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3 de abril de 2024

Formação Pedagógica para não licenciados: o que saber até me formar?

Se você cursa algum dos cursos de Formação Pedagógica da Unifacvest, que são:

Este texto será importante para você. Preparamos um manual com todas as informações e procedimentos que você irá precisar durante seu curso de Formação Pedagógica.

Leia com atenção e, caso tenha alguma dúvida específica que conste neste texto, basta clicar no título do sumário!

Table of Contents

Materiais didáticos e recursos disponíveis

Antes de iniciar o conteúdo sobre suas aulas, você pode conferir um pouco sobre os materiais didáticos e recursos que possuímos para seus estudos.

O material didático é composto por livros impressos e videoaulas on-line, que contemplam todo o conteúdo do curso, permitindo-me um aprendizado flexível e eficaz. Todo o conteúdo também é disponibilizado diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (videoaulas on-line e livros em PDF).

O material didático físico é enviado para o meu Polo de Apoio Presencial. O material do primeiro módulo fica disponível em até 40 dias após o início das aulas. A partir do segundo módulo, os livros impressos ficam disponíveis no fim do módulo anterior. Vou verificar com o meu Polo a disponibilidade do material didático físico e agendar o melhor horário para a retirada.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O Portal AVA é o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado no EAD da Unifacvest. Este Portal é um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu processo de aprendizagem. Dentro de uma única plataforma, você poderá acessar o conteúdo do seu curso, realizar as avaliações, ter acesso às suas notas e a diversos serviços acadêmicos.

No seu Portal AVA, você visualizará as disciplinas distribuídas dentro dos módulos do seu curso. A ordem das disciplinas apresentada no seu Portal AVA visa garantir o aprendizado do conteúdo de maneira eficaz. O Portal AVA também indicará datas sugeridas para a realização das avaliações e das atividades do curso. Porém, como prezamos pela sua autonomia, não é obrigatório seguir o proposto no AVA – você pode mudar a ordem de estudos, caso julgue necessário –, apenas recomendamos que você não deixe as avaliações e as atividades acumularem de um módulo para o outro, de modo que não atrase a conclusão do seu curso.

O Portal AVA é acessado por meio da Internet. Você consegue acessar o Portal AVA pelo site: www.ead.unifacvest.com.br, menu “Login”, ou direto em: http://unifacvesteasd.portalava.com.br. Assim que a sua matrícula é liberada, você recebe um e-mail com os dados para acessar ao AVA.

Caso não tenha recebido, você pode tentar acessá-lo com o seu e-mail (conforme consta no termo de adesão) e com o seu CPF (somente números) como senha inicial. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Suporte Acadêmico (saiba mais no item “Atendimento”).

A seguir, apresentamos as principais funcionalidades disponíveis em seu acesso ao AVA.

Rematrícula

A rematrícula é um processo importante para a sua continuidade no curso. Ela é feita automaticamente ao final de cada módulo e é gratuita.

A rematrícula deixa de ser automática caso você tenha qualquer pendência acadêmica ou financeira. Caso a rematrícula não seja realizada, você não conseguirá realizar as atividades presenciais e online do seu curso, e nem receberá o material didático físico.

Por isso, caso a rematrícula não seja realizada automaticamente, você deverá regularizar a situação e solicitar a rematrícula por meio do Portal AVA clicando em “Meu Financeiro”. Se a solicitação não estiver disponível, é porque sua situação ainda não está regularizada. Neste caso, você deverá entrar em contato pelo telefone 0800 724 4344 (atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 20h40).

Sistema de avaliação

Para cada disciplina do seu curso de Formação Pedagógica na Unifacvest, você realizará as seguintes avaliações e atividades:

N1 – Você fará uma prova on-line regular com 8 questões objetivas (valor de 0 a 4,0).

N2 – Você terá uma prova presencial regular impressa com 12 questões objetivas (valor de 0 a 6,0).

Prova on-line regular (N1)

A prova on-line regular será realizada por você no Portal AVA. Ela estará disponível no final do conteúdo da disciplina, com valor de 0 a 4,0, e será composta por 8 questões, ou seja, cada questão valerá 0,4. As questões serão de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta.

Você deverá acessar a prova no Portal AVA para respondê-la, e não será necessário agendar sua realização. As questões da prova serão randômicas e elaboradas pelo mesmo autor do livro e da videoaula da disciplina. Você responderá às questões na tela e, ao finalizar, o Portal AVA disponibilizará sua nota.

Prova presencial regular (N2)

A prova presencial regular impressa objetiva deverá ser realizada em seu Polo, com valor de 0 a 6,0, sendo composta por 12 questões de múltipla escolha, ou seja, cada questão valerá 0,5.

Para fazer sua prova presencial objetiva, você deverá agendar a data e a hora de realização da prova com o seu Polo. O agendamento poderá ser feito pelo Portal AVA ou por contato direto com o Polo (por telefone, por exemplo). O Polo imprimirá a prova (que será nominal) e você deverá responder a todas as questões. O Polo, então, lançará suas respostas no AVA e, assim que o lançamento for concluído, o Portal AVA disponibilizará sua nota.

Média para aprovação

A média para aprovação na disciplina será 6. Para calcular sua média, o AVA somará sua nota da prova on-line (N1) à da prova presencial objetiva (N2). Portanto, será necessário que você realize as duas avaliações para que a média seja calculada.

Confira a tabela de notas que você precisa alcançar para a aprovação:

Procedimentos em caso de reprovação

Você sabe como funciona as médias necessárias para ser aprovado nas disciplinas, mas, e se você não conseguir a nota? O que fazer?

Se você não conseguir uma média igual ou superior a 6 após realizar as provas regulares, será necessário que você faça uma prova de dependência (DEP).

A prova de dependência será realizada on-line e estará disponível no Portal AVA após o cálculo da média. Não será necessário agendar a realização dessa prova. Ela estará disponível no seu Portal AVA logo após o conteúdo da disciplina, e será composta por 10 questões de múltipla escolha, com valor de 0 a 10. Portanto, cada questão valerá 1 ponto.

As questões da prova serão randômicas e elaboradas pelo mesmo autor do livro da disciplina. Você responderá às questões na tela e, ao finalizar, o Portal AVA informará imediatamente a sua nota. A nota obtida na prova de dependência substituirá a sua média anterior na disciplina.

Se, mesmo após realizar a prova de dependência, você não conseguir uma média igual ou superior a 6, será necessário realizar uma nova prova que estará disponível no Portal AVA. Você continuará fazendo isso até conseguir obter a média necessária para a aprovação.

Confira uma tabela da atribuição das notas para casos de reprovação nas disciplinas:

Outras atividades avaliativas

Além das avaliações regulares, os cursos de Formação Pedagógica têm a previsão de atividades curriculares integradoras e extensão (ACIE), Atividades Formativas, Fórum, Atividades Curriculares Complementares, Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.

Neste tópico, vamos descrever de forma resumida como essas atividades serão desenvolvidas em cada nível de curso do EAD da Unifacvest. Mais detalhes estarão disponíveis para você em seu AVA, acessando a disciplina da atividade.

Atividade Curricular Integradora e Extensão (ACIE)

As atividades curriculares integradoras e extensão (ACIE) consistem em atividades on-line discursivas (como o envio de arquivo), que têm por objetivo avaliar as competências obtidas por você no decorrer do curso.

Essa atividade será elaborada pelos professores/tutores da Unifacvest e disponibilizada em seu Portal AVA, na disciplina atividade curricular integradora e extensão (ACIE). Após você realizar essa atividade, você deve encaminhá-la pelo Portal AVA, para que os professores/tutores da disciplina possam analisar e corrigir a sua atividade.

A forma de aprovação desta atividade será por meio de nota com valor de 0 a 10.

Atividades Formativas (AF) *(quando previstas no PPC do curso)

Alguns cursos de Formação Pedagógica têm disciplinas voltadas para a prática pedagógica, denominadas “Atividade Formativa”. Nessas atividades, você será levado a pensar sobre o conteúdo das disciplinas que fazem parte do currículo de seu curso, com base na perspectiva do desenvolvimento em espaços pedagógicos, culturais e ações sociais.

Para cada disciplina de Atividade Formativa, propõe-se o desenvolvimento de práticas pedagógicas, nas quais você vai comprovar por meio de relatos e fotos e, após, encaminhar no Portal AVA para análise e correção da atividade.

A forma de aprovação desta atividade será por meio de nota com valor de 0 a 10.

Fórum

O Fórum será uma atividade interativa on-line, que permitirá o desenvolvimento e a cooperação entre discentes, docentes e tutores.

Será disponibilizado um Fórum, onde você será incitado a participar de discussões relacionadas aos conteúdos abordados nas disciplinas do módulo.

Não é uma atividade avaliativa, embora a tutoria faça o acompanhamento da frequência das postagens dos alunos.

Atividades Curriculares Complementares

A realização de Atividades Curriculares Complementares (ACC) é obrigatória em sua Formação Pedagógica. Você deverá realizar 25 horas de atividades complementares por semestre.

No módulo 1B do curso, será incluída a disciplina “Atividades Curriculares Complementares – ACC”. Você deverá protocolar, nessa disciplina, os comprovantes de realização das atividades. Os comprovantes serão validados pelo setor de Suporte Acadêmico, e será emitido um parecer informando a carga horária validada e a carga horária faltante. A disciplina constará como “Concluída” apenas após a validação de 100% da carga horária de Atividades Curriculares Complementares – ACC.

Na disciplina, em seu Portal do Aluno, serão detalhadas as modalidades de atividades aceitas como Atividades Curriculares Complementares – ACC, bem como o limite de carga horária aceito por modalidade. Você deve atentar-se aos limites e às modalidades aceitas ao enviar os comprovantes.

O que eu recebo ao término do curso?

Ao concluir todas as disciplinas e apresentar os documentos necessários, o aluno recebe um diploma de bacharelado do curso escolhido emitido pela Unifacvest.

O diploma vale em todo o Brasil?

Sim, o diploma possui validade em todo o território nacional.

O diploma EAD tem a mesma validade que o presencial?

Sim. O diploma que você receberá possui exatamente a mesma validade que o diploma de um curso presencial, sendo aceito igualmente em processos seletivos, concursos públicos, etc.

São cobradas taxas no decorrer do curso?

Diferentemente de outras instituições de ensino que ofertam EAD, na Unifacvest você não precisa pagar taxa para quase nenhuma das suas necessidades acadêmicas ou administrativas. As únicas taxas passíveis de pagamento são a de adesão (feita somente uma vez ao início do curso, no mesmo valor da primeira parcela). Nem em caso de dependência, por exemplo, você paga taxa. Emissão de histórico, carteirinha estudantil, comprovante de matrícula, agendamento de avaliações presenciais e outros itens também são gratuitos.

O que é um Polo EAD?

Um Polo EAD é um local físico onde os estudantes podem ter acesso a recursos e suporte para seus cursos a distância. Estes polos são administrados por instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação e pós-graduação no formado EAD, como é o caso da Unifacvest. Nele, os alunos contam com recursos como salas de aula, laboratórios de informática, bibliotecas e serviços de suporte técnico, como acesso à internet e equipamentos de informática.

É obrigatório ir ao Polo EAD durante a graduação?

Você deve ir presencialmente para realizar as atividades avaliativas de cada módulo. Como são dois módulos por semestre, você tem apenas dois encontros presenciais obrigatórios em cada semestre.

Mas isso não impede que o estudante não possa vir mais vezes, haja vista que o Polo EAD fica disponível para os estudantes que quiserem ter acesso à biblioteca, sala de informática ou prefiram debater conteúdos com demais alunos que também estejam presentes no local.

O que é o Estágio Curricular Obrigatório?

O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade obrigatória que promove uma experiência prática e relevante. Este estágio, realizado em instituições públicas ou privadas, oferece a oportunidade de integrar conhecimentos teóricos do curso com experiências reais de trabalho. Além disso, possibilita que o aluno desenvolva competências práticas, adquira experiência profissional e se prepare para entrar no mercado de trabalho.

Para o curso de Formação Pedagógica para não licenciados, o Estágio Curricular Supervisionado ocorre na segunda metade do curso e é dividido em dois módulos: Estágio Curricular Supervisionado I e II, realizados respectivamente no 2º e 3º semestres. Cada módulo requer 200 horas de compromisso, incluindo 160 horas in loco na instituição escolhida e 40 horas dedicadas à elaboração do plano de estágio.

É importante observar que a jornada diária de estágio não pode ultrapassar 6 horas e a semanal, 30 horas. O estudante precisa cumprir uma jornada total de 160 horas em sala de aula. Finais de semana, feriados e períodos de recesso escolar não são contabilizados.

Que etapas devo seguir para o processo de estágio?

O processo de estágio na Unifacvest envolve duas etapas. A primeira composta por documentos que você deve providenciar antes de iniciar o trabalho e a segunda após isso.

Etapa 1: Termo de Convênio e Termo de Compromisso de Estágio (TCE) + Plano de Estágio;

Etapa 2: Ficha de Acompanhamento de Estágio; Ficha de Avaliação do Estagiário e Relatório de Estágio.

Etapa 1

Termo de Convênio

O Termo de Convênio é o instrumento jurídico realizado entre as Unidades Concedentes de Estágio (UCE) e a Unifacvest. No Termo de Convênio de Estágio e Termo de Compromisso há a obrigatoriedade do nome que está registrado no CNPJ (razão social) da escola ou local de estágio.

Para dar início ao estágio, o estudante deve procurar escolas que operam nas áreas da educação. Se as escolas na sua região ou estado não possuem um acordo com a Unifacvest, é necessário fornecer as seguintes informações para o e-mail do Apoio Acadêmico (atendimento@ead.unifacvest.com.br) para estabelecermos a parceria:

• Nome da instituição ou do responsável;

• Nome do contato principal;

• Detalhes de contato do responsável (telefone e e-mail);

• Quais documentos são necessários para estabelecer a parceria.

Nota: se a Unifacvest já tiver um acordo com a UCE, o aluno só precisa enviar o Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Estágio. Para verificar os acordos ativos, o aluno pode consultar a lista de instituições conveniadas no botão abaixo:

(Botão com instituições conveniadas)

Termo de Compromisso de Estágio + Plano de Estágio

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) é um documento crucial para estudantes de graduação EAD. Ele é um acordo entre você e a organização onde você fará o estágio, com a participação da Unifacvest.

O termo precisa ser emitido em três vias: uma cópia para a organização de estágio, uma para a Unifacvest e uma para você. Depois de preencher e assinar o TCE, obtenha as assinaturas da instituição onde fará o estágio e envie tudo pelo Portal AVA para a assinatura da Unifacvest. Uma vez que a Unifacvest assine o TCE, você receberá uma cópia no seu AVA e precisará entregar uma cópia na instituição de estágio.

Lembre-se de enviar o Plano de Estágio junto com o TCE. O Plano de Estágio é um documento que detalha as atividades que você realizará durante o as suas atividades na escola.

Para criá-lo, baixe o modelo no Portal AVA, preencha as informações necessárias, assine o documento e obtenha a assinatura da organização de estágio. Em seguida, envie o Plano de Estágio pelo Portal AVA para a assinatura da Unifacvest. Quando a Unifacvest assinar, você terá acesso ao documento no AVA.

Pontos importantes:

  • Você não pode começar o estágio até que todas as partes responsáveis validem e assinem os documentos;
  • A Unifacvest tem até 10 dias úteis para analisar os documentos enviado;
  • No Plano de Estágio, as datas de início e término devem estar de acordo com a carga horária de estágio obrigatório da Unifacvest, que é de 160 horas no primeiro e segundo semestres. Por exemplo, se você trabalha 4 horas por dia de segunda a sexta-feira, as datas de início e término devem ser de, no mínimo, dois meses para cada semestre;
  • De acordo com a Lei de Estágio, você não pode exceder 6 horas de trabalho por dia e 30 horas por semana.

Etapa 2

Ficha de Acompanhamento

Ao longo do seu estágio, é essencial manter um registro detalhado das atividades que você realiza. Isso é feito através da Ficha de Acompanhamento do Estágio, um documento que você deve preencher e que deve ser validado pelo supervisor de estágio na organização onde você está estagiando. Este documento deve incluir a data, o horário e uma descrição das atividades que você desenvolveu.

Para acessar o modelo da Ficha de Acompanhamento do Estágio, você deve visitar a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Portal AVA.

Para completar a Ficha de Acompanhamento do Estágio, você precisa baixar o modelo no Portal AVA e entregá-lo ao supervisor de estágio na organização para preenchimento e assinatura. Depois de concluir o estágio, a ficha preenchida, assinada e carimbada deve ser enviada ao orientador de estágio da Unifacvest através do Portal AVA para avaliação.

Lembre-se:

  • Você tem até 30 dias após o término do estágio para enviar a Ficha de Acompanhamento;
  • A Unifacvest, por sua vez, terá até 10 dias úteis para revisar o documento enviado.

Ficha de Avaliação do Estagiário

Aqui, sua tarefa principal será preencher a Ficha de Avaliação do Estagiário e entregá-la ao seu supervisor na organização de estágio, que avaliará seu desempenho ao longo do período. Você encontrará o modelo desta ficha na disciplina de Estágio Curricular no seu Portal AVA.

Depois de preencher o modelo e obter a assinatura da organização onde está estagiando, envie a ficha completa, assinada e carimbada à Unifacvest através do Portal AVA para avaliação. Com isso, você estará a apenas um passo de concluir seu estágio obrigatório! Veja a seguir o último documento.

Lembre-se:

  • Assim como a Ficha de Acompanhamento, você tem até 30 dias após o término do estágio para enviar a Ficha de Avaliação do Estagiário;
  • A Unifacvest, por sua vez, terá até 10 dias úteis para revisar o documento enviado.

Relatório de Estágio

Ao concluir o estágio, você deve elaborar um relatório detalhando as atividades que realizou na organização de estágio. Você encontrará o modelo para este relatório na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no seu Portal AVA.

Este relatório deve ser submetido através do Portal AVA para avaliação do seu orientador. Ao final desta etapa, será atribuída uma nota de 0 a 10 para a disciplina de estágio.

Portanto, é importante que você siga os passos abaixo:

  • Baixe o modelo de Relatório de Estágio disponível no Portal AVA;
  • Descreva as atividades que realizou durante o estágio, seguindo o modelo;
  • Envie o relatório para avaliação através do Portal AVA e monitore a avaliação.

Lembre-se: Assim como os documentos anteriores, você tem até 30 dias após o término do estágio para enviar o Relatório de Estágio. A Unifacvest, por sua vez, terá até 30 dias úteis para revisar o documento enviado.

Funcionamento geral do estágio

O estágio obrigatório é dividido em duas partes: Estágio Supervisionado I e II. No Estágio Supervisionado I, o foco é na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já no Estágio Supervisionado II, o foco é nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Na prática, o Estágio Supervisionado I dá ao estudante a chance de observar e participar da rotina pedagógica de uma escola que oferece a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Por sua vez, o Estágio Supervisionado II permite ao estudante vivenciar as práticas pedagógicas de uma escola que atende os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Em ambos os estágios, a ideia é permitir que o estudante observe e contribua para o processo de ensino e aprendizagem, ganhando uma experiência valiosa que pode ser utilizada em sua futura carreira como professor.

Dúvidas gerais sobre estágio

Não tem convênio com a prefeitura do meu município, como eu faço agora?

Cada prefeitura te sua particularidade. No entanto, deve ser solicitado o Termo de Convênio para ser preenchido e anexado através do Portal AVA. Isso permite que a Unifacvest faça contato com a prefeitura e inicie o processo de convênio. Caso fique com dúvidas, você pode entrar em contato com através do protocolo pelo e-mail atendimento@ead.unifacvest.com.br. O prazo de retorto é de 5 dias úteis.

Como solicitar o número da apólice de seguro do estágio?

A solicitação deve ser feita somente caso haja solicitação da Unidade Concedente do seu estágio. O número da apólice pode ser solicitado através do e-mail atendimento@ead.unifacvest.com.br.

Por meio desta solicitação será aberto uma requisição no AVA (em Solicitações) para envio da proposta de seguro. Essa proposta de seguro o aluno deve preencher e assinar, após realizar o envio na requisição para análise.

Quem pode assinar a minha documentação de estágio?

Escolas Municipais – convênio com a prefeitura local ou secretaria municipal e assinatura do prefeito (a) ou secretário (a).

Escolas Estaduais – geralmente, o convênio é feito com a Secretaria de Educação do estado, podendo ser outra e assinatura do secretário (a).

Escolas particulares/Instituições privadas – convênio com a própria escola/instituição e assinatura do(a) diretor(a)/administrador(a).

Onde vou fazer estágio pede um procedimento diferente do padrão da Unifacvest, o que eu faço?

Sempre que houver um procedimento diferente em seu local de estágio, você deve entrar em contato com a Unifacvest para elucidação do caso. Não prossiga com nenhum procedimento fora do padrão da Unifacvest sem prévio aviso à instituição.

Nestes casos, orientamos o aluno a encaminhar as situações através de e-mail atendimento@ead.unifacvest.com.br.

Com quem eu tiro dúvidas sobre o processo do estágio?

As dúvidas podem ser sanadas através de e-mail encaminhado no atendimento@ead.unifacvest.com.br, através da central no telefone 0300 789 8100 ou com o polo responsável pelo aluno.

Quanto tempo dura um curso de Formação Pedagógica?

Os cursos de formação pedagógica têm ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional. Em face ao déficit de professores na educação básica ou de nível médio, profissionais bacharéis ou tecnólogos vêm encontrando uma forma de suprirem essa escassez e, ao mesmo tempo, ampliar seus campos de atuação. Uma das dúvidas quanto a essa possibilidade é: quanto tempo dura um curso de formação pedagógica? Descubra neste blog post!

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Diversos profissionais que realizam a formação

Quanto tempo dura um curso de Formação Pedagógica na Unifacvest?

A duração padrão da Formação Pedagógica na Unifacvest é de 18 meses para todos os cursos disponíveis, com carga horária de 1283 horas, composta por três semestres e seis módulos.

Os cursos são divididos em dois módulos por cada semestre, mas sem obrigatoriedade de cumpri-los linearmente. Você pode optar por postergar ou adiantar os módulos de acordo com a sua disponibilidade.

Quem pode fazer o curso de Formação Pedagógica na Unifacvest?

Todo profissional com diploma de curso superior nas modalidades bacharelado ou tecnólogo pode fazer o curso de Formação Pedagógica. No entanto, é necessário que o interessado se atente às áreas escolhidas, pois o curso optado deve se relacionar com sua área de formação.

Por exemplo: um candidato formado em Gestão Ambiental não poderá realizar uma Formação Pedagógica em Matemática e ministrar aulas sobre a disciplina em escolas, pois sua graduação não contempla os conhecimentos necessários para o ensino da matéria. Já um formado em Gestão Comercial, no entanto, sim.

Trabalho de Conclusão de Curso

A realização do Trabalho de Conclusão de Curso não é obrigatória nos cursos de Formação Pedagógica .

O TCC dos cursos será realizado no último módulo do curso. No Portal AVA do aluno constarão as orientações, modelos e manuais para realização do trabalho.

Conclusão de curso

Será considerado concluinte o aluno que:

  • Obtiver aprovação (nota igual ou superior a 6) em todas as disciplinas do curso;
  • Concluir com aprovação todas as atividades acadêmicas previstas no curso, como TCC, atividades complementares, práticas curriculares, estágios e outros;
  • Tiver toda a documentação necessária para a conclusão completa e validada.

Todos os documentos deverão ser enviados por você pelo Portal AVA, no menu “Conclusão de Curso”.

Além disso, os alunos de Graduação deverão realizar a colação de grau.

Documentação necessária para a conclusão da sua Formação Pedagógica

  • Certidão de Nascimento ou de Casamento: Você deverá providenciar uma cópia simples e legível da Certidão de Nascimento (para solteiros) ou da Certidão de Casamento (para casados ou divorciados);
  • Comprovante de quitação eleitoral: É necessário apresentar uma cópia simples e legível do Comprovante de Voto ou Quitação Eleitoral atualizada (referente à última eleição);
  • Diploma/certificado de conclusão do Ensino Médio: Será requerida uma cópia autenticada em cartório do certificado do Ensino Médio. Não será necessário o envio pelo correio;
  • Documento militar: Esta exigência se aplica apenas aos alunos do sexo masculino, que devem providenciar uma cópia simples e legível do comprovante de quitação militar;
  • Histórico escolar do Ensino Médio: Será necessário apresentar uma cópia autenticada em cartório do histórico escolar do Ensino Médio;
  • Título de Eleitor: Providencie uma cópia simples e legível do Título de Eleitor;
  • Documento de identidade: Será necessário apresentar uma cópia simples e legível do documento de identidade (RG). Não serão aceitos outros documentos além do RG.

Atendimento

Suporte Acadêmico

Nossa equipe de Suporte Acadêmico está disponível para auxiliá-lo sobre o uso do AVA, requisições, documentos de conclusão de curso e demais procedimentos realizados ao longo de seu curso. Você pode entrar em contato conosco através do Fale Conosco disponível em seu Portal AVA. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30.

Mensalidades e Cobrança

Os boletos de mensalidade ficam disponíveis em seu acesso ao AVA no menu MEU FINANCEIRO. Caso você tenha alguma dúvida sobre o pagamento de mensalidades ou precise renegociar algum boleto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 724 4344 ou pelo e-mail: cobranca@sbradministracao.com.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h40.

Central de Matrículas

Para realizar matrícula em um novo curso EAD Premium Unifacvest, você pode entrar em contato com seu Polo consultando o site http://ead.unifacvest.com.br ou entrar em contato com nossa equipe comercial no telefone 0800 724 4344. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

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