21 de outubro de 2022

Descubra para que serve a segunda licenciatura em Letras

A segunda licenciatura em Letras prepara o profissional para atuar como professor de Língua Portuguesa. Essa modalidade é relativamente mais curta que um curso superior tradicional. Mas para fazê-lo é preciso se enquadrar em alguns pré-requisitos.

Para que serve a segunda licenciatura em Letras

O programa de Segunda Licenciatura em Letras foi criado para profissionais que já possuem uma primeira licenciatura, mas querem fazer outra.

Ele tem como objetivo ampliar a área de atuação dos docentes, para que possam ministrar aula em outra esfera de conhecimento.

No caso do curso de segunda licenciatura em Letras, o profissional recebe um diploma de ensino superior para atuar como professor de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio.

O que é segunda licenciatura?

A segunda licenciatura é uma modalidade de curso de graduação específica para profissionais com diploma de licenciatura, como História, Matemática, Artes, Biologia, Geografia, entre outros.

Trata-se de um curso criado para profissionais que lecionam alguma disciplina do Ensino Básico e querem se habilitar em outra matéria.

Neste programa, por exemplo, um professor de História pode fazer o curso de segunda licenciatura em Letras para dar aula em Língua Portuguesa.

Quem pode fazer essa modalidade?

O curso de segunda licenciatura foi criado para profissionais já diplomados como professores da Educação Básica. Ele foi reconhecido pelo Ministério da Educação com objetivo de diminuir a carência de profissionais docentes qualificados.

Pois era muito comum encontrar no ambiente escolar professores ministrando aulas em disciplinas que não tinham formação. A princípio era uma solução provisória, para que os estudantes tivessem acesso ao conhecimento necessário.

Mas a situação se estendeu por muito tempo. Então, para solucionar de forma definitiva, o Governo criou este programa que dá acesso a uma formação mais rápida.

De acordo com as regras, qualquer pessoa já formada em um curso de licenciatura pode voltar para a sala de aula e conquistar o diploma de uma nova licenciatura. Além da exigência do primeiro título de graduação, não é exigido nada além.

Mas, como dito anteriormente, essa formação se limita aos profissionais já graduados em uma área da docência, porque parte da grade curricular dos cursos de educação é semelhante, então ele não precisará fazer essas disciplinas novamente. Algumas das matérias que estão em todos os cursos de licenciatura são:

• Ética;
  • Filosofia;
  • Educação ambiental;
  • História da educação;
  • Psicologia da educação;
  • Metodologia científica.

A segunda licenciatura parte da ideia de que o profissional já estudou algumas disciplinas gerais da educação, e precisa somente se especializar na nova área de atuação. Portanto, pode haver a redução da carga horária.

Sobre a segunda licenciatura em Letras

A segunda licenciatura em Letras – Português busca ampliar a área de atuação do professor, para que possa refletir sobre a linguagem e o uso da língua e da literatura. Também para que o docente seja capaz de retratar os processos de ensino-aprendizagem a eles relacionados.

No curso, o professor desenvolverá habilidades indispensáveis para exercer a profissão. Ele vai entender sobre o funcionamento da Língua Portuguesa (fonética, morfologia, sintaxe e fonologia), estudará literatura brasileira e estrangeira, redação e revisão de textos. Também saberá como aplicar esses conhecimentos em sala de aula.

O profissional poderá dar aula para o Ensino Fundamental II, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos técnicos. Ele também poderá trabalhar como professor para estrangeiros, ser autor e analista de textos didáticos, criativos e teóricos.

Para que serve a segunda licenciatura em Letras

Segunda licenciatura em EAD

O curso EAD se destaca por sua flexibilidade. Nesta modalidade, o estudante tem encontros presenciais específicos, destinados apenas às atividades avaliativas e estágio supervisionado obrigatório.

Além disso, o curso de licenciatura em EAD da Unifacvest conta com materiais didáticos desenvolvidos pelos próprios autores/professores. Diferente de qualquer outro EAD do mercado.

O mercado

Conforme uma pesquisa divulgada pelo Instituto Semesp, no ano de 2040 haverá o risco de o Brasil passar por mais problemas por conta da falta de professores.

O instituto revela que a falta de desinteresse dos jovens pelas carreiras de licenciatura, o abandono da profissão, bem como o envelhecimento dos profissionais atuantes são as principais causas.

A pesquisa prevê que daqui duas décadas faltarão 235 mil docentes na Educação Básica. Com isso, haverá uma defasagem de 10,1% de profissionais formados no curso de Letras.

Logo, o profissional com dupla licenciatura será ainda mais requisitado, e terá maior oportunidade de trabalho.

Se interessou? Conheça melhor a metodologia do curso de segunda licenciatura em Letras EAD da Unifacvest.