BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
17 de março de 2021

Concursos para pedagogia: quais as opções e como se preparar ainda durante a graduação?

Mesmo antes de terminar o curso de licenciatura é interessante ficar de olho em concurso para pedagogia. Afinal, se tornar um funcionário público é sinônimo de conquistar um salário mais alto do que a média do mercado privado, bons benefícios e a tão sonhada estabilidade financeira. Então, no texto de hoje vamos falar sobre como estudar para concurso de pedagogia e quais os concursos que um pedagogo pode fazer. Além disso, tem muita dica essencial para quem quer conquistar uma vaga. Então, confira o post até o final e coloque todas as dicas em prática no seu dia a dia de estudos.

Quais os concursos que um pedagogo pode fazer?

Sendo assim, antes de falar como estudar, vamos te contar quais os concursos que um pedagogo pode fazer. A principal função, e a que coleciona mais oportunidades em certames, é a docência, ou seja, a procura por profissionais para atuar como professores e professoras de sala de aula. Então, se essa é a sua intenção, é interessante ficar de olho nos concursos em prefeituras da sua região, esses são os principais órgãos que oferecem vagas para a docência.

Mas, apesar de ser a função mais conhecida de trabalho para os pedagogos, a docência não é a única delas. Sendo assim, o profissional também pode atuar como técnico em assuntos educacionais, dessa forma é possível se candidatar ao cargo em concursos em institutos federais. Assim, sua função será dar suporte à docência, organizando palestras, como também, aulas e cursos.

Outro bom exemplo de quais concursos que um pedagogo pode fazer é a educação corporativa. Nessa função, o objetivo do profissional será ajudar a operacionalizar os momentos de aprendizagem. E esse cargo costuma ser aberto em órgãos de grande prestígio e que oferecem boas oportunidades para a carreira como: INSS, Tribunais, ANVISA, Ministério Público, ANAC, entre outros. Esses também são certames mais concorridos, por isso, precisam de uma boa preparação.

Ainda é possível que seja exigido a formação em pedagogia de profissionais de políticas públicas e consultor legislativo. Então, é sempre interessante conferir os requisitos no edital do concurso que você tem interesse em conquistar uma vaga. Caso você não saiba, o edital é o documento oficial do certame, nele constam todas as informações necessárias para o bom funcionamento do concurso público em questão.

Então, agora você já sabe um pouco mais sobre concurso para pedagogia e sabe em quais vagas pode se inscrever. Sendo assim, é preciso frisar que o pedagogo, depois de formado, pode fazer concursos para atuar em diferentes esferas, como estaduais, municipais e federais. Dessa forma, a nossa dica é que você fique atento às oportunidades que estão previstas para os próximos meses, assim, você tem tempo de se formar, estudar e sair à frente dos seus concorrentes. E claro, não vamos te deixar sozinhos nessa, mais para frente vamos dar dicas essenciais do que estudar para concurso de pedagogia.

Como são os concursos para pedagogia?

Se você é novo nesse mundo de concurso público, fica tranquilo que nós vamos te explicar alguns detalhes importantes sobre como são os concursos para pedagogia. Primeiro, você precisa entender que o concurso começa com o status de previsto, ou seja, normalmente, o órgão indica a necessidade de um novo certame para preencher vagas. Sendo assim, o órgão em questão envia um pedido de autorização para o Ministério da Economia. Depois que o concurso é autorizado, o próximo passo é escolher a banca organizadora, que é a empresa responsável pela produção e aplicação das provas, além de toda a organização do concurso. Assim, a banca divulga o edital e abre o prazo para os candidatos realizarem a inscrição.

Sendo assim, as etapas avaliativas do certame podem mudar de acordo com o órgão. Porém, concurso para pedagogia costuma trazer provas objetivas com redação, além de prova de títulos, em que cada especialização do profissional conta pontos e pode deixá-lo melhor ranqueado entre os concorrentes. Mas, todas essas informações estarão no edital, não se preocupe.

A prova objetiva costuma ser a etapa mais difícil e se o candidato não tirar uma boa nota nela, não segue para as demais etapas, como a prova de títulos. Então, a sua preparação para certames da área pode e deve começar ainda durante a graduação. Assim, quando você estiver formado já estará pronto para conquistar uma vaga e construir uma carreira de sucesso como funcionário público. E para te ajudar nessa caminhada, trouxemos algumas dicas de preparação para concursos para área de pedagogia.

O que estudar para concursos de pedagogia?

Agora que você já sabe mais sobre os concursos de pedagogia, chegou a hora de te dar um direcionamento para os estudos. Por isso, separamos dez assuntos que aparecem com mais frequência em certames. Assim, mesmo que você ainda não saiba em qual órgão vai tentar uma vaga, pode se preparar para vários ao mesmo tempo.

Então, confira abaixo o que estudar para concursos de pedagogia e fique mais perto de conquistar uma vaga:

1. Legislação Educacional
Lei de Diretrizes e Bases (LDB)
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Constituição Federal (CF)
Plano Nacional da Educação (PNE)

2. Processos de ensino
Teorias pedagógicas
Didática

3. Didática geral
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)
Metodologia de ensino
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

4. Teorias da Aprendizagem e Tendências Pedagógicas

5. Avaliação

6. Educação infantil

7. Inclusão e diversidade

8. Planejamento
Plano de ensino e de aula
Plano da escola e projeto político

9. Alfabetização e Letramento

10. Jogos e brincadeiras

Além disso, os autores mais citados nas provas de concursos para essa área são:

1. Libâneo
2. Piaget
3. Vygotsky
4. Paulo Freire
5. Luckesi
6. Emilia Ferreiro
7. Zabala
8. Perrenoud
9. Wallon

Com estudar para concurso de pedagogia

Agora que você já sabe os principais assuntos para estudar para concurso de pedagogia, precisa saber como organizar a sua rotina de aprendizagem. Afinal, não é pouco conteúdo a ser estudado, mas com a organização certa é possível ver e revisar esses temas e se preparar para o certame. Mas, é claro, se você tiver a possibilidade, aposte em um preparatório online. Afinal, esses cursos podem facilitar o seu caminho até a aprovação, apresentando os temas que mais são cobrados e contando com explicações diretas ao ponto de professores que entendem muito, não apenas da matéria, mas como ela será cobrada na prova.

Então, a nossa primeira dica é que você faça uma planilha com os dias da semana, contando de segunda a domingo, e as horas, do horário em que acorda até quando você costuma ir dormir. Depois, acrescente todas as atividades fixas do seu dia, como trabalhar, estudar na faculdade, fazer exercício, etc. Assim, você conseguirá ver quais são os períodos que tem disponível para encaixar a preparação para concurso para área de pedagogia. Mas, lembre-se, é preciso que o estudo tenha constância. Sendo assim, não adianta estudar por seis horas em um dia e ficar mais de uma semana sem preparação. Você precisa fazer um pouco por dia para alcançar o seu objetivo.

Assim que você souber os períodos em que vai estudar, pode dividir os conteúdos nesses dias, sempre alterando matérias e assuntos. Não se esqueça de revisar os conteúdos aprendidos constantemente. A nossa dica é que você faça resumos em tópicos e com informações importantes, para poder ler de forma rápida quando quiser revisar determinado assunto.

Outra boa dica é testar seus conhecimentos na prática, ou seja, respondendo questões que já foram aplicadas anteriormente em outros certames dessa área. Assim, você pode simular o grande dia e ter uma prévia do que estará te esperando na prova. Então, pesquise por questões dos últimos dois anos e adote essa prática diariamente. Para intensificar a sua preparação, é indicado que você não apenas escolha qual é a alternativa certa, mas também consiga dizer os motivos que levam as demais opções a estarem erradas. Dessa forma, você evita de errar uma questão por falta de atenção e pode fixar melhor o conteúdo em sua mente. Para algumas pessoas, uma boa alternativa de fixação é ensinar o conteúdo para um público leigo, que não saiba nada sobre o assunto.

Estudar para concurso de pedagogia exige foco e determinação, mas é um período que logo chegará ao fim e você poderá aproveitar os resultados da sua conquista. Então, acompanhe o seu desempenho durante essa caminhada até a sua vaga de funcionário público, defina metas menores para alcançar durante esse período e se mantenha motivado. Afinal, tudo terá valido a pena quando você for aprovado.

Licenciatura em Pedagogia

Agora você já sabe tudo sobre como são os concursos para pedagogia e o que estudar. Porém, o primeiro passo é se matricular em uma licenciatura na área. Então, se você quer seguir esse caminho, também pode aproveitar os assuntos aprendidos durante a  graduação de pedagogia EAD. Afinal, muitos dos temas apontados como principais nos certames já foram ensinados por professoras e professores durante a sua jornada de graduação. Sendo assim, você deve prestar ainda mais atenção às aulas e fazer suas anotações.

E, se você ainda não começou seus estudos na área, saiba que a pedagogia EAD pode ser uma ótima opção para o seu futuro profissional. No EAD Premium Unifacvest você estuda com livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina. Além disso, as videoaulas e as questões das provas são elaboradas pelos mesmos autores. Isso significa que temos uma unidade de ensino que é sentida pelo aluno durante todo o curso.

Sobre pedagogia ead, leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead:

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.