BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
14 de novembro de 2022

Como escolher uma faculdade de Pedagogia EAD?

A escolha da faculdade de Pedagogia EAD deve ser feita levando em consideração se a instituição de ensino está cadastrada no MEC para fornecer este curso, a grade curricular e a metodologia de ensino. Veja o por quê.

Faculdade de Pedagogia

Não é de hoje que a faculdade de Pedagogia EAD tem conquistado um número cada vez maior de novos alunos, tendo inclusive alcançado o topo após ultrapassar outros cursos tradicionais, como Administração e Direito. 

Embora muitas pessoas já tenham convicção de que esse é realmente o curso que querem fazer, ainda têm muitas dúvidas em relação à qual instituição de ensino escolher para dar início à caminhada rumo ao diploma. E é exatamente com o propósito de auxiliar nessa importante decisão que produzimos este post.

Habilidades e competências de um pedagogo

Bom, antes de entrarmos de vez no tema central do texto, é válido falarmos um pouco sobre quais habilidades o mercado de trabalho espera de um profissional formado em uma faculdade de Pedagogia a distância. 

Mais do que isso, vamos contar quais as principais características que um Pedagogo precisa ter, algo que pode, inclusive, ajudar ainda mais na sua tomada de decisão em relação a matricular-se no curso. Então, baseado na lista abaixo, confira em quais pontos você se enquadra.

  • Ter interesse em assuntos educacionais: É fundamental, uma vez que, não importa o nicho escolhido, a todo momento você estará envolvido com assuntos diretamente ligados à educação;
  • Ter interesse em processos de ensino e aprendizagem: Afinal de contas, eles farão parte efetiva do seu cotidiano no trabalho, e claro, durante o período da faculdade e no decorrer da carreira deverão ser objeto constante de estudo;
  • Ter curiosidade: Esse ponto é primordial para qualquer profissão, mas no caso da Pedagogia talvez até com uma porcentagem a mais, uma vez que toda nova descoberta e a busca por atualizações fazem toda diferença na carreira;
  • Ter boa comunicação: Quem atua diretamente com processos de ensino, com aprendizado, é fundamental não apenas a capacidade de se comunicar, mas uma boa comunicação. Assim, a missão de passar adiante o conhecimento se tornará mais fácil;
  • Ter vontade de melhorar o mundo: O Pedagogo tem um papel de extrema importância na busca por um mundo melhor, onde todos tenham acesso à educação. Portanto, ter essa vontade, essa gana, é essencial, uma vez que trata-se de um trabalho onde a simples atuação é plenamente capaz de fazer do mundo um lugar um pouco melhor.

Conseguiu se enxergar em cada uma das situações acima? Então continue lendo sem medo, pois definitivamente a faculdade EAD de Pedagogia é a escolha perfeita para você!

Como é a faculdade de Pedagogia EAD?

Antes de finalmente ir em busca da matrícula no curso de Licenciatura em Pedagogia EAD, é importante saber quanto tempo deverá se dedicar aos estudos. 

A duração mínima é de quatro anos, totalizando uma carga horária de 3.200 horas que são distribuídas em oito semestres. As disciplinas que compõem a grade curricular mudam um pouco de instituição para instituição.

Aqui na Unifacvest, ao longo desses 48 meses, você estuda:

1º Semestre

  • Leitura e Escrita no Ensino Superior
  • Educação Ambiental
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • História da Educação
  • Organização Didática da Educação Básica
  • Direitos Humanos e Relações Sociais

2º Semestre

3º Semestre

  • Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
  • Teoria e Prática na Educação Infantil
  • Currículo e Planejamento da Educação Básica
  • Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
  • Psicomotricidade no Contexto Escolar

4º Semestre

  • Alfabetização e Letramento
  • Psicologia da Educação
  • Metodologia de Ensino de Natureza e Sociedade
  • Transversalidade na Educação
  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

5º Semestre

  • Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil
  • Educação e Ludicidade
  • Literatura Infantil
  • Metodologia do Ensino de História e Geografia
  • Metodologia do Ensino de Matemática

6º Semestre

  • Metodologia do Ensino de Arte
  • Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Avaliação da Aprendizagem
  • Pedagogia em Espaços não Escolares

7º Semestre

  • Tecnologia Educacional
  • Orientação e Supervisão educacional
  • Atividade Prática e Complementar

8º Semestre

  • Estágio Supervisionado
  • Gestão Educacional
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Empreendedorismo na Educação

Além de ser aprovado nas provas das disciplinas que listamos acima, ao estudar em uma faculdade de Pedagogia EAD, será necessário ainda realizar Atividades Complementares (disponíveis já a partir do 1º semestre), Tópicos Especiais (7° semestre), Atividades Formativas (em todos os semestres), Atividade Curricular de Extensão (1°, 2°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7° ) Atividade Prática e Complementar (1°, 2°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7° ) e Atividades Integradoras (no 2º, 4º e 6º semestres), cursar disciplinas optativas (no 3°, 5°, 7° e 8° semestre), além de passar por Estágio Supervisionado (no 7º e no 8° semestres), e, finalmente, no último semestre, produzir um TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso.

Como escolher uma faculdade de Pedagogia EAD?

Como já comentado previamente, na hora de escolher uma faculdade de Pedagogia EAD você precisa levar em consideração três fatores: se a instituição de ensino está cadastrada no MEC para fornecer este curso, a grade curricular e a metodologia de ensino.

Cadastro no MEC

O Ministério da Educação é o órgão governamental responsável por elaborar e executar Políticas Nacionais de Educação (PNE). Ele cuida de todo sistema educacional brasileiro, desde a educação infantil até o ensino superior.

É o MEC o responsável por reconhecer um curso superior, tanto na modalidade presencial como a distância. Logo, para ter o “aval” da instituição para ofertar determinado curso, as faculdades precisam seguir algumas regras.

O objetivo principal de implementar tais regras e exigências é garantir a qualidade de ensino. A faculdade que não possui a liberação do MEC, não está de acordo com o padrão de qualidade estipulado pelo órgão governamental. Neste caso, qualquer curso e certificação que ela disponibilizar não terá validade legal.

Para garantir que seu diploma de ensino superior seja válido, é necessário se certificar que a instituição, o curso e a modalidade estejam registrados e aprovados pelo Ministério da Educação. Afinal, imagina só cursar 4 anos de curso e receber um diploma sem validade? Então se atente a isso!

Grade curricular

Você deve prestar atenção também na grade curricular do curso de Pedagogia. Confira se ela tem as 3.200 horas exigidas pelo MEC. Veja também se a instituição de ensino fornece todas as disciplinas básicas do curso.

É interessante também saber se ela disponibiliza ao acadêmico a oportunidade de personalizar parte da grade curricular. Assim como, ver quantas horas serão dedicadas ao estágio obrigatório. 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira define no Art. 82, no mínimo, 300 horas de aulas práticas. Afinal, a prática é muito importante quando se trata do curso de Pedagogia.

Metodologia de ensino

Por fim, mas não menos importante, você deve procurar entender qual a metodologia de ensino adotada pela instituição de ensino superior. Ou seja, qual o modo adotado no processo de ensino-aprendizagem.

Aqui na Unifacvest, por exemplo, o coração da nossa metodologia de ensino é o livro. Tudo o que você precisa estudar para a prova está nele.

Todo o material do livro também está disponível no formato de videoaula. Ou seja, o conteúdo encontrado no livro é o mesmo contido nas videoaulas. Assim, você tem a liberdade de escolher qual a melhor forma de estudar.

Se estudar pela videoaula e depois migrar para o livro, você continuará aprendendo de onde parou no vídeo. O mesmo acontecerá se fizer o processo inverso, iniciar seus estudos pelo livro e continuar estudando pela videoaula. O conteúdo dos livros e das videoaulas são os mesmos.

Como escolher uma faculdade de Pedagogia EAD

Vantagens de escolher uma faculdade de Pedagogia EAD

Até aqui tudo bem, você já comprovou ter o necessário para se tornar um Pedagogo, já conheceu as disciplinas que verá durante o curso, mas na prática, como é uma faculdade de Pedagogia EAD? Bom, ao optar em fazer sua matrícula no EAD Premium Unifacvest você terá uma série de vantagens que certamente farão a diferença. São elas:

Qualidade do corpo docente

Para garantir sempre uma formação de extrema qualidade para os alunos, foram reunidos os melhores autores/professores de cada área ligada à Pedagogia. Eles não apenas escrevem os livros, com base em suas amplas experiências, como também gravam as videoaulas e elaboram as questões que serão cobradas nas provas, garantindo assim a unidade dos conteúdos.

Eles utilizam de uma linguagem autoexplicativa e uma metodologia pensada para ensinar o que é essencial não apenas para a conquista do diploma, mas também para o exercício da futura profissão de Pedagogo. E acredite, isso fará enorme diferença durante sua carreira.

Material didático

Ao fazer faculdade de Pedagogia on-line no EAD Premium Unifacvest, você terá à disposição materiais didáticos físicos compostos por livros impressos com QR Codes que darão acesso as videoaulas. 

E uma das principais características desses materiais didáticos, é que são produzidos por autores/professores que possuem vasta experiência no tema sobre o qual está escrevendo ou gravando, não precisando, portanto, ler ou interpretar o que foi feito por outra pessoa, uma vez que ele tem total propriedade para ensinar da melhor forma.

Outro ponto importante desses materiais didáticos, é que eles apresentam exatamente os conteúdos que serão cobrados nas provas, sem surpresas, sem pegadinha. Basta ler e compreender, que certamente alcançará a aprovação.

Customização dos estudos

Outra excelente vantagem de fazer faculdade de Pedagogia EAD é a possibilidade de customizar seus estudos. Calma que explicaremos melhor. Nada mais é do que a possibilidade de poder optar, por exemplo, em perder menos tempo estudando um assunto no qual já domina, e dedicar algumas horas a mais em outro que você acredite necessitar de um aprofundamento maior.

O mesmo vale para dar preferência a disciplinas ou assuntos pelos quais tenham mais interesse, que acredita serem mais importantes para sua futura caminhada.

Essa possibilidade de customização dos estudos pode render resultados melhores e mais direcionados a você, tendo em vista o rumo ao qual pretende levar sua carreira como Pedagogo. Portanto, deve sim ser levada em conta na hora de escolher um curso a distância.

Agora você já sabe quais critérios deve levar em consideração na hora de escolher uma faculdade de Pedagogia EAD. Vem conhecer o nosso curso.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!