3 de outubro de 2022

Quem pode fazer segunda licenciatura em educação física?

A segunda licenciatura em Educação Física é um curso voltado para os profissionais de licenciatura que desejam professorar nessa disciplina, mas são formados em outra área do conhecimento.

segunda licenciatura em Educação Física

Hoje em dia há uma grande defasagem de professores nas escolas brasileiras. Segundo a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), estima-se que até 2040 faltem 235 mil professores na educação básica.

Essa previsão demonstra o quanto será preciso pessoas qualificadas e com vocação à licenciatura.

Pensando sobre esse problema, o Ministério da Educação junto ao Conselho Nacional de Educação, promoveram a possibilidade dos cursos de segunda licenciatura.

O que são cursos de Segunda Licenciatura?

A Segunda Licenciatura são cursos de nível superior, de caráter especial, voltados somente para formados em licenciatura.

Sua criação se deu pelo fato de haver falta de professores nas escolas, em diferentes áreas de atuação, com esse curso, seria possível capacitar para novos cargos um mesmo profissional já licenciado. Permitindo que ele amplie sua grade curricular, até mesmo aumentando sua renda.

A principal característica da Segunda Licenciatura é seu tempo de duração, que é consideravelmente menor do que um curso convencional de licenciatura. Afinal, entende-se que o profissional já estudou o que é comum e obrigatório no que tange a didática e conceitos base. Permitindo então que o curso apenas se foque no conteúdo específico da nova matéria.

O tempo do curso pode ser de um ano de estudo, a um ano e meio ou mesmo dois anos. Tudo isso dependerá de vários fatores. Quem fará essa avaliação é a instituição de ensino na qual o aluno fará o ingresso. Será averiguado se o curso pretendido se enquadra com a formação da primeira graduação, se há experiência em sala de aula ou não, dentre outros.

O que é preciso se atentar é a qualidade e validade do curso, se a instituição está devidamente regulamentada pelo MEC, e se no final haverá a entrega do Diploma de conclusão.

Afinal, somente isso garantirá a validade da sua formação e permitirá sua atuação no mercado.

Quem pode fazer Segunda Licenciatura de Educação Física?

A Segunda Licenciatura em Educação Física somente pode ser feita por profissionais que são formados por alguma licenciatura, com ou sem experiência em sala de aula.

O curso tem o mesmo peso de uma formação convencional, permitindo que o profissional possa exercer suas novas atividades em um prazo de até um ano.

segunda licenciatura em Educação Física

Quais as vantagens de se fazer uma Segunda Licenciatura em Educação Física?

As vantagens da segunda licenciatura está no fato de permitir uma nova formação acadêmica em um curto espaço de tempo.

Possibilitando ao professor o aprimoramento da sua carreira profissional.

Além disso, esse curso é válido e com acesso ao formato EAD. Então, para os que necessitam desse módulo, devido a rotina de trabalho ou por qualquer motivo que seja, podem cursar dessa forma.

Um outro ponto é a regularização da profissão aos professores que hoje em dia atuam em sala de aula fora das matérias que são devidamente formados. Como há carência urgente de preencher essas vagas, muitas instituições recorrem a essa tática, mas o impacto que isso pode ocasionar aos alunos são enormes.

Até porque o que se busca é entregar o máximo de qualidade e ensino capacitado aos estudantes.

Quem faz Segunda Licenciatura em Educação Física precisa fazer estágio?

Sim, como qualquer curso de nível superior, a Segunda Licenciatura em Educação Física é preciso fazer o estágio obrigatório.

Nesse caso, o estágio é supervisionado, com exigência de 300 horas. Se o profissional já tiver experiência em sala de aula, o tempo exigido pode ser reduzido para até 200 horas.

Venha para Unifacvest

Caso seja esse o seu interesse, a Unifacvest tem em sua cartela de cursos de segunda licenciatura as seguintes especializações:

Aproveite todas as vantagens e especializações que somente aqui é possível obter. Mude sua vida e sua carreira profissional na Unifacvest.