BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
27 de setembro de 2023

O que é Ciência da Computação?

Inicialmente, podemos definir a ciência da computação como a área responsável pelo estudo das técnicas, metodologias, instrumentos computacionais e aplicações tecnológicas. Seu principal objetivo é a automatização dos processos e o desenvolvimento de soluções de processamento de dados, tanto para entrada como para saída no computador, realizando a transformação dos mesmos em informações.

História da Ciência da Computação

A ciência da computação foi desenvolvida ao lado da matemática, e surgiu muito antes dos computadores e equipamentos eletrônicos que conhecemos atualmente. Por exemplo, para facilitar na resolução de cálculos e operações matemáticas mais simples, cientistas criaram máquinas de calcular. A primeira delas foi desenvolvida no ano de 1642 pelo filósofo e matemático francês Blaise Pascal. Apenas 200 anos mais tarde foi que o cientista e matemático inglês Charles Babbage criou o que podemos chamar de primeiro projeto de um computador.

No início do século XX diversos cientistas elaboraram formas distintas de processamento de dados, linguagens e códigos posteriormente. Mas, somente com a Segunda Guerra Mundial e que se iniciou um intenso desenvolvimento tecnológico de equipamentos elétricos. Nessa época, engenheiros militares em parceria com a empresa International Business Machines (IBM) começaram a desenvolver os primeiros computadores.

Logo após o final do conflito bélico, em 1946, surgiu o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), que é considerado o primeiro computador eletrônico e digital automático. Ele pesava 30 toneladas, possuía cerca de 18 mil válvulas e realizava 4.500 cálculos por segundo. É importante destacarmos que o Eniac contém a arquitetura básica de um computador que empregada até hoje:

  • Memória principal (área de trabalho)
  • Memória auxiliar (onde os dados são armazenados)
  • Unidade central de processamento (local que executa todas as informações)
  • Dispositivos de entrada e saída de dados (atualmente o que chamamos de monitor, teclado, mouse, scanner, tela, impressora, entre outros)

No ano seguinte, em 1947, a invenção do transistor substituiu progressivamente as válvulas, o que contribuiu para o aumento da velocidade das máquinas. Cientistas como o húngaro John Von Neumann e o inglês Alan Turing criaram métodos, memórias e programas que facilitaram muito os processamentos de informação.

Outro marco importante na história da ciência da computação aconteceu na década de 1980, em que os americanos e fundadores da empresa Apple, Steve Jobs e Steve Wozniack, elaboraram os primeiros conceitos de computador portátil e pessoal. E ainda, pouco depois, a Microsoft, fundada por outros dois americanos (Bill Gates e Paul Allen) lançou o Windows, que é um dos sistemas operacionais mais populares do mundo. Por fim, após o surgimento da Internet em 1987, a computação passou finalmente a fazer parte do cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Onde se aplica a Ciência da Computação?

Atualmente, a ciência da computação é uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo. Graças aos novos avanços tecnológicos, a demanda por mão de obra qualificada para auxiliar no desenvolvimento tecnológico de cada empresa segue sempre em ascensão. Depois de obter o diploma de um curso superior de ciência da computação, o profissional poderá atuar na criação de ferramentas diversas, desde as mais simples, como um aplicativo para controlar as finanças pessoais ou as calorias consumidas em um dia, ou até mesmo programas complexos de gerenciamento de produção, por exemplo.

É possível afirmar que a ciência da computação forma profissionais que podem atuar em diferentes empresas e segmentos. Entre os principais cargos a serem exercidos podemos citar os de programador, desenvolvedor, analista de softwares ou sistemas, gerente de TI ou engenheiro de software. E essas são apenas algumas das funções que auxiliam no desenvolvimento de várias áreas corporativas, normalmente, dentro do departamento de Tecnologia da Informação (TI).

Portanto,  fique sabendo que se você está pensando em ingressar em curso ciência da computação ead existem muitas possibilidades de atuação e consequentemente um grande número de vagas abertas no mercado de trabalho da tecnologia. E isso se deve ao fato de que, basicamente, um cientista da computação pode trabalhar em qualquer empresa que use uma rede de computadores e busque se desenvolver em termos tecnológicos.

Um setor que costuma apresentar boas oportunidades de emprego para quem se forma em ciências da computação a distância é o industrial, muitos profissionais formados na área de tecnologia costumam conseguir excelentes colocações nessas empresas. Dentro de qualquer corporação, não somente na área da tecnologia da informação, os cientistas da computação podem compor o time de TI, trabalhando não só com desenvolvimento e gestão de softwares, como também sendo responsável pelo suporte e manutenção de equipamentos de informática da empresa.

Por fim, além das possibilidades citadas anteriormente, também é possível trabalhar de maneira autônoma, seja como técnico de informática ou na forma de consultor de serviços esporádicos para tanto para empresas como para pessoas físicas. Essa é uma maneira interessante, pois o profissional pode definir melhor seus horários de trabalho, adequando tudo conforme sua rotina.

Qual curso fazer: técnico ou graduação?

Para quem sonha em atuar na área de tecnologia, com toda a certeza um curso de graduação é a melhor opção para obter uma boa colocação no mercado de trabalho. O bacharelado em ciência da computação possibilita que os alunos se tornem profissionais éticos e socialmente responsáveis na aplicação de estudos e tecnologias, com conhecimento, habilidades e ferramentas extremamente importantes para o exercício da profissão.

O EAD Unifacvest, tem um curso de ciência da computação à distância, que possui o objetivo de formar profissionais capacitados tanto para compreensão, como na inserção e disseminação da computação e seus subprodutos em uma sociedade. Depois de diplomado, o profissional poderá ser chamado de cientista da computação e poderá atuar como desenvolvedor ou programador, analista de sistemas, arquiteto de software, gerente de TI, professor ou até mesmo pesquisador.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre ciência da computação ead, leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!