13 de maio de 2021

O que se estuda em Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis é a sua escolha? Confira aqui tudo o que você vai aprender no decorrer do curso.

Essa graduação é muito procurada por alunos que desejam seguir carreira na área financeira ou que tenham mais facilidades para entender e lidar com números.

A Contabilidade é uma ciência social em que se estuda, interpreta e registra os fenômenos que envolvem o patrimônio de uma pessoa física ou empresa. O contador é que fica responsável por elaborar registros contábeis das respectivas demonstrações dos resultados produzidos por essa empresa. Além disso, o contador ainda pode auxiliar pessoas físicas no processo de abertura ou fechamento de empresas.

O curso de Ciências Contábeis

A graduação de Ciências Contábeis tem 4 anos de duração, e é dividida em 8 semestres.

Além disso, é importante que o aluno saiba que durante esse período, ele vai precisar cumprir algumas horas de estágio supervisionado e elaborar o Trabalho de Conclusão de curso, o TCC.

Mas tudo isso está descrito na grade curricular abaixo, onde você vai encontrar todas as disciplinas do curso de Ciências Contábeis do EAD Premium Unifacvest.

O que se estuda no Curso de Ciências Contábeis

Durante os 4 anos do curso de Ciências Contábeis a distância, o aluno vai poder se preparar para o mercado de trabalho. Essa preparação se dá por meio de disciplinas gerais e específicas. Confira quais são:

Semestre 1

• Finanças Corporativas
  • Estágio Curricular Supervisionado I
  • Gestão de Sistemas de Informação
  • Avaliação de Empresas (Valuation)
  • Planejamento e Administração Tributária
  • Tópicos Especiais

Semestre 8

• Contabilidade Avançada
  • Planejamento Estratégico
  • Estágio Curricular Supervisionado II
  • Auditoria
  • Contabilidade Internacional
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo)

Mercado de trabalho para o Contador

Quem se forma em Ciências Contábeis EAD encontra um mercado de trabalho aquecido, com diversas ofertas de vagas. O profissional pode atuar em empresas de pequeno, médio ou grande porte, já que são essenciais para todas as instituições.

Além disso, as vagas que podem ser ocupadas pelo contador são variadas, por exemplo: Contador, Analista Financeiro,  Perícia Contábil, Consultor, Auditor, Gerente Financeiro, Controller, Consultor Trabalhista e previdenciário, entre outros.

Outro fator importante é o salário pago aos profissionais com formação nessa área. O salário médio no Brasil para um contador é de R$ 4.631. Quem está em início de carreira, a remuneração é de R$ 3.250. Já para profissionais com mais experiência pode chegar a R$ 7.713.

Por fim, vale ressaltar que para exercer a função de Contador no Brasil, é preciso ser aprovado no Exame do Conselho Federal de Contabilidade. A prova é realizada duas vezes ao ano e pode ser feita por egressos ou alunos do último ano da graduação em Ciências Contábeis.

Diferenças entre Ciências Contábeis e Administração

Muitos alunos ficam em dúvida entre os dois cursos, e apesar de algumas semelhanças, as profissões de Contador e Administrador não são iguais.

Na faculdade de Ciências Contábeis a grade curricular tem maior foco na área de exatas, principalmente matemática, estatística, finanças, e a contabilidade. Já quem escolhe a Administração, vai encontrar disciplinas da área de exatas, mas a maioria na área de humanas.

Em resumo, podemos dizer que quem estuda Ciências Contábeis vai aprender muito sobre como atuar com as finanças de uma empresa. Enquanto quem faz Administração vai conhecer na teoria e na prática como é ser um empreendedor, para atuar seja em um negócio próprio ou na gestão de uma empresa.

Curso de Ciências Contábeis a distância

Agora que você já conhece mais da profissão e a grade curricular do curso, está preparado para tomar a decisão certa em relação a sua carreira profissional.

Mas, além disso, tem algumas informações sobre o Curso de Ciências Contábeis do EAD Premium Unifacvest que são importantes que você saiba. Aqui você vai encontrar um curso totalmente a distância, com livros impressos e videoaulas elaboradas pelo mesmo autor/professor.

Essa unidade no ensino faz com que seu aprendizado seja mais completo, já que um material complementa o outro de forma que você não tenha dúvidas sobre o que está estudando.

Também é importante ressaltar que as provas são elaboradas pelo mesmo autor/professor. E elas tem um caráter educativo e não punitivo, como normalmente é feito. Portanto, durante a prova você tem a oportunidade de pesquisar mais sobre o conteúdo, de forma que revise todo o material e aprenda um pouco mais sobre aquela disciplina.

Por fim, você precisa saber que ao escolher o curso de Ciências Contábeis EAD, apenas o seu ritmo de aprendizagem é o que importa. Afinal, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer saber mais sobre o curso de Ciências Contábeis? Então, aproveite e leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead: