BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
12 de maio de 2021

O que é Administração?

Se você tem interesse em ingressar no curso de Administração, ou apenas tem curiosidade em saber mais sobre o assunto, está no lugar certo.

Hoje, aqui no blog EAD Premium Unifacvest abordaremos como tema central o curso de Administração.

E neste sentido, para começar, vamos explorar um pouco sobre os conceitos da área e suas denominações.

A palavra administração vem do latim: ad (direção, tendência) e minister (subordinação ou obediência).

Assim, seguindo este conceito, muitos autores interpretam de diversas formas a administração.

Porém, para facilitar o seu entendimento e não gerar confusões, vamos trabalhar aqui com uma definição bem moderna: a administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Dentro deste conceito, podemos observar alguns aspectos chaves que nos ajudam a entender melhor como a administração funciona na prática:

– Ênfase do elemento humano na organização;

– Atenção aos resultados a serem alcançados, isto é, foco nos objetivos ao invés das atividades;

– Importância da realização dos objetivos pessoais de seus membros integrada à realização dos objetivos organizacionais.

Dessa forma, o papel de quem conclui a faculdade de Administração, ou seja, do Administrador, é atuar no planejamento, organização, coordenação, comando e controle das empresas.

Agora que você já está por dentro do conceito básico de Administração e também já tem uma ideia de como o administrador desempenha suas funções, vamos nos aprofundar no assunto e conhecer os diferentes tipos de Administração.

Diferentes tipos de Administração

Por ser uma formação considerada generalista, o curso de Administração oferece diversas opções de atuações para os seus profissionais, em áreas completamente diversificadas.

Sendo assim, a partir de agora, vamos listar abaixo alguns tipos de administração e suas atribuições.

Auditoria – Atuando como auditor, a principal função do administrador se torna avaliar se os procedimentos e processos da empresa estão sendo realizados de forma adequada e eficiente. Para isso, o profissional faz uma análise de todos os setores e observa se os procedimentos estão sendo executados de acordo com as regras. Também é papel do auditor orientar a empresa quanto à leis e normas, corrigindo possíveis falhas.

Comércio exterior – No campo de comércio exterior, o administrador pode trabalhar em empresas multinacionais ou em empresas que realizam transações com outros países. Assim, ele fica responsável pelas negociações que envolvem importação, exportação, análise do mercado e contato com fornecedores estrangeiros.

Consultoria – Como consultor, o administrador atua junto a empresas que estão em processo de início ou expansão. Sua atividade serve para melhorar os resultados e aprimorar os processos internos utilizando os recursos materiais, financeiros e humanos. O consultor contribui ainda orientando para evitar maus negócios ou investimentos que podem colocar a empresa em risco.

Gestão financeira – A gestão financeira aparece como uma das áreas mais tradicionais dentro da Administração. Nesse ramo, o administrador, aqui também conhecido como gestor financeiro, é responsável por gerenciar a receita da empresa, utilizando conhecimentos e técnicas especializadas para tal finalidade. Por isso, é normal que atuando neste cargo, o profissional participe dos processos de tomada de decisões envolvendo a área financeira.

Gestão de marketing – A principal atividade delegada ao gestor de marketing é manter o relacionamento entre a empresa e o seu público-alvo. Assim, ele deve traçar planos e executar estratégias para fortalecer a marca e, possivelmente, conquistar novos consumidores.

Logística – Na área de logística o administrador volta o seu olhar para o fluxo produtivo da empresa, desde aquisição da matéria-prima, passando pela transformação em produto e até a sua venda final, obtendo o melhor custo-benefício e evitando desperdícios. Deste modo, podemos dizer que a logística cuida de todos os processos internos relacionados à produção, estoque e transporte.

Recursos humanos – Parte essencial em qualquer empresa, o setor de recursos humanos tem como principal finalidade gerir o capital humano, beneficiando seus colaboradores e a empresa. Assim, o profissional de administração que atua nesta área é responsável pelos processos de recrutamento e seleção, treinamento de pessoal e elaboração de cargos e planos de carreira. Suas ações devem buscar mais produtividade e fortalecer a cultura organizacional.

História Geral da Administração

Com relação ao aspecto histórico da Administração, podemos dizer que ela é uma ciência muito antiga. Tanto que a primeira aparição de que se tem notícia data do ano 5.000 A.C, na Suméria, onde os povos procuravam uma maneira prática para melhorar a solução dos seus problemas.

Inventores de escrita cuneiforme, os sumérios faziam seus registros administrativos em placas de barro.

No Brasil, a profissão só foi regulamentada por meio da Lei 4.769, de 1965, que criou também os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) e estabeleceu o Dia do Administrador na data de 9 de setembro.

Depois disso, a Administração não parou mais de crescer. Escolas de Administração foram sendo criadas para capacitar profissionais na área, já que durante a Revolução Industrial nasceu um novo modelo de gestão.

Hoje, como já vimos anteriormente neste texto, o Administrador é o profissional responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de empresas, sejam elas públicas ou privadas, nacionais ou multinacionais.

Qual curso fazer? Técnico ou graduação?

O curso de Administração é um dos mais procurados por estudantes de todo o país. Porém, diante da variedade de opções disponíveis no mercado educacional, é normal surgirem dúvidas quanto ao sistema de ensino: técnico ou bacharelado.

E por este motivo, resolvemos abordar ainda neste texto a diferença entre o curso técnico de administração e o curso superior de administração.

O curso técnico de administração possui uma qualificação mais rápida, por possuir apenas dois anos de duração. Seus conteúdos focam em um ensino mais prático, ou seja, nas questões que são vistas no dia a dia do trabalho.

Por outro lado, o curso superior de administração, que dura em média 4 anos, e pode ser cursado na faculdade EAD ou presencial, traz uma formação bem mais abrangente, com uma base teórica mais sólida. Neste sentido, ele traz também mais conhecimentos, o que possibilita uma qualificação mais avançada.

De forma resumida, podemos dizer que as melhores oportunidades no mercado de trabalho, e aquelas que requerem mais responsabilidades por parte dos profissionais, são destinadas aos profissionais de nível superior.

 

Gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre o curso de Administração? Acesse:

O que se estuda em Administração?

O que faz um Administrador?

Administração EAD: vantagens e metodologia

Mercado de trabalho para um administrador

 

Leia também:

O que é Ciência da Computação?

Além do curso de Administração EAD, conheça outros cursos de graduação a distância oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest.

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.