BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
13 de maio de 2021

O que faz um Administrador?

O tema de hoje aqui do blog EAD Premium Unifacvest é a carreira de administrador.

E para quem ainda não sabe, chamamos de administrador todos aqueles que concluíram um curso de graduação, seja na faculdade EAD ou presencial, de Administração.

Após a conclusão do curso, o profissional está habilitado a exercer funções estratégicas em empresas de todos os portes (pequenas, médias ou grandes), públicas ou privadas, em qualquer setor da economia.

Além disso, os administradores também podem atuar de maneira autônoma, prestando consultorias e auditorias e, até mesmo, gerenciando o seu próprio negócio, como empreendedores.

Como já mencionamos aqui no blog, a formação em Administração é bem generalista. Isso porque, ao abordar diferentes matérias ligadas ao Marketing, Produção, Logística, Recursos Humanos e Finanças, permite que o profissional possua um campo de atuação bastante ampliado.

Dessa forma, podemos resumir a definição de administrador como um profissional responsável pela tomada e decisões e condução de estratégias no meio corporativo.

Como suas atribuições, é possível encaixar as funções de planejamento e execução nas mais diversas áreas de negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

 

Sucesso profissional na carreira de Administrador

O sucesso de um administrador na vida profissional não está inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, ao seu brilhantismo acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o que aprendeu durante a faculdade.

Esses aspectos são muito importantes, é claro, porém também estão condicionados a características de personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um.

E neste sentido, podemos dizer que o conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades.

Existem pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.

Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.

Habilidade humana: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

Habilidade conceitual: Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

Colocadas em prática, estas habilidades, juntamente, com o conhecimento teórico aprendido na faculdade de Administração garantem a excelência e sucesso do profissional.

 

É preciso ter curso superior para atuar como administrador?

É possível encontrar, em pequenas empresas, cargos de administrador que sejam ocupados por pessoas sem formação, ou com formação técnica na área.

Porém, é importante lembrar que as melhores oportunidades no mercado de trabalho, e aquelas que requerem mais responsabilidades por parte dos profissionais, são destinadas aos profissionais de nível superior.

Então, se a sua intenção é crescer e se desenvolver na carreira, saiba que empresas de grande porte e, consequentemente, aquelas que possuem as melhores remunerações, só aceitam profissionais com curso superior de administração.

Afinal, é durante a graduação que você terá acesso a todo o conhecimento e teorias necessárias para desempenhar a função de forma mais assertiva.

Além disso, durante o curso de administração, o aluno não tem acesso somente à teoria, mas também à prática, já que uma das etapas da graduação é o estágio supervisionado.

Esse é um passo muito importante, afinal, o estudante poderá ter uma prévia de como será o ambiente de trabalho, colocar o conhecimento em prática e ainda ter ao seu lado um orientador para mostrar qual é o melhor caminho a seguir.

 

Quanto tempo dura o curso?

O curso superior de Administração é oferecido em grau de bacharelado, com duração média de 4 anos, nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Com carga horária total de 3.275 horas, a faculdade é, geralmente, dividida em 8 semestres que abordam todos os conteúdos necessários para o desempenho da função de administrador.

Nos primeiros 4 semestres você terá contato com disciplinas que envolvem a Filosofia das Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Introdução à Administração; Contabilidade Geral; Sociologia Geral; Fundamentos da Economia; Ética e Responsabilidade profissional; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Noções Gerais de Direito; Matemática Financeira; Legislação Empresarial; Gestão de Pessoas; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Comunicação Empresarial; Psicologia das Organizações; Comportamento e Cultura Organizacional; Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais; Teoria das Organizações; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Estatística Aplicada; Fundamentos de Marketing; Liderança e Formação de Equipes; e Educação Ambiental e Cidadania.

Já nos quatro semestres finais, as disciplinas envolvem Gestão de Processos em Negócios; Gestão de Logística e Operações; Fundamentos de Finanças; Custos e Formação de Preços; Administração da Produção e Materiais; Gestão de Projetos; Planejamento e Administração Tributária; Estratégia Empresarial; Mercado Financeiro e de Capitais; Planejamento Financeiro e Orçamentário; Negociação Empresarial; Planejamento Estratégico; Administração de Vendas; Análise e Decisão de Investimentos; Finanças Corporativas; Marketing Estratégico; Gestão de Sistemas de Informação; Tópicos Especiais em Administração; Qualidade e Produtividade; Negócios Internacionais; Administração de Varejo e Serviços; Organização, Sistemas e Métodos; Pesquisa Operacional e Tomada de Decisão.

Por fim, além da grade curricular acima descrita, será necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e atividades complementares que podem ser realizadas já a partir do início do curso. E ainda, desempenhar atividades integradoras, para refletir sobre as disciplinas estudadas até o momento. O curso se encerra com o Estágio Curricular Supervisionado, onde serão relacionados os conteúdos aprendidos até o momento com a prática da futura profissão.

 

Quer saber ainda mais sobre a carreira de administrador? Não deixe de acessar:

O que é Administração?

O que se estuda em Administração?

Administração EAD: vantagens e metodologia

Mercado de trabalho para um administrador

 

Leia também:

O que é licenciatura em Educação Física?

Além do curso de Administração EAD, conheça outros cursos EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest.

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.