Nas listas de graduações que mais conquistam matrículas nas faculdades, o curso de Letras aparece entre as primeiras colocadas há bastante tempo. Um dos motivos mais comuns que levam a essa procura é o sonho de o profissional poder lecionar para turmas de Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, levando assim educação a centenas, talvez milhares de estudantes. O objetivo é preparar o aluno para tornar-se um professor de Língua Portuguesa, caso venha a optar pela formação em Letras-Português, ou ainda de outros idiomas, uma vez que também existem ramificações como Letras-Inglês, Letras-Espanhol, entre outros. E mesmo para quem já é professor de alguma outra disciplina e tenha o interesse em lecionar português, existe a possibilidade de ingressar em uma Segunda Licenciatura em Letras, sobre a qual falaremos neste post.
Apesar de também existir o Bacharelado, que forma profissionais conhecedores da estrutura da língua e suas transformações, o grau mais escolhido pelos novos alunos segue sendo a Licenciatura, justamente pelo fato de que apenas essa modalidade prepara e habilita os formados a dar aulas. Porém, ao contrário do que ainda muitos pensam, ela não limita os graduados apenas a se tornarem professores, muito pelo contrário, existe uma série de outras opções, sobre as quais também contaremos no decorrer do post.
Table of Contents
ToggleO primeiro curso de Letras oferecido no Brasil tem registro em 1933, oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae, porém, desde muito antes já existia reivindicação para que essa graduação fosse criada. Ela tinha, inicialmente, a finalidade de preparar trabalhadores intelectuais para exercerem atividades culturais de ordem técnica, como a preparação de candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior, e realizar pesquisas nos vários domínios da língua-cultura.
Aqui nosso foco é especificamente a habilitação em Português, caso o futuro diplomado decida realmente trabalhar em instituições de ensino, ele poderá dar aulas não apenas da disciplina de Língua Portuguesa propriamente dita, como também de Literatura e Redação.
O curso tem duração de 48 meses, divididos em oito semestres, onde durante as 3.300 horas totais o aluno aprenderá uma série de matérias e assuntos de extrema importância para o futuro desempenho da função. Abaixo listamos a grade curricular da Licenciatura em Letras EAD que é estudada no decorrer dos pelo menos quatro anos.
1º Semestre
2º Semestre
3º Semestre
4º Semestre
5º Semestre
6º Semestre
7º Semestre
8º Semestre
Além de ser aprovado nas provas das disciplinas listadas acima, é necessário realizar também Atividades Complementares, e Práticas Pedagógicas, e Projetos Integradores, além de passar por Estágio Supervisionado, e claro, produzir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Pronto, vamos então finalmente responder a pergunta que dá título a este post e que trouxe você até aqui, afinal de contas, o que é Segunda Licenciatura em Letras?
Bom, Segunda licenciatura é o nome que se dá ao curso de nível superior voltado a profissionais que já concluíram uma graduação, desde que obrigatoriamente também na modalidade de Licenciatura. Por exemplo, se você possui um diploma de Licenciatura em Artes e, além dessa disciplina quer ampliar seus horizontes e possibilidades passando a dar aulas também de Língua Portuguesa, pode então ingressar na Segunda Licenciatura em Letras-Português.
Porém, nesse caso, é possível fazer o aproveitamento da grade curricular vista na Primeira Licenciatura, tornando a duração da Segunda Licenciatura consequentemente é mais curta. No caso da Segunda Licenciatura em Letras EAD oferecido pela Unifacvest, estão distribuídas as seguintes disciplinas:
1º Semestre
2º Semestre
Acrescenta-se ainda às 1090h que compõem a carga horária, as Atividades Curriculares de Extensão (ACE), a Atividade Integradora, e o Estágio Supervisionado obrigatório.
Os cursos de Segunda Licenciatura oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest têm duração de 12 meses, com cargas horárias que ultrapassam as 1.000 horas, todos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação e garantindo assim aos aprovados um diploma válido em todo o território nacional.
Entre os principais benefícios de matricular-se em uma Segunda Licenciatura EAD estão o complemento da formação, uma vez que o profissional terá um currículo mais amplo e poderá buscar um plano de carreira ainda maior, tendo portanto mais destaque e aumentando as possibilidades no mercado de trabalho na instituição onde já atua.
Os cursos de Segunda Licenciatura a distância oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest, conforme já mencionamos, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), proporcionando aos licenciados um diploma como o conquistado ao concluir a Primeira Licenciatura.
Ao optar pelo EAD, além da já conhecida flexibilidade de horários que permite ao aluno estudar de acordo com as suas possibilidades, não ficando preso a um período específico do dia, é possível ainda escolher o valor das mensalidades a serem pagas, uma vez que pode-se optar pelo material didático consignado (emprestado pelo polo) ou por ter os livros em definitivo.
Isso sem contar a liberdade de estudar onde quiser, graças a um moderno e intuitivo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde estarão disponíveis os livros digitais e as videoaulas, e onde também serão realizadas as avaliações online.