BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
1 de junho de 2023

Cursos de Segunda Licenciatura EAD: o que saber sobre estágio até me formar?

Se você cursa algum dos cursos de Segunda Licenciatura abaixo:

Os cursos de Licenciatura na modalidade EAD da Unifacvest são reconhecidos pelo MEC, conforme a lista abaixo. Isso nos possibilitou lançar cursos de Segunda Licenciatura amparados pela Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019.

[Portaria MEC n. 853, de 22/08/2022, publicada no DOU em 23/08/2022, edição 160, seção 1, página 42]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

[Portaria MEC n. 33, de 27/03/2023, publicada no DOU em 28/03/2023, edição 60, seção 1, página 32]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

[Portaria MEC n. 799, de 28/07/2022, publicada no DOU em 01/08/2022, edição 144, seção 1, página 95]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

[Portaria MEC n. 775, de 20/07/2022, publicada no DOU em 22/07/2022, edição 138, seção 1, página 62]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

[Portaria MEC n. 775, de 20/07/2022, publicada no DOU em 22/07/2022, edição 138, seção 1, página 62]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

Preparamos um Guia de Estágio com todas as informações que você irá precisar neste momento de desenvolvimento profissional. Se você já tem uma pergunta específica em mente, pode acessar diretamente a seção correspondente no sumário.

Entendendo o estágio obrigatório

Uma das questões mais comuns entre os alunos é sobre o estágio obrigatório. Nesta seção, pretendemos esclarecer todos os procedimentos e questões relacionadas a este tema.

Parcerias para estágio

Se você está em busca de um estágio, a Unifacvest mantém parcerias com várias instituições que podem auxiliar nessa busca, oferecendo oportunidades. Para encontrar a mais próxima de você, consulte a lista de instituições parceiras clicando aqui.

Ao acessar a planilha, use o comando Ctrl-F, digite o nome da cidade de seu interesse e pesquise na lista. Todas as instituições listadas estão ativas, independentemente do ano em que a parceria foi estabelecida.

Processo de estágio obrigatório em cursos de segunda licenciatura

Cada cidade tem sua própria legislação para a realização de estágios obrigatórios. No entanto, há um processo de entrega comum a todos os locais. Abaixo, você encontrará os trâmites gerais para iniciar seu estágio obrigatório, seguidos de uma explicação detalhada de cada etapa.

O estágio curricular supervisionado é realizado em duas etapas, divididas entre documentos que você deve entregar antes de começar e documentos que você deve entregar após a realização do estágio:

  • Etapa 1: Termo de Convênio e Termo de Compromisso de Estágio (TCE) + Plano de Estágio;
  • Etapa 2: Ficha de Acompanhamento de Estágio; Ficha de Avaliação do Estagiário e Relatório de Estágio.

A entrega deve ser feita de forma sequencial.

O que é o Estágio Curricular Obrigatório?

O estágio obrigatório é uma demanda acadêmica prevista em lei destinada a conclusão da Licenciatura. Ele tem como objetivo proporcionar ao estudante uma vivência prática na área em que está estudando, a fim de complementar a formação teórica adquirida em sala de aula.

O estágio obrigatório deve ser realizado dentro do período previsto pelo currículo do curso, com carga horária definida pela Unifacvest, e deve ser supervisionado pela instituição de ensino e pela empresa concedente.

Para dar início, você deve, primeiramente, obter uma vaga em uma Unidade Concedente de Estágio, que pode ser em alguma empresa da sua cidade.

A partir daí começa todo o processo, iniciando com o Termo de Convênio com os dados do local de estágio e do aluno. Depois, é necessário preencher o Termo de Compromisso com os dados da UCE (local do estágio) e do aluno, além de assinar e colher as assinaturas da UCE e da Unifacvest. O plano de estágio deve ser enviado junto com o termo de compromisso.

A ficha de acompanhamento do estágio deve ser preenchida pelo aluno e assinada e carimbada pelo supervisor de estágio na UCE, indicando a data, horário e atividades desenvolvidas pelo estagiário. Já a ficha de avaliação do estagiário é preenchida pelo supervisor de estágio na instituição concedente, avaliando o desempenho do estagiário.

Por fim, é necessário elaborar um relatório de estágio curricular obrigatório para apresentar as atividades realizadas durante o período de estágio. É importante lembrar que cada etapa deve ser validada e assinada pela Unifacvest para que o estágio seja considerado válido e cumpra com as exigências do curso. Veja agora as etapas de forma específica!

Etapa 1

Termo de Convênio

O Termo de Convênio é um documento importante que estabelece um acordo jurídico entre as Unidades Concedentes de Estágio (UCE) e a Unifacvest. Ele é emitido em duas vias, uma para a UCE e outra para a Unifacvest. Como aluno de curso superior EAD, você precisará conseguir uma vaga em uma UCE para realizar o seu estágio e preencher os campos necessários no modelo disponível no AVA, incluindo os dados da UCE e os seus próprios.

O número de convênio será preenchido pela Unifacvest, então não é necessário que você se preocupe com isso. É importante lembrar que no Termo de Convênio deve constar o CNPJ da escola onde você irá estagiar. Caso a escola não tenha CNPJ, o convênio pode ser feito com a Prefeitura ou Secretaria de Educação do Município.

Depois de preencher e assinar o documento, você deve obter as assinaturas da UCE e enviar tudo através do Portal AVA para validação e assinatura da Unifacvest. Seguindo essas orientações, você irá cumprir e validar o seu Estágio Curricular Obrigatório.

Importante: caso a Unifacvest já tenha convênio com a unidade concedente, o aluno somente encaminha o Termo de Compromisso e o Plano de Estágio, que serão explicados a seguir.

Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) é um documento importante para alunos de cursos superiores EAD, que é firmado entre o aluno e a Unidade Concedente de Estágio (UCE), com a interveniência da Unifacvest.

Ele deve ser emitido em três vias, sendo uma para a UCE, outra para a Unifacvest e a terceira para o aluno. Lembre-se que, para dar seguimento, é preciso que o Termo de Convênio esteja assinado pela UCE e pela Unifacvest antes de iniciar esta etapa.

É necessário preencher os campos em vermelho com os dados da UCE e do aluno, utilizando o modelo disponível no AVA. Após preencher e assinar o documento, você deve obteras assinaturas da escola que você vai realizar o estágio e enviar tudo através do Portal AVA para assinatura da Unifacvest.

Depois que a Unifacvest assinar o TCE, a via do documento será disponibilizada no seu AVA e você precisará entregar uma via no seu estágio. Vale lembrar que o Plano de Estágio deve ser encaminhado junto com o termo de compromisso.

O Plano de Estágio é um documento que descreve as atividades que o aluno irá desenvolver durante o estágio. Para elaborá-lo, é preciso seguir algumas etapas, tais como: baixar o modelo de Plano de Estágio disponível no Portal AVA, preencher as informações necessárias, assinar o documento e obter a assinatura da UCE.

Feito isso, o próximo passo é enviar o Plano de Estágio através do Portal AVA para que a Unifacvest possa assinar também. Quando a Unifacvest assinar o Plano de Estágio, ele será disponibilizado no AVA para que você possa ter acesso. Finalmente, é importante lembrar que você deverá entregar uma via do Plano de Estágio à UCE.

Importante:

  • O aluno não pode iniciar o estágio até essa etapa ser validada e assinada por todas as partes responsáveis;
  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado;
  • No Plano de Estágio, a data de início e data de término deve estar condizentes com a carga horária de estágio obrigatório cobrada pela Unifacvest, que é de 180 horas. O ideal é que você adicione seis meses, isso permite que você cumpra a carga horária
  • De acordo com a Lei de Estágio, você também não poderá exceder as 6 horas diárias e 30 horas semanais de trabalho.

Etapa 2

Ficha de Acompanhamento

Durante o estágio, é importante preencher a Ficha de Acompanhamento do Estágio para registrar as atividades realizadas pelo estagiário. Essa ficha deve ser preenchida pelo aluno e assinada e carimbada pelo supervisor de estágio na UCE, indicando a data, horário e atividades desenvolvidas.

Para ter acesso ao modelo da Ficha de Acompanhamento do Estágio, é necessário entrar na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Portal AVA do aluno.

Para preencher a Ficha de Acompanhamento do Estágio, você deverá baixar o modelo disponível no Portal AVA e entregá-lo para preenchimento e assinatura do supervisor de estágio da UCE. Veja como preenchê-la:

Após a conclusão do estágio, a ficha devidamente preenchida, assinada e carimbada pela UCE deverá ser enviada por você à Unifacvest através do Portal AVA, para avaliação.

Importante:

  • O prazo máximo de envio que o aluno tem para encaminhar esta etapa é de 30 dias após o fim do estágio;
  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado.

Ficha de Avaliação do Estagiário

A partir desta etapa, os prazos se tornam mais tranquilos pois você pode entregar os documentos durante o desenvolvimento do estágio.

Basicamente, você deverá preencher a Ficha de Avaliação do Estagiário e entregar ao seu supervisor da instituição concedente, que irá analisar o seu desempenho durante o período trabalhado. O modelo da ficha estará disponível na disciplina de Estágio Curricular no seu Portal AVA.

Após baixar o modelo e coletar a assinatura do local em que trabalha, envie a ficha devidamente preenchida, assinada e carimbada pela UCE ao orientador de estágio da Unifacvest por meio do Portal AVA, para avaliação. Ao fim deste processo, você estará somente a uma etapa de concluir seu estágio obrigatório! Veja abaixo a última.

Importante

  • Assim como a ficha de acompanhamento, o prazo máximo de envio que o aluno tem para encaminhar esta etapa é de 30 dias após o fim do estágio;
  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado.

Relatório de Estágio

Ao término do estágio, é necessário que o aluno prepare um relatório descrevendo as atividades realizadas na unidade concedente de estágio (UCE).

O modelo do relatório está disponível na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Portal AVA do aluno.

O relatório deve ser enviado pelo aluno através do Portal AVA para avaliação do orientador. Ao final desta etapa, será atribuída uma nota de 0 a 10 para a disciplina de estágio.

Sendo assim, é importante que você siga os seguintes passos:

  • Baixar o modelo de Relatório de estágio disponível no Portal AVA;
  • Descrever as atividades realizadas durante o estágio de acordo com o modelo;
  • Enviar o relatório para avaliação através do Portal AVA e acompanhar a avaliação.

Importante

Assim como os outros itens, o prazo máximo de envio que o aluno tem para encaminhar esta etapa é de 30 dias após o fim do estágio;

A Unifacvest terá o prazo de 30 dias úteis para analisar o documento enviado.

Dúvidas gerais

Se minha prefeitura não tem um acordo com a Unifacvest, como devo proceder?

Cada prefeitura tem suas próprias características e regras. No entanto, para criar um convênio, você deve solicitar o Termo de Convênio para preenchê-lo e anexá-lo ao Portal AVA. Esta ação permitirá que a Unifacvest estabeleça contato com a prefeitura para iniciar o processo de convênio. Se ainda restarem dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco por e-mail através do endereço atendimento@ead.unifacvest.com.br. A resposta será enviada dentro de um prazo de 5 dias úteis.

Como faço para obter o número da apólice de seguro do estágio?

A requisição da apólice de seguro só deve ser feita se a Unidade Concedente do seu estágio solicitar. Você pode solicitar o número da apólice enviando um e-mail para atendimento@ead.unifacvest.com.br. Em seguida, uma requisição será aberta no AVA (em Solicitações) para o envio da proposta de seguro, que você deverá preencher, assinar e enviar para análise.

Quem tem autorização para assinar minha documentação de estágio?

Escolas Municipais – a documentação deve ser assinada pelo prefeito(a) ou secretário(a), após a formalização de um convênio com a prefeitura local ou secretaria municipal.

Escolas Estaduais – a documentação geralmente é assinada pelo secretário(a) da Secretaria de Educação do estado, após a realização de um convênio com a mesma ou outra entidade.

Escolas particulares/Instituições privadas – a documentação deve ser assinada pelo(a) diretor(a)/administrador(a) após a realização de um convênio com a instituição.

O local onde farei estágio solicita um procedimento diferente do padrão da Unifacvest, o que devo fazer?

Sempre que o local de estágio solicitar um procedimento que não está de acordo com as diretrizes padrão da Unifacvest, você deve entrar em contato com a instituição para esclarecer a situação. Não siga com qualquer procedimento que diverge do padrão da Unifacvest sem informar previamente à instituição. Nesses casos, pedimos que encaminhe o ocorrido por e-mail para atendimento@ead.unifacvest.com.br.

Quem devo contatar se tiver dúvidas sobre o processo do estágio?

Para esclarecimentos sobre o processo de estágio, você pode enviar um e-mail para atendimento@ead.unifacvest.com.br, ligar para nossa central no telefone 0300 789 8100 ou entrar em contato com o polo responsável pelo seu acompanhamento.

Deixe seu Comentário
6 Comentários
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!