Não resta dúvida, Pedagogia ou Letras costumam sempre se alternar na liderança entre os cursos de Licenciatura mais buscados entre aqueles que decidem buscar uma graduação, ou até mesmo uma segunda graduação. Claro, eles têm algumas semelhanças entre si, porém, há também uma quantidade considerável de diferenças. Por isso preparamos esse post definitivo, para mostrar quais as características de cada um deles e, consequentemente, te ajudar a descobrir qual tem mais a ver com você.
Vamos então a breves introduções, antes de entrarmos nos detalhes, começando por Pedagogia. A palavra se origina na Grécia, e vem da junção de “paidos“, cujo significado é criança, e “gogía“, que significa acompanhar, conduzir. Então, podemos definir Pedagogia como a ciência que faz utilização de técnicas e estratégias de educação para crianças e adolescentes, tendo como principal objetivo o estudo da educação, sendo influenciada também por outras ciências como filosofia, psicologia e sociologia.
Já no que diz respeito a Letras, é sabido que trata-se do curso superior que visa preparar o aluno para se tornar um professor de Língua Portuguesa, caso opte por fazer Letras/Português, isso porque existem outras ramificações possível, como Letras/Espanhol e Letras/Inglês, por exemplo, que licenciam o futuro profissional a dar aulas desses idiomas.
Table of Contents
ToggleO mercado de trabalho para aqueles que se formam em curso de Letras ou Pedagogia é, em ambos os casos, reconhecidamente bastante vasto. Isso porque qualquer instituição de ensino obrigatoriamente precisa dispor dessas funções, e levando-se em consideração a quantidade de escolas ativas em nosso país, consequentemente a quantidade de vagas existentes é, na pior das hipóteses, proporcional.
Vamos começar falando então sobre quem se forma no curso de Pedagogia, que que habilita o profissional a atuar como professor ou auxiliar de sala nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Pré-Escola, passando por supervisor e orientador educacional, podendo ainda alcançar o cargo máximo que esse ramo oferece, o de diretor. Porém, engana-se quem acredita que as oportunidades ficam restritas apenas ao ambiente escolar. É possível ainda conquistar boas vagas atuando como pedagogo empresarial, pedagogo hospitalar, e até mesmo em indústrias de brinquedos e editoras, colaborando com a produção de materiais pedagógicos.
Pesquisas recentes apontam que mais de 90% dos pedagogos estão empregados atualmente no Brasil, e isso se deve a ampla área de atuação existente para esses profissionais. E esses dados são, inclusive, muito responsáveis pelo fato de, nos últimos anos, o curso ter assumido o primeiro lugar entre os de EAD com maior número matrículas, ultrapassando outros muito tradicionais e que há muito tempo ocupavam o topo, no caso Administração e Direito.
Já quem se forma na faculdade de Letras, poderá dar lecionar para turmas de Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Porém, assim como desmistificamos em relação a Pedagogia, a área de atuação não fica limitada apenas a dar aulas, é possível ainda atuar com editoração, revisão de textos, correção de produções textuais, traduções (se em sua formação houver algum outro idioma), na comunicação de empresas, entre uma série de outras opções.
É importante destacar que nos dois casos, além das oportunidades oferecidas nas escolas particulares, ou em outras áreas pela iniciativa privada, tanto os graduados em Pedagogia quanto em Letras também encontram ótimas oportunidades de trabalho no funcionalismo público. Inclusive, são cada vez mais frequentes os casos de pessoas que optam por matricular-se nesses cursos já com a ideia firmada de buscar uma vaga em concursos. Na maioria dos casos essas elas são oferecidas por Prefeituras e Câmaras Municipais, Secretarias de Educação, e Institutos Federais.
Em relação a salários, claro, tudo vai depender da função exercida, do estado onde for trabalhar, de ser em um órgão público ou em uma instituição privada, e também do tempo de experiência e das especializações obtidas além da graduação em si.
Agora vamos detalhar como é uma faculdade de Pedagogia EAD e um curso de Letras EAD, outro aspecto ao qual é fundamental ter conhecimento antes de finalmente optar por qualquer uma das opções.
O curso de Pedagogia a distância tem duração mínima de quatro anos ou, se falarmos em carga horária, 3.200 horas, divididas em oito semestres. E a grade curricular é dividida da seguinte maneira:
1º Semestre
2º Semestre
3º Semestre
4º Semestre
5º Semestre
6º Semestre
7º Semestre
8º Semestre
Já a faculdade de Letras a distância, nesse caso falando especificamente em Letras/Português, temos exatamente as mesmas características em relação à carga horária de quem for cursar Pedagogia, ou seja, uma carga horária de 3.200 horas, também divididas em oito semestres. As disciplinas que serão vistas durante esses quatro anos são:
1º Semestre
2º Semestre
3º Semestre
4º Semestre
5º Semestre
6º Semestre
7º Semestre
8º Semestre
É importante destacar ainda que, tanto quem vai fazer faculdade de Pedagogia, como também Letras, precisará não apenas ser aprovado nas provas das disciplinas que listamos acima, como também precisará realizar Atividades Complementares (disponíveis já a partir do 1º semestre), Atividades Formativas (em todos os semestres) e Atividades Integradoras (no 2º, 4º e 6º semestres), o Estágio Supervisionado (no 5º e no 7º semestres), e por fim, mas obviamente que não menos importante, o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, no 8º semestre.
Então é isso, esperamos ter conseguido com este post mostrar a diferença entre Pedagogia e Letras, e dessa forma ajudá-lo a descobrir qual curso tem mais a ver com você. E independentemente de qual dos dois venha a escolher, pode ter certeza, será a melhor decisão e irá refletir na vida de todos os alunos, pais e demais pessoas com as quais tiver contato e passar seus ensinamentos durante sua carreira.