Carreira de Administrador

  • Cursos de Bacharelado EAD: O que saber até me formar?

    3 de abril de 2024

    Você que cursa Ciência da Computação, Administração, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas na Unifacvest, preparamos um conteúdo com tudo o que precisa saber sobre um bacharelado EAD até se formar. Nele, você terá todas as informações que precisará ao longo do curso, desde o início até o ...

    veja mais
  • Administração EAD: Estratégia para conciliar estudos e trabalho

    20 de dezembro de 2023

    A contemporaneidade nos trouxe uma revolução na forma como a educação superior é conduzida, com avanços tecnológicos que rompem barreiras geográficas e temporais. Dentro desse cenário, o Curso de Administração a Distância, ou Administração EAD, emerge como uma resposta às demandas de ...

    veja mais
  • Mercado de trabalho para um administrador

    14 de maio de 2021

    Dando continuidade a nossa abordagem sobre o curso de Administração, hoje vamos falar mais um pouco sobre a carreira do Administrador. No entanto, nosso foco agora estará direcionado ao mercado de trabalho e remunerações a serem obtidas. Vamos lá? Como você já deve ter ouvido falar, o mercado ...

    veja mais
  • Administração EAD: vantagens e metodologia

    14 de maio de 2021

    Não é novidade para mais ninguém que a educação a distância chegou para ficar, trazendo um conceito de maior flexibilidade e autonomia para os seus alunos. Seguindo esta proposta e focando no curso de Administração EAD, hoje vamos abordar como tema as vantagens e a metodologia, única e ...

    veja mais
  • O que faz um Administrador?

    13 de maio de 2021

    O tema de hoje aqui do blog EAD Premium Unifacvest é a carreira de administrador. E para quem ainda não sabe, chamamos de administrador todos aqueles que concluíram um curso de graduação, seja na faculdade EAD ou presencial, de Administração. Após a conclusão do curso, o profissional está ...

    veja mais
  • O que se estuda na faculdade de Administração?

    13 de maio de 2021

    Quer saber mais sobre a faculdade de Administração? Não perca o texto de hoje! Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Estas são algumas das ações básicas a serem desenvolvidas no cotidiano do profissional que concluiu uma faculdade de Administração. Mas, para que seja capaz de ...

    veja mais
  • O que é Administração?

    12 de maio de 2021

    Se você tem interesse em ingressar no curso de Administração, ou apenas tem curiosidade em saber mais sobre o assunto, está no lugar certo. Hoje, aqui no blog EAD Premium Unifacvest abordaremos como tema central o curso de Administração. E neste sentido, para começar, vamos explorar um pouco ...

    veja mais

Aqui no Blog EAD PREMIUM UNIFACVEST você vai saber tudo sobre Administração! Vamos te contar sobre administração conceito, administração o que faz, administração quanto ganha, administração faculdade, curso administração, faculdade de administração o que faz, administração ead, enfim tudo o que você precisa saber sobre o curso e a profissão na área de administração de empresas.

O QUE É ADMINISTRAÇÃO?

Assim sendo, em primeiro lugar você precisa saber que o dicionário define “o que é Administração” como o ato, processo ou efeito de administrar. Governo ou gerência de negócios públicos ou particulares.

Então, quando falamos sobre o curso de administração, podemos dizer que ele é ciência social voltada para as práticas administrativas de uma empresa ou organização. Em outras palavras, isso quer dizer que durante a faculdade de administração você saberá como fazer o gerenciamento de recursos financeiros e humanos para alcançar os objetivos de uma empresa.

Já quando falamos sobre as principais funções de um Administrador, podemos destacar que as mesmas envolvem a negociação, a tomada de decisões, a identificação e a resolução de problemas, o estabelecimento de metas, a liderança de pessoas, a organização de recursos materiais, recursos financeiros, recursos humanos e recursos mercadológicos.

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

Existem alguns registros históricos que apontam que a Administração surgiu na Suméria no ano 5.000 antes de Cristo. Nessa época já haviam indícios de uma organização administrativa. E, um pouco mais tarde no Egito, também haviam sistemas econômicos pensados para a boa manutenção administrativa. Depois, em 500 antes de Cristo é que foram criadas algumas regras e regulamentos voltados para a administração pública.

Portanto, podemos afirmar ainda, que com o passar dos anos a Igreja Católica Romana e as organizações militares também se utilizavam de princípios da administração para se organizar. E isto, ocorre até os dias de hoje nessas organizações.

No entanto, o ponto de virada da administração ocorreu mesmo durante a Primeira Revolução Industrial. Isso se deu com o uso das máquinas a vapor e aceleramento das transformações sociais, políticas e econômicas. Podemos dizer que é algo similar ao que estamos passando nos dias de hoje, com a crescente transformação digital e o uso cada vez maior do trabalho remoto.

Ao falar da história da administração, não podemos deixar de citar outro fator importante: a Teoria da Administração Científica. Ela foi criada por Frederick Taylor no século 20 e nela foram descritos conceitos de produção, planejamento, padronização, especialização, remuneração e controle de qualidade que são utilizados até os dias de hoje.

Aqui no Brasil, apenas em 1965 o curso de administração passou a ser reconhecido através da Lei 4.769. E no ano seguinte, em 1966, o Conselho Federal de Educação elaborou o primeiro currículo mínimo para realizar uma graduação na área. E nessa mesma época foram criados os Conselhos Regionais de Administração (CRA), órgãos que regulamentam a profissão de administrador ou administradora.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA X ADMINISTRAÇÃO PRIVADA

Pensando ainda sobre a administração geral, precisamos te contar que é possível dividir esse tema em dois tópicos principais: a Administração Pública e Administração Privada.

Na primeira citada, a Administração Pública, podemos afirmar que essa parte da administração é aquela responsável pela gestão de empresas e instituições públicas e governamentais. Assim sendo, em resumo a administração pública busca o bem da sociedade em geral, devendo ser baseada na Constituição, leis e regulamentos. Portanto, um administrador público é o profissional responsável por fazer uma análise do orçamento e destinar verbas e recursos de acordo com o objetivo do Estado para o qual trabalha.

Por outro lado, quando falamos em Administração Privada, precisamos destacar que essa é uma área que trata da gestão de empresas propriamente dita. Ela busca objetivos diferentes da administração pública, pois visa a rentabilidade, a competitividade e a integração, buscando promover empresas e organizações particulares. Assim sendo, nesse caso, não existe a influência do poder público, já que as decisões da empresa são tomadas pelos seus gestores e colaboradores. Porém, para que uma empresa seja eficiente, é preciso destacar que ela requer profissionais preparados, que saibam lidar com as exigências e desafios do mercado de trabalho.

GRADE CURRICULAR DE ADMINISTRAÇÃO

Aqui no EAD Premium do Centro Universitário Unifacvest a carga horária total da graduação em administração é de 3.275 horas, e elas são distribuídas em quatro anos. Dessa maneira, nos primeiros 4 semestres as disciplinas envolvem a Filosofia das Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Introdução à Administração; Contabilidade Geral; Sociologia Geral; Fundamentos da Economia; Ética e Responsabilidade profissional; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Noções Gerais de Direito; Matemática Financeira; Legislação Empresarial; Gestão de Pessoas; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Comunicação Empresarial; Psicologia das Organizações; Comportamento e Cultura Organizacional; Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais; Teoria das Organizações; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Estatística Aplicada; Fundamentos de Marketing; Liderança e Formação de Equipes; e Educação Ambiental e Cidadania.

Por outro lado, nos quatro semestres finais, as disciplinas envolvem Gestão de Processos em Negócios; Gestão de Logística e Operações; Fundamentos de Finanças; Custos e Formação de Preços; Administração da Produção e Materiais; Gestão de Projetos; Planejamento e Administração Tributária; Estratégia Empresarial; Mercado Financeiro e de Capitais; Planejamento Financeiro e Orçamentário; Negociação Empresarial; Planejamento Estratégico; Administração de Vendas; Análise e Decisão de Investimentos; Finanças Corporativas; Marketing Estratégico; Gestão de Sistemas de Informação; Tópicos Especiais em Administração; Qualidade e Produtividade; Negócios Internacionais; Administração de Varejo e Serviços; Organização, Sistemas e Métodos; Pesquisa Operacional e Tomada de Decisão.

E ainda, além da grade curricular acima descrita, é necessário realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da graduação. Também são exigidos certificados de Atividades Complementares que podem ser realizadas já a partir do início do curso. E ainda, existem as Atividades Integradoras, que servem para que o aluno reflita sobre as disciplinas estudadas até o momento. E por fim um Estágio Curricular Supervisionado, onde serão relacionados todos os conteúdos aprendidos ao longo dos anos de faculdade com a prática da futura profissão de administrador ou administradora.

O QUE FAZ UM ADMINISTRADOR

Se você pensa que o Administrador tem como única função administrar está enganado! Ao contrário do que o nome leva a entender, a profissão exige muito mais que isso. Quem obtém um diploma em uma faculdade de Administração EAD e ingressa em uma empresa, passa a ser uma de extrema importância para o bom funcionamento da organização.

O administrador ou administradora é o responsável pela definição de metas e objetivos a serem alcançados, tendo inclusive a responsabilidade de organizar a execução para que isso aconteça. Também é responsável por liderar os funcionários, bem como supervisionar o andamento das atividades de modo a garantir que sejam realizadas com sucesso, entre outras centenas de atividades que são de suma importância para o bom funcionamento de uma organização em qualquer área.

Podemos dizer que quem faz um curso de administração a distância já chega ao mercado de trabalho com grandes chances de ser contratado. As possibilidades de ingresso são infinitas e o profissional poderá atuar em uma série de setores como Recursos Humanos, Logística, Compras, Marketing, Financeiro, entre outros.

Dessa maneira, podemos afirmar também que essa vantagem de poder usar seu conhecimento para colaborar em diversas áreas faz com que o administrador ou a administradora seja um profissional muito buscado por todas as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes.

PERFIL PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

Quem se forma em um curso de Administração do EAD Premium do Centro Universitário Unifacvest se tornará um profissional capaz de ser agente de desenvolvimento pessoal e profissional especialmente na área de gestão empresarial. E com toda a certeza poderá resolver problemas existentes nos ambientes organizacionais relacionados à sua área de atuação.

Assim sendo, o egresso do curso de Administração terá as seguintes competências e habilidades para a realização das atividades de análise e avaliação do ambiente interno e externo e formulação de objetivos e estratégias gerenciais. Também poderá planejar, projetar, gerenciar e promover os processos organizacionais e os sistemas da organização. E ainda, desenvolver e gerenciar processos logísticos, financeiros e de custos.

Bem como otimizar os recursos da organização, por meio de melhorias nos processos. Promover a gestão e governança por processos e consequentemente o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria. Realizar a mudança organizacional planejada. E por fim, vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

O curso de administração busca desenvolver competências que possibilitem elaborar e implementar planos de negócios, usando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. Também é desenvolvida a habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos, todos requisitos fundamentais para o sucesso desse profissional.

O administrador formado em um curso superior de Bacharel do EAD Premium do Centro Universitário Unifacvest poderá atuar no mercado de trabalho em organizações Públicas ou Privadas, organizações do Terceiro Setor (ONGs). Bem como ocupar cargos de Gerente Administrativo, Gerente de sistemas e métodos administrativos, exercendo funções de: gerência dos serviços administrativos em empresas industriais, agrícolas; gerência de serviços, incluindo-se as do setor bancário; planejando e executando a tomada de decisão das empresas e organizações da sua área de competência.

ÁREAS DE ATUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Como já mencionamos, durante o curso de administração, você terá acesso a teoria e prática sobre a área. Sendo assim, depois de formado nessa área, você estará capacitado para cuidar da parte financeira de uma empresa. E, neste caso, entre as possíveis atividades de um administrador financeiro estão: o planejamento de gastos, a análise de riscos e de crédito, além da coordenação dos recursos humanos.

Sendo assim, uma das outras opções para os formados no curso de graduação em administração é trabalhar no setor de Recursos Humanos.

Afinal, além da área financeira, é preciso fazer a gestão de outros recursos da empresa, como por exemplo, os seus colaboradores. O administrador também poderá trabalhar ainda na equipe de marketing, de vendas e de logística.

Para completar, o curso de administração permite ainda que o profissional atue no setor estratégico. Neste caso, ele buscará adotar táticas que resultem em um melhor desenvolvimento da empresa no longo prazo. E para fechar, o administrador ou administradora também pode trabalhar realizando consultoria. Nesse ramo, o profissional será consultado por uma determinada empresa, antes de tomada de decisões importantes que poderão afetar o futuro corporativo.

MERCADO DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO

Quem cursa a faculdade administração tem acesso a uma graduação muito ampla, com diversas possibilidades profissionais no mercado de trabalho.

Por exemplo, é possível atuar nas áreas Financeira, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Produção e Vendas. E dentro desses setores, o profissional formado nesse curso pode atuar em empresas privadas, órgãos públicos e ainda no terceiro setor (organizações não governamentais, também chamadas de ONGs) e, além disso, é possível trabalhar de forma autônoma, com a prestação de consultorias, ou ainda serem donos do próprio negócio.

Já quando falamos sobre as principais funções a serem desempenhadas pelos administradores, podemos citar a coordenação de atividades financeiras, definição de estratégias de vendas, liderança de equipes e logística, controle de qualidade dos processos e gerenciamento de parcerias com fornecedores.

E para quem pensa em ingressar na profissão, vale lembrar que não existe um piso mínimo salarial único nacional para a categoria. Porém, a recomendação do órgão que regulamenta a profissão, que é o Conselho Federal de Administração (CFA), é de que o salário para quem está começando na profissão seja de cerca de R$ 2.400 e pelo menos de R$ 5.900 para profissionais que possuam mais de dois anos de experiência.

CURSO TÉCNICO ADMINISTRATIVO X FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

Se você tem dúvidas sobre cursar uma faculdade de administração ou fazer um curso técnico, precisa saber que o curso técnico de administração é aquele que tem uma duração menor, formando alunos em menos tempo. Esse tipo de curso oferece um ensino mais prático, com foco em questões da rotina do técnico em administração.

Por outro lado, uma faculdade de administração ead tem um embasamento teórico muito maior que um curso técnico. Uma graduação em administração oferece uma formação mais ampla e qualificações mais avançadas. Por esse motivo, os profissionais que obtém um diploma de graduação em administração com toda a certeza conquistam melhores oportunidades no mercado de trabalho. E, além disso, os salários costumam ser muito mais atraentes para quem cursou a faculdade de administração.

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!