamado Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

Foi então, nesse mesmo período, que a Igreja começou a oferecer para jovens mulheres de famílias tradicionais, uma formação específica, visando exercer ações sociais. Nascia então, mais precisamente em 1936, a primeira Escola de Serviço Social, no estado de São Paulo, sendo coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl, que eram sócias do Centro de Estudos de Ação Social, instituição vinculada a igreja católica.

Nas décadas de 40 e 50, o Serviço Social praticado no Brasil sofreu uma certa influência norte-americana, que fugia da maneira de atuar que conhecemos atualmente. Maneira essa que passou a ser aplicada de fato entre os anos 60 e 70, quando ocorreu a ruptura com o conservadorismo. Foi em 1979, quando aconteceu o famoso Congresso da Virada, que o Serviço Social no Brasil tornou-se uma profissão laica e passou a integrar as Ciências Sociais.

Porém, apenas na década de 90 que não apenas o Brasil, mas todo o mundo, passou a ver o Serviço Social com outros olhos, uma vez que as questões sociais tornaram-se tema muito mais importante. Foi quando então, em 7 de junho de 1993, regulamentou-se a Lei 8662, que legitimaria o Conselho Federal de Serviço Social e os Conselhos Regionais.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional formado em Serviço Social EAD possui uma grande variedade de áreas na qual pode atuar, tanto em instituições públicas como privadas, uma vez que é sua expertise é bastante requisitada para planejamento, gestão e execução, seja em programas ou em projetos sociais, que podem ser desenvolvidos tendo como público-alvo crianças, adolescentes, idosos, mulheres, índios, negros ou qualquer outro grupo que apresente necessidade para tal.

Quando se trata do setor público, a atuação do Assistente Social pode ocorrer em órgãos relacionados, claro, ao bem estar social, bem como em secretarias municipais e estaduais, além de centros de atendimento à população em situação de risco. Existe ainda a possibilidade de oportunidades de trabalho em secretarias e centros de saúde, hospitais e clínicas.

Calma que tem mais, como dissemos, o leque de opções é realmente amplo e variado. O mercado de trabalho se estende também para áreas da educação e empresarial; para órgãos de financiamento e planejamento habitacional, bem como para cooperativas que também têm a habitação como foco; áreas sócio-jurídicas e movimentos populares; além, é claro, do terceiro setor, que talvez seja o que mais emprega.

Resumindo, se um dos critérios para você escolher ou não fazer uma graduação em Serviço Social a distância for o mercado de trabalho, pode ficar tranquilo, pois ele é muito aquecido e um número muito alto de profissionais, inclusive recém-formados, conseguem ótimas oportunidades com grande facilidade.

Como é o curso de graduação em Serviço Social?

Para atuar em qualquer uma das áreas que relatamos anteriormente é necessário ter um diploma. E esse documento, como você bem sabe, só é conquistado por aqueles que fazem uma graduação. Muito disso pelo fato de que o profissional da área precisar ter um perfil bastante específico tendo, entre outras coisas, a capacidade de analisar a realidade social e pensar em soluções para os problemas existentes no meio em que vive. E tais habilidades só são aprendidas e desenvolvidas durante o curso superior. E o bacharelado em Serviço Social que te deixará pronto para ingressar no mercado de trabalho você encontra no EAD Premium Unifacvest.

Durante os pelo menos quatro anos, ou 48 meses, que compõem o curso, você será introduzido a disciplinas de extrema importância, como: Sociologia Geral; Filosofia das Ciências Sociais; Teoria do Direito; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Antropologia Social; Introdução às Ciências Sociais; Psicologia do Desenvolvimento; Ciências Políticas; Formação Social e Econômica do Brasil; Processo de Trabalho em Serviço Social; Políticas Sociais Públicas; Gestão de Organizações Sociais e do Terceiro Setor; Regulamentação e Código de Ética; Políticas Públicas da Criança e do Adolescente; Serviço Social e os Desafios Profissionais Contemporâneos; Economia Política; Serviço Social e Seguridade; Política da Saúde e Proteção Social no Brasil; Educação e Movimentos Populares; Desigualdades Sociais no Brasil; e muitas outras.

Como você pôde ver, uma série de assuntos que são indispensáveis para um bom entendimento do que é a profissão de Assistente Social, sendo inclusive muitos deles utilizados no decorrer da carreira, independente da área ou setor de atuação.

Portanto, faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

graduação serviço social ead

Quer mais conteúdos relacionados a Serviço Social? Então com certeza você vai gostar de se informar sobre os seguintes assuntos:

Conheça mais alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest:

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Open chat
    Estamos online!